Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática - Polo Sapucaia do Sul
Enade (2014)2CPC (2014)3
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
93857
Código e-MEC
113907
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 244 de 31/05/2013. Publicada no D.O.U. de 03/06/2013.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel visa a formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos

Perfil do Egresso

O curso tem por objetivo formar professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das características abaixo descritas: - Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento de suas aplicações em outras áreas. - Percepção da importância do domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática para o exercício pleno da cidadania. - Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, possuindo uma visão abrangente do papel social do educador. - Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência Matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. - Compreensão das características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da Matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. - Domínio da forma lógica característica do pensamento matemático e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à Matemática. - Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificados de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e de cada turma particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. - Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia no seu aluno. - Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais dos seus alunos. - Capacidade de desenvolver seu espírito investigativo e trabalhar de forma autônoma. - Capacidade de perceber novos paradigmas nos processos educativos, onde o professor não é a única fonte de informação, mas aquele capaz de relacionar-se com seu aluno e construir com ele novos conhecimentos.

Competências e habilidades

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1690005CÁLCULO A1690001 - MATEMÁTICA ELEMENTAR IObrigatória6102
1690035ED. BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICASObrigatória468
1690006GEOMETRIA ANALÍTICAObrigatória468
1690007GEOMETRIA PLANAObrigatória468
1690008MATEMÁTICA ELEMENTAR II1690010 - TRIGONOMETRIA E NÚMEROS COMPLEXOSObrigatória6102
1690009SEMINÁRIO INTEGRADOR IIObrigatória468

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1690011CÁLCULO B1690005 - CÁLCULO AObrigatória6102
1690036FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória468
1690013GEOMETRIA ESPACIALObrigatória468
1690015INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICAObrigatória468
1690014LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II1690002 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória468
1690012MATEMÁTICA ELEMENTAR IIIObrigatória468

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1690018ÁLGEBRA LINEAR IObrigatória468
1690016ARITMÉTICAObrigatória6102
1690017CÁLCULO C1690011 - CÁLCULO BObrigatória6102
1690019LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA III1690002 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória468
1690037TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Obrigatória468

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1690020CÁLCULO D1690017 - CÁLCULO CObrigatória468
1690022DOCÊNCIA NA EAD E TUTORIA1690004 - FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAObrigatória585
1690021ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I 1690037 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 1690014 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IIObrigatória7119
1690038FÍSICA BÁSICA IObrigatória468

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1690024ÁLGEBRA LINEAR PARA LICENCIATURA A1690016 - ARITMÉTICAObrigatória468
1690023CÁLCULO NUMÉRICO1690017 - CÁLCULO CObrigatória468
1690025ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II1690015 - INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICAObrigatória7119
1690026ESTUDOS ACERCA DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS Obrigatória468

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1690029ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III1690037 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 1690019 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IIIObrigatória7119
1690027INTRODUÇÃO À ANÁLISE REAL 1690017 - CÁLCULO CObrigatória6102
1690028INTRODUÇÃO A PROBABILIDADE E ESTATÍSTICAObrigatória468
1690030TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICAObrigatória468

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1690032ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV1690022 - DOCÊNCIA NA EAD E TUTORIA1690004 - FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAObrigatória8136
1690039LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I (LIBRAS I)Obrigatória468
1690031MATEMÁTICA FINANCEIRAObrigatória468
1690033SEMINÁRIO INTEGRADOR III1690021 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I 1690029 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IIIObrigatória468

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1690057ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar200

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1690043ÁLGEBRA PARA LICENCIATURA B1690024 - ÁLGEBRA LINEAR PARA LICENCIATURA AOptativa468
1690041ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESOptativa468
1690049ANÁLISE REAL1690027 - INTRODUÇÃO À ANÁLISE REAL Optativa468
1690040FÍSICA BÁSICA IIOptativa468
1690050GEOMETRIA EUCLIDIANA1690007 - GEOMETRIA PLANA1690013 - GEOMETRIA ESPACIALOptativa468
1690053INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA IIOptativa468
1690052INSTRUMENTAÇÃO PARA O ESTUDO DE MATEMÁTICA IOptativa468
1690054INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO1690028 - INTRODUÇÃO A PROBABILIDADE E ESTATÍSTICAOptativa468
1690044INTRODUÇÃO À LÓGICA MATEMÁTICAOptativa468
1690055LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IVOptativa
1690045MODELOS MATEMÁTICOS1690020 - CÁLCULO DOptativa468
1690046PROGRAMAÇÃO DE SOFTWARES DE MATEMÁTICAOptativa468
1690056PROJETO DE ENSINO E REDAÇÃO MATEMÁTICAOptativa468
1690051PSICOLOGIA DE GRUPOOptativa234
1690042SEMINÁRIO INTEGRADOR IVOptativa468
1690047TOPOLOGIAOptativa468
1690048VARIÁVEIS COMPLEXAS1690017 - CÁLCULO C1690010 - TRIGONOMETRIA E NÚMEROS COMPLEXOSOptativa468

Turmas ofertadas em 2018 / 2

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1690034 - FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃOProfessor responsável pela turma: LILIANE DA ROSA COLL
T1412

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1690005 - CÁLCULO AProfessor responsável pela turma: ROZANE DA SILVEIRA ALVES
T11027
1690035 - ED. BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICASProfessor responsável pela turma: LILIANE DA ROSA COLL
T113
1690006 - GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: ROZANE DA SILVEIRA ALVES
T11015

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1690018 - ÁLGEBRA LINEAR IProfessor responsável pela turma: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T11836
1690016 - ARITMÉTICAProfessor responsável pela turma: VINICIUS CARVALHO BECK
T11844
1690017 - CÁLCULO CProfessor responsável pela turma: FABIANE VALENTE HARTER
T11813
1690019 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IIIProfessor responsável pela turma: THAIS PHILIPSEN GRUTZMANN
M11827
1690037 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Professor responsável pela turma: ANA CRISTINA DOS SANTOS AMARO DA SILVEIRA
M11824

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1690020 - CÁLCULO DProfessor responsável pela turma: MARIA SIMONE MARTINS HORNES BATISTA
T1188
1690022 - DOCÊNCIA NA EAD E TUTORIAProfessor responsável pela turma: SILVIA PRIETSCH WENDT
M11848
1690038 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: JÉSSICA CAMILA SALDIVIA BUENO
M11847

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1690025 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IIProfessor responsável pela turma: CARLA DENIZE OTT FELCHER
M15042

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
MARCOS SANTOS SILVA20182
ALÉXIA DA SILVA BILINA20162
ANDREIA FERREIRA DA SILVA GARCIA20162
CLEANO RODRIGUES DA SILVA20162
DAVID DA SILVA VALICHESKI20162
ELAN COELHO20162
EMERSON LOPES FALCÃO20162
IGOR LOUGUE MOURA20162
JOSELMA PANTA DIAS MANICA20162
JULIANO MAGALHÃES SOUZA20162
MAURICIO MARTIN DORNELES20162
NICOLAS MEDEIROS DOS SANTOS20162
ODILA DE ANHAIA20162
PAMELA DA SILVA VILIANO20162
PATRICIA DE SOUZA CARDOSO EMERIM20162

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
DÓRIS APOLONIA RUSSO20102014
KATIA BEATRIZ DA SILVA PEREIRA20102014
ALEX SANDRO LEAL VIACAVA20102015
ANA LUCIA FLORES DE LIMA20102015
DAIANE LOPES DOS SANTOS FERREIRA20102015
GISELE PEREIRA LIMA20102015
ILSIARA SILVA FONSECA20102015
JORGE ROBERTO SANTOS MIRANDA20102015
LUCIANO BRASBIEL COIRO20102015
MARLON FREITAS BAPTISTA20102015
MICHELE MARQUES DALMOLIN20102015
MICHELE VON HOHENDORFF20102015
THAIS EDUARDA ÁVILA DA SILVEIRA20102015
VIVIANE APARECIDA DIAS TABORDA20102015
WALDIR CORREIA DAS NEVES JUNIOR20102015
DANIELA PACHECO DA SILVA20102017
HENRIQUE TOMAZ COIMBRA20102017

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

Página gerada em 12/12/2018 05:39:57 (consulta levou 0.453703s)