Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática - Polo São Sepé
Enade (2014)2CPC (2014)3
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
93855
Código e-MEC
113907
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
Vestibular UAB 2025/112114121325
Vestibular UAB 2025/1 - Chamada Regular (Letras - Espanhol)12114121325
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 244 de 31/05/2013. Publicada no D.O.U. de 03/06/2013.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel visa a formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos

Perfil do Egresso

O curso tem por objetivo formar professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das características abaixo descritas: - Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento de suas aplicações em outras áreas. - Percepção da importância do domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática para o exercício pleno da cidadania. - Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, possuindo uma visão abrangente do papel social do educador. - Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência Matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. - Compreensão das características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da Matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. - Domínio da forma lógica característica do pensamento matemático e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à Matemática. - Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificados de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e de cada turma particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. - Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia no seu aluno. - Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais dos seus alunos. - Capacidade de desenvolver seu espírito investigativo e trabalhar de forma autônoma. - Capacidade de perceber novos paradigmas nos processos educativos, onde o professor não é a única fonte de informação, mas aquele capaz de relacionar-se com seu aluno e construir com ele novos conhecimentos.

Competências e habilidades

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270102CÁLCULO A (CALC A)11270060 - MATEMÁTICA ELEMENTAR A (ME A)11270100 - MATEMÁTICA ELEMENTAR B (ME B)Obrigatória8120
11270101GESTÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (GPAEM)Obrigatória460
11270104LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA C (LEMA C)Obrigatória8120
11270065LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)Obrigatória460
11270103MATEMÁTICA ELEMENTAR E (ME E)Obrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270106CÁLCULO B (CALC B)11270102 - CÁLCULO A (CALC A)11270066 - MATEMÁTICA ELEMENTAR C (ME C)11270098 - MATEMÁTICA ELEMENTAR D (ME D)Obrigatória8120
11270072GEOMETRIA ANALÍTICA (GA)Obrigatória460
11270107LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA D (LEMA D)11270062 - GEOMETRIA PLANA (GP)11270068 - GEOMETRIA ESPACIAL (GE)Obrigatória8120
11270105PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PAEM)Obrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270110ARITMÉTICA (ARIT)Obrigatória460
11270109CÁLCULO C (CALC C)11270106 - CÁLCULO B (CALC B)Obrigatória8120
11270111ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A (ECS A)Mínimo de créditosObrigatória7105
11270108LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LEM)Obrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270076ÁLGEBRA LINEAR (ALIN)Obrigatória460
11270113CÁLCULO D (CALC D)11270109 - CÁLCULO C (CALC C)Obrigatória8120
11270114ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO B (ECS B)11270111 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A (ECS A)Obrigatória7105
11270112TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (TDEM)Obrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270119CÁLCULO NUMÉRICO (CNUM)11270113 - CÁLCULO D (CALC D)Obrigatória8120
11270120ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO D (ECS D)11270117 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO C (ECS C)Obrigatória7105
11270092ESTUDOS ACERCA DOS CONHECIMENTOS HISTÓRICOS MATEMÁTICOS (ECHM)Obrigatória460
11270091MATEMÁTICA FINANCEIRA (MF)Obrigatória460

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270121ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar14210

Turmas ofertadas em 2025 / 1

Versão do Currículo: 1419 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270059 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (FEAD)Professor responsável pela turma: LUIZ CARLOS LEMOS JUNIOR
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T130251
11270062 - GEOMETRIA PLANA (GP)Professor responsável pela turma: JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T130256
11270063 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA A (LEMA A)Professor responsável pela turma: LUANA LEAL ALVES
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
M130256
11270060 - MATEMÁTICA ELEMENTAR A (ME A)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: PEDRO ANTONIO OURIQUE
T130255
11270100 - MATEMÁTICA ELEMENTAR B (ME B)Professor responsável pela turma: PEDRO ANTONIO OURIQUE
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T130255

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
Adriana Rocha Gonçalves20251
Anderson dos Santos Pereira20251
ANDREIA VIEIRA PINHEIRO20251
Daniela Santos Rodrigues20251
Elio Cristiano Costa da Silva20251
Elisabete da Silva Pacheco20251
Everton Torres Carvalho20251
Francieli Martins20251
GRACIÉLE RIBEIRO DE SOUZA20251
Jaqueline Da Silva Cavalheiro20251
KATIELY BRUM SANTOS DE SOUZA20251
Lisandro Gonçalves20251
Manuela da Silva Pheco20251
Marciano Chaves Roque20251
Maria Guadalupe Goulart dos Santos20251
Paulo cezar Fraga Ribeiro20251
Peterson Bitencourt Ferreira20251
Rosa Iara Kelling Böck20251
Rute Marques Menine20251
VITÓRIA MARTINS CORRÊA20251
Zelia cristiane vidal padilha20251

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
CHALIA TEREZINHA HADDAD VIEIRA20102014
CLÁUDIA TORBIS BRUM20102014
DAIANI SALDANHA MARTINS20102014
DÉBORA TRINDADE COELHO20102014
GABRIELI LUIZ GAZEN20102014
JÉSSICA BRUM DA ROSA20102014
MARINEUZA FANTINEL CASSOL20102014
MILTON CÂNDIDO FERREIRA DOS SANTOS20102014
SUELEN ABREU LIMA20102014
LENILSON GOMES DA PENHA20102015

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada

Localização e contatos

Página gerada em 15/04/2025 13:55:46 (consulta levou 0.222959s)