Nome do Curso / Conceitos (*)
Física
CC (2018)3
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
2910
Código e-MEC
1342355
Unidade
Coordenador
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/117215131535
Criação e Reconhecimento
Criado pela Resolução Nº11, de 10 de novembro de 2015.
Curso reconhecido pela Portaria nº 769 de 15/07/2022. Publicada no D.O.U. de 18/07/2022.

Contextualização

A concepção do Curso de Bacharelado em Física está alicerçada na formação de profissionais com o perfil de Físico-Pesquisador e que estejam em sintonia com as transformações e exigências da sociedade contemporânea na qual os mesmos irão atuar, aliando uma sólida formação básica com a flexibilização curricular, permitindo com isso que os egressos possam atuar nas mais diversas áreas de pesquisa em Física. 
            Para tanto, o Curso está sendo concebido com base na flexibilização curricular, de modo que o estudante possa ter, na diversidade de opções, diferentes possibilidades de atividades específicas que irão nortear a sua futura ação como Bacharel em Física no mercado de trabalho. A concepção do Curso, na forma de um núcleo comum de disciplinas de caráter formativo básico e geral, associado a um núcleo de disciplinas e atividades especializantes, na qual a flexibilização e a diversidade estão presentes, permite que o futuro Bacharel possa definir a sua trajetória dentro do curso, com vistas a sua atuação no mercado de trabalho.
            A concepção do Curso contempla sua integração com a pesquisa e a pós-graduação. Isto é percebido no elenco de disciplinas obrigatórias e optativas dos núcleos comum e especializantes, na exigência de um Trabalho de Conclusão de Curso, na relação de atividades complementares exigidas, etc. Com isto, o Curso de Bacharelado em Física atende as necessidades e demandas do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPel.
            O Curso de Bacharelado em Física possui na sua concepção a ideia de que o Bacharel em Física, independentemente de sua área de atuação, seja um profissional com sólidos e atualizados conhecimentos em Física. Com isto, espera-se que o egresso possa estar sempre apto a buscar novas formas do saber e do fazer científico e/ou tecnológico, face às crescentes transformações pelas quais a nossa sociedade vem passando. Para tanto, é desejado que o egresso seja capaz de manter em constante atualização a sua cultura científica e técnica especializada. Aliado a tudo isso, a concepção do Curso de Bacharelado em Física contempla o desenvolvimento de uma postura ética e com responsabilidade social. Com isto, a Física enquanto ciência, pode ser compreendida como um processo histórico, desenvolvido dentro de um contexto social, econômico, político e cultural.
A justificativa para a criação de um Curso de Bacharelado em Física surgiu da necessidade de integração da graduação em Física dentro da UFPel com os cursos de Mestrado e Doutorado em Física do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPel.
Outro fator relevante que justificou a necessidade de criação de um curso de Bacharelado em Física na UFPel foram as observações feitas pela comissão avaliadora da área de Astronomia e Física da CAPES no triênio 2007-2009 e 2010-2012, destinadas a avaliação do curso de Mestrado em Física. Estas recomendações explicitaram a necessidade de criação de um curso de Bacharelado em Física na UFPel. Outra razão, foi a necessidade de diferenciação do perfil de Bacharel do perfil de Licenciado do Curso de Licenciatura em Física.

Objetivos

a) Geral

            O Curso de Bacharelado em Física da UFPel tem por objetivo geral formar Bacharéis em Física - com conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes a um profissional capacitado para atuação na área de pesquisa especializada em Física, e na docência no nível superior, com capacidade de transformação, através da ação profissional baseada no método científico e na análise crítica da realidade, que contribua para o desenvolvimento científico/tecnológico do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil.

b) Específicos
Considerando a forma como a pesquisa em Física é desenvolvida atualmente, o Curso de Bacharelado em Física da UFPel tem como objetivos específicos:
  1. Oferecer um sólido embasamento teórico e experimental da área de Física, envolvendo sua evolução histórica e suas aplicações;
  2. promover propostas de iniciação para a pesquisa que permitam aos Bacharéis assumir a condução do processo científico/tecnológico de forma adequada;
  3. promover o comprometimento do Bacharel com o desenvolvimento científico/tecnológico do estado do Rio Grande do Sul, através de atividades que possibilitem a ampliação do conhecimento na área, e sua aplicação em projetos de interesse social, político e econômico;
  4. capacitar o Bacharel de acordo com os conhecimentos produzidos na área de pesquisa contemporânea em Física, ou seja, os conhecimentos sobre novas abordagens, novas metodologias e novos conteúdos para o desenvolvimento da pesquisa em Física;
  5. contextualizar o Curso de forma a manter o Bacharel em contato com a realidade da pesquisa contemporânea em Física, preparando-o para atuar nessa realidade;
propiciar aos egressos base para formação de futuros pesquisadores, com vistas ao desenvolvimento pleno em cursos de Pós-Graduação.
 

Perfil do Egresso

Ao final do Curso objetivamos que o egresso do Curso de Bacharelado em Física da UFPel seja um profissional integrado no meio científico e social, identificado com o perfil de Físico-Pesquisador. Segundo o Parecer CES/CNE 1.304/2001, este profissional é definido como:
            Físico-Pesquisador: ocupa-se preferencialmente de pesquisa, básica ou aplicada, em universidades e centros de pesquisa. Esse é, com certeza, o campo de atuação mais bem definido e o que tradicionalmente tem representado o perfil profissional idealizado na maior parte dos cursos de graduação que conduzem ao Bacharelado em Física.

Competências e habilidades

O Curso de Bacharelado em Física da UFPel, seguindo as orientações emitidas pelo Parecer CNE/CES 1.304/2001, procura desenvolver, de acordo com o perfil de Físico-Pesquisador, competências e habilidades que visem qualificar o exercício profissional de seus egressos. Diante desse cenário, enumeram-se a seguir as seguintes competências essenciais:
  1. Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;
  2. descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;
  3. diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;
  4. manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica;
  5. desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos.
            O desenvolvimento das competências essenciais está associado à aquisição de determinadas habilidades, as quais, segundo o Parecer CNE/CES 1.304/2001, dividem-se em habilidades gerais, que devem ser desenvolvidas pelos formandos em Física, independentemente da área de atuação escolhida, e habilidades específicas, ligadas ao perfil de atuação pretendido. Ciente dessa realidade o Curso de Bacharelado em Física procura proporcionar o desenvolvimento das seguintes habilidades:
 

a) Gerais

 
  1. Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais;
  2. resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até a análise de resultados;
  3. propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;
  4. concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada;
  5. utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;
  6. utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional;
  7. conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais);
  8. reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;
  9. apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.

b) Específicas

 
  1. Desenvolver criatividade para novas teorias e técnicas experimentais e capacidade de se adaptar e propor mudanças científicas e tecnológicas;
  2. desenvolver pesquisas nas diversas áreas da Física e aplicações;
  3. atuar na produção e divulgação de textos científicos e acadêmicos especializados;
  4. conhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber , tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;
  5. ter sólido conhecimento científico/tecnológico com base interdisciplinar;
  6. capacidade de aprimoramento e motivação para estudo individual e em grupo, visando a formação em níveis de pós-graduação.
            Por fim, na formação do Bacharel em Física devemos propiciar uma série de vivências, consideradas como momentos de significativa articulação teoria-prática que tornam o processo educacional mais integrado, cuja ação deve ser construída a partir de pressupostos apontados na concepção do Curso. Entre tais vivências podemos citar:
  1. ter realizado experimentos em laboratórios;
  2. ter tido experiência com o uso de equipamento de informática;
  3. ter feito pesquisas bibliográficas, sabendo identificar e localizar fontes de informação relevantes;
  4. ter realizado a leitura, reflexão e discussão de textos de divulgação científica;
  5. ter entrado em contato com ideias e conceitos fundamentais da Física e das ciências, através da leitura de textos básicos;
ter tido a oportunidade de sistematizar seus conhecimentos e seus resultados em um dado assunto através de textos didáticos, artigos, comunicações técnicas e monografia.

Organização Curricular

O desenho curricular do Curso de Bacharelado em Física da UFPel está formatado dentro da estrutura exigida pelo Art. 40 da Resolução/COCEPE N.o 14, de 28 de outubro de 2010, segundo o qual todos os cursos de graduação da UFPel devem ter as atividades curriculares compreendidas em três dimensões formativas:
  • Formação Específica.
  • Formação Complementar.
Formação Livre ou Opcional.

Procedimentos e metodologias de ensino

Os procedimentos metodológicos adotados pelo Curso de Bacharelado em Física estão em consonância com os pressupostos listados no Projeto Pedagógico Institucional da UFPel, versão 2003. Segundo estes pressupostos, o delineamento metodológico representa a tentativa de, a partir de ideias e princípios definidos, caminhar em direção a uma ação, estabelecendo a trajetória a ser seguida, através de suas várias etapas.
            Ao estabelecer-se a compreensão crítica de que o Ensino Superior está intimamente conectado com os demais aspectos sociais e econômicos da sociedade, alguns elementos balizadores são apontados como procedimentos metodológicos fundamentais a serem utilizados na execução do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Física. São eles:
  1. A operação com interdisciplinaridade – na busca de uma maior interação e correspondência do currículo com as realidades profissionais;
  2. a implementação da transdisciplinaridade – objetivando o auxílio do corpo discente quanto aos mecanismos de formas adequadas a um melhor desempenho acadêmico;
  3. a flexibilização curricular – procurando, com a coordenação, a adequação do currículo à realidade profissional, com a implementação de uma estrutura básica e um incremento e complementação através de múltiplas disciplinas optativas e atividades complementares, para que o aluno possa construir seu próprio caminho dentro do Curso;
  4. a otimização prática – incrementando e viabilizando um maior contato do corpo acadêmico com a realidade profissional e realizando convênios com entidades de classe e associações;
a complementação educacional – viabilizando o oferecimento de atividades complementares, cursos de extensão, participação em projetos de pesquisa, assistência não presencial e assessoria quanto a aspectos de conteúdo e forma para o corpo acadêmico.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

O processo de avaliação de aprendizado e do ensino será contínuo e cumulativo e obterá seus resultados finais ao longo prazo. Esse buscará determinar o desempenho e aproveitamento do aluno em todas as etapas e em cada uma das disciplinas ministradas no Curso. A forma de avaliação em cada disciplina poderá variar em função do conteúdo e contexto da mesma, bem como com as situações circunstanciais, de acordo com as orientações do docente responsável por ministrá-la. É importante lembrar que, para a avaliação do desempenho do aluno nas disciplinas, deverá ser respeitado o Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas (1977), Cap. V do Sistema de Avaliação, artigos 183 a 198, o qual estabelece, entre outros, que a aprovação em cada disciplina será apurada semestralmente e fica condicionada à frequência do aluno em pelo menos 75% das aulas.
            Entretanto, em todas as formas de avaliação, prevalecerão os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e serão disponibilizados mecanismos alternativos que permitam aos discentes a superação de eventuais dificuldades no aprendizado ou no aproveitamento nas respectivas etapas avaliativas. Nesse sentido, o processo de avaliação poderá ser através da aplicação tradicional de provas escritas, experimentos em laboratório ou testes orais periódicos, resolução e discussão de listas de exercícios, apresentação de trabalhos de pesquisa, seminários, projetos e outras dinâmicas adequadas, a critério do respectivo docente responsável. A forma efetiva de avaliação em cada disciplina será especificada textualmente no inicio de cada semestre acadêmico pelos respectivos professores por meio dos planos de ensino.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-Física) da UFPel, através do seu Curso de Mestrado em Física, iniciado em agosto de 2008, e Doutorado em Física, iniciado em março de 2016, tem servido de ponte de integração entre a graduação em Física e a pós-graduação. Esta integração tem sido realizada através de diversas ações, tais como a orientação de estudantes de graduação em iniciação científica (IC) pelos docentes do PPG-Física, coordenação do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) por docentes do PPG-Física e a participação de estudantes de graduação nos grupos de pesquisa associados ao PPG-Física.
Com o curso de Bacharelado em Física da UFPel esta integração é aprofundada. O PPC do Bacharelado incentiva o graduando a participar de projetos de pesquisa, que serão computados como Atividades Complementares. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), exigido como disciplina obrigatória, servirá de coroamento desta integração.
Neste sentido, a integração entre a graduação e a pós-graduação se efetivará nas seguintes atividades:
  1. o corpo docente do PPG-Física ministrando disciplinas no Bacharelado em Física e na pós-graduação (Mestrado) em Física;
  2. o corpo docente do PPG-Física orientando alunos do Bacharelado em Física em projetos de iniciação científica;
  3. o corpo docente do PPG-Física orientando alunos do Bacharelado em Física nos projetos de TCC;
  4. atividades ligadas à disciplina de Estágio Docente (2 créditos) de alunos da pós-graduação executadas em disciplinas do Bacharelado em Física;
  5. seminários da pós-graduação abertos aos alunos do Bacharelado em Física;
artigos científicos em autoria ou coautoria com alunos do Bacharelado em Física e pós-graduação.

Acompanhamento de Egressos

O Curso de Bacharelado em Física utiliza o acompanhamento do egresso como um mecanismo de acompanhamento da vida profissional dos egressos do Curso. O objetivo deste acompanhamento é auxiliar o Curso na construção de indicadores referentes à demanda da área de Física no estado e no Brasil, identificando áreas em crescimento e em desenvolvimento, a qualidade do profissional formado e a eficiência e a qualidade do Curso.
            Essas informações auxiliarão no aperfeiçoamento do PPC, bem como promover o aperfeiçoamento continuado no processo de avaliação do Curso, a partir da identificação das necessidades dos egressos. Nesse sentido, acompanhamento do perfil do egresso tem como objetivos:
  1. manter o relacionamento e o vínculo do egresso com o Curso;
  2. verificar a inserção dos alunos no mercado de trabalho;
  3. identificar o perfil do egresso;
  4. criar ferramentas de avaliação do desempenho do egresso no mercado de trabalho;
  5. obter informações sobre a demanda do mercado de trabalho;
  6. obter subsídios para a adequação do PPC.
            O Curso de Bacharelado em Física manterá contato com seus egressos, através de e-mails, eventos da área, da “homepage” do curso e de redes sociais, bem como o Portal de Egresso da UFPel (http://wp.ufpel.edu.br/egresso/).

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11090046APLICATIVOS COMPUTACIONAIS PARA A FÍSICAObrigatória230
11100058CÁLCULO 1Obrigatória460
11100009GEOMETRIA ANALÍTICAObrigatória460
11090045INTRODUÇÃO CONCEITUAL À FÍSICAObrigatória230

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100017ÁLGEBRA LINEAR I11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICAObrigatória460
11100059CÁLCULO 211100058 - CÁLCULO 1Obrigatória460
11090002FÍSICA EXPERIMENTAL IObrigatória230
11090055FÍSICA GERAL AObrigatória690
11090051PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL PARA FÍSICA11090046 - APLICATIVOS COMPUTACIONAIS PARA A FÍSICAObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100060CÁLCULO 311100059 - CÁLCULO 211100017 - ÁLGEBRA LINEAR IObrigatória690
11090054COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EM FÍSICA11090046 - APLICATIVOS COMPUTACIONAIS PARA A FÍSICA11090055 - FÍSICA GERAL AObrigatória460
11090003FÍSICA EXPERIMENTAL II11090002 - FÍSICA EXPERIMENTAL I11090055 - FÍSICA GERAL AObrigatória230
11090056FÍSICA GERAL B11090055 - FÍSICA GERAL A11100058 - CÁLCULO 1Obrigatória690

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100050EQUAÇÕES DIFERENCIAIS11100060 - CÁLCULO 3Obrigatória460
11090004FÍSICA EXPERIMENTAL III11090002 - FÍSICA EXPERIMENTAL I11090056 - FÍSICA GERAL BObrigatória230
11090057FÍSICA GERAL C11090056 - FÍSICA GERAL B11100059 - CÁLCULO 2Obrigatória690
11090052MÉTODOS NUMÉRICOS PARA A FÍSICA11090051 - PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL PARA FÍSICA11100060 - CÁLCULO 3Obrigatória460
11090030TERMODINÂMICA11090056 - FÍSICA GERAL B11100060 - CÁLCULO 3Obrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11090078LABORATÓRIO DE ÓPTICA E FÍSICA MODERNA11090057 - FÍSICA GERAL C11090004 - FÍSICA EXPERIMENTAL IIIObrigatória230
11090009MECÂNICA GERAL I11090056 - FÍSICA GERAL B11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IObrigatória690
11090049MODELOS TEÓRICOS DA FÍSICA I11100017 - ÁLGEBRA LINEAR I11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAISObrigatória690
11090077ÓPTICA E FÍSICA MODERNA11090057 - FÍSICA GERAL CObrigatória690

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11090027MECÂNICA ANALÍTICA11090009 - MECÂNICA GERAL IObrigatória690
11090043MECÂNICA QUÂNTICA I11090049 - MODELOS TEÓRICOS DA FÍSICA I11090077 - ÓPTICA E FÍSICA MODERNAObrigatória460
11090029MODELOS TEÓRICOS DA FÍSICA II11090049 - MODELOS TEÓRICOS DA FÍSICA IObrigatória690
11090025TEORIA ELETROMAGNÉTICA11090049 - MODELOS TEÓRICOS DA FÍSICA I11090057 - FÍSICA GERAL CObrigatória690

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11090048MECÂNICA ESTATÍSTICA11090030 - TERMODINÂMICA11090043 - MECÂNICA QUÂNTICA IObrigatória460
11090018MECÂNICA QUÂNTICA II11090043 - MECÂNICA QUÂNTICA IObrigatória690
11090068TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I11090054 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EM FÍSICA11090043 - MECÂNICA QUÂNTICA IObrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11090069TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II11090068 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IObrigatória10150

66

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11090082ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃOObrigatória287

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11090079ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar200

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100026ESTATÍSTICA BÁSICA11100059 - CÁLCULO 2Optativa460
11090028ESTRUTURA DA MATÉRIA11090043 - MECÂNICA QUÂNTICA IOptativa460
11090039FÍSICA DO ESTADO SÓLIDO11090043 - MECÂNICA QUÂNTICA I11090025 - TEORIA ELETROMAGNÉTICA11090030 - TERMODINÂMICAOptativa460
11090070FÍSICA DOS MATERIAIS11090077 - ÓPTICA E FÍSICA MODERNAOptativa460
11090040FÍSICA DOS PLASMAS11090049 - MODELOS TEÓRICOS DA FÍSICA I11090077 - ÓPTICA E FÍSICA MODERNAOptativa460
11090075FÍSICA EXPERIMENTAL AVANÇADA11090077 - ÓPTICA E FÍSICA MODERNA11090078 - LABORATÓRIO DE ÓPTICA E FÍSICA MODERNAOptativa230
11090024FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA11090077 - ÓPTICA E FÍSICA MODERNAOptativa690
11090047HIDRODINÂMICA AVANÇADA11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS11090009 - MECÂNICA GERAL IOptativa690
11090065HISTÓRIA E FILOSOFIA DA FÍSICA I11090055 - FÍSICA GERAL A11090045 - INTRODUÇÃO CONCEITUAL À FÍSICAOptativa460
11090066HISTÓRIA E FILOSOFIA DA FÍSICA II11090065 - HISTÓRIA E FILOSOFIA DA FÍSICA I11090077 - ÓPTICA E FÍSICA MODERNAOptativa460
11090067INTRODUÇÃO À DINÂMICA MOLECULAR DE SISTEMAS FÍSICOS11090051 - PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL PARA FÍSICAOptativa460
11090041INTRODUÇÃO À FÍSICA DE PARTÍCULAS11090043 - MECÂNICA QUÂNTICA IOptativa460
11090064INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO FÍSICOOptativa460
11090026INTRODUÇÃO A RELATIVIDADE11090009 - MECÂNICA GERAL I11090077 - ÓPTICA E FÍSICA MODERNAOptativa460
11090042INTRODUÇÃO À SISTEMAS COMPLEXOS11090030 - TERMODINÂMICAOptativa460
11090072LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA11090057 - FÍSICA GERAL C11090004 - FÍSICA EXPERIMENTAL IIIOptativa230
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
11090071MÉTODOS NUMÉRICOS AVANÇADOS PARA A FÍSICA11090052 - MÉTODOS NUMÉRICOS PARA A FÍSICAOptativa460
12000017QUÍMICA GERALOptativa460
11090073RELATIVIDADE GERAL E COSMOLOGIA11090027 - MECÂNICA ANALÍTICA11090077 - ÓPTICA E FÍSICA MODERNAOptativa460
11090076SIMULAÇÃO MONTE CARLO DE SISTEMAS FÍSICOS11090052 - MÉTODOS NUMÉRICOS PARA A FÍSICA11090048 - MECÂNICA ESTATÍSTICAOptativa460
11090074TEORIA ELETROMAGNÉTICA AVANÇADA11090025 - TEORIA ELETROMAGNÉTICAOptativa460

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ALEXANDRE DIEHLInstituto de Física e Matemática
ALEXANDRE MOLTERInstituto de Física e Matemática
ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDEInstituto de Física e Matemática
ANDREA MORGADOInstituto de Física e Matemática
ANDRE FRANCISCO PIVATO BIAJOLICentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
ARLAN DA SILVA FERREIRAInstituto de Física e Matemática
CARLOS ALBERTO VAZ DE MORAIS JUNIORInstituto de Física e Matemática
DANIELA BUSKEInstituto de Física e Matemática
EDUARDO FONTES HENRIQUESInstituto de Física e Matemática
FABIO TEIXEIRA DIASInstituto de Física e Matemática
FABRICIO BANDEIRA CABRALInstituto de Física e Matemática
FERNANDA KRÜGER TOMASCHEWSKIInstituto de Física e Matemática
FERNANDO JAQUES RUIZ SIMOES JUNIORInstituto de Física e Matemática
GIOVANNI DA SILVA NUNESInstituto de Física e Matemática
JANICE NERYInstituto de Física e Matemática
JOEL PAVANInstituto de Física e Matemática
JOSÉ RAFAEL BORDINInstituto de Física e Matemática
LESLIE DARIEN PEREZ FERNANDEZInstituto de Física e Matemática
LISANDRA DE OLIVEIRA SAUERInstituto de Física e Matemática
MARIO LUCIO MOREIRAInstituto de Física e Matemática
MARIO LUIZ LOPES DA SILVAInstituto de Física e Matemática
MAURICIO JEOMAR PIOTROWSKIInstituto de Física e Matemática
MAURICIO ZAHNInstituto de Física e Matemática
MAYARA BATAGLIN RAUGUSTCentro de Letras e Comunicação
PAULO SERGIO KUHNInstituto de Física e Matemática
POLLYANE VIEIRA DA SILVAInstituto de Física e Matemática
RAFAEL CAVAGNOLIInstituto de Física e Matemática
RUTH DA SILVA BRUMCentro de Engenharias
VALDEMAR DAS NEVES VIEIRAInstituto de Física e Matemática
VICTOR PAULO BARROS GONCALVESInstituto de Física e Matemática
WAGNER TENFENInstituto de Física e Matemática
WERNER KRAMBECK SAUTERInstituto de Física e Matemática
WILLIAN EDGARDO ALAYO RODRIGUEZInstituto de Física e Matemática

Turmas ofertadas em 2024 / 1

Versão do Currículo: 996 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11090046 - APLICATIVOS COMPUTACIONAIS PARA A FÍSICAProfessor responsável pela turma: CARLOS ALBERTO VAZ DE MORAIS JUNIOR
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M42011
11100058 - CÁLCULO 1
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T52016
11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M12016
11090045 - INTRODUÇÃO CONCEITUAL À FÍSICAProfessor responsável pela turma: EDUARDO FONTES HENRIQUES
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T12011

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100017 - ÁLGEBRA LINEAR I
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M290
11100059 - CÁLCULO 2
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T390
11090002 - FÍSICA EXPERIMENTAL IProfessor responsável pela turma: MAURICIO JEOMAR PIOTROWSKI
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P160
11090055 - FÍSICA GERAL AProfessor responsável pela turma: CARLOS ALBERTO VAZ DE MORAIS JUNIOR
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1100

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100060 - CÁLCULO 3
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T450
11090054 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EM FÍSICAProfessor responsável pela turma: ALEXANDRE DIEHL
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
M1100
11090003 - FÍSICA EXPERIMENTAL IIProfessor responsável pela turma: MARIO LUCIO MOREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
P180
11090056 - FÍSICA GERAL BProfessor responsável pela turma: RAFAEL CAVAGNOLI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T190

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T270
11090030 - TERMODINÂMICAProfessor responsável pela turma: RAFAEL CAVAGNOLI
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T160

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11090078 - LABORATÓRIO DE ÓPTICA E FÍSICA MODERNAProfessor responsável pela turma: WAGNER TENFEN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
P140
11090009 - MECÂNICA GERAL IProfessor responsável pela turma: MARIO LUIZ LOPES DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T140
11090049 - MODELOS TEÓRICOS DA FÍSICA IProfessor responsável pela turma: WERNER KRAMBECK SAUTER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T140
11090077 - ÓPTICA E FÍSICA MODERNAProfessor responsável pela turma: WILLIAN EDGARDO ALAYO RODRIGUEZ
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
T140

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11090043 - MECÂNICA QUÂNTICA IProfessor responsável pela turma: MAURICIO JEOMAR PIOTROWSKI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
QUA16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
T120
11090029 - MODELOS TEÓRICOS DA FÍSICA IIProfessor responsável pela turma: EDUARDO FONTES HENRIQUES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
T150

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11090048 - MECÂNICA ESTATÍSTICAProfessor responsável pela turma: JOSÉ RAFAEL BORDIN
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T150
11090018 - MECÂNICA QUÂNTICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER KRAMBECK SAUTER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
T190
11090068 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IProfessor responsável pela turma: FABIO TEIXEIRA DIAS
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
T170

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11090069 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIProfessor Regente: WERNER KRAMBECK SAUTER
Professor responsável pela turma: JOEL PAVAN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG11:40 - 12:30
12:30 - 13:20
TER11:40 - 12:30
12:30 - 13:20
QUA11:40 - 12:30
12:30 - 13:20
QUI11:40 - 12:30
12:30 - 13:20
SEX11:40 - 12:30
12:30 - 13:20
P140

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100026 - ESTATÍSTICA BÁSICA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T230
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: MAYARA BATAGLIN RAUGUST
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1430
12000017 - QUÍMICA GERAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M3323
11090073 - RELATIVIDADE GERAL E COSMOLOGIAProfessor responsável pela turma: VICTOR PAULO BARROS GONCALVES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T150
11090074 - TEORIA ELETROMAGNÉTICA AVANÇADAProfessor responsável pela turma: JOEL PAVAN
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T150

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ANTONIO DITTGEN RUBIN20241
BRUNA GOTUZZO DE MENEZES MEDINA20241
CASSIO DA LUZ GARCIAS20241
FELIPE GABRIEL RODRIGUES PAES20241
FILIPE DE OLIVEIRA MOREIRA20241
GUILHERME FERREIRA DA SILVA20241
IAGO VIEIRA VIEIRA20241
JOSEPH SANTANA DOS SANTOS20241
LUAN MACHADO DIAS20241
SERGIO ANTONIO MIRANDA DE ALBUQUERQUE20241
TIAGO THUROW BENDER20241

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
LUCAS DA SILVA LAZZARI20162019
VINICIUS SIMOES ADERALDO20162019
ALEX FERNANDES YONEZAWA20162020
ARTHUR KRINDGES20162020
EDUARDO HENRIQUE MOSSMANN20162020
LEONARDO DOS SANTOS FERREIRA20172020
ALEXANDRE VARGAS ILHA20212021
Luís Felipe Eslabão Maescki20192021
LUCAS AVILA PINHEIRO20172022
ANDERSON RICARDO DA SILVA FERREIRA20172023
RENNAN PEREIRA DE SOUZA20182023

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Localização e contatos

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