Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática - Polo Cachoeira do Sul
Enade (2021)3CPC (2021)4
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
93831
Código e-MEC
113907
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
Vestibular UAB 2025/112114121325
Vestibular UAB 2025/1 - Chamada Regular (Letras - Espanhol)12114121325
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 244 de 31/05/2013. Publicada na Seção 1, página 13 do D.O.U. de 03/06/2013.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel visa a formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos

Perfil do Egresso

O curso tem por objetivo formar professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das características abaixo descritas: - Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento de suas aplicações em outras áreas. - Percepção da importância do domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática para o exercício pleno da cidadania. - Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, possuindo uma visão abrangente do papel social do educador. - Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência Matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. - Compreensão das características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da Matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. - Domínio da forma lógica característica do pensamento matemático e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à Matemática. - Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificados de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e de cada turma particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. - Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia no seu aluno. - Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais dos seus alunos. - Capacidade de desenvolver seu espírito investigativo e trabalhar de forma autônoma. - Capacidade de perceber novos paradigmas nos processos educativos, onde o professor não é a única fonte de informação, mas aquele capaz de relacionar-se com seu aluno e construir com ele novos conhecimentos.

Competências e habilidades

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270102CÁLCULO A (CALC A)11270060 - MATEMÁTICA ELEMENTAR A (ME A)11270100 - MATEMÁTICA ELEMENTAR B (ME B)Obrigatória8120
11270101GESTÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (GPAEM)Obrigatória460
11270104LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA C (LEMA C)Obrigatória8120
11270065LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)Obrigatória460
11270103MATEMÁTICA ELEMENTAR E (ME E)Obrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270106CÁLCULO B (CALC B)11270102 - CÁLCULO A (CALC A)11270066 - MATEMÁTICA ELEMENTAR C (ME C)11270098 - MATEMÁTICA ELEMENTAR D (ME D)Obrigatória8120
11270072GEOMETRIA ANALÍTICA (GA)Obrigatória460
11270107LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA D (LEMA D)11270062 - GEOMETRIA PLANA (GP)11270068 - GEOMETRIA ESPACIAL (GE)Obrigatória8120
11270105PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PAEM)Obrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270110ARITMÉTICA (ARIT)Obrigatória460
11270109CÁLCULO C (CALC C)11270106 - CÁLCULO B (CALC B)Obrigatória8120
11270111ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A (ECS A)Mínimo de créditosObrigatória7105
11270108LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LEM)Obrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270076ÁLGEBRA LINEAR (ALIN)Obrigatória460
11270113CÁLCULO D (CALC D)11270109 - CÁLCULO C (CALC C)Obrigatória8120
11270114ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO B (ECS B)11270111 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A (ECS A)Obrigatória7105
11270112TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (TDEM)Obrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270119CÁLCULO NUMÉRICO (CNUM)11270113 - CÁLCULO D (CALC D)Obrigatória8120
11270120ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO D (ECS D)11270117 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO C (ECS C)Obrigatória7105
11270092ESTUDOS ACERCA DOS CONHECIMENTOS HISTÓRICOS MATEMÁTICOS (ECHM)Obrigatória460
11270091MATEMÁTICA FINANCEIRA (MF)Obrigatória460

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270121ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar14210

Turmas ofertadas em 2025 / 1

Versão do Currículo: 1362

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270059 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (FEAD)Professor responsável pela turma: LUIZ CARLOS LEMOS JUNIOR
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T135251
11270062 - GEOMETRIA PLANA (GP)Professor responsável pela turma: JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T135256
11270063 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA A (LEMA A)Professor responsável pela turma: LUANA LEAL ALVES
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
M135256
11270060 - MATEMÁTICA ELEMENTAR A (ME A)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: PEDRO ANTONIO OURIQUE
T135255

Versão do Currículo: 1383 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270059 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (FEAD)Professor responsável pela turma: LUIZ CARLOS LEMOS JUNIOR
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T135251
11270062 - GEOMETRIA PLANA (GP)Professor responsável pela turma: JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T135256
11270063 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA A (LEMA A)Professor responsável pela turma: LUANA LEAL ALVES
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
M135256
11270060 - MATEMÁTICA ELEMENTAR A (ME A)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: PEDRO ANTONIO OURIQUE
T135255
11270100 - MATEMÁTICA ELEMENTAR B (ME B)Professor responsável pela turma: PEDRO ANTONIO OURIQUE
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T130255

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270102 - CÁLCULO A (CALC A)Professor responsável pela turma: MARIA SIMONE MARTINS HORNES BATISTA
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T11065
11270101 - GESTÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (GPAEM)X11070
11270104 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA C (LEMA C)Professor responsável pela turma: Thais Philipsen Grutzmann
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
X11071

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
Anderson Silva de Andrade20251
CRISTIAN GOET NUNES20251
Daiane Machado de Melo20251
Danieli Chagas Nunes20251
Fernanda Alves Caetano Silveira20251
Giuliano Pereira Teixeira20251
Guilherme Seckler Garcia20251
José Renato da Rosa20251
Luana Raffa Bittencourt20251
Luciano Rodrigues da Silva20251
marisa aline greff giehl20251
Marlete da Siva Silveira20251
Milena Gomes Elesbao Lopes20251
MOISES SOLANO DIAS DE MORAES20251
Rafael da Silva Paschoal20251
Ruan Nunes Neves20251
Viviane Santana Dias20251
Vivian Loreto Nunes20251
ANDRE SILVEIRA TELES20241
ANTONIO CESAR NORONHA DA CRUZ20241
DENILSON MACHADO DA SILVA20241
DIEGO BITTENCOURT DE OLIVEIRA20241
ELENISE MILBRADT20241
JOAO PEDRO DA SILVA MACHADO20241
NUBIA ALVES CHARAO20241
SERGIO AUGUSTO RAMOS DOS SANTOS JUNIOR20241

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
AÍLDO ROGÉRIO MENEZES20072011
ANDREZA CAETANO RODRIGUES20072011
CAROLINE MARIA ASSMANN20072011
CLÁUDIA BRUM DE OLIVEIRA FOGLIARINI FILHA20072011
CLÁUDIO MÁRCIO MENEZES20072011
DAVID JORGE RODRIGUES HATSEK20072011
DIOGO CÉSAR FORTES20072011
ÉDER CEZAR20072011
GERALDO RECK FOGLIARINI20072011
JUAREZ GLASHORESTER DA SILVA20072011
JÚLIO HENRIQUE ROSA DA SILVEIRA20072011
LUCILENE VELLOSO GIANNI20072011
MARÚCIA LIMA DA ROSA20072011
MAURICIO JOÃO CORNELI20072011
PATRÍCIA CARNEIRO DO NASCIMENTO20072011
ROGER DA SILVA CORRÊA20072011
SIMONE DIETRICH KOCHENBORGER DOMINGOS20072011
RENATO FAGUNDES DOS SANTOS20072013
RIAN ROSA SILVEIRA20072013
ALDEMAR DE OLIVEIRA LENCI20102015
ANA PAULA LUCIANO VARGAS20102015
ANDERSON DE OLIVEIRA LUCAS20102015
ANGELA SOUZA DA COSTA20102015
ANGELITA VIEIRA COELHO20112015
CAMILA SAMPAIO SAMPAIO20102015
FABIELE GABRIELI BITENCOURT WOMMER20102015
JOSÉ GILBERTO SANTANA FILHO20102015
LUCAS DOS SANTOS MACIEL20102015
MÁRCIO RICARDO DA SILVA HAETINGER20102015
MARIA FLORENCIA DA SIQUEIRA NUNES20102015
MARIELE DORNELES MACHADO20102015
NATALIA MENEZES DOS SANTOS20102015
RENATA CEZAR PINTO20102015
WELLINGTON QUEIROZ CAVALCANTE20102015
FRANCIELE VARGAS DE QUADROS20102016

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada

Localização e contatos

Página gerada em 15/04/2025 13:51:58 (consulta levou 0.285116s)