Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática - Polo Santana da Boa Vista
Enade (2014)2CPC (2014)3
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
93841
Código e-MEC
113907.8
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 244 de 31/05/2013. Publicada na Seção 1, página 13 do D.O.U. de 03/06/2013.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel visa a formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos

Perfil do Egresso

O curso tem por objetivo formar professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das características abaixo descritas: - Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento de suas aplicações em outras áreas. - Percepção da importância do domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática para o exercício pleno da cidadania. - Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, possuindo uma visão abrangente do papel social do educador. - Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência Matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. - Compreensão das características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da Matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. - Domínio da forma lógica característica do pensamento matemático e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à Matemática. - Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificados de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e de cada turma particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. - Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia no seu aluno. - Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais dos seus alunos. - Capacidade de desenvolver seu espírito investigativo e trabalhar de forma autônoma. - Capacidade de perceber novos paradigmas nos processos educativos, onde o professor não é a única fonte de informação, mas aquele capaz de relacionar-se com seu aluno e construir com ele novos conhecimentos.

Competências e habilidades

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270071CÁLCULO A (CALC A)11270061 - MATEMÁTICA ELEMENTAR B (ME B)11270060 - MATEMÁTICA ELEMENTAR A (ME A)Obrigatória8120
11270072GEOMETRIA ANALÍTICA (GA)Obrigatória460
11270070GESTÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (GPAEM)Obrigatória460
11270073LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA C (LEMA C)Obrigatória8120

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270076ÁLGEBRA LINEAR (ALIN)11270072 - GEOMETRIA ANALÍTICA (GA)Obrigatória460
11270075CÁLCULO B (CALC B)11270067 - MATEMÁTICA ELEMENTAR D (ME D)11270066 - MATEMÁTICA ELEMENTAR C (ME C)11270071 - CÁLCULO A (CALC A)Obrigatória8120
11270077LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA D (LEMA D)11270068 - GEOMETRIA ESPACIAL (GE)11270062 - GEOMETRIA PLANA (GP)Obrigatória8120
11270074PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PAEM)Obrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270079CÁLCULO C (CALC C)11270075 - CÁLCULO B (CALC B)11270071 - CÁLCULO A (CALC A)Obrigatória8120
11270081ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A (ECS A)Mínimo de créditosObrigatória7105
11270080LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LEM)Obrigatória460
11270078TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (TDEM)Obrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270085ARITMÉTICA (ARIT)Obrigatória460
11270082DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E TUTORIA (DEAD)11270059 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (FEAD)Obrigatória690
11270084EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID)Obrigatória460
11270086ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO B (ECS B)11270081 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A (ECS A)Obrigatória7105
11270083PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA (PE)Obrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270088CÁLCULO D (CALC D)11270076 - ÁLGEBRA LINEAR (ALIN)11270079 - CÁLCULO C (CALC C)11270075 - CÁLCULO B (CALC B)Obrigatória8120
11270090ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO C (ECS C)Mínimo de créditosObrigatória7105
11270087ESTRUTURAS ALGÉBRICAS (EA)11270085 - ARITMÉTICA (ARIT)Obrigatória460
11270089TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I)Mínimo de créditosObrigatória690

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270094ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO D (ECS D)11270090 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO C (ECS C)Obrigatória7105
11270092ESTUDOS ACERCA DOS CONHECIMENTOS HISTÓRICOS MATEMÁTICOS (ECHM)Obrigatória460
11270091MATEMÁTICA FINANCEIRA (MF)Obrigatória460
11270093TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II)11270089 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I)Obrigatória690

Turmas ofertadas em 2022 / 2

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270059 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (FEAD)Professor responsável pela turma: ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES
Professor Regente: SILVIA PRIETSCH WENDT
T140291
11270062 - GEOMETRIA PLANA (GP)Professor responsável pela turma: JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES
Professor Regente: SILVIA PRIETSCH WENDT
T140294
11270063 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA A (LEMA A)Professor responsável pela turma: THAÍS PHILIPSEN GRUTZMANN
Professor Regente: SILVIA PRIETSCH WENDT
M140294
11270060 - MATEMÁTICA ELEMENTAR A (ME A)Professor responsável pela turma: MARIA SIMONE MARTINS HORNES BATISTA
Professor Regente: SILVIA PRIETSCH WENDT
T140291
11270061 - MATEMÁTICA ELEMENTAR B (ME B)Professor responsável pela turma: ROZANE DA SILVEIRA ALVES
Professor Regente: SILVIA PRIETSCH WENDT
T140289

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ANDRE DE OLIVEIRA CARVALHO20222
ANDRESSA SIMÕES DIAS20222
CRISTIELE DE OLIVEIRA CORREA20222
CRISTIELE OLIVEIRA DA ROSA20222
EDREN DOMINGUES BARBOSA RIBEIRO20222
ERICA VARGAS SOARES20222
EVERSON LOPES MELO20222
FRANCIELE SENA DA SILVA20222
GISLAINE LARA DOS SANTOS20222
ITARUAN OLIVEIRA DA ROSA20222
JANAMA RODRIGUES ALVES20222
JAQUELINE DE OLIVEIRA DORNELES20222
JOSSUELEM SOARES GARCIA20222
JULIO CESARO ROSA DOS SANTOS20222
KAUANE BARBOSA DOS REIS20222
KELLEN BARBOSA TEIXEIRA20222
LUCAS BRASIL DE OLIVEIRA20222
MARCOS CARVALHO DA SILVA20222
MAURICIO CASTRO CARDOSO DA ROSA20222
MORILO AQUINO DELEVATI20222
PAMELA LINHARES FAGUNDES20222
RAQUEL FAGUNDES ALVES20222
TAIS DA ROSA DUTRA20222
VALERIA SILVA DA ROSA20222
VALQUIRIA BARBOSA PEDROSO20222

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
TATHIANE BONNEAU MARTINS20062011
ALYCE IBRAYMA NUNES BITENCOURT20082012
ANDRÉ MARTINS FILIPINI20082012
CAMILA RIBEIRO DA SILVA20082012
ELIANE MACHADO DE MÉLO20082012
ELONICE OLIVEIRA MACHADO20082012
GABRIELA DA SILVA CAMPOS DA ROSA DE MORAES20082012
JOANE FREITAS FELIX DE OLIVEIRA20082012
KATIANE GARCIA SALVADOR20082012
CAMILA MANSUR DE FIGUEIREDO20082013
ADRIANA DA SILVA NUNES20082014
RAVYNE HERBSTRITH DE LARA20082014
ANA JULIA GARCIA KRUSSER20102015
CHANA RUTIERE JACOBSEN DE CASTRO20102015
EDELAIDE ALVES FERREIRA20082015
JEFERSOM PEDROSO DA ROSA20102015
MAYANNA DA ROSA OLIVEIRA20102015
MIRIAN TEIXEIRA DE OLIVEIRA20102015
NAIDER ROSA DE LARA20102015
NAIRA MARGARETE MÉLO DE FREITAS20102015

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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