Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática - Polo Ibaiti
Enade (2021)3CPC (2021)4
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
93845
Código e-MEC
113907
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 244 de 31/05/2013. Publicada na Seção 1, página 13 do D.O.U. de 03/06/2013.
Contextualização
O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel visa a formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.
Objetivos
Perfil do Egresso
O curso tem por objetivo formar professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das características abaixo descritas: - Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento de suas aplicações em outras áreas. - Percepção da importância do domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática para o exercício pleno da cidadania. - Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, possuindo uma visão abrangente do papel social do educador. - Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência Matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. - Compreensão das características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da Matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. - Domínio da forma lógica característica do pensamento matemático e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à Matemática. - Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificados de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e de cada turma particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. - Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia no seu aluno. - Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais dos seus alunos. - Capacidade de desenvolver seu espírito investigativo e trabalhar de forma autônoma. - Capacidade de perceber novos paradigmas nos processos educativos, onde o professor não é a única fonte de informação, mas aquele capaz de relacionar-se com seu aluno e construir com ele novos conhecimentos.
Competências e habilidades
Organização Curricular
Procedimentos e metodologias de ensino
Avaliação do ensino e da aprendizagem
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
Acompanhamento de Egressos
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
1450014 | EXPERIMENTAÇÃOS EM MATEMÁTICA ELEMENTAR | Obrigatória | 4 | 68 |
1450017 | INTEGRAÇÃO DE CONCEITOS EDUCACIONAIS I | Obrigatória | 4 | 68 |
1450016 | MATEMÁTICA ELEMENTAR A | Obrigatória | 6 | 102 |
1450013 | POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 68 |
1450015 | PRINCÍPIOS DE LÓGICA MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 68 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
1450020 | ELEMENTOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA | Obrigatória | 4 | 68 |
1450018 | ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 68 |
1450022 | INTEGRAÇÃO DE CONCEITOS EDUCACIONAIS II | Obrigatória | 4 | 68 |
1450021 | MATEMÁTICA ELEMENTAR B | Obrigatória | 6 | 102 |
1450019 | PRINCÍPIOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 68 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
1450023 | ÁLGEBRA LINEAR E MATRICIAL | Obrigatória | 4 | 68 |
1450026 | DIDÁTICA PARA MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 68 |
1450024 | FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA APLICADA A | Obrigatória | 4 | 68 |
1450025 | LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA A | Obrigatória | 4 | 68 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
1450029 | EXPRESSÃO GRÁFICA GEOMÉTRICA | Obrigatória | 4 | 68 |
1450028 | FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA APLICADA B | Obrigatória | 4 | 68 |
1450027 | FUNDAMENTOS DE TEORIA DOS NÚMEROS | Obrigatória | 6 | 102 |
1450030 | LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA B | Obrigatória | 4 | 68 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
1450034 | ESTÁGIO PARA MATEMÁTICA I | Obrigatória | 5 | 85 |
1450031 | FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA APLICADA C | Obrigatória | 6 | 102 |
1450032 | GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA E ESPACIAL | Obrigatória | 4 | 68 |
1450033 | MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 68 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
1450038 | ESTÁGIO PARA MATEMÁTICA II | Obrigatória | 8 | 136 |
1450037 | FÍSICA PARA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A | Obrigatória | 4 | 68 |
1450036 | MATEMÁTICA COMBINATÓRIA | Obrigatória | 4 | 68 |
1450035 | TÓPICOS DE ÁLGEBRA | Obrigatória | 6 | 102 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
1450040 | ABORDAGEM HISTÓRICA DA MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 68 |
1450042 | ESTÁGIO PARA MATEMÁTICA III | Obrigatória | 5 | 85 |
1450039 | FÍSICA PARA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA B | Obrigatória | 4 | 68 |
1450041 | TÓPICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA | Obrigatória | 4 | 68 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
1450045 | ESTÁGIO PARA MATEMÁTICA IV | Obrigatória | 8 | 136 |
1450044 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | Obrigatória | 4 | 68 |
1450043 | MÉTODOS NUMÉRICOS | Obrigatória | 4 | 68 |
1450046 | PROBALIDADE E ESTAT PARA LIC. EM MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 68 |
Optativas
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
1450047 | ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO | Optativa | 4 | 68 |
0890003 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Optativa | 200 | |
1450048 | CÁLCULO D | Optativa | 4 | 68 |
1450049 | CONTR DA TEORIA SÓC-HIST PARA O ENS.DA MATEM | Optativa | 4 | 68 |
1450050 | CURRÍCULO E GESTÃO ESCOLAR | Optativa | 4 | 68 |
1450051 | FUND. SÓCIO-HISTÓR.-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | Optativa | 4 | 68 |
1450052 | GEOMETRIA EUCLIDIANA | Optativa | 4 | 68 |
1450053 | INGLÊS INSTRUMENTAL | Optativa | 4 | 68 |
1450054 | INTRODUÇÃO À ANÁLISE REAL | Optativa | 6 | 102 |
1450055 | LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IV | Optativa | 4 | 68 |
1450056 | MODELOS MATEMÁTICOS | Optativa | 4 | 68 |
1450057 | PROJETO EM ENSINO E REDAÇÃO MATEMÁTICA | Optativa | 4 | 68 |
1450058 | PSICOLOGIA DE GRUPO | Optativa | 4 | 68 |
1450059 | REPR DO CONH:MEM,IDENT E CONSTR.NARRAT.EDUC. | Optativa | 4 | 68 |
1450060 | SEMINÁRIO INTEGRADOR III | Optativa | 4 | 68 |
1450061 | SEMINÁRIO INTEGRADOR IV | Optativa | 4 | 68 |
1450062 | TÓPICOS DE DES. GEOMÉTR. E GEOM. DESCRITIVA | Optativa | 4 | 68 |
1450063 | TOPOLOGIA | Optativa | 4 | 68 |
1450064 | VARIÁVEIS COMPLEXAS | Optativa | 4 | 68 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
ADRIANE ROMERO DA SILVA | 2008 | 2012 |
APARECIDO ARNALDO DA SILVA | 2008 | 2012 |
BELINE SANTOS DE FREITAS | 2008 | 2012 |
CAROLINE FORTUNATO FERNANDES FERREIRA | 2008 | 2012 |
CLAUDINEI RAMOS DA SILVA | 2008 | 2012 |
CLEUSA REGINA DA SILVA | 2008 | 2012 |
EDISON APARECIDO CARNEIRO | 2008 | 2012 |
ELIABE GOUVEIA DE SOUZA | 2008 | 2012 |
ERALDO REIMÃO DE MELO | 2008 | 2012 |
ÉZIA MARIA DE OLIVEIRA BAÊNA | 2008 | 2012 |
FÁBIA REGINA MARTINS | 2008 | 2012 |
IRAN DE SIQUEIRA | 2008 | 2012 |
JANETE FERNANDES DA COSTA RODRIGUES | 2008 | 2012 |
JOSÉ HAIRTON BRAGA RODRIGUES JUNIOR | 2008 | 2012 |
LEONILDA VILA NOVA BISPO MARTINS | 2008 | 2012 |
MARA REGINA DE SOUZA GONÇALVES DIAS | 2008 | 2012 |
PEDRO PAULO DE BRITO | 2008 | 2012 |
ROSANE APARECIDA PAGANI | 2008 | 2012 |
SIDINELE APARECIDA DOS REIS | 2008 | 2012 |
SIMONE APARECIDA FERNANDES SCHUENCK | 2008 | 2012 |
SONIA MARIA DE OLIVEIRA RIBEIRO | 2008 | 2012 |
VALDEANE DE ASSIS MACHADO | 2008 | 2012 |
MARIZA DE OLIVEIRA SILVA DOS SANTOS | 2008 | 2013 |
CAROL ARAUJO SOARES DE ANDRADE | 2008 | 2014 |
LUIZ RENATO BEZERRA ASSUNUMA | 2008 | 2014 |
NILZA FERNANDES RIBEIRO | 2008 | 2014 |