Nome do Projeto
Produção de Videoaulas de Matemática com tradução em Libras
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/06/2019 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Ensino-Aprendizagem
Resumo
O Projeto de Pesquisa Produção de Videoaulas de Matemática com tradução em Libras é uma proposta de parceria entre o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, o Grupo de Pesquisa Formação Docente, Educação Matemática e Tecnologias e o Grupo de Elaboração de Materiais e Práticas Pedagógicas na Aprendizagem de Línguas, da Universidade Federal de Pelotas, o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos e a Escola Especial Professor Alfredo Dub. Esse grupo de professores e demais profissionais da área vem pensando em questões referentes a como utilizar a tecnologia nas questões vinculadas a acessibilidade e inclusão, onde um dos enfoques é a acessibilidade linguística de sujeitos surdos, de forma a contribuir com a formação de professores e, principalmente, em como oferecer ao aluno surdo recursos que o auxiliem em seu processo de construção do conhecimento. A proposta visa contribuir para a área da formação docente, nos cursos de formação inicial: Licenciatura em Matemática -diurno, noturno e a distância, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Pedagogia -diurno e noturno e nos cursos de formação continuada: Mestrado em Educação Matemática e Mestrado em Letras, bem como o atendimento direto de alunos surdos da Escola Especial Professor Alfredo Dub, a partir da disponibilização de videoaulas de conteúdos matemáticos com a tradução para Libras. Essas aulas são referentes aos conceitos básicos de matemática do Ensino Fundamental, os quais apresentam, em parte, dificuldade de compreensão por parte dos alunos, bem como dificuldade de ensiná-los pelos docentes.
Objetivo Geral
GERAL: elaborar, gravar e editar videoaulas de matemática básica, incluindo a tradução em Libras. A elaboração das aulas será a partir dos principais conceitos de matemática básica do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Esses conceitos foram escolhidos por serem os que apresentam maior dificuldade de compreensão por parte dos estudantes. Incluir a tradução de Libras é proporcionar ao aluno surdo o aprendizado em sua própria língua, garantindo acessibilidade linguística. ESPECÍFICOS:
● Traduzir em Libras as videoaulas já gravadas com conteúdos de matemática básica de forma lúdica, aproveitando os materiais construídos a partir do Projeto de Ensino Rede Colabora, otimizando os recursos públicos;
● Traduzir em Libras as videoaulas já gravadas com conteúdos de matemática básica com materiais concretos do Laboratório de Ensino de Matemática, aproveitando os materiais construídos a partir do Projeto LIFE – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, da CAPES na UFPel, por meio do Laboratório Virtual Multilinguagens (LAM), otimizando os recursos públicos;
● Disponibilizar as videoaulas produzidas para os alunos surdos da Educação Básica da Escola Especial Professor Alfredo Dub;
● Disponibilizar os vídeos produzidos para os cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFPel: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Matemática Noturno, Licenciatura em Matemática a Distância, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Pedagogia Diurno, Licenciatura em Pedagogia Noturno, Mestrado em Educação Matemática e Mestrado em Letras;
● Escrever artigos a partir dos resultados obtidos durante a pesquisa para divulgar o trabalho na academia e na sociedade.
● Traduzir em Libras as videoaulas já gravadas com conteúdos de matemática básica de forma lúdica, aproveitando os materiais construídos a partir do Projeto de Ensino Rede Colabora, otimizando os recursos públicos;
● Traduzir em Libras as videoaulas já gravadas com conteúdos de matemática básica com materiais concretos do Laboratório de Ensino de Matemática, aproveitando os materiais construídos a partir do Projeto LIFE – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, da CAPES na UFPel, por meio do Laboratório Virtual Multilinguagens (LAM), otimizando os recursos públicos;
● Disponibilizar as videoaulas produzidas para os alunos surdos da Educação Básica da Escola Especial Professor Alfredo Dub;
● Disponibilizar os vídeos produzidos para os cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFPel: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Matemática Noturno, Licenciatura em Matemática a Distância, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Pedagogia Diurno, Licenciatura em Pedagogia Noturno, Mestrado em Educação Matemática e Mestrado em Letras;
● Escrever artigos a partir dos resultados obtidos durante a pesquisa para divulgar o trabalho na academia e na sociedade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRYAN CHAVES COPELLO | 20 | 01/08/2021 | 31/08/2021 |
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES | 1 | 01/06/2019 | 31/12/2021 |
CORINA MINSKY OLIVEIRA | 4 | 01/06/2019 | 31/12/2019 |
DANIEL LOPES ROMEU | 4 | 01/06/2019 | 31/12/2021 |
ELISABETE STRELOW DE CASTRO | 4 | 01/06/2019 | 31/01/2020 |
HELENA PINTO DA LUZ | 20 | 05/08/2020 | 31/12/2021 |
HELENA PINTO DA LUZ | 20 | 01/08/2020 | 31/07/2021 |
HENIANE PASSOS ALEIXO | 4 | 01/06/2019 | 31/12/2021 |
IVANA GOMES DA SILVA | 4 | 01/06/2019 | 31/12/2021 |
JEAN CEIGLINSKI DO AMARAL BICHET | 20 | 01/06/2021 | 31/07/2021 |
JOSEANE MACIEL VIANA | 4 | 01/06/2019 | 31/12/2019 |
MARCOS AURÉLIO DA SILVA MARTINS | 4 | 12/03/2020 | 31/12/2021 |
MARCOS AURÉLIO DA SILVA MARTINS | 4 | 01/06/2019 | 31/12/2019 |
MAYUMMI ARAGÃO CAMPOS | 20 | 01/06/2019 | 31/12/2021 |
MAYUMMI ARAGÃO CAMPOS | 20 | 01/08/2020 | 31/05/2021 |
MELISSA NOVACK OLIVEIRA RIBEIRO | 4 | 01/06/2019 | 31/12/2021 |
PATRICIA MICHIE UMETSUBO GONÇALVES | 4 | 12/03/2020 | 31/12/2021 |
PATRICIA MICHIE UMETSUBO GONÇALVES | 4 | 01/06/2019 | 31/12/2019 |
PHILIPPE RIEFFEL BREIDE | 1 | 01/06/2019 | 31/12/2021 |
ROZANE DA SILVEIRA ALVES | 2 | 01/06/2019 | 31/12/2021 |
TAIS PERCONE SOUZA | 4 | 01/06/2019 | 31/12/2019 |
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF | 4 | 01/06/2019 | 31/12/2021 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CNPq | R$ 158.450,67 |