Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática - Polo Novo Hamburgo
Enade (2014)2CPC (2014)3
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
93850
Código e-MEC
113907
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 244 de 31/05/2013. Publicada no D.O.U. de 03/06/2013.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel visa a formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância visa formar professores de Matemática para atuarem na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, habilitando-os para aprimorar, de forma significativa, suas intervenções nos processos de Ensino-Aprendizagem de Matemática, na auto formação do aluno como pessoa (cidadão), na qualidade de ensino nas escolas e na formação da comunidade. Preparado ainda para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Educação Matemática, em Matemática ou em áreas afins.

Perfil do Egresso

O curso tem por objetivo formar professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das características abaixo descritas: - Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento de suas aplicações em outras áreas. - Percepção da importância do domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática para o exercício pleno da cidadania. - Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, possuindo uma visão abrangente do papel social do educador. - Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência Matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. - Compreensão das características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da Matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. - Domínio da forma lógica característica do pensamento matemático e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à Matemática. - Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificados de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e de cada turma particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. - Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia no seu aluno. - Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais dos seus alunos. - Capacidade de desenvolver seu espírito investigativo e trabalhar de forma autônoma. - Capacidade de perceber novos paradigmas nos processos educativos, onde o professor não é a única fonte de informação, mas aquele capaz de relacionar-se com seu aluno e construir com ele novos conhecimentos.

Competências e habilidades

Para formar profissionais com o perfil desejado, o curso tem como objetivo desenvolver nos seus alunos as habilidades ou competências abaixo.
  1. Pensamento heurístico competente: capacidade de encaminhar solução de problemas e explorar situações, fazer relações, conjeturar, argumentar e avaliar. Capacidade de formular problemas. Capacidade de Leitura e Redação.
  2. Domínio dos raciocínios algébrico, geométrico e combinatório de modo a poder argumentar com clareza e objetividade dentro destes contextos cognitivos. Ou seja, os alunos devem desenvolver capacidade dedutiva com sistemas axiomáticos, percepção geométrico-espacial, capacidade de empregar ensaio e erro como procedimento de busca de soluções e segurança na abordagem de problemas de contagem.
  3. Capacidade de contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, bem como de utilizá-los em outras áreas do conhecimento e em aplicações variadas. Em especial, poder interpretar matematicamente situações ou fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento ou de situações reais.
  4. Visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases da sua evolução que lhe permita tomar decisões sobre a importância relativa dos vários tópicos tanto no interior da ciência Matemática como para a aprendizagem significativa do estudante da escola fundamental e média.
  5. Domínio dos conteúdos básicos de Matemática, estatística, informática, física e pedagogia constantes, a seguir, no rol de conteúdos curriculares mínimos. É importante ressaltar que estes foram pensados de modo a garantir, não só os objetivos já citados, como também propiciar o necessário distanciamento e visão abrangente de conteúdos além daqueles que deverão ser ministrados na escola fundamental e média.
  6. Capacidade de criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos, utilizando o conhecimento das áreas ou disciplinas a serem ensinadas, das temáticas sociais transversais ao currículo escolar, dos contextos sociais considerados relevantes para a aprendizagem escolar, bem como as especificidades didáticas envolvidas.
  7. Capacidade de compreender, criticar, adaptar e utilizar as diversas mídias (como livros, material concreto, jogos, vídeos, áudios, computadores, softwares) necessárias para provocar e auxiliar a aprendizagem dos alunos.
  8. Capacidade de desenvolver projetos e cursos, produzir produtos educacionais utilizando as diversas mídias e outros recursos (como material reciclável) e planejar novas estratégias de ensino e aprendizagem de Matemática.
  9. Capacidade de compreensão dos processos de construção do conhecimento matemático próprios da criança e do adolescente, de entender o mundo onde eles vivem e de buscar entender as questões que são de interesse deles e trazê-las para discussão em sala de aula.
  10. Capacidade de promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e de seu meio social, os temas transversais e as necessidades do mundo contemporâneo e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular.
  11. Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática também fonte de produção de conhecimento.
  12. Capacidade de trabalhar utilizando os princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, para atuação como profissionais e como cidadãos;
  13. Capacidade de contribuir na melhoria da qualidade do papel da escola na sociedade e na formação do aluno como cidadão.
 

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Conscientes de que a Licenciatura é um curso que visa preparar profissionais para a atuação na docência da Educação Básica, optamos por uma proposta que se dirige para a formação de um professor competente, crítico, criativo e engajado na política e socialmente na comunidade. O curso focaliza como princípio pedagógico o trabalho do docente e do aluno cursista, propondo a articulação entre teoria e prática, a partir da ação-reflexão-ação sobre o planejamento de ações pedagógicas e tecnológicas, centradas na cultura dos alunos, escola e comunidade.
Entendemos que as competências desse futuro licenciado se devem orientar em várias direções:
  1. Na direção de entender que seus alunos são seres pensantes com vontades, limitações, habilidades e conhecimentos próprios construídos por eles mesmos e que se devem reconhecer como agentes transformadores da sociedade;
  2. Na direção de dominar os conhecimentos matemáticos necessários à compreensão de fenômenos relativos às diversas outras áreas do conhecimento humano;
  3. Na direção de lidar com as diferenças entre as pessoas, respeitando-as em suas especificidades;
  4. Na direção de se reconhecer como parte da permanente transformação da sociedade capaz de fazer a diferença no sentido de melhorar o mundo em que vivemos, respeitando sempre o Meio Ambiente;
  5. Na direção de estabelecer situações que levem seus alunos a se compreenderem e a compreenderem o mundo a sua volta;
  6. Na direção de trabalhar de forma integrada com seus colegas de profissão; e
  7. Na direção de refletir sobre seu trabalho docente e sobre o ensino como um todo.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

O processo de avaliação de aprendizagem na Educação a Distância pode sustentar-se em princípios análogos aos da educação presencial, requerendo tratamento e considerações especiais em alguns aspectos:
  • Primeiro: um dos objetivos fundamentais da EaD é de obter dos alunos não só a capacidade de reproduzir ideias ou informações, mas sim a capacidade de produzir conhecimentos, analisar e posicionar-se criticamente frente às situações concretas que se lhes apresentem.
  • Segundo: no contexto da EaD o aluno não conta, comumente, com a presença física do professor. Por este motivo, faz-se necessário desenvolver métodos de trabalho que oportunizem ao aluno:
    1. Buscar interação permanente com os professores, coordenadores e orientadores acadêmicos todas as vezes que sentir necessidade;
    2. Obter confiança frente ao trabalho realizado, possibilitando-lhe não só o processo de elaboração de seus próprios juízos, mas também do desenvolvimento de sua capacidade de analisá-los.
O trabalho do professor, ao organizar o material didático básico para orientação do aluno, deve contribuir para que todos questionem aquilo que julgam saber e, principalmente, para que questionem os princípios subjacentes a esse saber.
Nesse sentido, a relação teoria-prática coloca-se como imperativo no tratamento do conteúdo selecionado para o curso, enfocando a relação aluno intersubjetiva e dialógica mediada por textos. 
No curso de Licenciatura, há uma preocupação em razão do exposto acima, que é o de desencadear um processo de avaliação que possibilite analisar como se realiza não só o envolvimento do aluno no seu cotidiano, mas também como se realiza o surgimento de outras formas de conhecimentos, obtidas em sua prática e experiência, a partir dos referenciais teóricos trabalhados no curso. Esse processo de avaliação deve atentar essas diversas dimensões dos sujeitos enquanto alunos do curso.
Como instrumento para acompanhar uma primeira dimensão, pode ser estabelecida uma rotina de observação, descrição e análise contínua da produção do aluno que, embora se expresse em diferentes níveis e momentos, não deve alterar a condição processual da avaliação. Inicialmente, buscar-se-á observar e analisar como se dá o processo de estudo do aluno: se está acompanhando as abordagens e discussões propostas no material didático; quais os graus de dificuldades encontradas na relação com os conteúdos trabalhados; como é seu relacionamento com a orientação acadêmica; como desenvolve as propostas de aprofundamento de conteúdos; qual sua busca em termos de material de apoio, sobretudo bibliográfico; se mantém um processo de interlocução permanente com professores e orientadores; como se relaciona com outros alunos do curso; se têm realizado as tarefas propostas em cada área de conhecimento; se tem utilizado diferentes canais para sua comunicação com a orientação acadêmica e com os professores; se tem feito indagações e questionamentos sobre as abordagens propostas, se tem problemas de ordem pessoal ou profissional interferindo no seu processo de aprendizagem.
O acompanhamento nesse nível se dá através de orientação acadêmica, responsabilidade dos tutores e professores responsáveis pela execução de disciplinas do curso. Caso o aluno não apresente um desempenho satisfatório em termos de compreensão dos conteúdos trabalhados, ele é aconselhado a refazer seu percurso, aprofundando e ampliando suas leituras e revendo seu envolvimento com o curso como um todo.
Para uma segunda dimensão, buscar-se-á observar em que medida o aluno está acompanhando o conteúdo proposto em cada uma das áreas de conhecimento: se é capaz de posicionamentos crítico-reflexivos frente às abordagens trabalhadas. Nesse nível, o aluno realiza avaliações formais, com proposições, questões e temáticas que lhe exijam não só um nível de síntese dos conteúdos trabalhados, mas também a produção de textos escritos, com nível de estruturação que um texto acadêmico exige. Essas questões ou proposições são elaboradas pelos professores especialistas responsáveis pelas áreas de conhecimento. Caso o aluno não tenha o desempenho desejado, ele é aconselhado a refazer alguns percursos de estudo, aprofundando mais suas leituras.
Para uma terceira dimensão, o aluno realizará estudos ou pesquisas, a partir de proposições temáticas relacionadas a questões educacionais. Os resultados desses estudos são apresentados em seminários temáticos semestrais, precedidos de planejamento e orientação. A preocupação neste nível é de oferecer, ao aluno, elementos para a produção de um trabalho de análise crítico-reflexiva frente a uma determinada temática ou situação de ensino. A realização de seminários temáticos oportuniza, ainda, uma abordagem integradora entre os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento.
Resumindo, a postura de avaliação assumida no ensino-aprendizagem pressupõe por um lado, uma compreensão do processo epistemológico de construção do conhecimento e, por outro, a compreensão da ação de avaliar como processo eminentemente pedagógico de interação contínua entre aluno, conhecimento e professor.
Embora a avaliação se dê de forma contínua, cumulativa, descritiva e compreensiva, é possível particularizar três momentos no processo:
  • Acompanhamento do percurso de estudo do aluno, através dos diálogos e entrevistas com os tutores;
  • Produção de trabalhos escritos, que possibilitem sínteses dos conhecimentos trabalhados;
  • Apresentação de resultados de estudos e pesquisas realizadas, apresentados em seminários temáticos integradores. 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1690005CÁLCULO A1690001 - MATEMÁTICA ELEMENTAR IObrigatória6102
1690035ED. BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICASObrigatória468
1690006GEOMETRIA ANALÍTICAObrigatória468
1690007GEOMETRIA PLANAObrigatória468
1690008MATEMÁTICA ELEMENTAR II1690010 - TRIGONOMETRIA E NÚMEROS COMPLEXOSObrigatória6102
1690009SEMINÁRIO INTEGRADOR IIObrigatória468

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1690011CÁLCULO B1690005 - CÁLCULO AObrigatória6102
1690036FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória468
1690013GEOMETRIA ESPACIALObrigatória468
1690015INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICAObrigatória468
1690014LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II1690002 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória468
1690012MATEMÁTICA ELEMENTAR IIIObrigatória468

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1690018ÁLGEBRA LINEAR IObrigatória468
1690016ARITMÉTICAObrigatória6102
1690017CÁLCULO C1690011 - CÁLCULO BObrigatória6102
1690019LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA III1690002 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória468
1690037TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Obrigatória468

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1690020CÁLCULO D1690017 - CÁLCULO CObrigatória468
1690022DOCÊNCIA NA EAD E TUTORIA1690004 - FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAObrigatória585
1690021ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I 1690037 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 1690014 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IIObrigatória7119
1690038FÍSICA BÁSICA IObrigatória468

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1690024ÁLGEBRA LINEAR PARA LICENCIATURA A1690016 - ARITMÉTICAObrigatória468
1690023CÁLCULO NUMÉRICO1690017 - CÁLCULO CObrigatória468
1690025ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II1690015 - INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICAObrigatória7119
1690026ESTUDOS ACERCA DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS Obrigatória468

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1690029ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III1690037 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 1690019 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IIIObrigatória7119
1690027INTRODUÇÃO À ANÁLISE REAL 1690017 - CÁLCULO CObrigatória6102
1690028INTRODUÇÃO A PROBABILIDADE E ESTATÍSTICAObrigatória468
1690030TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICAObrigatória468

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1690032ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV1690022 - DOCÊNCIA NA EAD E TUTORIA1690004 - FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAObrigatória8136
1690039LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I (LIBRAS I)Obrigatória468
1690031MATEMÁTICA FINANCEIRAObrigatória468
1690033SEMINÁRIO INTEGRADOR III1690021 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I 1690029 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IIIObrigatória468

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0890003ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar200
1690057ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar200

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1690043ÁLGEBRA PARA LICENCIATURA B1690024 - ÁLGEBRA LINEAR PARA LICENCIATURA AOptativa468
1690041ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESOptativa468
1690049ANÁLISE REAL1690027 - INTRODUÇÃO À ANÁLISE REAL Optativa468
1690040FÍSICA BÁSICA IIOptativa468
1690050GEOMETRIA EUCLIDIANA1690007 - GEOMETRIA PLANA1690013 - GEOMETRIA ESPACIALOptativa468
1690053INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA IIOptativa468
1690052INSTRUMENTAÇÃO PARA O ESTUDO DE MATEMÁTICA IOptativa468
1690054INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO1690028 - INTRODUÇÃO A PROBABILIDADE E ESTATÍSTICAOptativa468
1690044INTRODUÇÃO À LÓGICA MATEMÁTICAOptativa468
1690055LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IVOptativa
1690045MODELOS MATEMÁTICOS1690020 - CÁLCULO DOptativa468
1690046PROGRAMAÇÃO DE SOFTWARES DE MATEMÁTICAOptativa468
1690056PROJETO DE ENSINO E REDAÇÃO MATEMÁTICAOptativa468
1690051PSICOLOGIA DE GRUPOOptativa234
1690042SEMINÁRIO INTEGRADOR IVOptativa468
1690047TOPOLOGIAOptativa468
1690048VARIÁVEIS COMPLEXAS1690017 - CÁLCULO C1690010 - TRIGONOMETRIA E NÚMEROS COMPLEXOSOptativa468

Turmas ofertadas em 2018 / 2

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1690034 - FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃOProfessor responsável pela turma: LILIANE DA ROSA COLL
T1512

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1690005 - CÁLCULO AProfessor responsável pela turma: ROZANE DA SILVEIRA ALVES
T11027
1690035 - ED. BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICASProfessor responsável pela turma: LILIANE DA ROSA COLL
T113
1690006 - GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: ROZANE DA SILVEIRA ALVES
T11015

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1690018 - ÁLGEBRA LINEAR IProfessor responsável pela turma: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T11436
1690016 - ARITMÉTICAProfessor responsável pela turma: VINICIUS CARVALHO BECK
T11444
1690017 - CÁLCULO CProfessor responsável pela turma: FABIANE VALENTE HARTER
T11413
1690019 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IIIProfessor responsável pela turma: THAIS PHILIPSEN GRUTZMANN
M11427
1690037 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Professor responsável pela turma: ANA CRISTINA DOS SANTOS AMARO DA SILVEIRA
M11424

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1690020 - CÁLCULO DProfessor responsável pela turma: MARIA SIMONE MARTINS HORNES BATISTA
T1148
1690022 - DOCÊNCIA NA EAD E TUTORIAProfessor responsável pela turma: SILVIA PRIETSCH WENDT
M11448
1690038 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: JÉSSICA CAMILA SALDIVIA BUENO
M11447

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1690025 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IIProfessor responsável pela turma: CARLA DENIZE OTT FELCHER
M15042

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
LEOMAR CHRIST20171
CARLA ROSANA GONÇALVES SOUSA20162
DIONATAN MICHEL CAETANO RIBEIRO20162
DURVAL ARAUJO20162
GEOVANA DAPPER20162
ISMAEL DIAS FERREIRA20162
MARILIS RIBEIRO DA SILVA20162
SIMONE FERREIRA20162
TATIANE PAIVA PEREIRA LEITE20162
VANESSA MARTINS DE SOUZA20162
VIVIANE MAXIMIANO DOS SANTOS20162
VIVIANE NUNES DE OLIVEIRA20162

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
LUCIANE COUTINHO20102014
ALCIDES PONT FILHO20102015
ANA CAROLINA BAUER ROSAS20102015
ANA PAULA MACHADO SALINO20102015
ANDERSON LUIZ MARTINY20102015
ANDRÉIA MARIA TIETZ20102015
CARLENA HERRMANN MENDES20102015
GIANI UIARA CARVALHO DOS SANTOS20102015
JEISON ALEX PACHECO20102015
JOSÉ LEONEL PEREIRA20102015
MARCELO ANTONIO VOGEL20102015
MARIA IRACEMA DEVES MÜLLER20102015
RAFAEL DO AMARAL REIS20102015
SABRINA CHAVES RAMIREZ FERNANDES20102015
SIANI TATIANA KLUNK CERVEIRA20102015
ADRIANA BRUNICZAK RATAESKI20122016
DIEGO LUÍS FREITAS DE MELLO20122016
ESTER BAUMGARTEN FUCKS20122016
JOÃO VINICIUS GARCIA DOS SANTOS20122016
JOSÉ ANTÔNIO COUTINHO DE MORAES FILHO20122016
JULIANO CARLOS20122016
MARCELO EDUARDO SCHRAMM20122016
MARIA LICERIA FRÖHLICH20102016
PRISCILA FABIANE KASPER20122016
RICARDO RIBAS20102016
ROSIANE CAMPOS SILVA CORDEIRO20152016
RUY STEIN JUNIOR20122016
BRUNO MACHADO SOUTO20122017
CRISTIANO INSAURRIAGA GULARTE20122017
EVERTON LEONARDO DE OLIVEIRA20122017
PAULO FERNANDO SOARES20102017

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

  • Rua Gomes Carneiro, 01 sala 302
    96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul
  • Horário de Atendimento:
    segundas pela manhã das 9h às 15 h; de terça a sexta das 12h30 às 18h30
  • 53 32843868
  • clique para ver o e-mail

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