Nome da Atividade
PROCESSOS CRIATIVOS E ENGENHARIA
CÓDIGO
15000824
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina propõe refletir sobre processos criativos e engenharia. Como meio de análise deste processo, a disciplina estabelece a produção e organização de documentos híbridos. Tais documentos devem ser percebidos não somente como registros pontuais, mas como parte integrante do próprio processo criativo em movimento. Para dar melhor entendimento aos processos criativos, serão realizadas conversação de textos, e apresentação de documentos audiovisuais. Também se buscará um aprofundamento da produção de sentido através do entendimento de experiência, e relacioná-las com conhecimentos do campo das engenharias.

Objetivos

Objetivo Geral:

Esta disciplina pretende colaborar com a formação de novos engenheiros através do incentivo à criatividade. Para isto, objetiva estudar a criatividade não como um fato dado, mas como um processo criativo. Deste modo, a disciplina oferece para o(a) estudante de engenharia instrumentos que possam ajudá-lo(a) a dar sentido a sua própria produção de conhecimento. Para atingir este objetivo, a disciplina trabalha a produção de documentos, registros e meios que tomem parte no processo criativo.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 2. ed. Florianópolis: Ed. UFSC, 2009. 270 p. ISBN 9788532804556. Disponível no formato físico na Biblioteca do Campus Porto.
  • BODEN, Margaret A. (Org.). Dimensões da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 1999. 244p. Disponível no formato físico na Biblioteca de Ciências Sociais.
  • OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 186 p. Disponível no formato físico na Biblioteca de Ciências Sociais.
  • PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2011. 301 p. (Coleção TRANS) ISBN 0788585490270 Disponível no formato físico na Biblioteca de Ciências Sociais e do Campus Porto.
  • PECHANSKY, Clara (Org.). A face escondida da criação. Porto Alegre: Movimento, 2005. 136p. (Coleção Ensaios ; 58). ISBN 8571950865. Disponível no formato físico na Biblioteca do Campus Porto.

Bibliografia Complementar:

  • DERDYK, Edith (Org.). Disegno, desenho, desígnio. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2007. 311 p. ISBN 9788573596458. Disponível no formato físico na Biblioteca de Ciências Sociais.
  • FARIAS, Agnaldo (Org.). Icleia Borsa Cattani. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004. 160 p. (Coleção Pensamento Crítico ; 3). Disponível no formato físico na Biblioteca de Ciências Sociais e no Acervo Arte Escola.
  • FERVENZA, Helio. O + é deserto. São Paulo: Escrituras, 2003. 89p. (Documento AREAL ; 3). ISBN 8575310801. Disponível no formato físico no Acervo Arte Escola.
  • LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: UNESP, 2000. 438 p. (Biblioteca básica). ISBN 857139265x. Disponível no formato físico na Biblioteca de Ciências Sociais.
  • PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. 2v. ISBN 85-859-1067-4 Disponível no formato físico na Biblioteca de Ciências Sociais.
  • SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2001. 319 p. Disponível no formato físico na Biblioteca de Ciências Sociais.

Página gerada em 18/11/2024 11:39:21 (consulta levou 0.073277s)