Nome do Curso / Conceitos (*)
Engenharia de Computação
Enade (2019)3CPC (2019)4CC (2012)4
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
3910
Código e-MEC
1102175
Unidade
Coordenador
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2025/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2025/1 | 17 | 2 | 1 | 5 | 1 | 3 | 1 | 5 | 35 |
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1570 de 06 de outubro de 2010.
Curso Reconhecido pela Portaria nº 60 de 10/02/2014. Publicada no D.O.U. de 11/02/2014.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 111 de 04/02/2021. Publicada na Seção 1, página 136 do D.O.U. de 05/02/2021.
Curso Reconhecido pela Portaria nº 60 de 10/02/2014. Publicada no D.O.U. de 11/02/2014.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 111 de 04/02/2021. Publicada na Seção 1, página 136 do D.O.U. de 05/02/2021.
Contextualização
A área acadêmica de Computação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) possui como marco importante a criação do curso de Bacharelado em Informática em 1992. Este curso nasceu dos anseios da comunidade da Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul em contar com um curso público de formação tecnológica e científica.
O curso, proposto em 1992, apresentava como premissa do seu projeto pedagógico a razão de seu nascimento: oferecer à comunidade da região uma nova opção de formação científica e tecnológica de nível superior, no âmbito do ensino público. Além disto, este mesmo documento destacava a necessidade de atender a uma demanda crescente de mão de obra especializada na área de Informática além de propiciar à UFPel uma inserção efetiva no grupo das Instituições de Ensino Superior que atuam na área tecnológica. O projeto ainda pretendia prover a UFPel de uma base sólida para pesquisas na área de Ciência da Computação, que servisse de apoio ao desenvolvimento tecnológico de outras áreas em que a Universidade já atuava.
No ano de 2001, após sete anos de funcionamento e intensa discussão didático-pedagógica, o curso de Informática evoluiu e deu lugar ao atual curso de Ciência da Computação, cujo currículo é baseado nas recomendações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e nas diretrizes curriculares apresentadas pelo Ministério da Educação. Este novo curso apresentava, em relação ao antigo, um currículo mais amadurecido e mais amplo na formação teórica e matemática, mais coerente com o novo perfil, que enfatizava os aspectos científicos da área.
Dos anos pregressos de história da Computação na UFPel deve ser destacado o esforço empreendido para o estabelecimento do diferencial da área na região, esforço este coroado nos últimos anos com o incentivo dado ao aprimoramento da formação de seus membros e ingresso de diversos docentes com o título de doutor.
A partir de 2006, a Instituição reforçou o investimento na formação de recursos humanos próprios e na contratação de novos docentes. Atualmente, a área de Computação conta com um total de 25 docentes sendo que 21 destes possuem o título de doutorado. O investimento realizado já se traduz em franca expansão nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionada à área de Computação.
As atividades de pesquisa refletem ações de um grupo jovem, sendo, na sua maioria, ações de caráter associativo com grupos pertencentes a instituições com histórico mais antigo e consolidado em pesquisa.
O papel que vem assumindo a pesquisa em Computação na UFPel já é reconhecido pela sociedade da área, como comprova a participação dos seus membros do quadro docente em papéis de destaque em comissões de organização de diversos eventos de porte regional, nacional e internacional.
Também é importante destacar que os membros do corpo docente da área de Computação têm se destacado no cenário nacional e regional da área em termos de representatividade em comissões científicas. Atualmente, professores fazem parte de instâncias representativas como o Conselho da Comissão Especial em Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados (CECCI) da SBC, o Conselho da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), o Comitê Assessor Científico de Matemática, Estatística e Computação da FAPERGS e a secretaria Regional RS da SBC. No seu quadro docente também estão inseridos avaliadores INEP de cursos de graduação.
Tendo em vista a consolidação da área de Computação na UFPel, as necessidades do mercado de tecnologia e propiciado pelo perfil do corpo docente, em 2009 nasceu a proposta de concepção de um novo curso de computação. Foi construída a proposta do Bacharelado em Engenharia de Computação, com início no primeiro semestre de 2010.
O curso, proposto em 1992, apresentava como premissa do seu projeto pedagógico a razão de seu nascimento: oferecer à comunidade da região uma nova opção de formação científica e tecnológica de nível superior, no âmbito do ensino público. Além disto, este mesmo documento destacava a necessidade de atender a uma demanda crescente de mão de obra especializada na área de Informática além de propiciar à UFPel uma inserção efetiva no grupo das Instituições de Ensino Superior que atuam na área tecnológica. O projeto ainda pretendia prover a UFPel de uma base sólida para pesquisas na área de Ciência da Computação, que servisse de apoio ao desenvolvimento tecnológico de outras áreas em que a Universidade já atuava.
No ano de 2001, após sete anos de funcionamento e intensa discussão didático-pedagógica, o curso de Informática evoluiu e deu lugar ao atual curso de Ciência da Computação, cujo currículo é baseado nas recomendações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e nas diretrizes curriculares apresentadas pelo Ministério da Educação. Este novo curso apresentava, em relação ao antigo, um currículo mais amadurecido e mais amplo na formação teórica e matemática, mais coerente com o novo perfil, que enfatizava os aspectos científicos da área.
Dos anos pregressos de história da Computação na UFPel deve ser destacado o esforço empreendido para o estabelecimento do diferencial da área na região, esforço este coroado nos últimos anos com o incentivo dado ao aprimoramento da formação de seus membros e ingresso de diversos docentes com o título de doutor.
A partir de 2006, a Instituição reforçou o investimento na formação de recursos humanos próprios e na contratação de novos docentes. Atualmente, a área de Computação conta com um total de 25 docentes sendo que 21 destes possuem o título de doutorado. O investimento realizado já se traduz em franca expansão nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionada à área de Computação.
As atividades de pesquisa refletem ações de um grupo jovem, sendo, na sua maioria, ações de caráter associativo com grupos pertencentes a instituições com histórico mais antigo e consolidado em pesquisa.
O papel que vem assumindo a pesquisa em Computação na UFPel já é reconhecido pela sociedade da área, como comprova a participação dos seus membros do quadro docente em papéis de destaque em comissões de organização de diversos eventos de porte regional, nacional e internacional.
Também é importante destacar que os membros do corpo docente da área de Computação têm se destacado no cenário nacional e regional da área em termos de representatividade em comissões científicas. Atualmente, professores fazem parte de instâncias representativas como o Conselho da Comissão Especial em Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados (CECCI) da SBC, o Conselho da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), o Comitê Assessor Científico de Matemática, Estatística e Computação da FAPERGS e a secretaria Regional RS da SBC. No seu quadro docente também estão inseridos avaliadores INEP de cursos de graduação.
Tendo em vista a consolidação da área de Computação na UFPel, as necessidades do mercado de tecnologia e propiciado pelo perfil do corpo docente, em 2009 nasceu a proposta de concepção de um novo curso de computação. Foi construída a proposta do Bacharelado em Engenharia de Computação, com início no primeiro semestre de 2010.
Objetivos
Perfil do Egresso
Competências e habilidades
Organização Curricular
Procedimentos e metodologias de ensino
Avaliação do ensino e da aprendizagem
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
Acompanhamento de Egressos
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
Localização e contatos
- Rua Gomes Carneiro, 1 Campus Porto, Sala 312B
96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
08h as 12h e 13h as 17h de Segunda-feira a Sexta-feira - (53) 3284-3860
- clique para ver o e-mail
- /computacao.ufpel
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