Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática - Polo Cruz Alta
Enade (2021)3CPC (2021)4
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
93843
Código e-MEC
113907
Unidade
Coordenador
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
Vestibular UAB - 2024/1174433111135
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 244 de 31/05/2013. Publicada na Seção 1, página 13 do D.O.U. de 03/06/2013.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel visa a formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos

Perfil do Egresso

O curso tem por objetivo formar professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das características abaixo descritas: - Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento de suas aplicações em outras áreas. - Percepção da importância do domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática para o exercício pleno da cidadania. - Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, possuindo uma visão abrangente do papel social do educador. - Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência Matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. - Compreensão das características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da Matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. - Domínio da forma lógica característica do pensamento matemático e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à Matemática. - Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificados de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e de cada turma particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. - Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia no seu aluno. - Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais dos seus alunos. - Capacidade de desenvolver seu espírito investigativo e trabalhar de forma autônoma. - Capacidade de perceber novos paradigmas nos processos educativos, onde o professor não é a única fonte de informação, mas aquele capaz de relacionar-se com seu aluno e construir com ele novos conhecimentos.

Competências e habilidades

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270071CÁLCULO A (CALC A)11270061 - MATEMÁTICA ELEMENTAR B (ME B)11270060 - MATEMÁTICA ELEMENTAR A (ME A)Obrigatória8120
11270072GEOMETRIA ANALÍTICA (GA)Obrigatória460
11270070GESTÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (GPAEM)Obrigatória460
11270073LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA C (LEMA C)Obrigatória8120

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270076ÁLGEBRA LINEAR (ALIN)11270072 - GEOMETRIA ANALÍTICA (GA)Obrigatória460
11270075CÁLCULO B (CALC B)11270067 - MATEMÁTICA ELEMENTAR D (ME D)11270066 - MATEMÁTICA ELEMENTAR C (ME C)11270071 - CÁLCULO A (CALC A)Obrigatória8120
11270077LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA D (LEMA D)11270068 - GEOMETRIA ESPACIAL (GE)11270062 - GEOMETRIA PLANA (GP)Obrigatória8120
11270074PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PAEM)Obrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270079CÁLCULO C (CALC C)11270075 - CÁLCULO B (CALC B)11270071 - CÁLCULO A (CALC A)Obrigatória8120
11270081ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A (ECS A)Mínimo de 80 créditosObrigatória7105
11270080LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LEM)Obrigatória460
11270078TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (TDEM)Obrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270085ARITMÉTICA (ARIT)Obrigatória460
11270082DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E TUTORIA (DEAD)11270059 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (FEAD)Obrigatória690
11270084EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID)Obrigatória460
11270086ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO B (ECS B)11270081 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A (ECS A)Obrigatória7105
11270083PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA (PE)Obrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270088CÁLCULO D (CALC D)11270076 - ÁLGEBRA LINEAR (ALIN)11270079 - CÁLCULO C (CALC C)11270075 - CÁLCULO B (CALC B)Obrigatória8120
11270090ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO C (ECS C)Mínimo de 80 créditosObrigatória7105
11270087ESTRUTURAS ALGÉBRICAS (EA)11270085 - ARITMÉTICA (ARIT)Obrigatória460
11270089TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I)Mínimo de 140 créditosObrigatória690

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270094ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO D (ECS D)11270090 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO C (ECS C)Obrigatória7105
11270092ESTUDOS ACERCA DOS CONHECIMENTOS HISTÓRICOS MATEMÁTICOS (ECHM)Obrigatória460
11270091MATEMÁTICA FINANCEIRA (MF)Obrigatória460
11270093TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II)11270089 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I)Obrigatória690

Turmas ofertadas em 2024 / 1

Versão do Currículo: 1188 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270059 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (FEAD)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES
T130174
11270062 - GEOMETRIA PLANA (GP)Professor responsável pela turma: JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T130194
11270063 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA A (LEMA A)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: THAÍS PHILIPSEN GRUTZMANN
M130192
11270060 - MATEMÁTICA ELEMENTAR A (ME A)Professor responsável pela turma: REJANE CONCEIÇÃO SILVEIRA DA SILVA
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T130172
11270061 - MATEMÁTICA ELEMENTAR B (ME B)Professor responsável pela turma: REJANE CONCEIÇÃO SILVEIRA DA SILVA
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T130181

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270071 - CÁLCULO A (CALC A)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: LAUREN FRANCINE IRIGOITE FARIAS
T11548

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270076 - ÁLGEBRA LINEAR (ALIN)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: JANICE NERY
T15101
11270075 - CÁLCULO B (CALC B)Professor responsável pela turma: FABIANE VALENTE HARTER
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T1564
11270077 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA D (LEMA D)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
M15102
11270074 - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PAEM)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES
T15121

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270088 - CÁLCULO D (CALC D)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: MARIA SIMONE MARTINS HORNES BATISTA
T11525
11270090 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO C (ECS C)Professor Regente: ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA
Professor Regente: DANIEL KEGLIS DE SOUSA
Professor Regente: FELIPE FEHLBERG HERRMANN
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: CARLA DENIZE OTT FELCHER
M11531
11270087 - ESTRUTURAS ALGÉBRICAS (EA)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: JANICE NERY
T11531
11270089 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I)Professor Regente: ROGERIO SACRAMENTO BURKERT
Professor Regente: LUIZ CARLOS LEMOS JUNIOR
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ
T11526

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
AECIO GALIZA MAGALHAES20241
ANA LUIZA BARBOSA MACIEL20241
ANDRE JARDIM SOARES20241
ANDRESSA LIMA FERREIRA SCAPINI20241
AUGUSTO JOSIAS RODRIGUES CORREIA20241
BRUNA DE SIQUEIRA PLANK20241
CLEBER DE MOURA VEIGA20241
DEBORA TECHIO SEDREZ20241
DIOGO HENRIQUE FAGUNDES20241
FABIANA CORREA DA SILVA20241
GABRIELA TONEL VALANDRO20241
GRACIELE SILVA DA SILVA20241
MARCELO SEDREZ MAYCA RODRIGUES20241
PATRICIA DE FATIMA VIEIRA PEREIRA20241
RAISSA AGUIAR DRESCLER20241
RENATO FAGUNDES DA SILVA20241
ROGER DA LUZ NASCIMENTO20241
SANDI BARBOZA OLEGARIO20241
Márcio Assis Andrade Rocha20231
Fátima Jakeline das Chagas Severo20212
ALINE BIGOLIN20202
ALINE CASTRO ARNOLDI20202
CLEONICE DE AVILA CARVALHO20202
EVERSON FERREIRA CAMARGO20202
GABRIELA MELLO DE OLIVEIRA SILVA20202
JESSICA DE SOUZA PLAUTZ20202
MARCELO FONTOURA20202
RAFAELA GUTH TREVIZAN20202

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
BARBARA PEREIRA DA SILVA20082012
ELISANGELA FRAUSINA MATE20082012
MARCIA MOURA ARANHA20082012
NILZA DA CUNHA LIRIO20082012
PÂMELA QUEVEDO MACHADO NEQUI20082012
ALDOMIR DO NASCIMENTO20082013
CRISTINA LUTZ DA SILVA20082013
FÁBIO RODRIGO PRUDENCIO DE CAMPOS20082013
ÍNGRID LUZ ROMAN20082013
JOÃO AUGUSTO MUNARI PERAZZOLLO20082013
RODRIGO VIEIRA RIBEIRO20082013
ROSANE APARECIDA PRETTO DE SOUZA20082013
ANTONIO MARCOS KUHLS DOS SANTOS20082014
EDSON DOS SANTOS BUENO JUNIOR20102014
FABIO DA SILVA WEISCHUNG20102014
LÊNIO DE MOURA VIEIRA20102014
LILIAN LEAL STANQUERLIN20102014
LUCIANO DOS SANTOS GRAMINHO20102014
MARIA DA GRACA VINCENSI20102014
PEDRO OSMAR TRINDADE PACHECO20102014
SUSANA MARIA BARASSUOL20102014
DEISE LISANA FOGLIATO DALA NORA20102015
LUCIMARA BEATRIZ GARCIA20102015
LUIZ CARLOS PAES20102015
ROLANDO RUBEN CHAVEZ ZEGARRA20102015
LAURA STAINE FERREIRA20102016
TAGIANA AGERTT SILVA20102016
DAIANA BAMMESBERGER20102017

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Localização e contatos

Página gerada em 19/03/2024 03:30:39 (consulta levou 0.730342s)