Nome do Projeto
Compartilhando conhecimentos sobre Epistemologia Surda: Estudos das Línguas de Sinais e Estudos Surdos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
11/03/2019 - 23/06/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O presente projeto visa divulgar a epistemologia surda, valorizando e compartilhando a experiência da pessoa surda, focando na Libras, na cultura surda, nos estudos das Línguas de Sinais e nos estudos surdos. Com isso, pretendemos disseminar a ideia de que não há nada faltando nos surdos, ao contrário disso, a comunidade surda sente-se orgulhosa por ser como é, não se identificando como deficientes, mas como diferentes no jeito de ser, agir e compartilhar experiências de mundo. O projeto será desenvolvido com ações que envolverão a articulação da Universidade com as seguintes instituições parceiras: Escolas de surdos: Alfredo Dub (Pelotas), Carmen Baldino (Rio Grande) e as associações de Surdos de Pelotas (ASP) e Rio Grande (ASRG). Além disso, outras instituiçlões da região, que se destinam ao trabalho com a comunidade surda também serão convidadas a participar.

Objetivo Geral

Articular conhecimentos acadêmicos, saberes e experiências produzidos no âmbito da Universidade e das Escolas, Associações e outros espaços que trabalham surdos, potencializando a circulação e o fortalecimento da Língua de Sinais, da Identidade e da Cultura Surda.

Justificativa

A epistemologia surda preconizada neste projeto envolve a experiência de si mesmo e da comunidade surda. Buscamos valorizar e compartilhar a experiência da pessoa surda, focando na Libras, na cultura surda, nos estudos das Línguas de Sinais e nos estudos surdos. Com isso, pretendemos disseminar a ideia de que não há nada faltando nos surdos, ao contrário disso, a comunidade surda sente-se orgulhosa por ser como é, não se identificando como deficientes, mas como diferentes no jeito de ser, agir e compartilhar experiências de mundo.
A UFPEL é um polo de produção de conhecimento sobre Estudos Surdos e Estudos Linguisticos de Língua de Sinais, na região sul do Estado do RS. Entretanto, este conhecimento produzido não está sendo colocado em circulação, daí a necessidade de compartilhá-lo, no intuito de promover visibibilidade e avanços da comunidade surda na cidade e região.
Cabe ressaltar que a Área de Libras é responsável pela disciplina de Libras I obrigatória nos cursos de Licenciatura da Ufpel, bem como as Disciplinas de Libras II, Libras III e Libras IV, totalizando mais de quinze turmas semestrais, com média de 600 alunos que, anualmente, estudam língua de sinais e Cultura Surda. Por isso, acredita-se ser da maior importância colocar esses alunos em contato com diferentes realidades e experiências surdas, contribuindo para sua formação profissional.
Nesse sentido, a Área de Libras percebe o importante papel da Universidade Pública em compartilhar e articular conhecimentos produzidos no âmbito da Universidade, Associações e das escolas de surdos que possam potencializar a auto-percepção do surdo como alguém capaz de atuar na sociedade, que produz cultura e conhecimento.

Metodologia

O projeto tem a proposta de desenvolver diferentes ações em parceria com a Escola Alfredo Dub (Pelotas), Escola Carmen Regina Teixeira Baldino (Rio Grande), Associação de Surdos de Pelotas e Associação de Surdos de Rio Grande. Para além das parcerias, as ações serão extensivas a outras comunidades surdas, como São Lourenço do Sul, Arroio Grande, Bagé, Santa Vitória do Palmar, Canguçu, Jaguarão, entre outras. Essas ações serão organizadas em diferentes formatos, tais como workshops, palestras, seminários, encontros, oficinas, exibição de filmes e vídeos, apresentações artísticas, formação continuada, dentre outras necessidades que forem percebidas no contato com as instituições parceiras. A metodologia envolve três momentos realizados anualmente: 1) visita às instituições parceiras para realizar um levantamento a fim de compreender quais as demandas de ações e intervenções que elas necessitam que sejam realizadas, para ampliarmos o rol de ações; 2) proposição e desenvolvimento de ações semestrais em torno de duas temáticas centrais, ou seja, no primeiro semestre os temas a serem tratados nas ações terão como foco principal os Estudos de Línguas de Sinais, já no segundo semestre as ações terão foco nos Estudos Surdos. E 3) realização de uma avaliação, a cada final de semestre, das ações desenvolvidas a fim de propor e/ou incorporar novas ações para o semestre seguinte.
O detalhamento de cada ação será explicitado nos campos correspondentes.

Indicadores, Metas e Resultados

A partir da realização das diferentes ações propostas neste projeto espera-se:
-Uma ampla participação da comunidade surda e dos alunos da UFPEL nas ações propostas.
- Maior visibilidade dos significados da comunidade surda para a sociedade.
- O fortalecimento da comunidade surda, principalmente das instituições parceiras.
- Estreitamento de relações entre a Universidade e as Instituições parceiras.
- Divulgação da Libras e da cultura surda para a comunidade ouvinte.
- Valorização do ser surdo.
- Divulgação do conhecimento produzido dentro da universidade.
- Promoção de um maior envolvimento dos alunos de Libras da Universidade com a comunidade surda.
- Proporcionar, para os alunos de Libras, da UFPEL, aprendizagem prática através do contato com as Escolas de Surdos.
- proporcionar momentos de formação continuada para os professores das Escolas de Surdos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADOLFO ARMANDO STAHL DAHLEN
ALINE DE CASTRO E KASTER
ALINE DE CASTRO E KASTER68
ANDRE TAVARES DE LIMA
ANGELA NEDIANE DOS SANTOS87
CAMILA DE SOUSA MARTINS
CAROLINE FARIAS VICTORIA
CAROLINE LOURENÇO DUQUE PORTO
CRISTIANE LIMA TERRA18
DANIEL LOPES ROMEU69
DILETA PERES DA SILVA
DIOGO SOUZA MADEIRA
DORALINA PORTO DOMINGUES
EVELYN FERREIRA LIMA
FABIANO SOUTO ROSA78
FRANCIELLE CANTARELLI MARTINS59
GISELE MACIEL MONTEIRO RANGEL
GUSTAVO DE MOURA RAMOS
Guilherme Nichols
Helenne Schroeder Sanderson
IVANA GOMES DA SILVA53
JEAN MICHEL CARRETT FARIAS
JORDANA GRUTZMANN KICKOFEL
JOSEANE MACIEL VIANA6
JOÃO PEDRO WITT BOHM
Jenifer da Silva Dias
JÚLIA SANTOS AZEVEDO
Karina Ávila Pereira68
LAUREN SILVEIRA FARIAS
LUIZ GUILHERME PROSPERO NUNES
MADALENA KLEIN3
MAIQUEL CRISTIAN FETTER20
MARIA TEREZA BRITTO CORREA
MAYARA BATAGLIN RAUGUST16
NATÁLIA BUCHWEITZ HÄRTER
NÍCOLLAS JORNADA PAFIADACHE
Nícolas Cristiano Thurow Brahm
RANGEL CARRARO TOLEDO BORGES
RÚBIA DENISE ISLABÃO AIRES
SABRINA PÔRTO REGO
SABRINA PÔRTO REGO
SOL ANDRADE
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF83
VICTOR AUGUSTO OLIVEIRA CASTILLO

Página gerada em 27/04/2024 02:17:48 (consulta levou 0.624055s)