Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática - Polo Arroio dos Ratos
Enade (2014)2CPC (2014)3
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL

Curso em extinção sem alunos matriculados

Código UFPel
93830
Código e-MEC
113907
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 244 de 31/05/2013. Publicada no D.O.U. de 03/06/2013.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel visa a formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos

Perfil do Egresso

O curso tem por objetivo formar professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das características abaixo descritas: - Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento de suas aplicações em outras áreas. - Percepção da importância do domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática para o exercício pleno da cidadania. - Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, possuindo uma visão abrangente do papel social do educador. - Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência Matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. - Compreensão das características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da Matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. - Domínio da forma lógica característica do pensamento matemático e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à Matemática. - Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificados de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e de cada turma particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. - Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia no seu aluno. - Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais dos seus alunos. - Capacidade de desenvolver seu espírito investigativo e trabalhar de forma autônoma. - Capacidade de perceber novos paradigmas nos processos educativos, onde o professor não é a única fonte de informação, mas aquele capaz de relacionar-se com seu aluno e construir com ele novos conhecimentos.

Competências e habilidades

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000841ÁLGEBRA FUNCIONALObrigatória20340

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000842IDEIAS DA ÁLGEBRAObrigatória20340

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000843TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOObrigatória20340

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000844NÚMEROSObrigatória20340

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1050014ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IObrigatória7119
D000845RELAÇÕES NUMÉRICASObrigatória20340

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1050015ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IIObrigatória7119
D000847GEOMETRIAS: ESPAÇO E FORMAObrigatória20340

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1050016ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IIIObrigatória7119
D000849GEOMETRIAS: TRATAMENTO ANALÍTICOObrigatória20340

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1050017ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IVObrigatória7119
D000851MODELAGEMObrigatória20340

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0890003ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar200

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ANGELA MARIA MACHADO DE OLIVEIRA20072011
GIOVANI DA SILVA COLLOVINI20072011
MAÍRA DE CÁSSIA DO AMARAL SERPA20072011
MIRIAN LETICIA MIETLICKI NUNES20072011
NORBERTO DIAS LOUGUE20072011
PAULO CEZAR MERCANTE MARTHA20072011
PAULO HENRIQUE SALATTI HEIN20072011
ROSANE OLIVEIRA WEBSTER20072011
TAMIRES SANTOS DOS SANTOS20072011
VANESSA DE SOUZA OLIVEIRA20072011
VLADIMIR DE OLIVEIRA MOREIRA20072011
WAGNER ANDRADE AVILA20072011
ALEXSANDRO MEDEIROS BORGATTI20072012
LIZIANE BITENCOURTE DA SILVA GOVONI20072013
ADRIELE FREITAS VARGAS20102014
ALINE MORAES MARTIM20102014
ALINE NEDER POGGETTI20102014
ÂNDREA FLORKOVSKI20102014
AURI DA SILVEIRA QUINTANA20102014
CHRISTIANE TRARBACH DA ROSA20102014
EVERTON RODRIGO DOS SANTOS VIEIRA20102014
FRANCIELI DE SOUZA MEDEIROS20102014
IZABEL LOPES TEIXEIRA DA SILVA20102014
JACQUELINE IZAGUIRRE PELTZ DA SILVA20102014
MAICON LUIZ COLLOVINI SALATTI20102014
PAULO ROGÉRIO RAGUSE LOPES20072014
VAINER GUERREIRO DOS SANTOS20102014
VANESSA PRESTES DE ALMEIDA20102014
DIANE SERPA20102015
DÉBORA SANTOS ARENCE20122016
JEZABEL MACHADO COSTA20122016
LOVELI LOBATO20122016
MARCELO GOMES VALE20122016
MÁRCIA BEATRIZ MARQUES DA SILVA20122016
PATRÍCIA DA SILVA MEDEIROS20122016
PATRICIA MOREIRA LINDNER20102016
SÔNIA BEATRIZ RIOS MOREIRA CORRÊA20122016
VERIDIANE PEREIRA DE SOUZA20122016
VLAMARION GARCIA SANT'ANA20102016

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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