Nome da Atividade
MICROPALEONTOLOGIA
CÓDIGO
15000143
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Histórico da micropaleontologia. Análise morfológica dos principais grupos de micrófosseis: Foraminíferos, Ostracodes, Radiolários, Nanofósseis, Diatomáceas, Palinomorfos e conodontes. Técnicas de preparação de amostras. Aplicações na indústria e na análise ambiental. Bioestratigrafia: fundamentos e aplicações. Aplicação do código de Nomenclatura Estratigráfica. Monitoramento ambiental. Taxonomia. Estudos de casos. Montagem de coleções de referências. Preparação de amostras visando a recuperação de microfósseis carbonáticos e silicosos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais): Fornecer aos alunos uma visão dos fundamentos da Micropaleontologia, dos principais grupos de microfósseis, e de suas principais aplicações, tais como: exploração de hidrocarbonetos e minerais metálicos; Estratigrafia e interpretações paleoambientais básicas; Biogeografia; monitoramento ambiental; Geologia de Engenharia;
Proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos necessários para desenvolver trabalhos de rotina em Micropaleontologia: as principais ferramentas, interações com outras áreas de conhecimento, onde e como buscar informações micropaleontológicas, como organizá-las de modo a obter delas o melhor resultado.
Objetivo(s) específico(s): Compreender, a partir do registro fossilífero, as grandes transformaçõesda vida e do planeta no tempo geológico.; Avaliar a importância do registro fossilífero para a Paleontologia e a Geologia; Reconhecimento das informações que podem ser fornecidas pelos microfósseis quanto aos elementos que indicam o meio em que viveram; Identificação com utilização de estereomicroscópios e microscópios de características diagnósticas dos diversos grupos de microfósseis; Abordar aspectos da análise bioestratigráfica, paleobiogeográfica, paleoecológica, paleoclimática e aplicações em recursos naturais como petróleo e carvão e em estudos evolutivos.

Conteúdo Programático

1. Conceito de microfósseis.
2. Importância do estudo dos microfósseis: vantagens e desvantagens emrelação aos macrofósseis.
3. Breve histórico da Micropaleontologia: a. Os primórdios; A relação com a indústria do petróleo; b. A Bioestratigrafia e a Paleoecologia tradicionais: ascensão e esgotamento da ferramenta micropaleontológica; c. Novo fôlego para a Micropaleontologia: Bioestratigrafia de Seqüências, organopalinofácies e Petrografia Orgânica, d. Métodos quantitativos e computacionais aplicados à Micropaleontologia.
4. Coleta de fundo; Coleta em afloramento; Coleta em subsuperfície: calha, testemunho.
5.Principais grupos de microfósseis a. Morfologia, fisiologia, ecologia e distribuição estratigráfica; b. Sistemática e Classificação Taxômica; c. Técnicas básicas de preparação, triagem e armazenamento; d. Aplicações do táxon e sua importância para exploração de petróleo nas bacias sedimentares brasileiras;
6. Estado-da-arte do estudo, nas bacias sedimentares brasileiras. a. Microfósseis calcários: i. Foraminíferos; ii. Ostracodes; iii. Nanofósseis calcários; iv. Conchostráceos; v. Calpionelídeos. b. Microfósseis silicosos: i. Radiolários; ii. Diatomáceas; iii. Silicoflagelados.
c. Microfósseis orgânicos (palinomorfos): i. Pólens e esporos; ii. Dinoflagelados; iii. Acritarcas; iv. Quitinozoários. d. Microfósseis fosfáticos i. Conodontes.
7. Aplicações. a. Estudos de casos, em ou mais dos seguintes temas: exploração de hidrocarbonetos e minerais metálicos; b. Estratigrafia e interpretações paleoambientais básicas; c. Biogeografia; d. Monitoramento ambiental.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAUERMANN, S.G. Pólen nas angiospermas, diversidade e evolução. Canoas: Ed. Ulbra. 2013.1a Ed.
  • JONES, R.W. Micropaleontology in petroleum exploration. Oxford Science Publications. Oxford Univ. Press, Inc., Nova York, 1996. 432 p.
  • SALGADO-LABORIOU, M.L.. História Ecológica da Terra. Editora Edgar Brücher, São Paulo, Brasil, 1994. 307 p.

Bibliografia Complementar:

  • BIGNOT, G. Elements of Micropaleontology. Londres, R.U. Graham & Trotman. 1985. 217p.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MICROPALEONTOLOGIA Engenharia Geológica (Bacharelado)

Página gerada em 20/04/2024 09:39:50 (consulta levou 0.104292s)