Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática - Polo Sapucaia do Sul
Enade (2014)2CPC (2014)3
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
93857
Código e-MEC
113907
Unidade
Coordenador
A0Total
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 244 de 31/05/2013. Publicada no D.O.U. de 03/06/2013.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel visa a formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos

Perfil do Egresso

O curso tem por objetivo formar professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das características abaixo descritas: - Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento de suas aplicações em outras áreas. - Percepção da importância do domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática para o exercício pleno da cidadania. - Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, possuindo uma visão abrangente do papel social do educador. - Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência Matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. - Compreensão das características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da Matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. - Domínio da forma lógica característica do pensamento matemático e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à Matemática. - Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificados de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e de cada turma particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. - Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia no seu aluno. - Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais dos seus alunos. - Capacidade de desenvolver seu espírito investigativo e trabalhar de forma autônoma. - Capacidade de perceber novos paradigmas nos processos educativos, onde o professor não é a única fonte de informação, mas aquele capaz de relacionar-se com seu aluno e construir com ele novos conhecimentos.

Competências e habilidades

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

1º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1050029FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAObrigatória6102
0360048FUND SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória468
1050022LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória468
0100360MATEMÁTICA ELEMENTAR IObrigatória6102
1050028SEMINÁRIO INTEGRADOR IObrigatória468
2º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0100354CÁLCULO A0100360 - MATEMÁTICA ELEMENTAR IObrigatória6102
0350052ED BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICASObrigatória468
0100355GEOMETRIA ANALÍTICAObrigatória0468
0100362GEOMETRIA PLANAObrigatória468
0100363MATEMÁTICA ELEMENTAR II0100353 - TRIGONOMETRIA E NÚMEROS COMPLEXOSObrigatória6102
1050034SEMINÁRIO INTEGRADOR IIObrigatória468
3º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0100356CÁLCULO B0100354 - CÁLCULO AObrigatória6102
0360046FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória468
0100372GEOMETRIA ESPACIALObrigatória468
1050030INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICAObrigatória468
1050021LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II1050022 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória468
0100370MATEMÁTICA ELEMENTAR IIIObrigatória468
0100353TRIGONOMETRIA E NÚMEROS COMPLEXOSObrigatória0468
4º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0100371ÁLGEBRA LINEAR IObrigatória468
0100352ARITMÉTICA Obrigatória6102
0100365CÁLCULO C0100356 - CÁLCULO BObrigatória6102
1050023LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA III1050022 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória468
0350053TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICAObrigatória468
5º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0100366CÁLCULO D0100365 - CÁLCULO CObrigatória468
1050033DOCÊNCIA NA EAD E TUTORIA1050029 - FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAObrigatória585
1050024ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I0350053 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA1050021 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IIObrigatória7119
0090010FÍSICA BÁSICA IObrigatória468
6º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0100367ÁLGEBRA PARA LICENCIATURA A0100352 - ARITMÉTICA Obrigatória468
0100359CÁLCULO NUMÉRICO 0100365 - CÁLCULO CObrigatória0468
1050025ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II1050030 - INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICAObrigatória7119
1050032ESTUDOS ACERCA DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOSObrigatória468
7º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1050026ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III0350053 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA1050023 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IIIObrigatória7119
0100373INTRODUÇÃO A ANÁLISE REAL0100365 - CÁLCULO CObrigatória6102
0100374INTRODUÇÃO A PROBABILIDADE E ESTATÍSTICAObrigatória468
1050031TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICAObrigatória468
8º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1050027ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV1050033 - DOCÊNCIA NA EAD E TUTORIA1050029 - FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAObrigatória8136
1310040LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I (LIBRAS I)Obrigatória468
0100375MATEMÁTICA FINANCEIRAObrigatória468
1050035SEMINÁRIO INTEGRADOR III1050024 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I1050026 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IIIObrigatória468
OPTATIVAS
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0100369ÁLGEBRA PARA LICENCIATURA B0100367 - ÁLGEBRA PARA LICENCIATURA AOptativa468
0100241ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESOptativa468
0100381ANÁLISE REAL0100373 - INTRODUÇÃO A ANÁLISE REALOptativa468
0090012FÍSICA BÁSICA IIOptativa468
0100382GEOMETRIA EUCLIDIANA0100372 - GEOMETRIA ESPACIAL0100362 - GEOMETRIA PLANAOptativa468
1050036INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA IOptativa468
1050037INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA IIOptativa468
1050038INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO0100374 - INTRODUÇÃO A PROBABILIDADE E ESTATÍSTICAOptativa468
0100376INTRODUÇÃO À LÓGICA MATEMÁTICAOptativa468
1050039LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IVOptativa468
0100377MODELOS MATEMÁTICOS0100366 - CÁLCULO DOptativa468
0100378PROGRAMAÇÃO DE SOFTWARES DE MATEMÁTICAOptativa468
1050040PROJETO DE ENSINO E REDAÇÃO MATEMÁTICAOptativa468
0360258PSICOLOGIA DE GRUPOOptativa234
0100295SEMINÁRIO INTEGRADOR IVOptativa468
0100379TOPOLOGIAOptativa468
0100380VARIÁVEIS COMPLEXAS0100365 - CÁLCULO C0100353 - TRIGONOMETRIA E NÚMEROS COMPLEXOSOptativa468

Turmas ofertadas em 2018 / 1

3º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0100356 - CÁLCULO B
TER (08:00-08:50) TER (08:50-09:40) TER (10:00-10:50) TER (10:50-11:40) TER (11:40-12:30) TER (12:30-13:20)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00X
10:50X
11:40X
T12537
0360046 - FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOT12527
0100372 - GEOMETRIA ESPACIALT12528
1050030 - INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
SEX (08:00-08:50) SEX (08:50-09:40) SEX (10:00-10:50) SEX (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00X
10:50X
11:40
M12535
1050021 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IIProfessor responsável pela turma: RITA DE CASSIA DE SOUZA SOARES RAMOS
QUA (08:00-08:50) QUA (08:50-09:40) QUA (10:00-10:50) QUA (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00X
10:50X
11:40
M12532
0100370 - MATEMÁTICA ELEMENTAR III
SEG (08:00-08:50) SEG (08:50-09:40) SEG (10:00-10:50) SEG (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00X
10:50X
11:40
T12526
0100353 - TRIGONOMETRIA E NÚMEROS COMPLEXOSProfessor responsável pela turma: ROZANE DA SILVEIRA ALVES
T12524
4º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0100371 - ÁLGEBRA LINEAR I
SEG (14:00-14:50) SEG (14:50-15:40) SEG (16:00-16:50) SEG (16:50-17:40)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
14:00X
14:50X
16:00X
16:50X
17:40
18:30
T12545
0100352 - ARITMÉTICA Professor responsável pela turma: ROZANE DA SILVEIRA ALVES
QUA (14:00-14:50) QUA (14:50-15:40) QUA (16:00-16:50) QUA (16:50-17:40) QUA (17:40-18:30) QUA (18:30-19:20)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
14:00X
14:50X
16:00X
16:50X
17:40X
18:30X
T12554
0100365 - CÁLCULO C
TER (14:00-14:50) TER (14:50-15:40) TER (16:00-16:50) TER (16:50-17:40) TER (17:40-18:30) TER (18:30-19:20)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
14:00X
14:50X
16:00X
16:50X
17:40X
18:30X
T1258
1050023 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IIIProfessor responsável pela turma: THAIS PHILIPSEN GRUTZMANN
QUI (14:00-14:50) QUI (14:50-15:40) QUI (16:00-16:50) QUI (16:50-17:40)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
14:00X
14:50X
16:00X
16:50X
17:40
18:30
M12551
0350053 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICAM12553

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ALÉXIA DA SILVA BILINA20162
ANDREIA FERREIRA DA SILVA GARCIA20162
CLEANO RODRIGUES DA SILVA20162
DAVID DA SILVA VALICHESKI20162
ELAN COELHO20162
EMERSON LOPES FALCÃO20162
IGOR LOUGUE MOURA20162
JOSELMA PANTA DIAS MANICA20162
JOSÉ RICARDO FERREIRA TEODORO20162
JULIANO MAGALHÃES SOUZA20162
MAURICIO MARTIN DORNELES20162
NATÁLIA DUARTE LIMA RIBEIRO20162
NICOLAS MEDEIROS DOS SANTOS20162
ODILA DE ANHAIA20162
PAMELA DA SILVA VILIANO20162
PATRICIA DE SOUZA CARDOSO EMERIM20162

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
DÓRIS APOLONIA RUSSO20102014
KATIA BEATRIZ DA SILVA PEREIRA20102014
ALEX SANDRO LEAL VIACAVA20102015
ANA LUCIA FLORES DE LIMA20102015
DAIANE LOPES DOS SANTOS FERREIRA20102015
GISELE PEREIRA LIMA20102015
ILSIARA SILVA FONSECA20102015
JORGE ROBERTO SANTOS MIRANDA20102015
LUCIANO BRASBIEL COIRO20102015
MARLON FREITAS BAPTISTA20102015
MICHELE MARQUES DALMOLIN20102015
MICHELE VON HOHENDORFF20102015
THAIS EDUARDA ÁVILA DA SILVEIRA20102015
VIVIANE APARECIDA DIAS TABORDA20102015
WALDIR CORREIA DAS NEVES JUNIOR20102015
DANIELA PACHECO DA SILVA20102017

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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