Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática - Polo São Lourenço do Sul
Enade (2021)3CPC (2021)4
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
93854
Código e-MEC
113907
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
Vestibular UAB 2025/115214121430
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 244 de 31/05/2013. Publicada na Seção 1, página 13 do D.O.U. de 03/06/2013.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel visa a formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos

Perfil do Egresso

O curso tem por objetivo formar professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das características abaixo descritas: - Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento de suas aplicações em outras áreas. - Percepção da importância do domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática para o exercício pleno da cidadania. - Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, possuindo uma visão abrangente do papel social do educador. - Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência Matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. - Compreensão das características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da Matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. - Domínio da forma lógica característica do pensamento matemático e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à Matemática. - Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificados de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e de cada turma particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. - Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia no seu aluno. - Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais dos seus alunos. - Capacidade de desenvolver seu espírito investigativo e trabalhar de forma autônoma. - Capacidade de perceber novos paradigmas nos processos educativos, onde o professor não é a única fonte de informação, mas aquele capaz de relacionar-se com seu aluno e construir com ele novos conhecimentos.

Competências e habilidades

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270071CÁLCULO A (CALC A)11270061 - MATEMÁTICA ELEMENTAR B (ME B)11270060 - MATEMÁTICA ELEMENTAR A (ME A)Obrigatória8120
11270072GEOMETRIA ANALÍTICA (GA)Obrigatória460
11270070GESTÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (GPAEM)Obrigatória460
11270073LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA C (LEMA C)Obrigatória8120

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270076ÁLGEBRA LINEAR (ALIN)11270072 - GEOMETRIA ANALÍTICA (GA)Obrigatória460
11270075CÁLCULO B (CALC B)11270067 - MATEMÁTICA ELEMENTAR D (ME D)11270066 - MATEMÁTICA ELEMENTAR C (ME C)11270071 - CÁLCULO A (CALC A)Obrigatória8120
11270077LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA D (LEMA D)11270068 - GEOMETRIA ESPACIAL (GE)11270062 - GEOMETRIA PLANA (GP)Obrigatória8120
11270074PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PAEM)Obrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270079CÁLCULO C (CALC C)11270075 - CÁLCULO B (CALC B)11270071 - CÁLCULO A (CALC A)Obrigatória8120
11270081ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A (ECS A)Mínimo de 80 créditosObrigatória7105
11270080LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LEM)Obrigatória460
11270078TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (TDEM)Obrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270085ARITMÉTICA (ARIT)Obrigatória460
11270082DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E TUTORIA (DEAD)11270059 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (FEAD)Obrigatória690
11270084EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID)Obrigatória460
11270086ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO B (ECS B)11270081 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A (ECS A)Obrigatória7105
11270083PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA (PE)Obrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270088CÁLCULO D (CALC D)11270076 - ÁLGEBRA LINEAR (ALIN)11270079 - CÁLCULO C (CALC C)11270075 - CÁLCULO B (CALC B)Obrigatória8120
11270090ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO C (ECS C)Mínimo de créditosObrigatória7105
11270087ESTRUTURAS ALGÉBRICAS (EA)11270085 - ARITMÉTICA (ARIT)Obrigatória460
11270089TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I)Mínimo de créditosObrigatória690

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270094ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO D (ECS D)11270090 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO C (ECS C)Obrigatória7105
11270092ESTUDOS ACERCA DOS CONHECIMENTOS HISTÓRICOS MATEMÁTICOS (ECHM)Obrigatória460
11270091MATEMÁTICA FINANCEIRA (MF)Obrigatória460
11270093TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II)11270089 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I)Obrigatória690

Turmas ofertadas em 2025 / 1

Versão do Currículo: 1288 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270059 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (FEAD)Professor responsável pela turma: LUIZ CARLOS LEMOS JUNIOR
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T1606
11270062 - GEOMETRIA PLANA (GP)Professor responsável pela turma: JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T13511
11270063 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA A (LEMA A)Professor responsável pela turma: LUANA LEAL ALVES
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
M16010
11270060 - MATEMÁTICA ELEMENTAR A (ME A)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: PEDRO ANTONIO OURIQUE
T16010

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270076 - ÁLGEBRA LINEAR (ALIN)Professor responsável pela turma: JANICE NERY
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T11014

Versão do Currículo: 1397

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270059 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (FEAD)Professor responsável pela turma: LUIZ CARLOS LEMOS JUNIOR
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T1606
11270062 - GEOMETRIA PLANA (GP)Professor responsável pela turma: JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T13511
11270063 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA A (LEMA A)Professor responsável pela turma: LUANA LEAL ALVES
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
M16010
11270060 - MATEMÁTICA ELEMENTAR A (ME A)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: PEDRO ANTONIO OURIQUE
T16010
11270100 - MATEMÁTICA ELEMENTAR B (ME B)Professor responsável pela turma: PEDRO ANTONIO OURIQUE
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T16010

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270103 - MATEMÁTICA ELEMENTAR E (ME E)Professor responsável pela turma: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T11074

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270110 - ARITMÉTICA (ARIT)Professor responsável pela turma: JANICE NERY
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T11084
11270109 - CÁLCULO C (CALC C)Professor responsável pela turma: FABIANE VALENTE HARTER
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T1521

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270076 - ÁLGEBRA LINEAR (ALIN)Professor responsável pela turma: JANICE NERY
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T11014
11270113 - CÁLCULO D (CALC D)Professor responsável pela turma: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T11051
11270114 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO B (ECS B)Professor responsável pela turma: REJANE CONCEIÇÃO SILVEIRA DA SILVA
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor Regente: ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA
Professor Regente: DANIEL KEGLIS DE SOUSA
Professor Regente: FELIPE FEHLBERG HERRMANN
Professor Regente: JOÃO FRANCISCO STAFFA DA COSTA
Professor Regente: ROGERIO SACRAMENTO BURKERT
Professor Regente: LETIANE OLIVEIRA DA FONSECA
Professor Regente: Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
X11080

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
Flavio Arai dos Santos20231
DANILO HUBER PAGEL20222
FÁTIMA HOLZ PAGEL BEHLING20222
FRANCINE NEVES BUENO20222
MAQUERLY MATOS LINHARES OKRASZEWSKI20222
TIAGO RODRIGUES FERREIRA20222

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ARLETE CORRÊA RODRIGUES20102014
GENI RICARDO20102014
LEDA KUNDE BRODT20102014
ANDRÉIA SCHWANTZ SILVEIRA20102015
CARLOS FERNANDO CORRÊA MEYER20102015
CARMEN LÚCIA DA SILVA MEINERT20102015
DANIELE BRÄCHER20102015
DANIEL ESCOUTO PEREIRA20102015
ELISANE STRELOW GONÇALVES20102015
ELIZA WASKOW DE MORAES20102015
GIRLE KOHN SPIERING20102015
INAJARA DIETRICH20132015
INÊS CRISTINE NEUTZLING KRÜGER20102015
LOIVA MARIZA AMARAL RICKES20102015
LUCIANE HAX20102015
LUCIANO BENDER20102015
MARIANA PADILHA ORESTE20102015
MARION IGANCI HEIDEN20102015
MARTA SEEFELDT20102015
OTACILIO SCHNEID20102015
RONEI LUIZ BARTZ20102015
SILVANA LEITE ARMESTO20102015
TAMIRES HOLZ GEHRKE20102015
VITOR STALLBAUM20102015
ANDRÉIA CAVALHEIRO FELIX20102017
ANA REGINA GONÇALVES DE FREITAS20162020
CATIANE BARTZ SCHWANZ20162020
FRANSINE BEATRIZ PESCKE20162020
MATHEUS SCHNEID20162020
MICHELE WALLY MÜLLING20162020
RICHELLE SILVA BUBOLZ20162020
CARMEN ROSANGELA BORK20162021
DANIELE SEVERO CAMARGO20162021
JULIANA REIS DA SILVA20162021
LETÍCIA SANTOS CRUZ ALVES20162021

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada

Localização e contatos

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