Nome do Curso / Conceitos (*)
Meteorologia
CC (2018)4
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
1800
Código e-MEC
14986
Unidade
Coordenador
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/115214121430
SISU 2024/21421431429
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 04/1975.
Curso reconhecido pela Portaria nº 064 de 15/02/1984. Publicada no D.O.U. de 16/02/1984.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 659 de 28/09/2018. Publicada na Seção 1, página 21 do D.O.U. de 1º/10/2018.

Contextualização

         O Curso de Graduação em Meteorologia foi criado na Universidade Federal de Pelotas em 1975 através da portaria 04/75, por ocasião da sua aprovação pelo Conselho Universitário. Em 1978 o projeto de criação foi aprovado pelo Conselho Federal de Educação segundo o parecer nº 1768. O curso iniciou as suas atividades no ano de 1979, vinculado e sediado no Instituto de Física e Matemática, ocorrendo a colação de grau da 1ª turma em 20 de dezembro de 1982. O ato de reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação ocorreu em 14 de fevereiro de 1984, através da portaria 64/84. Em 1988 foi fundada a Faculdade de Meteorologia que passou a sediar Curso de Graduação e que, atualmente conta também, com um Curso de Pós-graduação em Meteorologia, nível de mestrado. A estrutura atual da Faculdade compreende o Departamento de Meteorologia (DMet), Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) e o Núcleo de Meteorologia Aplicada (NMA), sendo que administrativamente é constituída pelo Conselho Departamental, Colegiado do Curso de Graduação em Meteorologia e Colegiado do Curso de Pós-graduação em Meteorologia.
         A expressiva inovação tecnológica agregada à meteorologia nos últimos 10 anos tem resultado numa diversificação das atividades exercidas em termos profissionais, o que implica no estabelecimento de novas competências aos profissionais em meteorologia. A conjuntura atual tem pressionado os cursos de graduação em meteorologia a se adequarem a uma nova realidade, revendo seus currículos e metodologias de ensino e buscando melhorias na infra-estrutura de seus laboratórios, bibliotecas e salas de aula.

Objetivos

         Os objetivos do curso foram definidos segundo uma perspectiva de formação que contemple o aprender nas áreas de conhecimentos, habilidades e atitudes, sendo direcionados para alcançar as competências e habilidades necessárias apontadas pelo perfil profissional. Neste sentido, o processo de formação deve proporcionar ao aluno o desenvolvimento de qualidades associadas à sua personalidade e intelectualidade, importantes para o exercício profissional em correlação com a formação técnica.
        Outra consideração importante são as referências dadas pelas Diretrizes Curriculares ao apontar a necessidade de que o profissional egresso efetivamente saiba trabalhar com as informações meteorológicas disponíveis, com competência para interpretá-las cientificamente, bem como seja capaz de selecionar e repassar as informações que sejam necessárias. Também é evidente que o egresso esteja habilitado a lidar com a tecnologia existente possibilitando-o a gerar as informações necessárias à sociedade.
 
Objetivo Geral
 
Qualificar pessoal em Meteorologia, com conhecimento e técnicas que o habilitem a atender as necessidades da sociedade quanto ao planejamento de suas atividades relacionadas aos eventos do tempo e clima.
 
Objetivos Específicos
 
Os objetivos específicos do curso de graduação em Meteorologia têm como princípios básicos:
- Compromisso com a construção do conhecimento meteorológico e com a democracia cidadã;
- Compromisso com uma postura crítica e criativa na identificação de problemas com visão ética e humanista em atendimento às demandas da sociedade;
- Respeito à pluralidade de indivíduos, ambientes, culturas e interação profissional;
- Compromisso com a qualificação e competência profissional meteorológica;
- Atuação positiva na busca de soluções relativas a questões meteorológicas;
- Envolvimento permanente com os fundamentos teóricos e metodológicos da ciência meteorológica;
- Desenvolvimento crescente das habilidades gerais e específicas da Meteorologia.

Perfil do Egresso

         O perfil profissional definido na proposta de Diretrizes Curriculares do Bacharel em Meteorologia (Referenciais Curriculares Nacionais Dos Cursos De Bacharelado E Licenciatura – Ministério da Educação – Secretaria de Educação Superior, 2010), como referência aos Cursos de Meteorologia do Brasil, requer sólida formação científica e profissional. Formação esta que capacite o Meteorologista a absorver e desenvolver novas tecnologias que o possibilite gerar, analisar e interpretar produtos meteorológicos para aplicação nos diversos ramos da Ciência, face às demandas sociais, com visão crítica, criativa, ética e humanística. Neste âmbito, a previsão do tempo é apenas uma dentre muitas atividades que o Meteorologista pode realizar.
         O perfil do egresso do Bacharelado em meteorologia das Diretrizes Curriculares Nacionais foi elaborado sob coordenação da comissão de ensino da SBMET através de consulta e debates envolvendo os Cursos de Graduação em Meteorologia, Serviços Públicos de Meteorologia, Institutos de Pesquisas e a comunidade envolvida, sob profunda análise da conjuntura atual, visando atender as exigências atuais com respeito à qualidade do profissional meteorologista.




 

Competências e habilidades

         As competências e habilidades do profissional de Meteorologia estão explicitadas na lei Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Meteorologia bacharelado (resolução número 04 CNE/CES de 06 de agosto de 2008).
         As Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Meteorologia proporcionam uma boa orientação do aprendizado técnico e das habilidades a serem desenvolvidas no aluno para fins de planejamento e estruturação do curso. Por outro lado, os tópicos de estudos e as competências descritas são pouco precisas para tomá-las como referência para a construção de uma visão descritiva da profissão de Meteorologista com respeito ao campo de atuação profissional. Por isso, para uma descrição mais precisa da Meteorologia como profissão é necessário considerar as atribuições legais estabelecidas em lei e pelo CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), órgão de regulamentação e fiscalização a que pertence a profissão de Meteorologista (Resolução no 1.010/2005, CONFEA).
 

Organização Curricular

          A integralização curricular é seqüencial semestral através de um elenco de disciplinas e atividades, distribuída ao longo de 8 semestres letivos, o que possibilita ao aluno concluir o curso num tempo mínimo de 4 anos. Em atendimento a Resolução nº 2/2006 do COCEPE, o tempo máximo para conclusão do curso é estabelecido em 7 anos.
          O número de vagas oferecidas pelo curso foi estabelecido pela administração da UFPEL, em função do Projeto REUNI, totalizando 77 vagas por ano, divididas em duas entradas semestrais (1º semestre: 35 vagas pelo SISU e 4 vagas pelo PAVE; 2º semestre: 35 vagas pelo SISU e 3 vagas pelo PAVE).

A organização da estrutura curricular do curso é dividida em três dimensões formativas:

 i – Núcleo de formação específica: Compreende as atividades curriculares determinadas pela legislação vigente aos cursos de graduação, de caráter obrigatório. O elenco de disciplinas básicas é restrito ao estipulado pelas diretrizes curriculares e limitado a um máximo de 40% do total de horas a integralizar no currículo pleno. Esta limitação visa proporcionar espaço adequado para viabilizar plenamente os estudos profissionais e assim alcançar as metas estipuladas para o perfil profissional. O elenco de disciplinas profissionalizantes foi organizado de forma a proporcionar uma formação gradativa na área profissional, bem como uma transição suave entre os estudos básicos e profissionais. Organizada assim, a estrutura curricular proporciona estudos introdutórios em Meteorologia do 1o ao 4o semestre, de maneira que a profissionalização mínima em atendimento as Diretrizes Curriculares ocorre até o 8º semestre, incluindo as atividades de Estágio Curricular e Trabalho de Conclusão de Curso, com um total de 2768 horas (3321 hs/aula).
 
ii – Núcleo de formação complementar: uma flexibilidade com respeito à formação profissional é buscada ao reservar, de acordo com a Resolução nº 2, de 18 de junho de 2007 da Câmara de Educação Superior/Conselho Nacional de Educação, um percentual inferior a 20%, conforme a resolução mencionada acima, da carga horária total do currículo do curso como sendo de escolha do aluno, entre atividades de ensino, pesquisa e extensão. Dentre as atividades de ensino, o elenco de disciplinas optativas na área profissional visa proporcionar ao aluno a opção por interesse de aprofundamento em determinada competência de sua formação. As atividades complementares visam contribuir para um aprendizado multidimensional e assim, contribuir para o desenvolvimento das habilidades previstas nas Diretrizes Curriculares, devendo, portanto haver um equilíbrio na divisão entre atividades de ensino, pesquisa e extensão. A orientação e fiscalização para que este equilíbrio ocorra ficará a cargo do Colegiado do Curso e do NDE. Além disso, atendendo ao princípio de flexibilização curricular, após o aluno completar a carga horária referente as Atividades Complementares, poderá, se assim desejar, computá-las na carga horária dos conteúdos de formação livre ou opcional em vista do seu caráter aberto. A carga horária total das atividades complementares é de 337 horas (404 hs/aula).
 
iii – Núcleo de formação livre: O aluno deverá obrigatoriamente cursar, no mínimo, o equivalente a 7% da carga horária total do curso em atividades (nas áreas de pesquisa, ensino ou extensão) ou disciplinas que não estejam ligadas à área do curso, de sua livre escolha, cursadas na UFPEL ou outro Instituto de Ensino Superior (IES), equivalendo a 231 horas (278 horas/aula). As atividades curriculares estão prescritas no art. 41 do regulamento do Ensino de Graduação da UFPEL de 2010. Serão ainda aceitos como atividade livre cursos de línguas estrangeiras oferecidos pelo Centro de Letras e Comunicação – UFPel ou outra instituição que possua forma de avaliação periódica e forneça certificado de conclusão.  Em atendimento à Lei n° 11.645 de 10/03/2008, os alunos do curso de Meteorologia poderão estudar a temática da História e Cultura Afro-Brasileira, pois esta poderá fazer parte da integralização por meio de disciplinas livres, sendo oferecida uma disciplina específica sobre Etnologia Afro-americana (Etnologia Afro-americana I - cod. 0720152) pelo Departamento de História e Antropologia (carga horária de 68 horas-aula). Outras atividades como curso de linguagem brasileira de sinais (Libras) ofertada pela Faculdade de Letras da UFPEL ou outra IES também serão computadas como formação livre. Atividades listadas como formação complementar podem ser computadas, desde que solicitadas pelo aluno ao colegiado, como formação livre caso o aluno ultrapasse o número mínimo de horas de formação complementar. Enfatiza-se que uma determinada atividade só poderá constar em um dos tipos de formação (complementar ou livre).
          O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Meteorologia terá sua constituição baseada na Resolução nº. 1 de 17/06/2010 da CONAES e da Resolução nº 6 de 18/04/2013 do COCEPE. Ficará ao cargo do NDE e do colegiado do curso de graduação providenciar para que o aluno receba orientação desde o início do curso sobre a escolha das disciplinas ou atividades integrantes dos itens ii e iii, bem como da forma de encaminhamento dos documentos para o aproveitamento das mesmas nos referidos núcleos.

Demais informações poderão ser obtidas no endereço eletrônico do curso: http://www.ufpel.edu.br/meteorologia/index3.php?secao=2

Procedimentos e metodologias de ensino

Durante o Curso as disciplinas da grade curricular podem ser ministradas com aulas teóricas expositivas, aulas práticas em laboratórios, saídas de campo e atividades que complementem o conhecimento dos acadêmicos (seminários, trabalhos individuais e em grupo. etc.).

Avaliação do ensino e da aprendizagem

         Os mecanismos a serem utilizados deverão permitir uma avaliação institucional e uma avaliação do desempenho acadêmico – ensino e aprendizagem – de acordo com as normas vigentes. O roteiro proposto pelo INEP/MEC para a avaliação das condições de ensino também servirá de instrumento para avaliação, sendo o mesmo constituído pelos seguintes tópicos:
1. Organização didático-pedagógica: administração acadêmica, projeto do curso, atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação;
2. Corpo Docente: formação profissional condições de trabalho; atuação e desempenho acadêmico e profissional;
3. Infraestrutura: instalações gerais, biblioteca, instalações e laboratórios específicos.
          A avaliação do desempenho docente será efetivada pelos alunos/disciplinas fazendo uso de formulário próprio, e de acordo com o processo de avaliação institucional. Seus resultados deverão, então, subsidiar e justificar reformas curriculares, solicitação de recursos humanos, aquisição de material, etc.
      

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

        Na Faculdade de Meteorologia além do Curso de Graduação em Meteorologia existe o Programa de Pós-graduação em Meteorologia (PPGMet) que foi criado em 1995, sendo credenciado pela Universidade Federal de Pelotas em 1997 e pela CAPES no ano 2000. Iniciou suas atividades em 2001 com as seguintes linhas de pesquisa: Meteorologia de mesoescala, Meteorologia de microescala e climatologia, tendo formado 73 mestres. O Mestrado se constitui em preparação científica para o prosseguimento dos estudos do aluno em nível de doutorado e de prática em pesquisa na área. Além disso, a criação do PPGMet vem fomentando a dinamização da produção acadêmica da Faculdade de Meteorologia e redimensionando as articulações entre os cursos de graduação e pós-graduação, que sob anuência da CAPES, CNPq e outros órgãos de fomento, tem possibilitado melhoria e reflexos qualitativos sobre os graduandos egressos da UFPel para várias atuações nos campos de ensino (técnico e universitário), pesquisa e técnico em instituições e empresas públicas e privadas.
        A inserção de alunos de graduação no PPGMet se faz através da participação destes em projetos de pesquisa e extensão, desenvolvidos no programa e em estágios de docência orientada, onde os alunos do PPGMet participam em aulas de disciplinas da graduação, ou ministram palestras referentes as suas pesquisas.
       Além disso, no curso, busca-se que a alocação de professores nas disciplinas permita que eles compartilhem e discutam suas pesquisas correntes com o corpo discente. Esse fato beneficia alunos e professores: estes, com os comentários e críticas; aqueles, com o prazer de discutir temas contemporâneos de pesquisa. A discussão em sala de aula de temas que sejam considerados problemas de pesquisa e tratados como tal é incentivada. De tal forma, que ao longo das disciplinas, em trabalhos preliminares, o aluno tenha contato com as práticas de pesquisa e de preparação de trabalhos dessa natureza.
      As atividades que integram ensino, pesquisa e extensão estão geralmente inseridas em projetos nos quais os alunos de graduação participam e são consideradas fundamentais para formação destes. Através de bolsas ou da ação voluntária, os alunos desenvolvem atividades de iniciação científica, de assessoria, prestação de serviços e demais tipos de atividades de extensão e pesquisa. Os projetos correntes de pesquisa dos professores do curso, já contam com a colaboração de alunos e se pretende que essa prática torne-se cada vez mais freqüente.
 

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100058CÁLCULO 1Obrigatória460
09050038ECOLOGIAObrigatória345
11090032FÍSICA BÁSICA IObrigatória460
19610064FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO PARA METEOROLOGIAObrigatória460
19610062METEOROLOGIA BÁSICA IObrigatória460
19610063TÓPICOS ESPECIAIS PARA METEOROLOGIAObrigatória230

2º Semestre

3º Semestre

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100050EQUAÇÕES DIFERENCIAISObrigatória460
19610071ESTATÍSTICA APLICADA À METEOROLOGIA IIObrigatória460
11090038FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL IIObrigatória230
11090035FÍSICA BÁSICA IVObrigatória460
11090009MECÂNICA GERAL IObrigatória690
19610070METEOROLOGIA FÍSICAObrigatória460

5º Semestre

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
19610060ESTÁGIO CURRICULARObrigatória690
19610078HIDROLOGIAObrigatória460
19610076METEOROLOGIA COM RADARObrigatória460
19610077METEOROLOGIA DINÂMICA IObrigatória690
19610007METEOROLOGIA SINÓTICA IObrigatória690
19610079PROJETOS DE PESQUISA EM METEOROLOGIAObrigatória230

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
19610081ANÁLISE E PREVISÃO DO TEMPOObrigatória460
19610083INTERAÇÃO OCEANOATMOSFERAObrigatória460
19610080METEOROLOGIA DINÂMICA IIObrigatória690
19610008METEOROLOGIA SINÓTICA IIObrigatória690
19610082MICROMETEOROLOGIAObrigatória575
19610084TCC 1Obrigatória230

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
19610086AGROMETEOROLOGIAObrigatória460
19610088HIDROMETEOROLOGIAObrigatória460
19610085METEOROLOGIA DE MESOESCALAObrigatória460
19610087METEOROLOGIA TROPICALObrigatória460
19610042PREVISÃO NUMÉRICA DO TEMPOObrigatória460
19610089TCC 2Obrigatória230

66

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
19610091ATIVIDADES DE EXTENSÃOObrigatória23345

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
19610090ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar270

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ALEXANDRE MOLTERInstituto de Física e Matemática
ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDEInstituto de Física e Matemática
ALVARO LEONARDI AYALA FILHOInstituto de Física e Matemática
ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINIInstituto de Física e Matemática
ANDREA MORGADOInstituto de Física e Matemática
ANDRE BECKER NUNESFaculdade de Meteorologia
ARLAN DA SILVA FERREIRAInstituto de Física e Matemática
CLAUDIO ZEN PETERSENInstituto de Física e Matemática
DANIELA BUSKEInstituto de Física e Matemática
DÉBORA DE SOUZA SIMÕESFaculdade de Meteorologia
DOUGLAS DA SILVA LINDEMANNFaculdade de Meteorologia
DOUGLAS LANGIE DA SILVAInstituto de Física e Matemática
ELIANA VELEDA KLERINGFaculdade de Meteorologia
FABRICIO BANDEIRA CABRALInstituto de Física e Matemática
FABRICIO PEREIRA HARTERFaculdade de Meteorologia
FERNANDA KRÜGER TOMASCHEWSKIInstituto de Física e Matemática
GLENIO AGUIAR GONCALVESInstituto de Física e Matemática
GRACIELA REDIES FISCHERFaculdade de Meteorologia
HUMBERTO CONRADOFaculdade de Meteorologia
JANICE NERYInstituto de Física e Matemática
JÉFERSON BUGONIInstituto de Biologia
JONAS DA COSTA CARVALHOFaculdade de Meteorologia
JOSÉ RAFAEL BORDINInstituto de Física e Matemática
JULIO RENATO QUEVEDO MARQUESFaculdade de Meteorologia
LEONARDO CALVETTIFaculdade de Meteorologia
LEONARDO JOSÉ GONÇALVES AGUIARFaculdade de Meteorologia
LUCIANA BARROS PINTOFaculdade de Meteorologia
MARCELO FELIX ALONSOFaculdade de Meteorologia
MARIO LUCIO MOREIRAInstituto de Física e Matemática
MARIO LUIZ LOPES DA SILVAInstituto de Física e Matemática
MATEUS DA SILVA TEIXEIRAFaculdade de Meteorologia
MAURICIO JEOMAR PIOTROWSKIInstituto de Física e Matemática
MAYARA BATAGLIN RAUGUSTCentro de Letras e Comunicação
MORGANA VAZ DA SILVAFaculdade de Meteorologia
PAULO SERGIO KUHNInstituto de Física e Matemática
PEDRO LOVATO GOMES JARDIMInstituto de Física e Matemática
POLLYANE VIEIRA DA SILVAInstituto de Física e Matemática
RAFAEL CAVAGNOLIInstituto de Física e Matemática
VILIAM CARDOSO DA SILVEIRAInstituto de Física e Matemática
VILSON DIAS DE AVILAFaculdade de Meteorologia
VIRGINIA MELLO ALVESInstituto de Física e Matemática
WERNER KRAMBECK SAUTERInstituto de Física e Matemática
WILLIAN EDGARDO ALAYO RODRIGUEZInstituto de Física e Matemática

Turmas ofertadas em 2023 / 2

Versão do Currículo: 980

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: ANDREA MORGADO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T83525
09050038 - ECOLOGIAProfessor responsável pela turma: JÉFERSON BUGONI
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
T13510
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: MARIO LUIZ LOPES DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T21331
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: WILLIAN EDGARDO ALAYO RODRIGUEZ
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T41227
19610044 - FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO PARA METEOROLOGIAProfessor responsável pela turma: MATEUS DA SILVA TEIXEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
TER16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
QUA16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M13511
19610001 - METEOROLOGIA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: LUCIANA BARROS PINTO
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
M13511
19610038 - TÓPICOS EM METEOROLOGIAProfessor Regente: VILSON DIAS DE AVILA
Professor Regente: MORGANA VAZ DA SILVA
Professor Regente: MARCELO FELIX ALONSO
Professor Regente: LUCIANA BARROS PINTO
Professor Regente: LEONARDO JOSÉ GONÇALVES AGUIAR
Professor Regente: LEONARDO CALVETTI
Professor Regente: JULIO RENATO QUEVEDO MARQUES
Professor Regente: JONAS DA COSTA CARVALHO
Professor Regente: HUMBERTO CONRADO
Professor Regente: GRACIELA REDIES FISCHER
Professor Regente: FABRICIO PEREIRA HARTER
Professor Regente: ELIANA VELEDA KLERING
Professor Regente: DÉBORA DE SOUZA SIMÕES
Professor Regente: ANDRE BECKER NUNES
Professor responsável pela turma: MATEUS DA SILVA TEIXEIRA
Professor Regente: DOUGLAS DA SILVA LINDEMANN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
T13510

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100005 - ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: VILIAM CARDOSO DA SILVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T5307
11100059 - CÁLCULO 2Professor responsável pela turma: JANICE NERY
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T9209
19610039 - COMPUTAÇÃO APLICADA À METEOROLOGIA IProfessor responsável pela turma: JULIO RENATO QUEVEDO MARQUES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M1152
11090036 - FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL IProfessor responsável pela turma: ARLAN DA SILVA FERREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
P453
11090036 - FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL IProfessor responsável pela turma: VIRGINIA MELLO ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
P5109
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: MARIO LUIZ LOPES DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T11011
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: WILLIAN EDGARDO ALAYO RODRIGUEZ
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T257
19610002 - METEOROLOGIA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: GRACIELA REDIES FISCHER
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
TER16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M1154

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: ALEXANDRE MOLTER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T31511
11100026 - ESTATÍSTICA BÁSICAProfessor responsável pela turma: POLLYANE VIEIRA DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T61012
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: MAURICIO JEOMAR PIOTROWSKI
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T4107

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAISProfessor responsável pela turma: CLAUDIO ZEN PETERSEN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T4101
11090038 - FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL IIProfessor responsável pela turma: PEDRO LOVATO GOMES JARDIM
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
P151
11090035 - FÍSICA BÁSICA IVProfessor responsável pela turma: DOUGLAS LANGIE DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T151
11090009 - MECÂNICA GERAL IProfessor responsável pela turma: WERNER KRAMBECK SAUTER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1107
19610018 - METEOROLOGIA FÍSICAProfessor responsável pela turma: MORGANA VAZ DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
M1101

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
19610036 - CLIMATOLOGIAProfessor responsável pela turma: LUCIANA BARROS PINTO
Professor Regente: GRACIELA REDIES FISCHER
Horários
ManhãTardeNoite
QUA16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
QUI16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M1155
19610040 - COMPUTAÇÃO APLICADA À METEOROLOGIA IIProfessor responsável pela turma: MATEUS DA SILVA TEIXEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1101
19610046 - FÍSICA DA RADIAÇÃO ATMOSFÉRICAProfessor responsável pela turma: LEONARDO JOSÉ GONÇALVES AGUIAR
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1101
11090010 - HIDRODINÂMICA AVANÇADAProfessor responsável pela turma: DOUGLAS LANGIE DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
T152

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
19610060 - ESTÁGIO CURRICULARProfessor Regente: JULIO RENATO QUEVEDO MARQUES
Professor responsável pela turma: MORGANA VAZ DA SILVA
P122
19610023 - HIDROMETEOROLOGIAProfessor responsável pela turma: MORGANA VAZ DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1101
19610045 - METEOROLOGIA COM RADARProfessor responsável pela turma: LEONARDO CALVETTI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
17:40 - 18:30
SEX16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M1101
19610005 - METEOROLOGIA DINÂMICA IProfessor responsável pela turma: VILSON DIAS DE AVILA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
M1101
19610007 - METEOROLOGIA SINÓTICA IProfessor responsável pela turma: HUMBERTO CONRADO
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
M152
19610024 - TCC IProfessor responsável pela turma: DÉBORA DE SOUZA SIMÕES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
P1151

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
19610041 - ANÁLISE E PREVISÃO DO TEMPOProfessor responsável pela turma: ANDRE BECKER NUNES
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
M153
19610025 - INTERAÇÃO OCEANO-ATMOSFERAProfessor responsável pela turma: DOUGLAS DA SILVA LINDEMANN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1104
19610006 - METEOROLOGIA DINÂMICA IIProfessor responsável pela turma: FABRICIO PEREIRA HARTER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
M1104
19610008 - METEOROLOGIA SINÓTICA IIProfessor responsável pela turma: HUMBERTO CONRADO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
M1104
19610010 - MICROMETEOROLOGIAProfessor responsável pela turma: JONAS DA COSTA CARVALHO
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1104
19610026 - TCC IIProfessor responsável pela turma: DOUGLAS DA SILVA LINDEMANN
Horários
ManhãTardeNoite
QUI11:40 - 12:30
12:30 - 13:20
P151

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
19610037 - AGROMETEOROLOGIA Professor Regente: LUCIANA BARROS PINTO
Professor responsável pela turma: GRACIELA REDIES FISCHER
Horários
ManhãTardeNoite
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M152
19610030 - INTRODUÇÃO À QUÍMICA E POLUIÇÃO ATMOSFÉRICAProfessor responsável pela turma: JONAS DA COSTA CARVALHO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M153
19610027 - METEOROLOGIA DE MESOESCALAProfessor responsável pela turma: LEONARDO CALVETTI
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M152
19610014 - METEOROLOGIA TROPICALProfessor responsável pela turma: VILSON DIAS DE AVILA
Horários
ManhãTardeNoite
TER16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
QUI16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M1101
19610042 - PREVISÃO NUMÉRICA DO TEMPOProfessor responsável pela turma: FABRICIO PEREIRA HARTER
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1103
19610029 - TCC IIIProfessor responsável pela turma: MORGANA VAZ DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
P1155

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
19610035 - ASSIMILAÇÃO DE DADOS METEOROLÓGICOSProfessor responsável pela turma: FABRICIO PEREIRA HARTER
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M151
19610013 - BIOMETEOROLOGIA HUMANAProfessor responsável pela turma: MARCELO FELIX ALONSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M1152
19610004 - ELEMENTOS DA ASTRONOMIA E GEODÉSIAProfessor responsável pela turma: LEONARDO JOSÉ GONÇALVES AGUIAR
Horários
ManhãTardeNoite
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
17:40 - 18:30
M1208
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: MAYARA BATAGLIN RAUGUST
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T81322
19610031 - METEOROLOGIA POR SATÉLITEProfessor responsável pela turma: ELIANA VELEDA KLERING
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M1151

Versão do Currículo: 1365 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: ANDREA MORGADO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T83525
09050038 - ECOLOGIAProfessor responsável pela turma: JÉFERSON BUGONI
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
T13510
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: MARIO LUIZ LOPES DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T21331
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: WILLIAN EDGARDO ALAYO RODRIGUEZ
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T41227

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100005 - ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: VILIAM CARDOSO DA SILVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T5307
11100059 - CÁLCULO 2Professor responsável pela turma: JANICE NERY
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T9209
11090036 - FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL IProfessor responsável pela turma: ARLAN DA SILVA FERREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
P453
11090036 - FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL IProfessor responsável pela turma: VIRGINIA MELLO ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
P5109
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: MARIO LUIZ LOPES DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T11011
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: WILLIAN EDGARDO ALAYO RODRIGUEZ
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T257

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: ALEXANDRE MOLTER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T31511
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: MAURICIO JEOMAR PIOTROWSKI
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T4107

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAISProfessor responsável pela turma: CLAUDIO ZEN PETERSEN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T4101
11090038 - FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL IIProfessor responsável pela turma: PEDRO LOVATO GOMES JARDIM
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
P151
11090035 - FÍSICA BÁSICA IVProfessor responsável pela turma: DOUGLAS LANGIE DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T151
11090009 - MECÂNICA GERAL IProfessor responsável pela turma: WERNER KRAMBECK SAUTER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1107

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
19610060 - ESTÁGIO CURRICULARProfessor Regente: JULIO RENATO QUEVEDO MARQUES
Professor responsável pela turma: MORGANA VAZ DA SILVA
P122
19610007 - METEOROLOGIA SINÓTICA IProfessor responsável pela turma: HUMBERTO CONRADO
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
M152

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
19610008 - METEOROLOGIA SINÓTICA IIProfessor responsável pela turma: HUMBERTO CONRADO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
M1104

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
19610042 - PREVISÃO NUMÉRICA DO TEMPOProfessor responsável pela turma: FABRICIO PEREIRA HARTER
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1103

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: MAYARA BATAGLIN RAUGUST
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T81322

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
AMANDA DA SILVEIRA DIOGO20232
Bianca Bugs Mallmann20232
CRISTIAM GONCALVES RIBEIRO20232
GUILHERME ALISSON ALBUQUERQUE DE MENEZES20232
ISABELLA SILVA VIANA20232
LARISSA OLIVEIRA DE FREITAS20232
MELISSA BASTOS BORGES20232
RAFAELA MARIA DA SILVA OLIVEIRA20232
Reynerth Pereira da Costa20232
SARA CRISTINA REIS BECKER20232
DEIVID DIETRICH AZEVEDO20231
EDUARDA VIEIRA BASTOS20231
Júlia Verônica Soares20231
LUIS AFONSO PEREIRA ALARCAO20231
MARINA LOPES FERREIRA20231
RAFAEL VILELA CONTREIRA20231
TAINA DE OLIVEIRA SPECHT20231
YSLAINE AMARAL SENA20231
BEN HUR JUNIOR DA CRUZ FLORES20222
FILLIPE DE OLIVEIRA MARRERO20222
ADRIANA LESSA DE LESSA DE OLIVEIRA20221
BRUNO TORANI RUBINI20221
RAFAEL LIBERO BUSCHINELLI MAGALHAES20221
RONALDO REIS CARDOSO JUNIOR20221
ENZO FERNANDES GADDO20212
MELANY ESPINELLI ACOSTA20212
SOFIA SORIA GOMES DE MELLO AFFONSO20212
KETELYN FERRO BURGUES20211
BIANCA COENTRO COUTINHO20202
ABOUBAKAR SADICK BODI20201
CRISTIAN PEREIRA CARDOSO20201
GABRIEL DOS SANTOS SILVEIRA20201
MARIA EDUARDA PONTES DE MORAES20201
RODRIGO MACHADO DE ANDRADE BARTELL DA CRUZ20201
CASSIO DA SILVEIRA ANDRADE20192
GUILHERME STURBELLE DA SILVA20192
MARCIA EDUARDA ALDRIGHI BARCELOS20192
SAMUEL HOSSER20192
YNARA AGUIAR CASTRO20192
BRUNA ROSSALES PERLEBERG20191
DIULIO PATRICK PEREIRA MACHADO20191
RAQUEL MACHADO MACHADO20191
MARCO ANTONIO FLORES DE MEDEIROS20182
VITOR CUSTODIO CASTILHO20182
HENRIQUE NORNBERG DA SILVA20172
JENNIFER MORELES GARCIA20172
YURI DA CRUZ BRIZOLARA20172
CELSO MOACIR RIBEIRO20171
FERNANDO LEMOS DA SILVA20162
EMANOELA DE BORTOLLI20161

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
RICARDO CHABARRIA NOGUEIRA19821985
CARLOS IBSEN VIANNA LACAVA19851989
LUCIANO PONZI PEZZI19841989
NAMIR GIOVANI DA SILVA MELLO19841989
ROSANA ACOSTA DOS REIS19861989
ADRIANA MUHLENBERG19851990
ANA MARIA HEUMINSKI DE AVILA19861990
ANDRE MOURA GONCALVES19831990
ANGELA MARIA VIEIRA FERNANDES19861990
MARCIO AURELIO M CUSTODIO19861990
MARIO FRANCISCO LEAL DE QUADRO19871990
ADRIANI VIEIRA ALVES19851991
ANDREA ESTEVES WALTZER19861991
CATIA ANGELO VOIGT19881991
JOSE ALBERTO DA SILVA FERREIRA19841991
JULIO RENATO QUEVEDO MARQUES19871991
LUIZ KONDRASKI DE SOUZA19871991
MARCOS FERNANDO T MASSARI19851991
MARIA CRISTINA M LOURENCO19861991
PAULO BARDOU BENTO19821991
DANIEL PIRES BITENCOURT19881992
FERNANDA MARTINS SASTRE19881992
FLAVIO APARECIDO V GONCALVES19881992
GILMAR BRISTOT19871992
JAIR PAULO CERENTINI19821992
KATIA DE AVILA FERNANDES19891992
MARCELO ROMERO DE MORAES19881992
REJANE BEATRIZ F DA SILVA19881992
RENATO LUIZ BREA VICTORIA19811992
CATIA STEIN PIRES19881993
DEBORA MULLER19881993
EDUARDO SOUZA DA SILVA19861993
JONAS DA COSTA CARVALHO19901993
MARCIA VETROMILLA FUENTES19901993
MARILENE DE LIMA19901993
OTAVIO COSTA ACEVEDO19901993
RITA DE CASSIA MARQUES ALVES19881993
VILSON SOUZA FERREIRA19801993
ANDREIA DE AVILA SIQUEIRA19901994
JAQUELINE AVILA NETTO19891994
MAMEDES LUIZ MELO19881994
WAGNER RODRIGUES SOARES19871994
ANA ELISA PINTO SOUZA19901995
FABRICIO PEREIRA HARTER19911995
GILSANIA DE SOUZA CRUZ19921995
ILMA HELENA MOLINA DE MATTOS19861995
JOANA DARC BARBOSA MADRUGA19921995
LUÍS GUSTAVO GONÇALVES DE GONÇALVES19921995
MARCELO BRAUER ZAICOVSKI19911995
MARIANGEL FEDRIZZI19911995
MAURO NEUTZLING LEHN19911995
LEANDRO AZEVEDO PUCHALSKI19921996
ALEXANDRE RODRIGUES DA SILVA19921997
DÉBORA DE SOUZA SIMÕES19931997
GLAUCO JOSE NUNES DE FREITAS19911997
ALEXANDRA AMARO DE LIMA19951998
ANA BEATRIZ PORTO DA SILVA19931998
ANDERSON SPOHR NEDEL19941998
CARLA BEATRIZ MACHADO PEDROTTI19931998
DORIS REGINA AIRES VELEDA19891998
EVERSON DAL PIVA19941998
FERNANDO MENDONCA MENDES19941998
INDIAM VALENTE ERNST19931998
LEONARDO CALVETTI19941998
MARIA ANGÉLICA GONÇALVES CARDOSO19931998
ROGERIO DE LIMA SALDANHA19951998
ELIANE GONCALVES LARROZA19931999
ESTAEL ELISABETE KEMS SIAS19951999
FERNANDO SAMPAIO RECUERO19931999
FLAVIO NATAL MENDES DE OLIVEIRA19941999
ITAMAR ADILSON MOREIRA19961999
JANICE FREITAS LEIVAS19951999
JOAO ANDRE MAIA19941999
JOSE LUIS OSORIO DA COSTA JUNIOR19951999
LIZANDRO OLIVEIRA JACOBSEN19951999
MARCIA DOS REIS SAMPAIO19921999
ANDRE BECKER NUNES19962000
CAMILA PINHO DA SILVEIRA19972000
CRISTIANO COSTA MACHADO19962000
GUSTAVO GUTERRES RIBEIRO19962000
MARCELO SCHNEIDER19972000
REINALDO OLMAR KNEIB19962000
RODRIGO DA SILVA PEREIRA19962000
SAMUEL BRAUN19972000
TATIANE PAIVA PEREIRA LEITE19942000
VIRGINIA PICCININI SILVEIRA19972000
CLAUDIA GUIMARAES CAMARGO19972001
CLAUDINEIA MACHADO BRAZIL19972001
CRISTIANE BARBOSA BOTELHO19972001
LUCAS LESSA MENDES19972001
LÚCIA ELIANE MARIA GULARTE DA SILVA19962001
MATEUS DA SILVA TEIXEIRA19982001
PAULO RICARDO BARDOU BARBIERI19962001
ROSANDRO BOLIGON MINUZZI19962001
VAGNER ANABOR19982001
VALDIR INACIO HERRMANN19972001
ARIANE FRASSONI DOS SANTOS19992002
CAMILA COSSETIN FERREIRA19992002
CARINA KLUG PADILHA19992002
FERNANDO CRISTIAN JULIANO NUNES19972002
GISELE DOS SANTOS ZEPKA19992002
LIZANDRO GEMIACKI19982002
MARINA FONSECA SEELIG19992002
MICHEL NOBRE MUZA19992002
RICARDO LAUXE REINKE19992002
SARA JANE OLIVEIRA BRUM19942002
SHEILA RADMANN DA PAZ19992002
ALYSSON DE SOUZA DE AGUIAR20002003
ARZELINA ORTIZ VICTORIA19962003
DANIEL SAMPAIO CALEARO20002003
DELON VRAGUE NOBLE20002003
FABIANA VICTORIA WEYKAMP20002003
FÁBIO ZIEMANN LOPES20002003
JOÃO GERD ZELL DE MATTOS19992003
JÔNATAN DÜPONT TATSCH20002003
KÁTIA MARQUES DIAS19982003
LARISSA ALVES DUARTE19962003
LEONARDO DE OLIVEIRA NEVES19972003
LUCIANA BARROS PINTO20002003
LUIZ ALBERTO DA COSTA MARCHIORI19992003
MARCELO FELIX ALONSO19992003
MONICA VAZ LIMA19962003
RICARDO ACOSTA GOTUZZO20002003
SAMUEL DUARTE ALMEIDA AGUIAR19992003
SERGIO MOACIR PEREIRA FONTANA19972003
TAIS PEGORARO SCAGLIONI19982003
ANGELICA DURIGON20012004
ANTONIO CARLOS ROZALES MIRAPALHETE19982004
CÁTIA CRISTINA BRAGA RODRIGUES NOGUEIRA19972004
DANIELLE CAGLIARI DE LIMA19982004
DIEGO OLIVEIRA DE SOUZA19992004
ELIANA VELEDA KLERING20002004
EVANDRO CHAVES DE OLIVEIRA20002004
FABIO ULLMANN FURTADO DE LIMA20012004
GRACIELA REDIES FISCHER20012004
JULIANO LISBOA GRUPPELLI20002004
LISMAR NUNES LUCAS20002004
LUCIA IRACEMA CHIPPONELLI PINTO20012004
MARIA DE SOUZA CUSTODIO20012004
NATHALIE TISSOT BOIASKI20002004
NELIA KAINARA RODRIGUES CARDOSO20012004
TAIS MORENO DA SILVA19982004
ADRIANA MAILAN BANDEIRA19982005
ANA CAROLINA CARDOSO PEREIRA19992005
ANGÉLICA SCHIAVOM DOS REIS20012005
CARLOS ROBERTO WEIDE MOURA20012005
CAROLINA PEREIRA BARCELLOS20012005
CESAR DUARTE DA CRUZ20002005
CLARISSA FELIX TAVARES20002005
ENDRIGO MORENO DA SILVA19962005
FERNANDA CASAGRANDE20002005
FRANCINE GOMES SACCO20012005
MARTA PEREIRA LLOPART20012005
MONICA RODRIGUES DE QUEIROZ19982005
NAIANE PINTO ARAUJO19992005
RAFAEL COLL DELGADO20012005
RUBINEI DORNELES MACHADO20022005
ALINE SCHNEIDER FALCK20022006
DANIEL PETRY PORRES20012006
DANIEL SIQUEIRA PEREIRA20002006
DARLAN MARTÍNES SCHMIDT20022006
DÉBORA RUIZ BRUM20022006
DIEGO SIMÕES FERNANDES20012006
DIONIS MAURI PENNING BLANK20032006
EDUARDO DE ALMEIDA GUIMARAES PEIXOTO20022006
ELITON LIMA DE FIGUEIREDO20022006
EVERTON HOLZ BRIGNOL20002006
GUILHERME LAUXE REINKE20032006
GUSTAVO LEITE DA SILVA20032006
HENRIQUE FUCHS BUENO REPINALDO20002006
ISIS GRAVATO KUNZE19992006
IVAN SARAIVA20022006
JEANINE FALCONI ACOSTA20002006
JOSÉ FELIPE DA SILVA FARIAS20022006
LUIZ FERNANDO KRUGER20022006
NATALIA PEREIRA20022006
OBERDAN FORNARI20012006
PATRICIA PORTA NOVA DA CRUZ20022006
ROGER OLIVEIRA VIEIRA19992006
ROSE ANE PEREIRA DE FREITAS19972006
VINÍCIUS OLIVEIRA20012006
ANGÉLICA TAVARES FERREIRA20042007
BRUNA BARBOSA SILVEIRA20032007
CÍNTIA RABELO DA ROCHA20012007
DANIEL CAETANO SANTOS20022007
GABRIEL BONOW MÜNCHOW20042007
HENRI ROSSI PINHEIRO20042007
JÉFERSON PRIETSCH MACHADO20032007
JORGE ANDRIONI20022007
MORGANA VAZ DA SILVA20042007
PAULO GEOVANI IRIART20022007
PRISCILA CAVALHEIRO FARIAS20012007
ROGER DELAVI ARAÚJO20032007
SILVANA DE FÁTIMA GARCIA RODRIGUES20022007
CAMILA DE SOUZA CARDOSO20032008
CRISTIANO WICKBOLDT EICHHOLZ20052008
FELIPE HECK SCHALLENBERGER20042008
GEORGE ULGUIM PEDRA20032008
GUSTAVO COPSTEIN CUCHIARA20042008
HERCULES COUTO20042008
IANUSKA RAMOS OLIVEIRA20032008
MAICON EIROLICO VEBER20022008
TATIANE REIS MARTINS20042008
VINÍCIUS NUNES PINHO20012008
ALINE BILHALVA DA SILVA20052009
BRUNA SEGALIN20052009
DANIEL ANDRADE SCHUCH20052009
DOUGLAS DA SILVA LINDEMANN20042009
FÁBIO LUIZ RODRIGUES DINIZ20052009
FERNANDA GONÇALVES ROCHA20052009
GILSON CARLOS DA SILVA20052009
JULIANO VIEIRA RIBEIRO20062009
MAURICIO PINO20052009
NAILE NUNES VAGHETTI20052009
PAULA DOUBRAWA MOREIRA20062009
THOMAS SPIERING KAUFMANN20042009
BRUNO LISBÔA MEDINA20072010
DANIEL TARGA DIAS ANASTACIO20072010
ELISA BITTENCOURT VILLAS BÔAS20032010
FLAVIO TIAGO DO COUTO20062010
GUSTAVO RASERA20072010
HELENA BARBIERI DE AZEVEDO20062010
JOSE PAULO DE CAMPOS GONÇALVES20052010
Juliana Resende da Silva20062010
LEONARDO RIBEIRO PARAISO ARAUJO20062010
LIA MARTINS COSTA DO AMARAL20072010
MARLON CÉSAR COLARES DUTRA20062010
MAURO BERNASCONI20062010
PATRÍCIA NUNES TUCHTENHAGEN20052010
TAISSON IBEIRO FURTADO20062010
TATIANE LUERCE VARGAS20022010
THIAGO VIATROSKI SCHERER20032010
VALESCA RODRIGUEZ FERNANDES20062010
VINICIUS BANDA SPERLING20052010
VIVIANE LIMA DA SILVA20032010
WILLIAM AZAMBUJA MORALES20062010
ALDIRIO DIEGO LIMA DE ALMEIDA20042011
ALEX SANTOS DA SILVA20052011
ALICE DOS SANTOS MACEDO20072011
ALINE MACEDO DE OLIVEIRA20062011
BIANCA BUSS MASKE20072011
BRUNO DIAS RODRIGUES20062011
BRUNO TROINA DA SILVA20062011
BRUNO ZANETTI RIBEIRO20082011
CAMILA TAVARES HOMANN20072011
CLÁUDIA PATRICIA RICKES20052011
ELIAS GALVAN DE LIMA20072011
FELIPE AIRES BARCELLOS20062011
GABRIELA LAMEU MOREIRA20072011
ISABELA NOGUEIRA VAZ20072011
JESSICA TATIANE DA SILVA20072011
LAÍS SAN MARTINS SCHMALFUSS20072011
LEANDRO VALENTE JACINTO20062011
LIDIANE DIOGO SOUZA20072011
LUCIANA CARDOSO NETA20042011
LUDMILA POCHMANN DE SOUZA20092011
LUIZ CARLOS SALGUEIRO DONATO BACELAR20072011
MARCELE AVILA MARQUETOTTI20032011
MÔNICA WEBER TAVARES20062011
NATALIA PARISOTTO SINHORI20062011
RICARDO ANTONIO MOLLMANN JUNIOR20062011
THIAGO GUERREIRO FERREIRA20052011
VENICE MARIA MEAZZA DE CAMARGO20092011
VILIAM CARDOSO DA SILVEIRA20082011
WILLIAM CÉSAR DE FREITAS DA CRUZ20092011
ANA MARIA PEREIRA NUNES20082012
BRUNO KABKE BAINY20082012
DEJANIRA FERREIRA BRAZ20072012
DIOGO MONTEIRO MARIA20072012
GUILHERME TOUCHTENHAGEN SCHILD20082012
INAJARA WELTER MACEDO20072012
LICÍNIO ARAÚJO DA LUZ20082012
LUANA RIBEIRO MACEDO20082012
PAOLA MARTINS RAFFEL20072012
RUDINEI LEAL MACHADO20082012
TIAGO MOLINA SCHNORR20052012
JOÃO RODRIGO DE CASTRO20092013
MARCO AURÉLIO ALVARENGA ALVES20102013
STEFANE FONSECA FREITAS20102013
VANDERLEI ROCHA DE VARGAS JUNIOR20092013
VANÚCIA SCHUMACHER POGORZELSKI20102013
BRUNO MAON FERNANDES20102014
GISELE DE OLIVEIRA VEGA20102014
JÉSSICA LISANDRA DOS REIS20102014
JOÃO MARCELO HOFFMANN DE SOUZA20102014
Karen Leandra Ávila da Silva20072014
MATEUS DIAS NUNES20052014
RENÃ MOREIRA ARAÚJO20112014
SANDRO DOS SANTOS PEREIRA20102014
SIMONE HAMADA20102014
FERNANDO COSSETIN20102015
JOÃO LUIZ MARTINS BASSO20112015
JULIANA GEORGE SULEIMAN20102015
LARISSA SILVA BRAGA20092015
LEILA MARCIA PINHEIRO DE CASTRO20072015
LUCAS FERNANDO CARVALHO DA CONCEIÇÃO20112015
LUCAS TADEO20092015
LUCIANO RITTER NOLASCO JUNIOR20112015
MARIAH SOUSA GOMES20122015
SIMONE MARIA STRIEDER20102015
ÁLVARO VASCONCELLOS DE ÁVILA20132016
CAIRO SCHULZ KLUG20112016
EDEON SANDMANN DE DEUS20102016
JOSIÉLE SOUZA DOS SANTOS20112016
LETICIA MOREIRA NICK20112016
NATHÁLIA BISSAQUE PESSOTA20132016
Otávio Voloski Coutinho20112016
PATRICIA FERREIRA JARDIM CAMARGO20082016
STÉPHANO DOS REIS FREITAS20122016
WILLIAM FERREIRA COELHO20132016
ALLEF PATRICK CAETANO DE MATOS20132017
ANA LUCIA DA SILVA NASCIMENTO20162017
BRUNA LÜDTKE PAIM20142017
GUSTAVO COLEPÍCOLO MONTEIRO20102017
KELLI SILVA DE LARA20132017
MAIARA BRAUN CARDOSO20132017
MULLER JÚNIOR MARTINS DOS SANTOS20132017
NATHALIA BARBOZA COI20112017
WILLIAM DUARTE JACONDINO20132017
GUILHERME ALVES BORGES20182018
LUCAS ALBERTO FUMAGALLI COELHO20122018
PAULO ALEXANDRE DA SILVA MELLO20142018
CALEB SCHMITT FARIAS20162019
CAROLINA DE AGUIAR MONTEIRO20142019
FERNANDO RAFAEL BATISTA RIBEIRO JUNIOR20162019
GIOVANA DEPONTE GALETTI20152019
HUGO NUNES ANDRADE20152019
LAIZ CRISTINA RODRIGUES MELLO20162019
LUIZ GABRIEL CASSOL MACHADO20162019
EMILY CLAUDIA PEREIRA RAMOS20172020
GUSTAVO SCHIAVON NEVES20162020
LEONARDO JOSÉ GONÇALVES AGUIAR20172020
LETICIA PRECHESNIUKI ALVES20162020
LUCIJACY PEREIRA JAVARINI20092020
NATHÁLIA HELENA TEIXEIRA COSTA20142020
THAMIRES RAQUEL MARINHO E SILVA20152020
FRANCIELI JORGE20152021
GISELE NUNES DA SILVA20162021
KARIN LUÍSA MARQUES20142021
LUCAS DA COSTA BERNA20132021
LUCAS D'AVILA MARTEN20172021
MARCOS JEAN DA SILVA20122021
OTAVIO MEDEIROS FEITOSA20152021
VINICIO LIMA SANTOS20172021
BRUNNO CARDOSO DA SILVA20162022
FRANCIELE DA COSTA TRASSANTE20162022
KEROLLYN ANDRZEJEWSKI DE OLIVEIRA20182022
MARLON TOMASCHEWSKI20182022
WILLIAM LOPES20162022

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Localização e contatos

Página gerada em 19/03/2024 03:47:39 (consulta levou 1.151984s)