Nome da Disciplina
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO FÍSICO
CÓDIGO
11090064
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A Revolução Copernicana, O problema físico gerado pela Revolução Copernicana, caracterização do movimento, adição de movimentos, o princípio da Inércia, Movimento Retilíneo, Movimento em duas ou três dimensões, a Segunda e Terceira Leis de Newton, Sistemas Físicos na Mecânica Newtoniana, Sistemas de Unidade, Grandezas Físicas, Representação Vetorial, A Auto-Regulação da Aprendizagem.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver atividade que oportunizem o desenvolvimento dos conceitos científicos e do pensamento abstrato pelos estudantes ingressantes na universidade. Desenvolver atividades que oportunizem a autorregulação dos processos de aprendizagem pelos estudantes ingressantes na universidade.

 

Objetivos Específicos:

Desenvolver atividades de resolução de situações problema para a construção de conceitos científicos especificamente na área de cinemática e dinâmica clássicas. Apresentar e discutir o temas básicos de filosofia da ciência. Promover a auto regulação da aprendizagem para estudantes do ensino superior.

Conteúdo Programático

APRESENTAÇÃO DO CURSO E DA DISCIPLINA
Apresentação do professor e dos alunos;
histórico e motivação para estudar Física;
A vida universitária e a profissão de Físico

LEITURA DA SEGUNDA JORNADA DOS “DIÁLOGOS SOBRE OS DOIS MAIORES SISTEMAS DO MUNDO..” de GALILEU GALILEI
Discussão geral sobre as trinta primeiras páginas da segunda jornada;
Apresentação do movimentos dos objetos celestes usando software de simulação celeste Stellarium; Discussão dos movimentos diários e anuais dos planetas;
Apresentação da Cosmologia Aristotélica;
Apresentação do universo platônico e diferenciação entre Astronomia e Cosmologia na Idade Antiga;
Apresentação do modelo Ptolomaico e do modelo Copernicano;
Leitura e interpretação dos 7 argumentos no Diálogoa favor do movimento da Terra em contrapartida ao movimento dos céus ; Discussão em aula e elaboração de uma resenha sobre os argumentos;
Leitura dos argumentos a favor da imponderabilidade do movimento da Terra no Diálogo; Discussão do Argumento da Torre;
Apresentação de vídeos sobre o movimento e sobre a queda dos corpos;

CONSTRUÇÃO DA BASE ORIENTADORA DA AÇÃO EM CINEMÁTICA
Compilação das concepções gerais sobre o movimento na Física Galileana; formação da Base Orientado da Ação para resolução de problemas sobre movimento.

A DESCRIÇÃO DO MOVIMENTO:
realização de testes de concepções sobre movimento;
análise dos testes e promoção da tomada de consciência sobre as concepções;
Comparação dos resultados dos testes com as teorias do movimento.

A CONSTRUÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS ASSOCIADAS À DESCRIÇÃO DO MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL –USO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS:
O que é um problema e técnicas de solução;
Proposição e resolução de situações problemas em cinemática com aceleração nula;
Proposição e resolução de situações problemas acelerados;

A CONSTRUÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS ASSOCIADAS A COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS – USO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS:
Proposição e resolução de situações problemas em cinemática com composição de movimentos;
Uso de vetores;
Proposição e resolução de situações problemas em cinemática com uso de vetores.

A COMPOSIÇÃO DE AÇÕES MENTAIS ASSOCIADAS AO CONCEITOS DE UNIDADES DE MEDIDA
Proposição e resolução de situações problemas envolvendo unidade de medida;

A COMPOSIÇÃO DE AÇÕES MENTAIS ASSOCIADAS ÀS LEIS DE NEWTON
Proposição e resolução de situações problemas envolvendo forças gravitacionais e as leis de Newton.

A ELABORAÇÃO DO PROCESSO DE ESTUDO E DA AUTO REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM;
Discussão sobre os métodos de estudo e seu papel no desenvolvimento da aprendizagem;

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
avaliação dos resultados da disciplina;
avaliação da metodologia da disciplina.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GALILEI, Galileu. Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo ptolomaico e copernicano. 2. ed. São Paulo: Discurso Editorial ; Imprensa Oficial, 2004. 882 p. ISBN 8526590312 8570602073
  • GALILEI, Galileu. O ensaiador. São Paulo: Nova Cultural, 1996. 256 p. (Coleção Os Pensadores)
  • NEWTON, Isaac Sir,; RICCI, Trieste Freire (Trad.). Principia: princípios matemáticos de filosofia natural. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2012. 2 v. ISBN 9788531406737.

Bibliografia Complementar:

  • GALILEI, G. Discursos e Demonstrações Matemáticas Sobre Duas Novas Ciências. São Paulo: Nova Estela, 1990.
  • NASCIMENTO, Carlos Arthur Ribeiro do. Para ler Galileu Galilei: diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo. São Paulo: EDUC, 2003. 105 p. ISBN 8528302768.
  • GALILEI, Galileo. Two New Sciences. New York: Dover, 1914. 300 p.
  • HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de fisica. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1996. 4v. ISBN 852161070X.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2019 / 1 49 29 Física (Bacharelado)
Física (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
QUA16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
ALVARO LEONARDI AYALA FILHO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO FÍSICO Física (Licenciatura)
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO FÍSICO Física (Bacharelado)

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