Nome da Atividade
ESTUDOS ACERCA DOS CONHECIMENTOS HISTÓRICOS MATEMÁTICOS (ECHM)
CÓDIGO
11270092
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
História da Matemática: aspectos teórico-metodológicos da produção científica na área; as origens da contagem; a Matemática na Antiguidade Clássica; a Matemática na Idade Média: as contribuições e influências de diferentes povos não europeus. Considerações sobre a História da Matemática: seu objeto de estudo e evolução do pensamento matemático. Estudos sobre a natureza do conhecimento matemático. História da Matemática, com a contribuição das diferentes culturas no desenvolvimento da Matemática, com enfoque na cultura afro-brasileira e indígena.
Objetivos
Objetivo Geral:
● Estudar o pensamento matemático e a história da matemática, de forma a contribuir naconstituição da docência, construindo uma visão-síntese do processo histórico matemático a
partir da origem da contagem até a Matemática na Idade Média.
● Desenvolver reflexão e crítica a respeito das conquistas e contribuições realizadas
pelos diferentes personagens ligados à matemática;
● Ampliar o entendimento sobre a matemática a partir de um panorama histórico,
filosófico, social e científico;
● Reconhecer fatos históricos marcantes no desenvolvimento da matemática dentro
da demarcação temporal da componente curricular.
Conteúdo Programático
● As origens da contagem
● Pensamento Matemático.
● Evolução Cronológica da Matemática.
● Linha do tempo com fatos históricos, fatos matemáticos e personalidades
matemáticas: Matemática nos diferentes povos da Antiguidade
● Constituição histórica dos conceitos matemáticos.
● Produção Científica em História da Matemática
● A História da Matemática como Metodologia de Ensino
● Pensamento Matemático.
● Evolução Cronológica da Matemática.
● Linha do tempo com fatos históricos, fatos matemáticos e personalidades
matemáticas: Matemática nos diferentes povos da Antiguidade
● Constituição histórica dos conceitos matemáticos.
● Produção Científica em História da Matemática
● A História da Matemática como Metodologia de Ensino
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CHAQUIAM, Miguel. Ensaios temáticos: história e matemática em sala de aula. Belém: SBEM-PA, 2017. ISBN 978-85-98092-34-8. Recurso online. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/historia_matematica.pdf Acesso em: 14 de mai 2024.
- BOYER, Carl B. História da matemática. São Paulo: Blucher. ISBN 9788521216117, 2019. E-book
- BERLINGHOFF, William P. A matemática através dos tempos um guia fácil e prático para professores e entusiastas. São Paulo: Blucher. ISBN 9788521216278, 2020. E-book
Bibliografia Complementar:
- SOUZA, Alex Rodrigo dos Santos et all. História da Matemática. Porto Alegre: SAGAH, 2021. ISBN 9786556902302. E-book
- SILVA, Clovis Pereira da. A matemática no Brasil: história de seu desenvolvimento. São Paulo: Blucher, 2003. ISBN 9788521215257. E-book
- OLIVERO, Mário. História da Matemática – Através de Problemas. Rio de Janeiro: UFF / CEP-EB, 2010. ISBN: 85-98569-36-4. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/012016/05c131ec871d1773b04d1906425694f2.pdf Acesso em: 14 maio 2024.
- MERCATELLI NETO, Helinton. A coleção História da Matemática para professores: um estudo sobre possibilidades de uso por professores das séries finais do ensino fundamental. 2009. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91093 Acesso em: 14 de maio 2024.
- MIGUEL, Antônio. História na educação matemática propostas e desafios. São Paulo: Autêntica. (Tendências em educação matemática). ISBN 9788551306598, 2019. E-book