Nome da Atividade
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )
CÓDIGO
20000084
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Fundamentos linguísticos e culturais da Língua Brasileira de Sinais. Desenvolvimento de habilidades básicas expressivas e receptivas em Libras para promover comunicação entre seus usuários. Introdução aos Estudos Surdos.
Objetivos
Objetivo Geral:
• Desenvolver as habilidades de recepção e de produção sinalizada, visando às competências linguística, discursiva e sociolinguística na Língua Brasileira de Sinais;• Propor uma reflexão sobre o conceito e experiência visual dos surdos a partir de uma perspectiva sociocultural e linguística;
• Propor uma reflexão sobre o papel da Língua de Sinais na vida dos surdos e nos espaços de interação entre surdos e ouvintes, particularmente nos ambientes educacionais.
Objetivos Específicos:
• Desenvolver sua competência linguística na Língua Brasileira Sinais, em nível básico elementar;• Aprender uma comunicação básica de Libras;
• Utilizar a Libras com relevância linguística, funcional e cultural;
• Refletir e discutir sobre a língua em questão e o processo de aprendizagem;
• Refletir sobre a possibilidade de ser professor de alunos surdos e interagir com surdos em outros espaços sociais;
• Compreender os surdos e sua língua partir de uma perspectiva cultural.
Conteúdo Programático
• datilologia: alfabeto manual;
• Números cardinais (de 1- 100);
• saudações;
• principais áreas de vocabulário a serem desenvolvidos (nível elementar): ambientes doméstico e escolar; espaços urbanos; calendário; natureza (elementos e fenômenos); família; cores; alimentação (frutas, bebidas e alimentos simples); animais domésticos; materiais escolares; profissões;
• pronomes pessoais, possessivos, interrogativos, demonstrativos;
• aspectos básicos da linguística:
– fonologia (cinco parâmetros);
– morfologia (singular e plural);
• advérbios de tempo;
• classificadores para formas e descrição de objetos;
• verbos para comunicação básica (cotidiano):
– verbos: formas afirmativas e negativas
• Conversação em Libras;
• introdução aos estudos surdos: língua, educação, culturas surdas e interpretação;
• Números cardinais (de 1- 100);
• saudações;
• principais áreas de vocabulário a serem desenvolvidos (nível elementar): ambientes doméstico e escolar; espaços urbanos; calendário; natureza (elementos e fenômenos); família; cores; alimentação (frutas, bebidas e alimentos simples); animais domésticos; materiais escolares; profissões;
• pronomes pessoais, possessivos, interrogativos, demonstrativos;
• aspectos básicos da linguística:
– fonologia (cinco parâmetros);
– morfologia (singular e plural);
• advérbios de tempo;
• classificadores para formas e descrição de objetos;
• verbos para comunicação básica (cotidiano):
– verbos: formas afirmativas e negativas
• Conversação em Libras;
• introdução aos estudos surdos: língua, educação, culturas surdas e interpretação;
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walquíria Duarte. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.2v.
- GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da Língua Sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
- QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Bibliografia Complementar:
- COELHO, Orquídea; KLEIN, Madalena (Coord.). Cartografias da surdez: comunidades, línguas, práticas e pedagogia. Porto: Livpsic, 2013. 513 p. ISBN 9789897300240
- LODI, Ana Cláudia Balieiro; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de (orgs). Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2009.
- LOPES, Maura Corcini. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
- PEREIRA, Maria Cristina da Cunha; CHOI, Daniel; VIEIRA, Maria Inês; GASPAR, Prisicila; NAKASATO, Ricardo. LIBRAS: conhecimento além dos sinais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
- VICTOR, Sonia Lopes; VIEIRA-MACHADO, Lucyenne M. da Costa; BREGONCI, Aline de Menezes; FERREIRA, Arlene Batista; XAVIER, Keli Simões (orgs). Práticas bilíngues: caminhos possíveis na educação dos surdos. Vitória: GM. 2010.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2022 / 2 | 22 | 20 |
Filosofia (Licenciatura - Noturno) Horários
|
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF Professor responsável pela turma |
||||||
T5 | 2022 / 2 | 30 | 17 |
Educação Física (Licenciatura) Educação Física (Licenciatura - Noturno) Horários
|
ANGELA NEDIANE DOS SANTOS Professor responsável pela turma |
||||||
T6 | 2022 / 2 | 33 | 30 |
ABI - Educação Física (área básica de ingresso) Horários
|
Gabriele Schulz Zitzke Professor responsável pela turma |
||||||
T2 | 2022 / 2 | 37 | 26 |
Matemática (Licenciatura) Todos Os Cursos Horários
|
Gabriele Schulz Zitzke Professor responsável pela turma |
||||||
T3 | 2022 / 2 | 40 | 36 |
Educação Física (Licenciatura) Fisioterapia (Bacharelado) Horários
|
IVANA GOMES DA SILVA Professor responsável pela turma |
||||||
T7 | 2022 / 2 | 18 | 8 |
Física (Bacharelado) Física (Licenciatura) Horários
|
Gabriele Schulz Zitzke Professor responsável pela turma |
||||||
T8 | 2022 / 2 | 30 | 23 |
Gastronomia (Tecnológico) Todos Os Cursos Horários
|
ANGELA NEDIANE DOS SANTOS Professor responsável pela turma |
||||||
T11 | 2022 / 2 | 30 | 14 |
Engenharia Eletrônica (Bacharelado) Engenharia Industrial Madeireira (Bacharelado) Horários
|
MAYARA BATAGLIN RAUGUST Professor responsável pela turma |
||||||
T18 | 2022 / 2 | 30 | 22 |
Pedagogia (Licenciatura - Noturno) Horários
|
ROGERS ROCHA Professor Regente TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF Professor responsável pela turma |
||||||
T23 | 2022 / 2 | 30 | 15 |
Pedagogia (Licenciatura - Noturno) Horários
|
IVANA GOMES DA SILVA Professor responsável pela turma |
||||||
T9 | 2022 / 2 | 30 | 20 |
Meteorologia (Bacharelado) Química (Licenciatura) Todos Os Cursos Horários
|
ANGELA NEDIANE DOS SANTOS Professor responsável pela turma ROGERS ROCHA Professor Regente |
||||||
T15 | 2022 / 2 | 25 | 9 |
Teatro (Licenciatura) Horários
|
KARINA AVILA PEREIRA Professor responsável pela turma |
||||||
T14 | 2022 / 2 | 35 | 18 |
Ciências Biológicas (Licenciatura) Horários
|
MAYARA BATAGLIN RAUGUST Professor responsável pela turma |
||||||
T10 | 2022 / 2 | 30 | 26 |
Todos Os Cursos Horários
|
ALINE DE CASTRO E KASTER Professor responsável pela turma |
||||||
T16 | 2022 / 2 | 25 | 18 |
Dança (Licenciatura) Horários
|
KARINA AVILA PEREIRA Professor responsável pela turma |
||||||
T17 | 2022 / 2 | 25 | 22 |
Artes Visuais (Licenciatura) Horários
|
ALINE DE CASTRO E KASTER Professor responsável pela turma ROGERS ROCHA Professor Regente |
||||||
T24 | 2022 / 2 | 30 | 9 |
Todos Os Cursos Horários
|
MAYARA BATAGLIN RAUGUST Professor responsável pela turma |
||||||
T25 | 2022 / 2 | 30 | 12 |
Todos Os Cursos Horários
|
IVANA GOMES DA SILVA Professor responsável pela turma |