
Resumo
Possui graduação em Educação Especial Habilitação Em Deficientes da Áudiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), Especialização em Formação de Professores em Educação a Distãncia pela Universidade Federal do Paraná (2002), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Realizou Estágio Pós-Doutoral Sênior na University College London - DCAL, com bolsa CAPES (2015) investigando Objetos de Aprendizagem no ensino de Línguas de Sinais. Realizou estágio Pós-Doutoral no Montgomery County Comunity College em Ambler, Pensilvânia, com bolsa CAPES (2007) investigando o Shared Reading Project da Universidade Gallaudet em Washington. Realizou estágio de pesquisa com Walter Kintsch na Universidade do Colorado em Boulder (1999) para investigar processos de compreensão textual. Foi Pesquisadora Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana no Instituto de Psicologia da Universidade de Barcelona (1995). Foi docente, por doze anos, da Universidade de Passo Fundo, sendo professora do Curso de Mestrado em Educação. Foi Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé por um ano. Atualmente é professora da Área de Libras do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). É Professor Efetivo do Programa de Pós Graduação em Letras da UFPEL. Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos / GIPES. Tem experiência na área de Educação de Surdos atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, ensino de línguas Português/ Língua de Sinais, Participa, atualmente, como colaboradora do Projeto Spread the Sign. Já orientou 17 Dissertações de Mestrado, entre UPF e UFPEL. Coordena o projeto de pesquisa:?Abordagem Comunicativa, Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Línguas e o Lugar da Cultura no Ensino de Línguas de Sinais?.
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002)
Mestrado em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1993)
Especialização em Especialização Em Formação de Professores Em Educa (Universidade Federal do Paraná, 2002)
Graduação em Educação Especial Habilitação Em Deficientes da Áu (Universidade Federal de Santa Maria, 1989)
Áreas de atuação
Tópicos Específicos de Educação - EDUCAÇÃO DE SURDOS
Lingüística
Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Tópicos Específicos de Educação - Educação Especial
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.