Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática - Polo Ibaiti
Enade (2021)3CPC (2021)4
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
93845
Código e-MEC
113907
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 244 de 31/05/2013. Publicada na Seção 1, página 13 do D.O.U. de 03/06/2013.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel visa a formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos

Perfil do Egresso

O curso tem por objetivo formar professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das características abaixo descritas: - Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento de suas aplicações em outras áreas. - Percepção da importância do domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática para o exercício pleno da cidadania. - Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, possuindo uma visão abrangente do papel social do educador. - Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência Matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. - Compreensão das características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da Matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. - Domínio da forma lógica característica do pensamento matemático e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à Matemática. - Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificados de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e de cada turma particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. - Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia no seu aluno. - Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais dos seus alunos. - Capacidade de desenvolver seu espírito investigativo e trabalhar de forma autônoma. - Capacidade de perceber novos paradigmas nos processos educativos, onde o professor não é a única fonte de informação, mas aquele capaz de relacionar-se com seu aluno e construir com ele novos conhecimentos.

Competências e habilidades

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

1º Semestre

2º Semestre

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1450023ÁLGEBRA LINEAR E MATRICIALObrigatória468
1450026DIDÁTICA PARA MATEMÁTICAObrigatória468
1450024FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA APLICADA AObrigatória468
1450025LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA AObrigatória468

4º Semestre

5º Semestre

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1450038ESTÁGIO PARA MATEMÁTICA IIObrigatória8136
1450037FÍSICA PARA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA AObrigatória468
1450036MATEMÁTICA COMBINATÓRIAObrigatória468
1450035TÓPICOS DE ÁLGEBRAObrigatória6102

7º Semestre

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1450045ESTÁGIO PARA MATEMÁTICA IVObrigatória8136
1450044LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAISObrigatória468
1450043MÉTODOS NUMÉRICOSObrigatória468
1450046PROBALIDADE E ESTAT PARA LIC. EM MATEMÁTICAObrigatória468

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ADRIANE ROMERO DA SILVA20082012
APARECIDO ARNALDO DA SILVA20082012
BELINE SANTOS DE FREITAS20082012
CAROLINE FORTUNATO FERNANDES FERREIRA20082012
CLAUDINEI RAMOS DA SILVA20082012
CLEUSA REGINA DA SILVA20082012
EDISON APARECIDO CARNEIRO20082012
ELIABE GOUVEIA DE SOUZA20082012
ERALDO REIMÃO DE MELO20082012
ÉZIA MARIA DE OLIVEIRA BAÊNA20082012
FÁBIA REGINA MARTINS20082012
IRAN DE SIQUEIRA20082012
JANETE FERNANDES DA COSTA RODRIGUES20082012
JOSÉ HAIRTON BRAGA RODRIGUES JUNIOR20082012
LEONILDA VILA NOVA BISPO MARTINS20082012
MARA REGINA DE SOUZA GONÇALVES DIAS20082012
PEDRO PAULO DE BRITO20082012
ROSANE APARECIDA PAGANI20082012
SIDINELE APARECIDA DOS REIS20082012
SIMONE APARECIDA FERNANDES SCHUENCK20082012
SONIA MARIA DE OLIVEIRA RIBEIRO20082012
VALDEANE DE ASSIS MACHADO20082012
MARIZA DE OLIVEIRA SILVA DOS SANTOS20082013
CAROL ARAUJO SOARES DE ANDRADE20082014
LUIZ RENATO BEZERRA ASSUNUMA20082014
NILZA FERNANDES RIBEIRO20082014

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

Localização e contatos

Página gerada em 21/11/2024 07:07:45 (consulta levou 0.208210s)