Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática - Polo Novo Hamburgo
Enade (2021)3CPC (2021)4
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
93850
Código e-MEC
113907
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 244 de 31/05/2013. Publicada na Seção 1, página 13 do D.O.U. de 03/06/2013.
Contextualização
O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel visa a formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.
Objetivos
O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância visa formar professores de Matemática para atuarem na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, habilitando-os para aprimorar, de forma significativa, suas intervenções nos processos de Ensino-Aprendizagem de Matemática, na auto formação do aluno como pessoa (cidadão), na qualidade de ensino nas escolas e na formação da comunidade. Preparado ainda para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Educação Matemática, em Matemática ou em áreas afins.
Perfil do Egresso
O curso tem por objetivo formar professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das características abaixo descritas: - Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento de suas aplicações em outras áreas. - Percepção da importância do domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática para o exercício pleno da cidadania. - Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, possuindo uma visão abrangente do papel social do educador. - Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência Matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. - Compreensão das características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da Matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. - Domínio da forma lógica característica do pensamento matemático e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à Matemática. - Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificados de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e de cada turma particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. - Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia no seu aluno. - Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais dos seus alunos. - Capacidade de desenvolver seu espírito investigativo e trabalhar de forma autônoma. - Capacidade de perceber novos paradigmas nos processos educativos, onde o professor não é a única fonte de informação, mas aquele capaz de relacionar-se com seu aluno e construir com ele novos conhecimentos.
Competências e habilidades
Para formar profissionais com o perfil desejado, o curso tem como objetivo desenvolver nos seus alunos as habilidades ou competências abaixo.
- Pensamento heurístico competente: capacidade de encaminhar solução de problemas e explorar situações, fazer relações, conjeturar, argumentar e avaliar. Capacidade de formular problemas. Capacidade de Leitura e Redação.
- Domínio dos raciocínios algébrico, geométrico e combinatório de modo a poder argumentar com clareza e objetividade dentro destes contextos cognitivos. Ou seja, os alunos devem desenvolver capacidade dedutiva com sistemas axiomáticos, percepção geométrico-espacial, capacidade de empregar ensaio e erro como procedimento de busca de soluções e segurança na abordagem de problemas de contagem.
- Capacidade de contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, bem como de utilizá-los em outras áreas do conhecimento e em aplicações variadas. Em especial, poder interpretar matematicamente situações ou fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento ou de situações reais.
- Visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases da sua evolução que lhe permita tomar decisões sobre a importância relativa dos vários tópicos tanto no interior da ciência Matemática como para a aprendizagem significativa do estudante da escola fundamental e média.
- Domínio dos conteúdos básicos de Matemática, estatística, informática, física e pedagogia constantes, a seguir, no rol de conteúdos curriculares mínimos. É importante ressaltar que estes foram pensados de modo a garantir, não só os objetivos já citados, como também propiciar o necessário distanciamento e visão abrangente de conteúdos além daqueles que deverão ser ministrados na escola fundamental e média.
- Capacidade de criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos, utilizando o conhecimento das áreas ou disciplinas a serem ensinadas, das temáticas sociais transversais ao currículo escolar, dos contextos sociais considerados relevantes para a aprendizagem escolar, bem como as especificidades didáticas envolvidas.
- Capacidade de compreender, criticar, adaptar e utilizar as diversas mídias (como livros, material concreto, jogos, vídeos, áudios, computadores, softwares) necessárias para provocar e auxiliar a aprendizagem dos alunos.
- Capacidade de desenvolver projetos e cursos, produzir produtos educacionais utilizando as diversas mídias e outros recursos (como material reciclável) e planejar novas estratégias de ensino e aprendizagem de Matemática.
- Capacidade de compreensão dos processos de construção do conhecimento matemático próprios da criança e do adolescente, de entender o mundo onde eles vivem e de buscar entender as questões que são de interesse deles e trazê-las para discussão em sala de aula.
- Capacidade de promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e de seu meio social, os temas transversais e as necessidades do mundo contemporâneo e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular.
- Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática também fonte de produção de conhecimento.
- Capacidade de trabalhar utilizando os princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, para atuação como profissionais e como cidadãos;
- Capacidade de contribuir na melhoria da qualidade do papel da escola na sociedade e na formação do aluno como cidadão.
Organização Curricular
Procedimentos e metodologias de ensino
Conscientes de que a Licenciatura é um curso que visa preparar profissionais para a atuação na docência da Educação Básica, optamos por uma proposta que se dirige para a formação de um professor competente, crítico, criativo e engajado na política e socialmente na comunidade. O curso focaliza como princípio pedagógico o trabalho do docente e do aluno cursista, propondo a articulação entre teoria e prática, a partir da ação-reflexão-ação sobre o planejamento de ações pedagógicas e tecnológicas, centradas na cultura dos alunos, escola e comunidade.
Entendemos que as competências desse futuro licenciado se devem orientar em várias direções:
Entendemos que as competências desse futuro licenciado se devem orientar em várias direções:
- Na direção de entender que seus alunos são seres pensantes com vontades, limitações, habilidades e conhecimentos próprios construídos por eles mesmos e que se devem reconhecer como agentes transformadores da sociedade;
- Na direção de dominar os conhecimentos matemáticos necessários à compreensão de fenômenos relativos às diversas outras áreas do conhecimento humano;
- Na direção de lidar com as diferenças entre as pessoas, respeitando-as em suas especificidades;
- Na direção de se reconhecer como parte da permanente transformação da sociedade capaz de fazer a diferença no sentido de melhorar o mundo em que vivemos, respeitando sempre o Meio Ambiente;
- Na direção de estabelecer situações que levem seus alunos a se compreenderem e a compreenderem o mundo a sua volta;
- Na direção de trabalhar de forma integrada com seus colegas de profissão; e
- Na direção de refletir sobre seu trabalho docente e sobre o ensino como um todo.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
O processo de avaliação de aprendizagem na Educação a Distância pode sustentar-se em princípios análogos aos da educação presencial, requerendo tratamento e considerações especiais em alguns aspectos:
Nesse sentido, a relação teoria-prática coloca-se como imperativo no tratamento do conteúdo selecionado para o curso, enfocando a relação aluno intersubjetiva e dialógica mediada por textos.
No curso de Licenciatura, há uma preocupação em razão do exposto acima, que é o de desencadear um processo de avaliação que possibilite analisar como se realiza não só o envolvimento do aluno no seu cotidiano, mas também como se realiza o surgimento de outras formas de conhecimentos, obtidas em sua prática e experiência, a partir dos referenciais teóricos trabalhados no curso. Esse processo de avaliação deve atentar essas diversas dimensões dos sujeitos enquanto alunos do curso.
Como instrumento para acompanhar uma primeira dimensão, pode ser estabelecida uma rotina de observação, descrição e análise contínua da produção do aluno que, embora se expresse em diferentes níveis e momentos, não deve alterar a condição processual da avaliação. Inicialmente, buscar-se-á observar e analisar como se dá o processo de estudo do aluno: se está acompanhando as abordagens e discussões propostas no material didático; quais os graus de dificuldades encontradas na relação com os conteúdos trabalhados; como é seu relacionamento com a orientação acadêmica; como desenvolve as propostas de aprofundamento de conteúdos; qual sua busca em termos de material de apoio, sobretudo bibliográfico; se mantém um processo de interlocução permanente com professores e orientadores; como se relaciona com outros alunos do curso; se têm realizado as tarefas propostas em cada área de conhecimento; se tem utilizado diferentes canais para sua comunicação com a orientação acadêmica e com os professores; se tem feito indagações e questionamentos sobre as abordagens propostas, se tem problemas de ordem pessoal ou profissional interferindo no seu processo de aprendizagem.
O acompanhamento nesse nível se dá através de orientação acadêmica, responsabilidade dos tutores e professores responsáveis pela execução de disciplinas do curso. Caso o aluno não apresente um desempenho satisfatório em termos de compreensão dos conteúdos trabalhados, ele é aconselhado a refazer seu percurso, aprofundando e ampliando suas leituras e revendo seu envolvimento com o curso como um todo.
Para uma segunda dimensão, buscar-se-á observar em que medida o aluno está acompanhando o conteúdo proposto em cada uma das áreas de conhecimento: se é capaz de posicionamentos crítico-reflexivos frente às abordagens trabalhadas. Nesse nível, o aluno realiza avaliações formais, com proposições, questões e temáticas que lhe exijam não só um nível de síntese dos conteúdos trabalhados, mas também a produção de textos escritos, com nível de estruturação que um texto acadêmico exige. Essas questões ou proposições são elaboradas pelos professores especialistas responsáveis pelas áreas de conhecimento. Caso o aluno não tenha o desempenho desejado, ele é aconselhado a refazer alguns percursos de estudo, aprofundando mais suas leituras.
Para uma terceira dimensão, o aluno realizará estudos ou pesquisas, a partir de proposições temáticas relacionadas a questões educacionais. Os resultados desses estudos são apresentados em seminários temáticos semestrais, precedidos de planejamento e orientação. A preocupação neste nível é de oferecer, ao aluno, elementos para a produção de um trabalho de análise crítico-reflexiva frente a uma determinada temática ou situação de ensino. A realização de seminários temáticos oportuniza, ainda, uma abordagem integradora entre os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento.
Resumindo, a postura de avaliação assumida no ensino-aprendizagem pressupõe por um lado, uma compreensão do processo epistemológico de construção do conhecimento e, por outro, a compreensão da ação de avaliar como processo eminentemente pedagógico de interação contínua entre aluno, conhecimento e professor.
Embora a avaliação se dê de forma contínua, cumulativa, descritiva e compreensiva, é possível particularizar três momentos no processo:
- Primeiro: um dos objetivos fundamentais da EaD é de obter dos alunos não só a capacidade de reproduzir ideias ou informações, mas sim a capacidade de produzir conhecimentos, analisar e posicionar-se criticamente frente às situações concretas que se lhes apresentem.
- Segundo: no contexto da EaD o aluno não conta, comumente, com a presença física do professor. Por este motivo, faz-se necessário desenvolver métodos de trabalho que oportunizem ao aluno:
- Buscar interação permanente com os professores, coordenadores e orientadores acadêmicos todas as vezes que sentir necessidade;
- Obter confiança frente ao trabalho realizado, possibilitando-lhe não só o processo de elaboração de seus próprios juízos, mas também do desenvolvimento de sua capacidade de analisá-los.
Nesse sentido, a relação teoria-prática coloca-se como imperativo no tratamento do conteúdo selecionado para o curso, enfocando a relação aluno intersubjetiva e dialógica mediada por textos.
No curso de Licenciatura, há uma preocupação em razão do exposto acima, que é o de desencadear um processo de avaliação que possibilite analisar como se realiza não só o envolvimento do aluno no seu cotidiano, mas também como se realiza o surgimento de outras formas de conhecimentos, obtidas em sua prática e experiência, a partir dos referenciais teóricos trabalhados no curso. Esse processo de avaliação deve atentar essas diversas dimensões dos sujeitos enquanto alunos do curso.
Como instrumento para acompanhar uma primeira dimensão, pode ser estabelecida uma rotina de observação, descrição e análise contínua da produção do aluno que, embora se expresse em diferentes níveis e momentos, não deve alterar a condição processual da avaliação. Inicialmente, buscar-se-á observar e analisar como se dá o processo de estudo do aluno: se está acompanhando as abordagens e discussões propostas no material didático; quais os graus de dificuldades encontradas na relação com os conteúdos trabalhados; como é seu relacionamento com a orientação acadêmica; como desenvolve as propostas de aprofundamento de conteúdos; qual sua busca em termos de material de apoio, sobretudo bibliográfico; se mantém um processo de interlocução permanente com professores e orientadores; como se relaciona com outros alunos do curso; se têm realizado as tarefas propostas em cada área de conhecimento; se tem utilizado diferentes canais para sua comunicação com a orientação acadêmica e com os professores; se tem feito indagações e questionamentos sobre as abordagens propostas, se tem problemas de ordem pessoal ou profissional interferindo no seu processo de aprendizagem.
O acompanhamento nesse nível se dá através de orientação acadêmica, responsabilidade dos tutores e professores responsáveis pela execução de disciplinas do curso. Caso o aluno não apresente um desempenho satisfatório em termos de compreensão dos conteúdos trabalhados, ele é aconselhado a refazer seu percurso, aprofundando e ampliando suas leituras e revendo seu envolvimento com o curso como um todo.
Para uma segunda dimensão, buscar-se-á observar em que medida o aluno está acompanhando o conteúdo proposto em cada uma das áreas de conhecimento: se é capaz de posicionamentos crítico-reflexivos frente às abordagens trabalhadas. Nesse nível, o aluno realiza avaliações formais, com proposições, questões e temáticas que lhe exijam não só um nível de síntese dos conteúdos trabalhados, mas também a produção de textos escritos, com nível de estruturação que um texto acadêmico exige. Essas questões ou proposições são elaboradas pelos professores especialistas responsáveis pelas áreas de conhecimento. Caso o aluno não tenha o desempenho desejado, ele é aconselhado a refazer alguns percursos de estudo, aprofundando mais suas leituras.
Para uma terceira dimensão, o aluno realizará estudos ou pesquisas, a partir de proposições temáticas relacionadas a questões educacionais. Os resultados desses estudos são apresentados em seminários temáticos semestrais, precedidos de planejamento e orientação. A preocupação neste nível é de oferecer, ao aluno, elementos para a produção de um trabalho de análise crítico-reflexiva frente a uma determinada temática ou situação de ensino. A realização de seminários temáticos oportuniza, ainda, uma abordagem integradora entre os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento.
Resumindo, a postura de avaliação assumida no ensino-aprendizagem pressupõe por um lado, uma compreensão do processo epistemológico de construção do conhecimento e, por outro, a compreensão da ação de avaliar como processo eminentemente pedagógico de interação contínua entre aluno, conhecimento e professor.
Embora a avaliação se dê de forma contínua, cumulativa, descritiva e compreensiva, é possível particularizar três momentos no processo:
- Acompanhamento do percurso de estudo do aluno, através dos diálogos e entrevistas com os tutores;
- Produção de trabalhos escritos, que possibilitem sínteses dos conhecimentos trabalhados;
- Apresentação de resultados de estudos e pesquisas realizadas, apresentados em seminários temáticos integradores.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
Acompanhamento de Egressos
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11270005 | FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | Obrigatória | 6 | 90 |
11270035 | FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
11270003 | LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
11270002 | MATEMÁTICA ELEMENTAR I | Obrigatória | 6 | 90 |
11270004 | SEMINÁRIO INTEGRADOR I | Obrigatória | 4 | 60 |
11270011 | TRIGONOMETRIA E NÚMEROS COMPLEXOS | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11270006 | CÁLCULO A11270002 - MATEMÁTICA ELEMENTAR I | Obrigatória | 6 | 90 |
11270036 | ED. BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS | Obrigatória | 4 | 60 |
11270007 | GEOMETRIA ANALÍTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
11270008 | GEOMETRIA PLANA | Obrigatória | 4 | 60 |
11270009 | MATEMÁTICA ELEMENTAR II11270011 - TRIGONOMETRIA E NÚMEROS COMPLEXOS | Obrigatória | 6 | 90 |
11270010 | SEMINÁRIO INTEGRADOR II | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11270012 | CÁLCULO B11270006 - CÁLCULO A | Obrigatória | 6 | 90 |
11270037 | FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
11270014 | GEOMETRIA ESPACIAL | Obrigatória | 4 | 60 |
11270016 | INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
11270015 | LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II11270003 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
11270013 | MATEMÁTICA ELEMENTAR III | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11270019 | ÁLGEBRA LINEAR I | Obrigatória | 4 | 60 |
11270017 | ARITMÉTICA | Obrigatória | 6 | 90 |
11270018 | CÁLCULO C11270012 - CÁLCULO B | Obrigatória | 6 | 90 |
11270020 | LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA III11270003 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
11270038 | TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11270021 | CÁLCULO D11270018 - CÁLCULO C | Obrigatória | 4 | 60 |
11270023 | DOCÊNCIA NA EAD E TUTORIA11270005 - FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | Obrigatória | 5 | 75 |
11270022 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I 11270038 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 11270015 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II | Obrigatória | 7 | 105 |
11270039 | FÍSICA BÁSICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11270025 | ÁLGEBRA PARA LICENCIATURA A11270017 - ARITMÉTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
11270024 | CÁLCULO NUMÉRICO11270018 - CÁLCULO C | Obrigatória | 4 | 60 |
11270026 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II11270016 - INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | Obrigatória | 7 | 105 |
11270027 | ESTUDOS ACERCA DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11270030 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III11270038 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 11270020 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA III | Obrigatória | 7 | 105 |
11270028 | INTRODUÇÃO À ANÁLISE REAL 11270018 - CÁLCULO C | Obrigatória | 6 | 90 |
11270029 | INTRODUÇÃO A PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
11270031 | TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11270033 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV11270023 - DOCÊNCIA NA EAD E TUTORIA11270005 - FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | Obrigatória | 8 | 120 |
11270040 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I (LIBRAS I) | Obrigatória | 4 | 60 |
11270032 | MATEMÁTICA FINANCEIRA | Obrigatória | 4 | 60 |
11270034 | SEMINÁRIO INTEGRADOR III11270022 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I 11270030 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | Obrigatória | 4 | 60 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11270001 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 200 | |
11270058 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 200 |
Optativas
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
LUCIANE COUTINHO | 2010 | 2014 |
ALCIDES PONT FILHO | 2010 | 2015 |
ANA CAROLINA BAUER ROSAS | 2010 | 2015 |
ANA PAULA MACHADO SALINO | 2010 | 2015 |
ANDERSON LUIZ MARTINY | 2010 | 2015 |
ANDRÉIA MARIA TIETZ | 2010 | 2015 |
CARLENA HERRMANN MENDES | 2010 | 2015 |
GIANI UIARA CARVALHO DOS SANTOS | 2010 | 2015 |
JEISON ALEX PACHECO | 2010 | 2015 |
JOSÉ LEONEL PEREIRA | 2010 | 2015 |
MARCELO ANTONIO VOGEL | 2010 | 2015 |
MARIA IRACEMA DEVES MÜLLER | 2010 | 2015 |
RAFAEL DO AMARAL REIS | 2010 | 2015 |
SABRINA CHAVES RAMIREZ FERNANDES | 2010 | 2015 |
SIANI TATIANA KLUNK CERVEIRA | 2010 | 2015 |
ADRIANA BRUNICZAK RATAESKI | 2012 | 2016 |
DIEGO LUÍS FREITAS DE MELLO | 2012 | 2016 |
ESTER BAUMGARTEN FUCKS | 2012 | 2016 |
JOÃO VINICIUS GARCIA DOS SANTOS | 2012 | 2016 |
JOSÉ ANTÔNIO COUTINHO DE MORAES FILHO | 2012 | 2016 |
JULIANO CARLOS | 2012 | 2016 |
MARCELO EDUARDO SCHRAMM | 2012 | 2016 |
MARIA LICERIA FRÖHLICH | 2010 | 2016 |
PRISCILA FABIANE KASPER | 2012 | 2016 |
RICARDO RIBAS | 2010 | 2016 |
ROSIANE CAMPOS SILVA CORDEIRO | 2015 | 2016 |
RUY STEIN JUNIOR | 2012 | 2016 |
BRUNO MACHADO SOUTO | 2012 | 2017 |
CRISTIANO INSAURRIAGA GULARTE | 2012 | 2017 |
EVERTON LEONARDO DE OLIVEIRA | 2012 | 2017 |
PAULO FERNANDO SOARES | 2010 | 2017 |
GEOVANA DAPPER | 2016 | 2020 |
ISMAEL DIAS FERREIRA | 2016 | 2021 |
MARILIS RIBEIRO DA SILVA | 2016 | 2021 |
TATIANE PAIVA PEREIRA LEITE | 2016 | 2021 |
VIVIANE NUNES DE OLIVEIRA | 2016 | 2021 |
CARLA ROSANA GONÇALVES SOUSA | 2016 | 2022 |