Nome da Atividade
TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (TMEM)
CÓDIGO
11270097
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A constituição da Educação Matemática no Brasil. Tendências teórico metodológicas atuais da Educação Matemática no Brasil e suas implicações para a formação de professores e suas práticas. Trabalha com as concepções de ensino e aprendizagem inseridas nas paisagens da educação brasileira e com as tendências em Educação Matemática, estudando conceitos relativos a etnomatemática com enfoque às culturas Afro-Brasileira e Indígena. Prioriza a compreensão da prática docente e do papel do professor no contexto da escola, das políticas públicas em educação e dos sistemas nacionais de ensino. Tendências Metodológicas em Educação Matemática. Produção textual sobre Educação Matemática.

Objetivos

Objetivo Geral:

Reconhecer e entender a Educação Matemática como campo de pesquisa e área de atuação profissional, identificando, compreendendo e relacionando com as diversas tendências teórico metodológicas no ensino de Matemática.
● Conceituar Educação Matemática como campo de pesquisa e ação;
● Reconhecer as diferentes tendências metodológicas para o ensino de Matemática;
● Compreender os processos históricos de construção da Educação Matemática enquanto área de atuação profissional e de pesquisa;
● Compreender as diferentes tendências teórico metodológicas em Educação matemática;
● Explorar as concepções de ensino e aprendizagem a partir da matemática.
● Discutir sobre a prática docente e o papel do professor, relacionando aspectos sociais, étnicos e culturais dos diferentes grupos inseridos na Educação Básica, à luz dos conceitos relativos a etnomatemática com enfoque às culturas Afro-Brasileira e Indígena.
● Conhecer algumas Tendências em Educação Matemática.
● Diferenciar tipos de texto resenha, resumo expandido, artigo e relato de experiência por meio de análise de textos que tratam de educação matemática;
● Desenvolver propostas de ensino e produzir um texto acadêmico contextualizando e relacionando as tendências metodológicas estudadas.

Conteúdo Programático

● A Educação Matemática e os campos de pesquisa e ação.
● Não há docência sem discência.
● Abordagem de temas relacionados aos aspectos sociais, étnicos e culturais dos diferentes grupos inseridos na Educação Básica, com enfoque às culturas Afro-Brasileira e Indígena.
● Ensinar não é transmitir conhecimento é uma especificidade humana.
● As tendências Metodológicas em Educação Matemática como metodologia de Ensino;
● Análise e escrita de tipos de texto: resenha, resumo expandido, artigo e relato de experiência por meio de leitura de textos de educação matemática;
● Produção de texto sobre tendências metodológicas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • NAVARRO, Eloisa Rosotti; SOUZA, Maria do Carmo de. Educação Matemática em pesquisa: perspectivas e tendências. volume 2. Guarujá: Científica Digital, 2021. ISBN 9786587196763. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.org/books/978-65-87196-76-3.pdf Acesso em: 12 jan. 2024.
  • LIMA, Luana; ROSALEN, Marilena (org.). Saberes e diversidade: aspectos étnico-raciais para construção e formação docente. Diadema: V&V, 2021. (Saberes e diversidade). ISBN 9786588471104. E-book.
  • KNIJNIK, G. et al. Etnomatemática em Movimento. São Paulo: Autêntica, 2019. (Coleção Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788551306505. E-book.
  • AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos sem rodeios e sem medo da ABNT, 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2019. ISBN 9788571440289. E-book.
  • ALRO, H. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática, 2 ed. São Paulo: Autêntica, 2007. ISBN 9788582179000. E-book.

Bibliografia Complementar:

  • TOLEDO, M. E. R. O, et al. Tendências em educação matemática. Porto Alegre: SAGAH, 2021. ISBN 9786556902647. E-book.
  • PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na Sala de Aula, 4 ed. São Paulo: Autêntica, 2019. ISBN 9788551305867. E-book.
  • PAIS, L.C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa, 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. ISBN 9788551301326. E-book.
  • MARIN, Douglas; MARCO, Fabiana Fiorezi de. Metodologia da Pesquisa na formação do professor de Matemática/ Douglas Marin, Fabiana Fiorezi de Marco. Uberlândia: UFU, Centro de Educação a Distância, UFU, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25237/1/Livro_Metodoligia_da_Pesquisa.pdf Acesso em: 12 jan. 2024.
  • CARVALHO, Dione Lucchesi de. A interação entre o conhecimento matemático da prática e o escolar. Tese de doutorado - Campinas, SP: [s.n], 1985. Disponível em: https://www.psiem.fe.unicamp.br/pf-psiem/carvalho_dioneluccheside_d_.pdf Acesso em: 12 jan. 2024.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Cachoeira do Sul (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Herval (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Restinga Sêca (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Santana da Boa Vista (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Itaqui (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Ibaiti (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Balneário Pinhal (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Santa Vitória do Palmar (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Novo Hamburgo (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Panambi (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Quaraí (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Picada Café (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo São Lourenço do Sul (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Sapiranga (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Serafina Corrêa (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Três Passos (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Rosário do Sul (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Jaguarão (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Agudo (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Gramado (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Gravataí (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Mostardas (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Santo Antônio da Patrulha (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Sobradinho (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Canguçu (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Esteio (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo São Sepé (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Tapejara (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Três de Maio (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Pinheiro Machado (Licenciatura)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II Matemática - Polo Piratini (Licenciatura)

Página gerada em 08/06/2025 13:00:04 (consulta levou 0.164082s)