Nome da Atividade
GESTÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (GPAEM)
CÓDIGO
11270101
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Gestão da Educação. A formação dos profissionais da educação matemática. Planejamento e gestão em sala de aula. Projeto Político Pedagógico. Plano de Curso, Plano de Ensino e Plano de aula. Avaliação em educação matemática e instrumentos de avaliação. As horas em extensão serão destinadas à produção e vivência de ações em que se identifiquem as diretrizes da Extensão Universitária, com público externo à UFPEL, atendendo as diretrizes da extensão (Resolução CNE/CES Nº 07/2018 e Resolução UFPEL/COCEPE Nº 30/2022), registrados no Programa cadastrado no Sistema Cobalto 496 - CLMD Presente: Ações Integradoras UFPEL/Comunidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Reconhecer os diferentes tipos de planejamentos e a importância destes no contexto do ensino e aprendizagem da Matemática na educação básica.
● Conhecer o papel da didática na formação do educador matemático;
● Reconhecer a importância do Projeto Político Pedagógico, bem como identificar sua estrutura;
● Elaborar Plano de Ensino, Plano de Curso e Plano de aula, focando as questões do conteúdo matemático previstas na Base Nacional Comum Curricular, mas também analisando sua adequação ao conteúdo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; as Políticas e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental; as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, dentre outros marcos legais, aos quais os planos devem atender.
● Compreender a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem de matemática.

Conteúdo Programático

● O papel da didática na formação do educador matemático.
● Planejamento, execução e avaliação do processo de ensino e aprendizagem da matemática.
● Plano de Ensino, Plano de Curso e Plano de Aula.
● Avaliação e instrumentos de avaliação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • TOLEDO, Margot de. Gestão da educação pública e privada. São Paulo: Cengage Learning, 2016. ISBN 9788522123780. E-book
  • NACARATO, Adair Mendes. Escritas e leituras na educação matemática. São Paulo: Autêntica, 2007. ISBN 9788582179086. E-book
  • ALMEIDA, Maria Isabel de. PIMENTA, Selma Garrido. FUSARI, José Cerchi. Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes. Educar em Revista [online]. 2019, v. 35, n. 78, pp. 187-206. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/RVf6F5s9DNwybqcZsVvdX5D/?lang=pt#ModalArticles Acesso em: 22 fev. 2024.

Bibliografia Complementar:

  • SANTOS, Clóvis Roberto dos. Educação escolar brasileira : estrutura, administração, legislação, 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018. ISBN 9788522126088. E-book
  • MACEDO, Lino de. Ensaios Pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: ArtMed, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1935/193517360010.pdf Acesso em: 22 fev. 2024.
  • GUIMARÃES, Joelma. Gestão educacional. Porto Alegre: SER – SAGAH, 2017. ISBN 9788595020610. E-book
  • CHAMBERS, Paul; TIMLIN, Robert. Ensinando Matemática para Adolescentes,2 ed. Porto Alegre: Penso, 2015. ISBN 9788584290260. E-book
  • COSTA, Manoel dos Santos; ERICEIRA,Thiago Brandão; NUNES,Célia Barros. O currículo de matemática do ensino médio sob a luz da BNCC: reflexões acerca das competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v.11, n.1, p.1-19, e31896, jan./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31896/22831 Acesso em: 22 fev. 2024.
  • BOTO, Carlota. António Nóvoa: uma vida para a educação. Educação e Pesquisa [Recurso on-line]. 2018, v. 44. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/KJRqxNkmd9TpR5KH6g3fZhD/?lang=pt# Acesso em: 22 fev. 2024
  • ALRO, Helle. Diálogo e aprendizagem em educação matemática, 2 ed. São Paulo: Autêntica, 2007. ISBN 9788582179000. E-book

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
X1 2025 / 1 120 70 Matemática - Polo Agudo (Licenciatura)
Matemática - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura)
Matemática - Polo Cachoeira do Sul (Licenciatura)
Matemática - Polo Canguçu (Licenciatura)
Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
Matemática - Polo Gravataí (Licenciatura)
Matemática - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
Matemática - Polo Santo Antônio da Patrulha (Licenciatura)
Matemática - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
Matemática - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
Matemática - Polo Sobradinho (Licenciatura)
LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor Regente

LUANA LEAL ALVES
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Cachoeira do Sul (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Herval (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Restinga Sêca (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Santana da Boa Vista (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Itaqui (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Ibaiti (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Balneário Pinhal (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Santa Vitória do Palmar (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Novo Hamburgo (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Panambi (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Quaraí (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Picada Café (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo São Lourenço do Sul (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Sapiranga (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Serafina Corrêa (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Três Passos (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Rosário do Sul (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Jaguarão (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Agudo (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Gramado (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Gravataí (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Mostardas (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Santo Antônio da Patrulha (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Sobradinho (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Canguçu (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Esteio (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo São Sepé (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Tapejara (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Três de Maio (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Pinheiro Machado (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Piratini (Licenciatura)

Página gerada em 17/06/2025 12:08:53 (consulta levou 0.348918s)