Nome do Servidor
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF
Matrícula SIAPE
1652108
Categoria
Docente
Data de ingresso no serviço público
13/08/2008
Data de ingresso na UFPel
20/01/2010
Data de ingresso no cargo
16/10/2012
Cargo
Professor do Magistério Superior/Assoc./Tit.
Classe / Nível
7 / 701
Titulação
Doutorado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva
Situação
Ativo Permanente

Resumo

Possui graduação em Educação Especial Habilitação Em Deficientes da Áudiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), Especialização em Formação de Professores em Educação a Distãncia pela Universidade Federal do Paraná (2002), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Realizou Estágio Pós-Doutoral Sênior na University College London - DCAL, com bolsa CAPES (2015) investigando Objetos de Aprendizagem no ensino de Línguas de Sinais. Realizou estágio Pós-Doutoral no Montgomery County Comunity College em Ambler, Pensilvânia, com bolsa CAPES (2007) investigando o Shared Reading Project da Universidade Gallaudet em Washington. Realizou estágio de pesquisa com Walter Kintsch na Universidade do Colorado em Boulder (1999) para investigar processos de compreensão textual. Foi Pesquisadora Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana no Instituto de Psicologia da Universidade de Barcelona (1995). Foi docente, por doze anos, da Universidade de Passo Fundo, sendo professora do Curso de Mestrado em Educação. Foi Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé por um ano. Atualmente é professora da Área de Libras do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). É Professor Efetivo do Programa de Pós Graduação em Letras da UFPEL. Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos / GIPES. Tem experiência na área de Educação de Surdos atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, ensino de línguas Português/ Língua de Sinais, Participa, atualmente, como colaboradora do Projeto Spread the Sign. Já orientou 17 Dissertações de Mestrado, entre UPF e UFPEL. Coordena o projeto de pesquisa:?Abordagem Comunicativa, Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Línguas e o Lugar da Cultura no Ensino de Línguas de Sinais?.

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002)
Mestrado em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1993)
Especialização em Especialização Em Formação de Professores Em Educa (Universidade Federal do Paraná, 2002)
Graduação em Educação Especial Habilitação Em Deficientes da Áu (Universidade Federal de Santa Maria, 1989)

Áreas de atuação

Tópicos Específicos de Educação - EDUCAÇÃO DE SURDOS
Lingüística
Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Tópicos Específicos de Educação - Educação Especial

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
Produção de Videoaulas de Matemática com tradução em Libras01/06/201931/12/20214
Spread the Sign – internacionalização da Libras24/03/201923/03/20214
ABORDAGEM COMUNICATIVA, OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LÍNGUAS E O LUGAR DA CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUAS DE SINAISCOORDENADOR DO PROJETO01/09/201801/09/20208
Pedagogias Culturais Surdas : educadores surdos refletindo sobre práticas, concepções e possibilidades através da tecnologia30/01/201730/06/20192
Produção de Videoaulas de Matemática com tradução em Libras06/10/201731/05/20194
Spread the Sign – internacionalização da Libras24/04/201723/03/20194
Circulação e consumo da cultura surda na formação de professores e na educação básica01/12/201714/12/20184
Circulação e consumo da cultura surda na formação de professores e na educação básica01/12/201714/12/20184
ABORDAGEM COMUNICATIVA, OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LÍNGUAS E O LUGAR DA CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUAS DE SINAISCOORDENADOR DO PROJETO23/12/201631/08/20188
Circulação e consumo da cultura surda na formação de professores e na educação básica01/03/201630/11/20174
ABORDAGEM COMUNICATIVA, OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LÍNGUAS E O LUGAR DA CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUAS DE SINAISCOORDENADOR DO PROJETO01/08/201522/12/20168
A REALIDADE UFPEL “ZEROLIBRAS” E O DESAFIO DA PRODUÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE LIBRAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA18/05/201118/12/20154
ABORDAGEM COMUNICATIVA, OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LÍNGUAS E O LUGAR DA CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUAS DE SINAISCOORDENADOR DO PROJETO01/02/201531/07/20158
Circulação e consumo da cultura surda na formação de professores e na educação básica01/08/201331/07/20156
Ensino
Título do Projeto Início Fim CH
Qualificando o aprendizado - práticas de ensino e elaboração de materiais28/03/201617/12/20161
Extensão
Título do Projeto Início Fim CH
Compartilhando conhecimentos sobre Epistemologia Surda: Estudos das Línguas de Sinais e Estudos Surdos11/03/201910/03/202330
Cursos de Línguas01/09/201630/08/20221
Ciclos de Libras 01/11/201922/12/20208
Curso de Língua Brasileira de Sinais para servidores do Município de Pelotas12/03/201918/12/202013

Contatos

 

 

Página gerada em 21/01/2020 00:59:39 (consulta levou 17.057156s)