Nome da Atividade
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
CÓDIGO
15000668
Carga Horária
160 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
160
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
160
A, P (pendente), R,
I
Ementa
A formação do Engenheiro de Petróleo da UFPel ainda inclui a realização de um Estágio Curricular Obrigatório, sob supervisão direta de professores do curso, ou seja, com indicação de um orientador/supervisor para cada aluno.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Esse estágio obrigatório busca inserir os futuros egressos da UFPel em atividades de vivência prática fora do meio acadêmico onde ele está sendo formado, de modo a ampliar a sua experiência profissional na área de Engenharia de Petróleo.
Objetivo(s) específico(s):
Qualificar o aluno egresso com a experiência adquirida no acompanhamento de situações práticas em empresas e/ou Universidades que fazem parte do cotidiano do Engenheiro de Petróleo.
Conteúdo Programático
Entende-se como Estágio Curricular Obrigatório ou Estágio Obrigatório, o estágio realizado junto a organizações privadas ou públicas vinculadas à área das engenharias e das geociências, tendo como exemplo: empresas públicas ou privadas, autarquias federais, estaduais ou municipais, prefeituras, empresas de engenharia em geral, Universidades públicas ou particulares, entre outras. O estágio deverá ser realizado após a conclusão de 156 créditos estipulado na grade curricular. O Estágio Obrigatório deverá ter uma carga horária mínima de 160 horas e poderá ser realizado em qualquer período após o aluno atingir os 156 créditos obrigatórios.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BIANCHI, A. C. de M. Manual de orientação: estágio supervisionado. São Paulo: Thomson Pioneira, 2005.
- CARMO-NETO, D. Metodologia científica para principiantes. 3 ed. Salvador American World University Press, 1996. 560 p.
- LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 4 ed. São Paulo : Atlas, 1997. 216 p.
- VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
Bibliografia Complementar:
- CASTRO, C. M. A prática da pesquisa. São Paulo : MacGraw-Hill, 1977. 156 p.
- CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 4 ed. São Paulo : Makron Books, 1996. 209 p.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
P1 | 2024 / 2 | 20 | 14 |
Engenharia de Petróleo (Bacharelado) |
JOSE WILSON DA SILVA Professor responsável pela turma |