Nome do Curso / Conceitos (*)
Engenharia de Petróleo
Enade (2019)2CPC (2019)3CC (2013)3
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
6500
Código e-MEC
122366
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14L30Total
PAVE 2023/111211111110
SISU 2023/1204444111140
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1565 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 735 de 27/12/2013. Publicada no D.O.U. de 30/12/2013.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 111 de 04/02/2021. Publicada na Seção 1, página 136 do D.O.U. de 05/02/2021.

Contextualização

O curso de Engenharia de Petróleo tem por objetivo formar profissionais direcionados à industria do petróleo, em especial às atividades de prospecção e pesquisa de óleo e gás em bacias sedimentares, dessa forma, esse profissional pode atuar em jazidas, plataformas, refinarias e distribuidoras. O curso prevê atividades de laboratório, saídas de campo e outras atividades complementares para entendimento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Objetivos

Atualmente, o mercado assinala um aumento na demanda de Engenheiros de Petróleo, não mais com objetivo exclusivo de atender o desenvolvimento do Pré-Sal, mas sim, em decorrência das ações governamentais desenvolvidas com o objetivo de incentivar o redesenvolvimento de campos maduros, marginais e de novas fronteiras exploratórias, como o Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo (REATE) e o Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (PROMAR). Adicionalmente, identifica-se uma abertura do mercado de gás, que pode contribuir substancialmente com o aumento da demanda. Visão esta suportada pela porcentagem de egressos atuando no mercado e a elevada taxa de alunos em estágio. Por fim, destaca-se a abertura de oportunidades aos Engenheiros de Petróleo em relação à área de Energia, com a adaptação de seus conhecimentos para o desenvolvimento de outros campos, buscando também uma transição
energética mais eficiente na utilização de recursos energéticos. Baseado nas atuais e futuras condições citadas ao mercado do petróleo e energia e associado à carência de estudos a potenciais plays produtivos da região, como a Bacia de Pelotas, justifica-se a contínua formação de Engenheiros de Petróleo na Universidade Federal de Pelotas.

Perfil do Egresso

Ser capaz de abordar, com atitude investigativa, tanto problemas tradicionais quanto problemas novos, e abordar fenômenos, do cotidiano e/ou de interesse puramente acadêmico, partindo de princípios e leis fundamentais, com preocupação quanto à forma de transmitir idéias, conceitos e teorias pertinentes; Ser capaz de criar em laboratórios ambientes que simulem as situações encontradas no desenvolvimento da ciência em geral e da Engenharia de Petróleo em particular, além de improvisar e criar novos experimentos fazendo uso da integração de seus conhecimentos em Engenharia de Petróleo, Química, Física e Computação Básica; O Engenheiro de Petróleo, em particular, deverá ainda ter habilidades específicas para atuar em projetos de pesquisa em Engenharia de Petróleo, habilidades estas desenvolvidas nas disciplinas de formação avançada em Engenharia de Petróleo e nas atividades de iniciação científica, além de ter uma sólida formação em cultura geral e humanidades; Possuir conhecimento sólido e atualizado em Engenharia de Petróleo. Em particular, deve ser um profissional com capacidade para buscar a atualização de conteúdos em Engenharia de Petróleo através da educação continuada, pesquisa bibliográfica e uso de recursos computacionais e Internet; Ser capaz de manter uma ética de atuação profissional que inclua a responsabilidade social e a compreensão crítica da ciência e educação como fenômeno cultural e histórico.

Competências e habilidades

Centrado na premissa que a formação é resultado da integração de competências, habilidades e conhecimentos, os componentes curriculares e as
metodologias de ensino e avaliação de aprendizagem foram atualizados visando atender o cenário atual e futuro da carreira de um Engenheiro de Petróleo. Sustentado pelo mercado, pelos egressos e pela expertise do corpo docente vigente almeja-se ao egresso do curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas a capacidade de avaliar o impacto das suas atividades, atuando de forma técnica e economicamente responsável, bem como com consciência ambiental e social.
Neste sentido, ao longo de sua formação, o futuro egresso será exposto continuamente a conhecimentos sólidos e atualizados, compreendendo fundamentos científicos e tecnológicos. Tais conhecimentos serão testados e fixados aos egressos, através de projetos que sejam correlacionados às demandas nacionais e internacionais, diagnosticando problemas e propondo soluções, por meio da integração de conhecimentos às outras áreas, atuando em equipes multidisciplinares e multilinguísticas, como também apresentando iniciativa e comunicação eficiente. Outro ponto de destaque é a obtenção de egressos com habilidades, e consequente competências, a ferramentas computacionais da área de Engenharia de Petróleo, visto a estrutura disponível para o desenvolvimento de atividades práticas e expertise do corpo docente vigente.
No momento de construção do presente relato (06/2022), o Curso tem 128 egressos.

Organização Curricular

https://wp.ufpel.edu.br/engenhariadepetroleo/files/2021/07/curriculo_curso_6500-v5.pdf

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

O Sistema de Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem do curso de Engenharia de Petróleo é focado na premissa que a cultura avaliativa, inerente às ações educativas, surge como elemento determinante para o sucesso na gestão dos cursos, na medida em que permite um olhar cuidadoso, constante e global aos processos educativos. Este deve ser realizado continuamente, com metodologias, modalidades e mecanismos variados de modo a informar à comunidade envolvida acerca do desenvolvimento didático-pedagógico do ensino, da evolução do processo de pesquisa, da extensão e da gestão. Os processos avaliativos possuem como foco as dimensões: avaliação da aprendizagem, a ação dos docentes, a gestão dos cursos, a estrutura curricular e a interface entre ensino, pesquisa e extensão no contexto da avaliação institucional.

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM tem o objetivo de avaliar o desempenho acadêmico do estudante para que, com isso, possa intervir de forma mais assertiva para que ele(a) possa conhecer melhor suas possibilidades, potencialidades e limites. Assim, deve: considerar o fato de que as metodologias ativas de ensino são ferramentas recomendada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (Resolução no 2, de 24 de abril de 2019); promover a autonomia do estudante por meio de processos transparentes e autoavaliativos; ter como objetivo os aspectos qualitativos, no ato avaliativo, tendo na dimensão quantitativa, os meios, e não os fins; permitir, a partir de avaliações baseadas
em critérios justos e equânimes, o crescimento do estudante e não a sua classificação e exclusão.

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM pauta-se na norma definida, para esse fim, na UFPEL (Regulamento do Ensino da Graduação - Resolução no 29, de 13 de setembro de 2018). Como, também, nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (Resolução no 2, de 24 de abril de 2019). De modo diferenciado, as atividades de Trabalho de Conclusão Curso (TCC) e Estágio Obrigatório seguem um sistema baseado nos conceitos Aprovado ou Reprovado. O Estágio Obrigatório é avaliado por um profissional de nível superior do local de estágio, na forma de supervisor, e por um professor do Curso de Engenharia de Petróleo, na forma de orientador. A avaliação dessas atividades (TCC e Estágio) é realizada em formulário próprio. As atividades complementares, por seu turno, são avaliadas por Comissão própria, considerando o estudante apto ou não à carga horária destinada para esse fim. Já, a AVALIAÇÃO DO ENSINO envolve tanto as práticas pedagógicas, quanto o programa da atividade
curricular, o professor e o próprio estudante. Essa avaliação é realizada por meio de formulário aplicado, via sistema acadêmico, de acordo com cronograma específico, estabelecido pela Comissão Própria de Avaliação, da UFPel.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Em pesquisa realizada aos currículos profissionais disponíveis na plataforma LinkedIn®, onde foi possível localizar a informação de 100 egressos (78% dos egressos), identifica-se que dentre estes que 78% encontram-se ativos no mercado de trabalho, sendo33% atuando especificamente na indústria do petróleo, os demais 22% encontram-se na pós-graduação. Se avaliado os últimos 3 anos (2019-2022), a porcentagem de egressos atuando especificamente a indústria do petróleo cresce para 71,4%, enquanto na pós-graduação fica em 18%. Ademais se destaca a alta demanda por discentes do curso para atividades de estágio, o que é comprovado por quase a totalidade dos discentes em condições, encontram-se estagiando. Isso é resultado da qualidade e dedicação de nossos egressos, que deixam marcas positivas nas empresas em que atuam.

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000767ÁLGEBRA LINEARObrigatória460
15000768CÁLCULO AObrigatória690
15000769DESENHO TÉCNICOObrigatória460
15000770GEOLOGIA PARA ENGENHARIA DE PETRÓLEOObrigatória460
15000771INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PETRÓLEOObrigatória230
15000773PLANTÃO TIRA-DÚVIDASObrigatória345
15000772TUTORIA ACADÊMICAObrigatória230

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000294ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOObrigatória460
15000777A PROFISSÃO DO ENGENHEIRO DE PETRÓLEO15000771 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PETRÓLEOObrigatória345
15000774CÁLCULO B15000768 - CÁLCULO AObrigatória690
15000775ESTATÍSTICA BÁSICA15000768 - CÁLCULO AObrigatória460
11090032FÍSICA BÁSICA IObrigatória460
15000776PETROLOGIA SEDIMENTAR APLICADA15000770 - GEOLOGIA PARA ENGENHARIA DE PETRÓLEOObrigatória460
15000132QUÍMICA APLICADAObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000778EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A15000767 - ÁLGEBRA LINEAR15000774 - CÁLCULO BObrigatória460
15000779ESTRATIGRAFIA APLICADA AO PETRÓLEO15000776 - PETROLOGIA SEDIMENTAR APLICADAObrigatória345
11090033FÍSICA BÁSICA II11090032 - FÍSICA BÁSICA IObrigatória460
15000780GEOQUÍMICA DO PETRÓLEO15000132 - QUÍMICA APLICADA15000776 - PETROLOGIA SEDIMENTAR APLICADAObrigatória460
15000781MECÂNICA GERAL11090032 - FÍSICA BÁSICA IObrigatória460
15000782O VOLUNTARIADO E O SEU APRENDIZADOObrigatória345
15000489TERMODINÂMICA APLICADA15000132 - QUÍMICA APLICADAObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000783CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS AObrigatória460
11090036FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL I11090033 - FÍSICA BÁSICA IIObrigatória230
11090034FÍSICA BÁSICA III11090033 - FÍSICA BÁSICA IIObrigatória460
15000784GEOESTATÍSTICA22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO15000775 - ESTATÍSTICA BÁSICAObrigatória460
15000785GEOLOGIA DO PETRÓLEO15000779 - ESTRATIGRAFIA APLICADA AO PETRÓLEO15000780 - GEOQUÍMICA DO PETRÓLEOObrigatória460
15000787INFORMÁTICA22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOObrigatória345
15000786TRANSFERÊNCIA DE CALOR15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A15000489 - TERMODINÂMICA APLICADAObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000794DESENHO UNIVERSALMínimo de 80 créditosObrigatória345
15000788ESCOAMENTO EM ROCHAS POROSAS15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A15000770 - GEOLOGIA PARA ENGENHARIA DE PETRÓLEOObrigatória460
15000789INSTRUMENTAÇÃO E MEDIÇÃO DE PETRÓLEO15000769 - DESENHO TÉCNICO11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIObrigatória345
15000790MECÂNICA DOS FLUIDOS15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS AObrigatória460
15000791MECÂNICA DOS SÓLIDOS15000781 - MECÂNICA GERALObrigatória460
15000792PERFILAGEM DE POÇO15000779 - ESTRATIGRAFIA APLICADA AO PETRÓLEO11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIObrigatória460
15000793SÍSMICA APLICADA AO PETRÓLEO11090033 - FÍSICA BÁSICA II15000784 - GEOESTATÍSTICAObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000795CARACTERIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS15000792 - PERFILAGEM DE POÇO15000793 - SÍSMICA APLICADA AO PETRÓLEOObrigatória460
15000796ESCOAMENTO DE PETRÓLEO15000789 - INSTRUMENTAÇÃO E MEDIÇÃO DE PETRÓLEO15000790 - MECÂNICA DOS FLUIDOSObrigatória460
15000797FLUIDOS DE PERFURAÇÃO E DE COMPLETAÇÃO DE POÇOS15000790 - MECÂNICA DOS FLUIDOS15000786 - TRANSFERÊNCIA DE CALORObrigatória460
15000798GEOLOGIA MARINHA15000779 - ESTRATIGRAFIA APLICADA AO PETRÓLEO11090036 - FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL IObrigatória460
15000799GEOMECÂNICA APLICADA AO PETRÓLEO15000791 - MECÂNICA DOS SÓLIDOSObrigatória460
15000800GESTÃO E CONTABILIDADE NO SETOR DE PETRÓLEOMínimo de 105 créditosObrigatória460
15000801LÍNGUA ESTRANGEIRAMínimo de 105 créditosObrigatória345

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000802APRENDIZADO DE MÁQUINA22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO15000775 - ESTATÍSTICA BÁSICAMínimo de 131 créditosObrigatória460
15000803ECONOMIA DO PETRÓLEO15000800 - GESTÃO E CONTABILIDADE NO SETOR DE PETRÓLEOObrigatória460
15000396METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PRODUÇÃO DE TEXTOMínimo de 131 créditosObrigatória230
15000804PERFURAÇÃO DE POÇOS15000797 - FLUIDOS DE PERFURAÇÃO E DE COMPLETAÇÃO DE POÇOS15000799 - GEOMECÂNICA APLICADA AO PETRÓLEOObrigatória460
15000508SIMULAÇÃO E MODELAGEM DE RESERVATÓRIOS15000783 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES15000788 - ESCOAMENTO EM ROCHAS POROSAS15000795 - CARACTERIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOSObrigatória460
15000805TESTE DE POÇO15000788 - ESCOAMENTO EM ROCHAS POROSAS15000789 - INSTRUMENTAÇÃO E MEDIÇÃO DE PETRÓLEOObrigatória460
15000806TRANSIÇÃO ENERGÉTICAMínimo de 131 créditosObrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000658AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO SETOR DE PETRÓLEO15000798 - GEOLOGIA MARINHAObrigatória460
15000807AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS DE PETRÓLEO15000775 - ESTATÍSTICA BÁSICA15000803 - ECONOMIA DO PETRÓLEOObrigatória460
15000808COMPLETAÇÃO DE POÇOS15000804 - PERFURAÇÃO DE POÇOSObrigatória460
15000811EDUCAÇÃO FINANCEIRA15000803 - ECONOMIA DO PETRÓLEOObrigatória345
15000660ENGENHARIA DE RESERVATÓRIOS15000508 - SIMULAÇÃO E MODELAGEM DE RESERVATÓRIOS15000805 - TESTE DE POÇOObrigatória460
15000809SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO15000796 - ESCOAMENTO DE PETRÓLEO15000798 - GEOLOGIA MARINHAObrigatória460
15000810TÉCNICAS APLICADAS À ENGENHARIA DE PETRÓLEO15000802 - APRENDIZADO DE MÁQUINAObrigatória345

9º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000812ELEVAÇÃO DE PETRÓLEO15000808 - COMPLETAÇÃO DE POÇOS15000809 - SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEOObrigatória460
15000813GERENCIAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CAMPOS DE PETRÓLEO15000660 - ENGENHARIA DE RESERVATÓRIOS15000807 - AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS DE PETRÓLEO15000810 - TÉCNICAS APLICADAS À ENGENHARIA DE PETRÓLEOObrigatória460
15000815LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DO SETOR DE PETRÓLEO15000809 - SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEOObrigatória460
15000817PETRÓLEO E MEIO AMBIENTE15000658 - AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO SETOR DE PETRÓLEOObrigatória345
15000814PROCESSAMENTO DE PETRÓLEO15000809 - SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEOObrigatória460
15000816SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA (SMS) NO SETOR DE PETRÓLEO15000658 - AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO SETOR DE PETRÓLEOObrigatória460
15000666TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I15000396 - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PRODUÇÃO DE TEXTOMínimo de 183 créditosObrigatória230

10º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000668ESTÁGIO OBRIGATÓRIOMínimo de 157 créditosObrigatória160
15000667TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II15000666 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IObrigatória230

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000818ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar575

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000202ANÁLISE DE BACIAS SEDIMENTARES15000785 - GEOLOGIA DO PETRÓLEOOptativa460
15000819EMPREENDEDORISMO15000800 - GESTÃO E CONTABILIDADE NO SETOR DE PETRÓLEOOptativa460
15000820ESTRATIGRAFIA DE SEQUÊNCIAS15000779 - ESTRATIGRAFIA APLICADA AO PETRÓLEOOptativa345
15000821INTRODUÇÃO AOS AMBIENTES DEPOSICIONAIS15000776 - PETROLOGIA SEDIMENTAR APLICADAOptativa345
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
1310403LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL - INGLÊSOptativa468
15000472MERCADO DE CAPITAIS15000803 - ECONOMIA DO PETRÓLEOOptativa460
15000822MERCADO DE ENERGIAOptativa460
15000143MICROPALEONTOLOGIA15000776 - PETROLOGIA SEDIMENTAR APLICADAOptativa460
15000112PALEONTOLOGIA I15000776 - PETROLOGIA SEDIMENTAR APLICADAOptativa460
15000527PETROLOGIA ORGÂNICA15000780 - GEOQUÍMICA DO PETRÓLEOOptativa460
15000823PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS APLICADO A ENGENHARIA DE PETRÓLEO15000775 - ESTATÍSTICA BÁSICAOptativa460
15000824PROCESSOS CRIATIVOS E ENGENHARIAOptativa460
15000825RECURSOS ENERGÉTICOS NÃO RENOVÁVEIS15000776 - PETROLOGIA SEDIMENTAR APLICADAOptativa460
15000826SÍSMICA 4D APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO15000793 - SÍSMICA APLICADA AO PETRÓLEO15000508 - SIMULAÇÃO E MODELAGEM DE RESERVATÓRIOSOptativa345
15000240TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE PETRÓLEOOptativa230
15000669TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO I Optativa230
15000670TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO IIOptativa230
15000671TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO IIIOptativa460
15000672TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO IVOptativa460
15000673TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO VOptativa460
15000827TUTORIA ACADÊMICA IOptativa230
15000828TUTORIA ACADÊMICA IIOptativa230
15000829TUTORIA ACADÊMICA IIIOptativa230
15000830TUTORIA ACADÊMICA IVOptativa230

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ADAMO DE SOUSA ARAÚJOCentro de Engenharias
ANGELA PETRUCCI VASCONCELOSCentro de Engenharias
ANTÔNIO ALVES DA SILVA JÚNIORCentro de Engenharias
ANTONIO CARLOS DA SILVA RAMOSCentro de Engenharias
ARLAN DA SILVA FERREIRAInstituto de Física e Matemática
CAMILE URBANCentro de Engenharias
CARLOS EDUARDO ESPINOSACentro de Engenharias
CLARISSA CASTRO CALDERIPE MONTELLICentro de Engenharias
CRISTIANO FLORES DOS SANTOSCentro de Desenvolvimento Tecnológico
DANIEL BAYER DA SILVACentro de Engenharias
EDUARDO DA SILVA SCHNEIDERCentro de Engenharias
EDUARDO FONTES HENRIQUESInstituto de Física e Matemática
EDUARDO PAIVA SCARPAROCentro de Engenharias
FABRÍCIO MONTE FREITASCentro de Engenharias
FELIPE MARTINS MARQUES DA SILVACentro de Engenharias
FERNANDA VAZ ALVES RISSOCentro de Engenharias
FORLAN LA ROSA ALMEIDACentro de Engenharias
FRANCIELLE CANTARELLI MARTINSCentro de Letras e Comunicação
GIOVANI MATTE CIOCCARICentro de Engenharias
GUILHERME HOEHR TRINDADECentro de Engenharias
GUILHERME JAHNECKE WEYMARCentro de Engenharias
HUMBERTO DIAS VIANNACentro de Engenharias
JAVIER ANTONIO GOMEZ ROMEROInstituto de Física e Matemática
JOEL PAVANInstituto de Física e Matemática
JOSÉ RAFAEL BORDINInstituto de Física e Matemática
JOSE WILSON DA SILVACentro de Engenharias
LARISSA PINHEIRO COSTACentro de Engenharias
LAUREN FRANCINE IRIGOITE FARIASCentro de Engenharias
LETICIA TONETTOCentro de Engenharias
MARCELO PEREIRA MACHADOInstituto de Física e Matemática
MARIO LUIZ LOPES DA SILVAInstituto de Física e Matemática
MARISTELA BAGATIN SILVACentro de Engenharias
RAFAEL DE AVILA DELUCISCentro de Engenharias
SONIA SOUZA FRANCO BRETANHACentro de Engenharias
VALMIR FRANCISCO RISSOCentro de Engenharias
VANESSA DUMMER MARQUESCentro de Engenharias
WAGNER TENFENInstituto de Física e Matemática

Turmas ofertadas em 2022 / 2

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000767 - ÁLGEBRA LINEAR
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T300
15000768 - CÁLCULO A
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
T100
15000769 - DESENHO TÉCNICO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M100

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: ANTÔNIO ALVES DA SILVA JÚNIOR
Professor Regente: FORLAN LA ROSA ALMEIDA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M63022
15000777 - A PROFISSÃO DO ENGENHEIRO DE PETRÓLEOProfessor responsável pela turma: CAMILE URBAN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
13021
15000774 - CÁLCULO B
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T100
15000775 - ESTATÍSTICA BÁSICA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T100
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: ARLAN DA SILVA FERREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T41532
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: MARCELO PEREIRA MACHADO
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T81523
15000776 - PETROLOGIA SEDIMENTAR APLICADAProfessor responsável pela turma: MARISTELA BAGATIN SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M13027
15000132 - QUÍMICA APLICADAProfessor responsável pela turma: ANTONIO CARLOS DA SILVA RAMOS
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M13032

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: JAVIER ANTONIO GOMEZ ROMERO
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T31517
15000489 - TERMODINÂMICA APLICADA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M100

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11090036 - FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL IProfessor responsável pela turma: JOSÉ RAFAEL BORDIN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
P6157
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: JOEL PAVAN
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T2949
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: EDUARDO FONTES HENRIQUES
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T3731

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000396 - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PRODUÇÃO DE TEXTOProfessor responsável pela turma: LARISSA PINHEIRO COSTA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1154

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000658 - AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO SETOR DE PETRÓLEOProfessor responsável pela turma: LAUREN FRANCINE IRIGOITE FARIAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1209
15000660 - ENGENHARIA DE RESERVATÓRIOSProfessor responsável pela turma: VALMIR FRANCISCO RISSO
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12012

9º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000666 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IProfessor responsável pela turma: LARISSA PINHEIRO COSTA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1106

10º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000668 - ESTÁGIO OBRIGATÓRIOProfessor responsável pela turma: JOSE WILSON DA SILVA
P1108
15000667 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIProfessor responsável pela turma: VALMIR FRANCISCO RISSO
M11010
15000667 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIProfessor responsável pela turma: MARISTELA BAGATIN SILVA
M2109

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000112 - PALEONTOLOGIA IProfessor responsável pela turma: CAMILE URBAN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1420

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
Hendy Silva do Prado20222
jonathan flaviano arevalos lemes20222
MATHEUS PHILIPE LOURENCO DA COSTA20222
Tauã Sampaio da Luz20222
WELINGTON DA SILVA GARIGHAN20222
ANTHONY EBLING OLIVEIRA LUZ20221
ANTONIO AUGUSTO ANTUNES AÑAÑA FILHO20221
BRUNO CASTRO BARROS20221
CAMILA GABRIELE TORRES20221
CELYNE RODRIGUES NEVES DOS SANTOS20221
DANIEL VICTOR DA SILVA SOUZA20221
EDUARDA DA FONSECA OLIVEIRA20221
ERICK GABRIEL DA SILVA20221
GABRIELE DA FONSECA MONKS20221
GILMAR ROSA DA SILVA20221
JANARA INDAIA LOBO CARVALHO20221
JOAO GABRIEL DA COSTA PEREIRA20221
JOSE SARAIVA BONFIM JUNIOR20221
LIVIA LORENA MONTEIRO FERNANDES20221
LUIZ RAUL DADAMO DURANTE20221
MARCELO NASCIMENTO BEZERRA20221
MARIA REGINA DA SILVA SANTOS20221
MARTA PORTO PIEPER VASCONCELOS20221
NAYELLY DE OLIVEIRA ESCORCIO SOUSA20221
NILTON REGIS CORREA BARRETO NETTO20221
RENAN DA SILVA MORALES20221
RICARDO WASKOW SOARES20221
RYAN SANTOS DE OLIVEIRA20221
TATIELEN RODEGHIERO DOS SANTOS20221
VIVIAN NUNES PEREIRA20221
ANA PAULA SCHVINN20211
DALUAN DE FREITAS ALVES20211
EMILY ALMERON FELIX20211
GABRIEL DE AVILA BAHR20211
GABRIELE CHRISTINO MARQUES20211
HENRY MENDONCA LUZ PACINI RICCI20211
HEYTOR DA SILVA CERQUEIRA20211
JOAO GABRIEL DAIMA20211
LORENZO RODRIGUES LUZ20211
LUY MORAES ESPINOSA20211
MARIA EDUARDA MARQUES DE SOUSA MAROCOLO20211
NATALIA GUEDES ROSA20211
RAIANNY DURAO20211
THOMAS PERLEBERG HELING20211
VICTOR ROSARIO BARBOSA20211
AMANDINE MADHONA ALEXIA MAKAYA20201
CAIO DE ARAUJO PIRES20201
CRISTIAN PARISOTTO JUNIOR20201
DHAIARA NATSUMI DE CASTRO MACHIDA20201
EDISSON CASTRO DE SOUZA JUNIOR20201
GUILHERME SILVA TAYLON FERREIRA20201
HELIO JUNNIOR SARTOR DALMOLIN20201
HENRIQUE MARQUES DA CUNHA20201
IGOR RODRIGUES SOARES FREITAS20201
JULIA BEHLING DE CASTRO20201
Kamilly Lorrany Araujo da Silva20201
KAWE HENRIQUE ANDRADE HILARIO20201
LAURO ARAUJO LEME20201
MARIA EDUARDA VAZ FERRAZ20201
MARIANA MONTEIRO SOARES DE OLIVEIRA20201
Norata Soares Prietsch20201
RAFAELA HULGUIM VARGAS20201
RAINAN MADEIRA SANTOS20201
TON KEVYN BARRETO AMPARO DA SILVA20201
ARTHUR XIMENES SILVA20191
BIBIANA LAUZ TERRA MENDES20191
GUSTAVO GARCIA20191
IGOR VIANA DOS SANTOS20191
JHONATHAN THOMAZ20191
MARCOS VINICIUS MARTINS DA SILVA20191
NATALIA PAESCH COGO20191
NATHÁLIA CAMPOLINA MENDES20191
STEFANI ZAMBIASI20191
VITORIA PERACA FERREIRA20191
BARBARA CABELEIRA CAVALHEIRO20181
CLINEU CASTRO NETO20181
DENILSON SCHRODER JORGE20181
GABRIEL CHAVES GONÇALVES20181
HICARO HYAGO CELESTINO GOMES PEREIRA20181
ISIS FELTRIN STEINER20181
JÉFERSON BARBOSA DA SILVA20181
JOANA ETELVINA VARELLA PACHECO20181
LEONARDO RIBEIRO OLIVEIRA20181
LUCAS SEGATTO PINHEIRO20181
MARIA CRISSTINA CARDOSO DA SILVA20181
RAPHAELA FRANCO ROMANO20181
THALLYS RODRIGUES MARTIN MACIEL DA CONCEICAO20181
VERONICA DA SILVA BECKMANN20181
YOUSEF MAHMOUD YOUSEF ALI AWADALLA AMER20181
GEORGE COUTINHO LIMA20172
DAGMAR LIMA CARDOZO JÚNIOR20171
LEONARDO THOMAS20171
LUANA NICOLY MARTINS TOMAZ20171
MARCONI BOTELHO MARTINS20171
MICHAEL DOS SANTOS DA SILVA20171
NATHAN MARTINS PINTO20171
THUANE LUCEIRO CORREA20171
ALINE MULLER PETER20161
ANA LUIZA GALINDO DE OLIVEIRA OVELAR20161
ANDRIO DA SILVA HERRMANN20161
DAVID ALVES CONCEICAO20161
DIEGO DE MAGALHAES20161
IAGO LUCAS NEVES DA SILVA20161
LUIZE BERNARDI GONCALVES20161
MARCELO LEVIEN CORRÊA GOMES20161
NATÁLIA QUINTANA PINTO CARDOSO20161
FARUK SAMI ABDEL AZIZ YOUSEF BAKRI20152
FERNANDO HAERTEL HECKTHEUER NETO20152
GABRIELA VASCONCELLOS SINOTTI20152
LUCAS VALADÃO SCHREIBER20152
LUCIAN COELHO DE SOUZA20152
RHAMAN SONODA BATISTA20151
ROBERTO NUNES FERREIRA20151
LIZAMARA SCHWARTZ BEILFUSS20142
LUCAS BAMPI20142
RODRIGO WICKBOLDT BUENO20142
CAROLINA DUTRA DORNELLES DUARTE20141
MAURÍCIO THUROW MACHADO20141
ARIANE BORGES RIBEIRO20132
MARIANA SANTANA DUARTE20132
ALISSON MATEUS LAFUENTE COSTA20131
JULIA DIAS PIEGAS20131
EDUARDO WIETHÖLDER20111

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
FORLAN LA ROSA ALMEIDA20092013
GUILHERME NARCISO MEDEIROS20092013
LARISSA PINHEIRO COSTA20092013
PATRICIA PIZANE TIMM20092013
ROBISON QUINTANA SAALFELD20092013
EVELYN CRISTINA TONIN20092014
FRANCISCO ALMEIDA MASSIERE20102014
LAUREN FRANCINE IRIGOITE FARIAS20092014
MICHELE SCHMITT20092014
NATÁLIA MARIA ORNELLAS20102014
ANDRÉ MICHELS20092015
ANE DE MARCO LAMONATO20102015
CARLINE SCHARDONG20092015
CRISTIANO BADERMANN DA SILVA20092015
GIOVANE BERTUOL20092015
MARIA LUIZA SPESSATTO BRESCIANINI20092015
MATHEUS GONÇALVES ESTANISLAU20092015
RENATA ALBERTON20092015
RODRIGO GONÇALVES VAZ20092015
Thalita Fagundes Leal20112015
VICTOR AUGUSTO KOLHS CATTANI20092015
WILLIAM CHALUB CRUZ20112015
ANDREZZA RIBEIRO FRETES20102016
EDUARDO SGANZERLA FERREIRA20112016
ERLON RIBEIRO COSTA DOS SANTOS20102016
FRANCINE SELAU BORGES20112016
GUILHERME DA CUNHA PONTES20102016
GUILHERME KELLER EIDT20102016
ISABELLA GHESLA ROSSETTI20102016
JOÃO PAULO MEIRELLES20112016
JOÃO PEDRO DO AMARAL PIRES20122016
JOSÉ HENRIQUE BITENCOURT ZIMMERMANN20102016
LAYLANA CORNÉLIO DE DEUS20102016
LETÍCIA SIQUEIRA DOS SANTOS20122016
NATÁLIA FIRNKES20112016
OTÁVIO FREITAS NEVES20112016
PAULO INÁCIO GIACOMONI COLOMBELLI20102016
RÔMULO FÉLIX NUNES20112016
VICENTE BECKER DE AZEVEDO20102016
ANDRÉIA CRYSTINA SILVA JARDIM20122017
AUGUSTO GAMBIN KLAUS20132017
BRUNA BORN PUREZA20112017
CRISTIANO DOS SANTOS AZEREDO20122017
DANIELLE CORRÊA MIRAPALHETE LIMA20132017
FRANKLIN KÖHLER20092017
GABRIELA MEDEIROS CARNEIRO20112017
HENRIQUE FONSECA NEUTZLING20122017
HENRIQUE TREPTOW WEINBERGER20102017
JAYANA NICARETTA DA SILVA20122017
JHORDANA VENCATO DIAS20132017
KELVIN JARDEL ROBE20122017
LEONARDO RONNE DE OLIVEIRA CRUZ20132017
LUCAS TRENTIN20122017
LUÍS HENRIQUE DE OLIVEIRA KONZEN20092017
LUIZA RODRIGUES SOARES20132017
MARCELO SILVA VELHO20102017
MARYANE SILVA FERREIRA20122017
MATEUS RIBEIRO VEIGA DE MOURA20132017
MAUREN COSTA DA SILVA20132017
Morgana dos Santos Mensch20112017
RAPHAEL FREIRE DE MELLO BISNETO20122017
RENAN APOLONIO MARÇAL20132017
ROSBERGUER DE ALMEIDA CAMARGO20102017
THYESCO CARLO PATZOLD DOS SANTOS20102017
ALEXANDRE MAGALDI MARCELINO20112018
ARI DIAS JUNIOR20112018
AUGUSTO GIUDICE DE OLIVEIRA20122018
BEATRIZ PACHECO JUNQUEIRA20122018
BETTINA SIMIONI GALVÃO20132018
BRUNA DOS SANTOS SOUZA20122018
BRUNO KABKE BANDEIRA20122018
BRUNO VERNOCHI DA CONCEIÇÃO20132018
CAROLINA XAVIER MAGALHÃES20122018
DANDARA SARTORI20122018
FERNANDO HENRIQUE GUIMARÃES REZENDE20142018
FILIPE GIUDICE D'AVILA20122018
FLAVIANE AGUSTINI STEDILLE20132018
FRANCISCO EVILÁSIO TEIXEIRA DE MELO JÚNIOR20112018
GELTOM LUÍS VIEIRA JÚNIOR20142018
GIOVAN WÜRZIUS20102018
GUILHERME MEDINA CAMEU20142018
ISADORA MASCARENHAS DE ALMEIDA20132018
ISLA LAFUENTE GUEDES20132018
JOSIAS PEREIRA DE OLIVEIRA JUNIOR20132018
KEVIN BORGES GARCIA20132018
LUCAS MACEDO DE OLIVEIRA20122018
MARINA TOLFO GUERRA20122018
NATÁLIA SANTAMARINA DA SILVA20112018
NATAN BATTISTI20132018
PAULA PINZON SCHINOFF20142018
PAULINE MARTINS REIS20122018
TÚLIO CHRISTIAN GONÇALVES SOARES20112018
VICTOR ARAUJO FIGUEREDO FISCHER20142018
VINICIUS PEREIRA CASANOVA CAMPOS20142018
ANDRIELE ANTOLINI ZAMBELLI20132019
CECÍLIA DE OLIVEIRA VOLOSKI20142019
INGRID NOVAIS FRANÇA20142019
INGRID YONE GOMES PENA20142019
JAQUELINE MIRITZ REICHOW20122019
JESSICA HAYLLA GONTIJO E BARCELLOS TEIXEIRA20142019
JOÃO GUILHERME CYRILLO KERN20142019
JÚLIO CÉSAR INSAURRIAGA BATISTA20122019
LARISSA SILVEIRA DA COSTA20132019
LETÍCIA STECKEL20142019
LÍGIA SIMON BRUM20142019
LUÍS FILIPE FERNANDES CARVALHO20132019
MARIANE SULZBACHER20132019
MARINA PREARO SIMPLICIO DA SILVA20132019
MATEUS CORRÊA DE OLIVEIRA20122019
RAPHAELA DE VARGAS ROEPKE20142019
TATIANE LANDUCI DA SILVA20132019
CAMILA CRISTINA DE SOUZA20122020
DIANA SANTOS NESS20132020
EDUARDO RAMIRES DOS SANTOS20142020
EMANUEL CARLOS ÁVILA FERREIRA20152020
JULIANO BRAND OLIVEIRA20122020
LUAN MARQUES20142020
LUCAS RAFAEL SILVA DA SILVEIRA20142020
MARIA ISABELLA MORAIS DOS REIS20142020
RAFAEL GHIROTTI GARCIA20152020
BRUNA JULLIANA JACOMOSSI20172021
CARLITA FELCHER LEMES20162021
CATHERINE GAYER OLLERMANN20162021
JÚLIA REGINA JUNG20172021
LAÍS BARTH SCHNORRENBERGER20162021
LAUREN CAMPOS HARTWIG SPECHT20162021
MARIA LETÍCIA ALVES GOULART20162021
MARX VLADIMIR DE SOUSA MIRANDA20162021
SUELEN DIANA DE AQUINO20132021
VITÓRIA KLEIN20162021
ANDRÉA GONÇALVES FERREIRA20122022
BRUNO ANTONIO PALMEIRA SABARÁ20152022
ERICK MARTINEZ ZANINI20182022
FERNANDO STEIMETZ20172022
GUSTAVO SCHAUN BUENO20162022
LUIZA MENDES MARTINS20162022
REID WILLIAN GONÇALVES DE ARAGÃO20172022
SAMANTA AIRES VIEIRA20142022

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

Página gerada em 07/02/2023 11:17:38 (consulta levou 0.425336s)