Nome da Atividade
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TUTORIA (DEDT)
CÓDIGO
11270115
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Ferramentas tecnológicas da plataforma Moodle (ou outra plataforma virtual, como Google Classroom, entre outras) na visão de professor. Ser professor e ser professor- tutor de Matemática na Educação a Distância. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Propostas metodológicas para a EaD. As horas em extensão serão destinadas à produção e vivência de ações em que se identifiquem as diretrizes da Extensão Universitária, com público externo à UFPEL, atendendo as diretrizes da extensão (Resolução CNE/CES Nº 07/2018 e Resolução UFPEL/COCEPE Nº 30/2022), registrados no Programa cadastrado no Sistema Cobalto 496 - CLMD Presente: Ações Integradoras UFPEL/Comunidade.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conhecer as características e especificidades da Educação a Distância, bem como o papel do docente e do tutor nesta modalidade de ensino, considerando a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.● Refletir sobre as questões relacionadas à docência e a tutoria na Educação a Distância;
● Pesquisar sobre diferentes Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) propícios a EaD;
● Utilizar os recursos disponíveis numa plataforma, podendo ser o Moodle, recebendo a capacitação como professor formador dentro de um AVA;
● Desenvolver atividades como docente dentro de uma plataforma, experienciando, uma prática como professor EaD;
● Conhecer diferentes propostas metodológicas pensadas para EaD.
Conteúdo Programático
● Plataformas Virtuais (Moodle, Google Classroom, entre outras) e suas ferramentas.
● A Docência na Educação a Distância.
● A Tutoria na Educação a Distância.
● Propostas metodológicas na Educação a Distância.
● Produção de um trabalho científico para a avaliação final da prática utilizando as ferramentas virtuais, na função professor, sendo na forma de um artigo ou relato de experiência, a ser entregue, e/ou apresentado em forma de seminário no polo.
● A Docência na Educação a Distância.
● A Tutoria na Educação a Distância.
● Propostas metodológicas na Educação a Distância.
● Produção de um trabalho científico para a avaliação final da prática utilizando as ferramentas virtuais, na função professor, sendo na forma de um artigo ou relato de experiência, a ser entregue, e/ou apresentado em forma de seminário no polo.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BEHAR, Patricia Alejandra. Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013. ISBN 9788565848480. E-book
- BORBA, Marcelo de Carvalho. Educação a distância online, 4 ed. São Paulo: Autêntica,2020. ISBN 9786586040760. E-book
- MATTAR, João. Tutoria e interação em educação à distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012. ISBN 9788522112630. E-book
Bibliografia Complementar:
- AMARAL, Josiane Carolina S. R. do. Fundamentos de apoio educacional,1 ed. Porto Alegre: Penso, 2014 (Tekne). ISBN 9788565848855. E-book
- FILATRO, Andrea. Como preparar conteúdos para EAD. São Paulo: Saraiva, 2018. ISBN 9788553131419. E-book
- MACHADO, Dinamara Pereira. Educação a distância fundamentos, tecnologias, estrutura e processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Erica, 2015. ISBN 9788536522210. E-book
- MESQUITA, Deleni. Ambiente virtual de aprendizagem conceitos, normas, procedimentos e práticas pedagógicas no ensino à distância. São Paulo: Erica, 2014. ISBN 9788536522166. E-book
- OLIVEIRA, Édison Trombeta de. Como escolher tecnologias para educação a distância, remota e presencial. São Paulo: Blucher, 2022. ISBN 9786555061192. E-book