Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática - Polo São Francisco de Paula
Enade (2021)3CPC (2021)4
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
93835
Código e-MEC
113907
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 244 de 31/05/2013. Publicada no D.O.U. de 03/06/2013.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel visa a formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos

Perfil do Egresso

O curso tem por objetivo formar professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das características abaixo descritas: - Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento de suas aplicações em outras áreas. - Percepção da importância do domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática para o exercício pleno da cidadania. - Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, possuindo uma visão abrangente do papel social do educador. - Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência Matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. - Compreensão das características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da Matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. - Domínio da forma lógica característica do pensamento matemático e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à Matemática. - Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificados de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e de cada turma particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. - Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia no seu aluno. - Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais dos seus alunos. - Capacidade de desenvolver seu espírito investigativo e trabalhar de forma autônoma. - Capacidade de perceber novos paradigmas nos processos educativos, onde o professor não é a única fonte de informação, mas aquele capaz de relacionar-se com seu aluno e construir com ele novos conhecimentos.

Competências e habilidades

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270071CÁLCULO A (CALC A)11270060 - MATEMÁTICA ELEMENTAR A (ME A)11270061 - MATEMÁTICA ELEMENTAR B (ME B)Obrigatória8120
11270072GEOMETRIA ANALÍTICA (GA)Obrigatória460
11270070GESTÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (GPAEM)Obrigatória460
11270073LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA C (LEMA C)Obrigatória8120

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270076ÁLGEBRA LINEAR (ALIN)11270072 - GEOMETRIA ANALÍTICA (GA)Obrigatória460
11270075CÁLCULO B (CALC B)11270071 - CÁLCULO A (CALC A)11270066 - MATEMÁTICA ELEMENTAR C (ME C)11270067 - MATEMÁTICA ELEMENTAR D (ME D)Obrigatória8120
11270077LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA D (LEMA D)11270062 - GEOMETRIA PLANA (GP)11270068 - GEOMETRIA ESPACIAL (GE)Obrigatória8120
11270074PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PAEM)Obrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270079CÁLCULO C (CALC C)11270071 - CÁLCULO A (CALC A)11270075 - CÁLCULO B (CALC B)Obrigatória8120
11270081ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A (ECS A)Mínimo de 80 créditosObrigatória7105
11270080LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LEM)Obrigatória460
11270078TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (TDEM)Obrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270085ARITMÉTICA (ARIT)Obrigatória460
11270082DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E TUTORIA (DEAD)11270059 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (FEAD)Obrigatória690
11270084EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID)Obrigatória460
11270086ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO B (ECS B)11270081 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A (ECS A)Obrigatória7105
11270083PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA (PE)Obrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270088CÁLCULO D (CALC D)11270071 - CÁLCULO A (CALC A)11270075 - CÁLCULO B (CALC B)11270079 - CÁLCULO C (CALC C)11270076 - ÁLGEBRA LINEAR (ALIN)Obrigatória8120
11270090ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO C (ECS C)Mínimo de 80 créditosObrigatória7105
11270087ESTRUTURAS ALGÉBRICAS (EA)11270085 - ARITMÉTICA (ARIT)Obrigatória460
11270089TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I)Mínimo de 140 créditosObrigatória690

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270094ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO D (ECS D)11270090 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO C (ECS C)Obrigatória7105
11270092ESTUDOS ACERCA DOS CONHECIMENTOS HISTÓRICOS MATEMÁTICOS (ECHM)Obrigatória460
11270091MATEMÁTICA FINANCEIRA (MF)Obrigatória460
11270093TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II)11270089 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I)Obrigatória690

Turmas ofertadas em 2024 / 2

Versão do Currículo: 1187 (ATUAL)

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270075 - CÁLCULO B (CALC B)Professor responsável pela turma: FABIANE VALENTE HARTER
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T1119

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270079 - CÁLCULO C (CALC C)Professor responsável pela turma: LAUREN FRANCINE IRIGOITE FARIAS
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T1569
11270080 - LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LEM)Professor responsável pela turma: ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T1292

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270086 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO B (ECS B)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: CARLA DENIZE OTT FELCHER
M120

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270089 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I)Professor responsável pela turma: FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ
Professor Regente: Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
Professor Regente: LUIZ CARLOS LEMOS JUNIOR
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T159

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270094 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO D (ECS D)Professor responsável pela turma: CARLA DENIZE OTT FELCHER
Professor Regente: ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA
Professor Regente: FELIPE FEHLBERG HERRMANN
Professor Regente: DANIEL KEGLIS DE SOUSA
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
M11024
11270092 - ESTUDOS ACERCA DOS CONHECIMENTOS HISTÓRICOS MATEMÁTICOS (ECHM)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: LUANA LEAL ALVES
T1630
11270091 - MATEMÁTICA FINANCEIRA (MF)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: DANIELA DALLA CHIESA
T1627
11270093 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II)Professor responsável pela turma: FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ
Professor Regente: ROGERIO SACRAMENTO BURKERT
Professor Regente: LUIZ CARLOS LEMOS JUNIOR
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T1614

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
CRISTIANO DEFFERRARI DE BARROS20202
EVANDRO DA SILVA ROSA20202
MONICA MARCON20202
ROMULO RICALDI20202
SILVANA TAIS RECH20202

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ALESSANDRO JOEL PORT20072011
ALEXANDRE JOSUÉ PORT20072011
BRUNA MARA DUTRA DA SILVA DE SOUZA20072011
ELISANGELA SITA MARTINI20072011
FABIANE OLIVEIRA DO NASCIMENTO20072011
MARIA VIRGINIA RODRIGUES20072011
PAULO OBERDAN GOMES DA ROSA20072011
SÉRGIO MOACIR VEIGA DOS REIS20072011
SILMAR FERREIRA DA SILVA20072011
ZÍNGARA TERESINHA PADILHA ANDRIOLA20072011
LIDIANE DIAS DE QUADROS20072012
MARIA ENI WITT TEIXEIRA20072012
ZILCE TEREZINHA BOFF REIS20072012
ALEXSANDRO BRANDO FRANCISCO20072015
ANDREA DA SILVA SANTOS20102015
CARMEM SILVIA BRANDO DE ATHAYDE20102015
EDUARDO PINTO GOMES20102015
LUCAS REIS20102015
MÁIRA BERENICE BENETTI20102015
MARIANE SANTOS SOARES20112015
PAULO UBIRATAN ASMUZ PEREIRA JUNIOR20102015
ROSMARIE BENETTI20102015
TIAGO NAZARIO FAISTAUER20102015

Localização e contatos

  • Rua Manuel Vicente Ferreira, 329 Centro de apoio para EAD
    95400-000 São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul
  • clique para ver o e-mail

Página gerada em 21/11/2024 07:08:28 (consulta levou 0.209917s)