Nome da Disciplina
INTRODUÇÃO CONCEITUAL À FÍSICA
CÓDIGO
11090045
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O conceito de physis: o estudo da natureza. A Matemática como linguagem. Elementos estruturais da Física: conceitos, modelos, leis e teorias. Observação e experimentação; o método experimental. Noções de metodologia científica. Relações da Física com as demais ciências exatas e da natureza. Ética na pesquisa científica. A pesquisa em Física: etapas de formação e mercado de trabalho.

Objetivos

Objetivo Geral:

A disciplina visa apresentar aos alunos a estrutura conceitual da Física enquanto ciência, através de estudos de caso e demonstrações experimentais.

 

Objetivos Específicos:

A disciplina visa preparar o aluno para apreender a conceitualização e matematização crescente que lhe será apresentada ao longo do curso. Também serão abordados tópicos associados ao desenvolvimento na carreira, da práxis científica, bem como uma discussão acerca do mercado de trabalho.

Conteúdo Programático

Introdução à gnoseologia
Breve histórico da Física
O conhecimento matemático
Rudimentos de Metodologia Científica
Ética e Ciência
Etapas de formação e mercado de trabalho

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • HEWITT, Paul G. Física conceitual. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
  • ROCHA, J. F. (Org.) Origens e evolução das ideias da física. Salvador: EDUFBA, 2011.
  • KOCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

Bibliografia Complementar:

  • TOBIAS, José Antônio. Como fazer sua pesquisa. 6. ed. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2005.
  • GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  • LUCIE, Pierre. A gênese do método científico. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1978.
  • AMALDI, Ugo. Imagens da física as ideias das experiências do pêndulo aos quarks. São Paulo: Scipione, 1997.
  • FRAUENFELDER, P. Introduction to physics. Oxford: Pergamon; Reading, 1966

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INTRODUÇÃO CONCEITUAL À FÍSICA Física (Licenciatura)
INTRODUÇÃO CONCEITUAL À FÍSICA Física (Bacharelado)

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