Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática - Polo Cachoeira do Sul
Enade (2021)3CPC (2021)4
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
93831
Código e-MEC
113907
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 244 de 31/05/2013. Publicada na Seção 1, página 13 do D.O.U. de 03/06/2013.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel visa a formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos

Perfil do Egresso

O curso tem por objetivo formar professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das características abaixo descritas: - Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento de suas aplicações em outras áreas. - Percepção da importância do domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática para o exercício pleno da cidadania. - Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, possuindo uma visão abrangente do papel social do educador. - Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência Matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. - Compreensão das características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da Matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. - Domínio da forma lógica característica do pensamento matemático e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à Matemática. - Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificados de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e de cada turma particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. - Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia no seu aluno. - Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais dos seus alunos. - Capacidade de desenvolver seu espírito investigativo e trabalhar de forma autônoma. - Capacidade de perceber novos paradigmas nos processos educativos, onde o professor não é a única fonte de informação, mas aquele capaz de relacionar-se com seu aluno e construir com ele novos conhecimentos.

Competências e habilidades

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270006CÁLCULO A11270002 - MATEMÁTICA ELEMENTAR IObrigatória690
11270036ED. BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICASObrigatória460
11270007GEOMETRIA ANALÍTICAObrigatória460
11270008GEOMETRIA PLANAObrigatória460
11270009MATEMÁTICA ELEMENTAR II11270011 - TRIGONOMETRIA E NÚMEROS COMPLEXOSObrigatória690
11270010SEMINÁRIO INTEGRADOR IIObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270012CÁLCULO B11270006 - CÁLCULO AObrigatória690
11270037FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória460
11270014GEOMETRIA ESPACIALObrigatória460
11270016INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICAObrigatória460
11270015LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II11270003 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória460
11270013MATEMÁTICA ELEMENTAR IIIObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270019ÁLGEBRA LINEAR IObrigatória460
11270017ARITMÉTICAObrigatória690
11270018CÁLCULO C11270012 - CÁLCULO BObrigatória690
11270020LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA III11270003 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória460
11270038TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Obrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270021CÁLCULO D11270018 - CÁLCULO CObrigatória460
11270023DOCÊNCIA NA EAD E TUTORIA11270005 - FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAObrigatória575
11270022ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I 11270015 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II11270038 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Obrigatória7105
11270039FÍSICA BÁSICA IObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270025ÁLGEBRA PARA LICENCIATURA A11270017 - ARITMÉTICAObrigatória460
11270024CÁLCULO NUMÉRICO11270018 - CÁLCULO CObrigatória460
11270026ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II11270016 - INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICAObrigatória7105
11270027ESTUDOS ACERCA DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS Obrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270030ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III11270020 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA III11270038 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Obrigatória7105
11270028INTRODUÇÃO À ANÁLISE REAL 11270018 - CÁLCULO CObrigatória690
11270029INTRODUÇÃO A PROBABILIDADE E ESTATÍSTICAObrigatória460
11270031TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICAObrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270033ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV11270005 - FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA11270023 - DOCÊNCIA NA EAD E TUTORIAObrigatória8120
11270040LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I (LIBRAS I)Obrigatória460
11270032MATEMÁTICA FINANCEIRAObrigatória460
11270034SEMINÁRIO INTEGRADOR III11270030 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III11270022 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Obrigatória460

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270058ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar200

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270044ÁLGEBRA PARA LICENCIATURA B11270025 - ÁLGEBRA PARA LICENCIATURA AOptativa460
11270042ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESOptativa460
11270050ANÁLISE REAL11270028 - INTRODUÇÃO À ANÁLISE REAL Optativa460
11270041FÍSICA BÁSICA IIOptativa460
11270051GEOMETRIA EUCLIDIANA11270014 - GEOMETRIA ESPACIAL11270008 - GEOMETRIA PLANAOptativa460
11270054INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA IIOptativa460
11270053INSTRUMENTAÇÃO PARA O ESTUDO DE MATEMÁTICA IOptativa460
11270055INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO11270029 - INTRODUÇÃO A PROBABILIDADE E ESTATÍSTICAOptativa460
11270045INTRODUÇÃO À LÓGICA MATEMÁTICAOptativa460
11270056LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IVOptativa
11270046MODELOS MATEMÁTICOS11270021 - CÁLCULO DOptativa460
11270047PROGRAMAÇÃO DE SOFTWARES DE MATEMÁTICAOptativa460
11270057PROJETO DE ENSINO E REDAÇÃO MATEMÁTICAOptativa460
11270052PSICOLOGIA DE GRUPOOptativa230
11270043SEMINÁRIO INTEGRADOR IVOptativa460
11270048TOPOLOGIAOptativa460
11270049VARIÁVEIS COMPLEXAS11270011 - TRIGONOMETRIA E NÚMEROS COMPLEXOS11270018 - CÁLCULO COptativa460

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
AÍLDO ROGÉRIO MENEZES20072011
ANDREZA CAETANO RODRIGUES20072011
CAROLINE MARIA ASSMANN20072011
CLÁUDIA BRUM DE OLIVEIRA FOGLIARINI FILHA20072011
CLÁUDIO MÁRCIO MENEZES20072011
DAVID JORGE RODRIGUES HATSEK20072011
DIOGO CÉSAR FORTES20072011
ÉDER CEZAR20072011
GERALDO RECK FOGLIARINI20072011
JUAREZ GLASHORESTER DA SILVA20072011
JÚLIO HENRIQUE ROSA DA SILVEIRA20072011
LUCILENE VELLOSO GIANNI20072011
MARÚCIA LIMA DA ROSA20072011
MAURICIO JOÃO CORNELI20072011
PATRÍCIA CARNEIRO DO NASCIMENTO20072011
ROGER DA SILVA CORRÊA20072011
SIMONE DIETRICH KOCHENBORGER DOMINGOS20072011
RENATO FAGUNDES DOS SANTOS20072013
RIAN ROSA SILVEIRA20072013
ALDEMAR DE OLIVEIRA LENCI20102015
ANA PAULA LUCIANO VARGAS20102015
ANDERSON DE OLIVEIRA LUCAS20102015
ANGELA SOUZA DA COSTA20102015
ANGELITA VIEIRA COELHO20112015
CAMILA SAMPAIO SAMPAIO20102015
FABIELE GABRIELI BITENCOURT WOMMER20102015
JOSÉ GILBERTO SANTANA FILHO20102015
LUCAS DOS SANTOS MACIEL20102015
MÁRCIO RICARDO DA SILVA HAETINGER20102015
MARIA FLORENCIA DA SIQUEIRA NUNES20102015
MARIELE DORNELES MACHADO20102015
NATALIA MENEZES DOS SANTOS20102015
RENATA CEZAR PINTO20102015
WELLINGTON QUEIROZ CAVALCANTE20102015
FRANCIELE VARGAS DE QUADROS20102016

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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