Nome do Curso / Conceitos (*)
Engenharia de Computação
Enade (2019)3CPC (2019)4CC (2012)4
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
3910
Código e-MEC
1102175
Unidade
Coordenador
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/117215131535
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1570 de 06 de outubro de 2010.
Curso Reconhecido pela Portaria nº 60 de 10/02/2014. Publicada no D.O.U. de 11/02/2014.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 111 de 04/02/2021. Publicada na Seção 1, página 136 do D.O.U. de 05/02/2021.

Contextualização

A área acadêmica de Computação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) possui como marco importante a criação do curso de Bacharelado em Informática em 1992. Este curso nasceu dos anseios da comunidade da Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul em contar com um curso público de formação tecnológica e científica.
O curso, proposto em 1992, apresentava como premissa do seu projeto pedagógico a razão de seu nascimento: oferecer à comunidade da região uma nova opção de formação científica e tecnológica de nível superior, no âmbito do ensino público. Além disto, este mesmo documento destacava a necessidade de atender a uma demanda crescente de mão de obra especializada na área de Informática além de propiciar à UFPel uma inserção efetiva no grupo das Instituições de Ensino Superior que atuam na área tecnológica. O projeto ainda pretendia prover a UFPel de uma base sólida para pesquisas na área de Ciência da Computação, que servisse de apoio ao desenvolvimento tecnológico de outras áreas em que a Universidade já atuava.

No ano de 2001, após sete anos de funcionamento e intensa discussão didático-pedagógica, o curso de Informática evoluiu e deu lugar ao atual curso de Ciência da Computação, cujo currículo é baseado nas recomendações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e nas diretrizes curriculares apresentadas pelo Ministério da Educação. Este novo curso apresentava, em relação ao antigo, um currículo mais amadurecido e mais amplo na formação teórica e matemática, mais coerente com o novo perfil, que enfatizava os aspectos científicos da área.

Dos anos pregressos de história da Computação na UFPel deve ser destacado o esforço empreendido para o estabelecimento do diferencial da área na região, esforço este coroado nos últimos anos com o incentivo dado ao aprimoramento da formação de seus membros e ingresso de diversos docentes com o título de doutor.
A partir de 2006, a Instituição reforçou o investimento na formação de recursos humanos próprios e na contratação de novos docentes. Atualmente, a área de Computação conta com um total de 25 docentes sendo que 21 destes possuem o título de doutorado. O investimento realizado já se traduz em franca expansão nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionada à área de Computação.

As atividades de pesquisa refletem ações de um grupo jovem, sendo, na sua maioria, ações de caráter associativo com grupos pertencentes a instituições com histórico mais antigo e consolidado em pesquisa.

O papel que vem assumindo a pesquisa em Computação na UFPel já é reconhecido pela sociedade da área, como comprova a participação dos seus membros do quadro docente em papéis de destaque em comissões de organização de diversos eventos de porte regional, nacional e internacional.

Também é importante destacar que os membros do corpo docente da área de Computação têm se destacado no cenário nacional e regional da área em termos de representatividade em comissões científicas. Atualmente, professores fazem parte de instâncias representativas como o Conselho da Comissão Especial em Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados (CECCI) da SBC, o Conselho da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), o Comitê Assessor Científico de Matemática, Estatística e Computação da FAPERGS e a secretaria Regional RS da SBC. No seu quadro docente também estão inseridos avaliadores INEP de cursos de graduação.
Tendo em vista a consolidação da área de Computação na UFPel, as necessidades do mercado de tecnologia e propiciado pelo perfil do corpo docente, em 2009 nasceu a proposta de concepção de um novo curso de computação. Foi construída a proposta do Bacharelado em Engenharia de Computação, com início no primeiro semestre de 2010.

Objetivos

O currículo do curso de Engenharia de Computação foi concebido com a certeza de que uma formação plural e completa não deve restringir-se apenas aos aspectos técnicos. A formação do aluno deve ser suficientemente ampla, permitindo que o mesmo, além de se tornar um profissional extremamente qualificado, possa perceber com clareza qual é o seu papel na sociedade que o cerca.

O principal objetivo do curso é formar profissionais capazes de projetar e desenvolver sistemas computacionais (software, computadores e sistemas digitais).  Neste sentido, o curso coloca ênfase em áreas que exijam uma forte integração entre software e hardware, tais como automação industrial, arquitetura de computadores, sistemas digitais, síntese de circuitos, sistemas embarcados, robótica, processamento digital de sinais, processamento paralelo e distribuído, e comunicação de dados. Para tanto, enfatiza temas como circuitos elétricos e eletrônicos, eletrônica digital, microcontroladores e sistemas digitais, diferenciando-se, portanto de outros cursos na área de Computação, em particular de cursos de graduação em Ciência da Computação, como o atualmente oferecido pela UFPel.

O curso propicia, ainda, uma formação sólida e substancial em Matemática e Física, capacitando o egresso a aplicar os conhecimentos adquiridos a problemas de áreas diversas do conhecimento. Adicionalmente, o curso fortemente incentiva as atividades de empreendedorismo ligadas à tecnologia e estimula a criatividade e a capacidade de colocar idéias inovadoras em prática, possibilitando que o egresso possa atuar como agente transformador da sociedade em que vive.

Além da formação específica, um conjunto de atividades de formação complementar e livre é oferecido ao aluno, permitindo diferentes focos em áreas de conhecimento específicas a partir da escolha de diferentes atividades na formação complementar e livre. Esta flexibilidade possibilita que o aluno tenha a oportunidade de optar livremente sob qual será a sua especialização. Esta característica do curso tem por intuito preparar profissionais de nível superior capacitados a utilizar e desenvolver tecnologias avançadas das áreas de Computação e Engenharia e interagir com as demais áreas do conhecimento.

Por fim, o currículo do curso de Engenharia de Computação foi construído para formar não apenas profissionais qualificados, mas, sim, seres humanos com uma visão abrangente e profunda a cerca de seu papel e sua contribuição para a sociedade, fortemente comprometidos com a melhoria e com o desenvolvimento de sua região e de seu país.

Perfil do Egresso

Engenheiros de Computação projetam e desenvolvem software, computadores e sistemas digitais com capacidade de programação para aplicações: na automação, melhorando a qualidade, aumentando a velocidade e a segurança da produção; nos sistemas embarcados; nas comunicações digitais; em TV Digital, multimídia e entretenimento digital. Dominam conhecimentos em software, hardware, comunicações e suas interações, com princípios e métodos científicos. Coordenam e supervisionam equipes, estudam a viabilidade técnico-econômica, inovam, executam e fiscalizam processos, projetos e serviços técnicos e efetuam vistorias, perícias e avaliações emitindo laudos e pareceres técnicos. Em todas as suas atividades, consideram aspectos referentes à ética, segurança, legislação e impactos ambientais.

O profissional formado no curso atua na indústria de software e de computadores; setores de tecnologia da informação, de telecomunicação, de planejamento e desenvolvimento de infraestrutura tecnológica e de desenvolvimento de software e hardware em instituições públicas e privadas; empresas que utilizam sistemas embarcados (dispositivos que integram software e hardware). Além dessas, o profissional pode atuar de forma independente empreendendo o seu próprio negócio ou como consultor.

Competências e habilidades

Espera-se que os Engenheiros de Computação egressos do curso tenham as seguintes competências e habilidades:
  • Atuar cientificamente e tecnologicamente nos problemas cuja solução envolve a construção de hardware, software e sistemas de comunicações e suas interações, seguindo teorias, princípios e métodos científicos;
  • Possuir uma sólida base teórica, que permita entender os principais conceitos da engenharia de computação e assimilar as novas tecnologias;
  • Estudar, planejar, especificar, projetar, desenvolver, adaptar, aprimorar, industrializar, instalar e manter sistemas de computação de propósito geral ou especifico (sistemas embarcados);
  • Contribuir com projetos de pesquisa para a construção de novos conhecimentos científicos, sempre avaliando os seus impactos para a sociedade;
  • Aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução da área;
  • Ser um empreendedor, possibilitando a geração de novas iniciativas propulsoras do desenvolvimento individual e coletivo, na comunidade em que vive;
  • Trabalhar individualmente e em equipe, na solução de problemas computacionais de qualquer natureza;
  • Considerar a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais, atendendo e antecipando estrategicamente as necessidades da Sociedade.

Organização Curricular

A estrutura curricular do Curso de Engenharia de Computação cujo currículo é baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação - Parecer CNE/CES Nº: 136/2012 (BRASIL, 2012) para os cursos da área de Computação.
O currículo do Curso de Engenharia de Computação compreende um conjunto de três dimensões formativas em sua estrutura:
  • formação específica: compreende o conjunto de atividades acadêmicas indispensáveis à titulação do egresso e são concebidas através de disciplinas obrigatórias, dentre elas as disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II;
  • formação complementar: compreende o conjunto de atividades que possibilite ao estudante adquirir conhecimentos formativos que complementam a sua formação específica. São concebidas através de disciplinas optativas e atividades complementares (atividades de ensino, pesquisa e extensão) na área do curso.
  • formação livre: compreende o conjunto de atividades em que o aluno possa adquirir conhecimentos através da sua própria escolha e são concebidas através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, podendo ou não ser na área do curso, ofertadas pela própria Universidade ou outra Instituição de Ensino Superior.
 
Desde modo, a estrutura curricular compreende disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, atividades complementares e atividades livres que, cursadas / executadas, conduzem o acadêmico à obtenção do título de Engenheiro de Computação. O título será devido ao acadêmico que:
  • tenha cursado integralmente todas as disciplinas obrigatórias contabilizando 2663,3 horas;
  • tenha cursado um mínimo de 226,6 horas em disciplinas optativas como parte da Formação Complementar;
  • tenha cumprido um mínimo de 320 horas em atividades complementares em atividades de ensino, pesquisa ou extensão. Em duas destas opções, o aluno deverá cumprir o mínimo de 120 horas em cada;
  • tenha adquirido um mínimo de 217 horas em atividades livres;
  • tenha adquirido os créditos acima mencionados em não menos de 10 semestres e não mais de 20 semestres.
Em termos de carga horária mínima a estrutura curricular atende o Parecer CNE/CES Nº: 136/2012 (CNE, 2012), visto que exigem para os cursos de Engenharia de Computação um mínimo de 3200 horas. O cumprimento do mínimo de horas para obtenção do título equivale a uma carga horária total de 3427 horas. A Tabela abaixo sumariza a dimensão formativa do curso com suas respectivas carga horária.
 

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

O sistema de avaliação deve abranger duas grandes partes: desempenho do curso e desempenho dos alunos. A avaliação deve trazer, em seus resultados, as conclusões relevantes para o aperfeiçoamento daquilo que foi o objeto da sua indagação.

Será exigido sempre dos professores a sensibilidade em destacar os aspectos positivos de cada situação ou pessoa avaliada, antes de realizar a crítica do que deve ser corrigido. Além disso, o professor deverá distinguir sempre entre a pessoa e a tarefa, ou seja, uma tarefa incorreta ou menos significativa deve ser criticada para ser corrigida, mas a pessoa quem o produziu não deve ser alvo de julgamento. Este ponto é imprescindível no processo avaliativo, pois se quer preservar os valores éticos da avaliação na educação. É somente através desse modo que se obtém os melhores resultados de todo o processo avaliativo, em termos do crescimento pessoal das pessoas envolvidas, de aperfeiçoamento da tarefa e da expansão de seus efeitos benéficos.

Avaliação do processo de ensino e de aprendizagem nos cursos de Engenharia de Computação possui uma característica comum a muitas disciplinas do curso, a necessidade de tempo para amadurecer os conteúdos desenvolvidos. Assim, o principal ponto a ser considerado na metodologia de avaliação é que esta, idealmente, propicie um desenvolvimento e amadurecimento continuado por parte do aluno.

O processo de concepção da avaliação do ensino e de aprendizagem permite por um lado proporcionar ambientes diversos e distintos de aprendizagem, agilizando o processo de troca de experiências pedagógicas. Além disso, no programa de cada disciplina, deve ser especificado os critérios e as formas de avaliação do processo de ensino e aprendizagem.

Tendo em vista que o curso oferece tanto disciplinas práticas quanto teóricas, e que dentre as práticas, também figuram disciplinas de trabalhos de conclusão de curso e disciplinas de desenvolvimento de sistemas computacionais (software ou hardware), o sistema de avaliação tem que ser compatível com a metodologia de desenvolvimento da referida disciplina. Por exemplo, os critérios e as formas de avaliação de uma disciplina de projeto são diferentes dos critérios de uma disciplina de trabalho de conclusão de curso e que são diferentes de uma disciplina teórica. Assim, as metodologias de avaliação devem variar de acordo com as atividades para as quais foram desenvolvidas, contemplando as atividades práticas, as teóricas e as teórico-práticas, considerando os aspectos interdisciplinares.

Como estratégias de ensino-aprendizagem sugere-se o uso de aula expositiva dialogada, estudo de texto, tempestade cerebral (brainstorming), estudo dirigido, listas e fóruns de discussão eletrônicos, solução de problemas práticos, seminário, estudo de caso, workshops, entre outros.

O processo de avaliação do ensino e de aprendizagem obedece às normas e aos procedimentos estabelecidos pelo Conselho Universitário. A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo. A aprendizagem do aluno, nas disciplinas regulares constantes no currículo, será avaliada abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos. A aprovação em cada disciplina é apurada semestralmente e fica condicionada a freqüência do aluno em pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas teóricas e 75% (setenta e cinco por cento) das aulas práticas. O aproveitamento será aferido em cada disciplina mediante a realização de pelo menos 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina. A média das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7 (sete).

Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver, média semestral inferior a 3 (três). O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Considerar-se-á aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame.

Parte da carga horária de cada disciplina poderá ser cumprida, a critério do professor, de forma semipresencial até o limite de 20% da carga horária total. Além disso, também poderão ser ofertadas disciplinas integralmente à distância, a critério do colegiado de curso. O total de atividades semi-presenciais não devem ultrapassar 20 % (vinte por cento) da carga horária total do curso, além de fazer uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) conforme legislação em vigor (MEC, 2004).

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

O Curso tem forte integração com o Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) desta Universidade. São diversos os pontos de integração. Os professores do Programa são, na sua maioria, também professores de disciplinas no Curso, permitindo que resultados de atividades realizadas na Pós-Graduação sejam levadas de forma direta às disciplinas, tendo como impacto a constante atualização das informações repassadas e compartilhadas no Curso.

Os laboratórios de pesquisa do PPGC são compartilhados com alunos da graduação que optam por se envolverem com atividades de iniciação científica. Isto dá aos alunos do Curso a oportunidade de conviverem com alunos do PPGC e envolverem-se com os trabalhos ali realizados.

O PPGC tem programado Seminários de Pesquisa, onde alunos apresentam trabalhos em andamento ou concluídos. Os alunos do Curso serão incentivados a participarem destes Seminários e, aqueles envolvidos em iniciação científica, terão a oportunidade de também apresentar seus trabalhos.

Adicionalmente, o PPGC tem previsto atividades de docência orientada, onde alunos do Programa envolvem-se em atividades de ensino. Estas atividades serão, em sua maioria, aplicadas em disciplinas do Curso, estreitando e incentivando o contato dos alunos envolvidos.

Acompanhamento de Egressos

O acompanhamento do egresso é uma ferramenta utilizada pelo curso de Engenharia de Computação para acompanhar seu egresso durante a vida profissional. Essa ferramenta auxiliará o curso a construir indicadores referentes à demanda do mercado de trabalho, áreas em crescimento e desenvolvimento, qualidade do profissional formado no curso e eficiência e qualidade do curso.

Essas informações poderão auxiliar no aperfeiçoamento do projeto pedagógico, bem como promover o aperfeiçoamento continuado no processo de avaliação do curso, a partir da percepção de necessidades do mercado de trabalho. O acompanhamento do perfil do egresso tem como objetivos:
  • manter o relacionamento e o vínculo do egresso com o curso;
  • verificar a inserção dos alunos no mercado de trabalho;
  • identificar o perfil do egresso;
  • criar ferramentas de avaliação do desempenho do egresso no mercado de trabalho;
  • obter informações sobre a demanda do mercado de trabalho;
  • montar um banco de informações dos empregadores;
  • obter subsídios para a adequação do projeto pedagógico do curso.
O curso manterá contato com seus egressos através de e-mails e redes sociais, eventos da área e da “homepage” do curso.

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000294ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOObrigatória460
11100058CÁLCULO 1Obrigatória460
22000225INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃOObrigatória460
22000224LÓGICA PARA COMPUTAÇÃOObrigatória460
22000293SISTEMAS DISCRETOSObrigatória460

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100005ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICAObrigatória690
11100059CÁLCULO 211100058 - CÁLCULO 1Obrigatória460
22000226CIRCUITOS DIGITAIS I22000225 - INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃOObrigatória460
11090032FÍSICA BÁSICA IObrigatória460
22000296PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000297ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESObrigatória460
11100060CÁLCULO 311100005 - ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA11100059 - CÁLCULO 2Obrigatória690
22000238CIRCUITOS DIGITAIS II22000226 - CIRCUITOS DIGITAIS IObrigatória460
06730016EPISTEMOLOGIAObrigatória230
11090033FÍSICA BÁSICA II11090032 - FÍSICA BÁSICA IObrigatória460
22000197LINGUAGENS FORMAIS22000293 - SISTEMAS DISCRETOSObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000299ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II22000297 - ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS IObrigatória460
22000236ANÁLISE DE CIRCUITOS IObrigatória460
22000181ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES I22000238 - CIRCUITOS DIGITAIS IIObrigatória460
11100050EQUAÇÕES DIFERENCIAIS11100060 - CÁLCULO 3Obrigatória460
11090034FÍSICA BÁSICA III11090033 - FÍSICA BÁSICA IIObrigatória460
22000201PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000182ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES II22000181 - ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES IObrigatória460
22000230ELETRÔNICA BÁSICA I22000236 - ANÁLISE DE CIRCUITOS IObrigatória460
22000298ESTATÍSTICA BÁSICA PARA COMPUTAÇÃO11100059 - CÁLCULO 2Obrigatória460
22000199METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA COMPUTAÇÃO06730016 - EPISTEMOLOGIAObrigatória460
22000237PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS22000181 - ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES I22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESObrigatória460
22000205TEORIA DA COMPUTAÇÃO22000197 - LINGUAGENS FORMAISObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000267ANÁLISE DE CIRCUITOS II22000236 - ANÁLISE DE CIRCUITOS IObrigatória460
22000268CÁLCULO NUMÉRICO COMPUTACIONAL11100059 - CÁLCULO 222000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESObrigatória460
22000186COMPUTAÇÃO E SOCIEDADEObrigatória460
22000269SISTEMAS DIGITAIS AVANÇADOS22000238 - CIRCUITOS DIGITAIS IIObrigatória460
22000270SISTEMAS OPERACIONAIS22000182 - ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES II22000297 - ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS IObrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000240CONCEPÇÃO DE CIRCUITOS INTEGRADOS22000238 - CIRCUITOS DIGITAIS IIObrigatória460
22000271ELETRÔNICA BÁSICA II22000230 - ELETRÔNICA BÁSICA IObrigatória460
22000273REDES DE COMPUTADORES22000270 - SISTEMAS OPERACIONAISObrigatória460
22000178SISTEMAS E SINAIS11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAISObrigatória690

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000189ENGENHARIA DE SOFTWARE I22000201 - PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOSObrigatória460
22000272INTROD PROCESSAMENTO PARALELO E DISTRIBUÍDO 22000270 - SISTEMAS OPERACIONAISObrigatória460
22000303PROJETO DE COMPILADORES22000197 - LINGUAGENS FORMAISObrigatória460

9º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000274PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO11090034 - FÍSICA BÁSICA III22000178 - SISTEMAS E SINAISObrigatória460
22000305TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I22000199 - METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA COMPUTAÇÃOObrigatória8120

10º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000275SISTEMAS DE CONTROLE22000178 - SISTEMAS E SINAISObrigatória460
22000306TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II22000305 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IObrigatória8120

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000575ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar21315

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000300ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS IIIOptativa460
22000276ANÁLISE DE CIRCUITOS IIIOptativa460
22000308ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO COMPUT. AVANÇADOSOptativa460
22000310AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SISTEMASOptativa460
22000277CIRCUITOS INTEGRADOS ANALÓGICOSOptativa460
22000313COMPILADORES AVANÇADOOptativa460
22000315COMPUTAÇÃO FLEXÍVELOptativa460
22000188CONCEITOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃOOptativa460
08970093EMPREENDEDORISMOOptativa230
22000286ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHOOptativa230
22000317ESPECIFICAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE SISTEMASOptativa460
22000278FERRAMENTAS DE CADOptativa460
11090036FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL IOptativa230
11090038FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL IIOptativa230
11090035FÍSICA BÁSICA IVOptativa460
22000301FUNDAMENTOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIALOptativa460
22000193GERÊNCIA DE PROJETOSOptativa460
22000260INFORMÁTICA INDUSTRIALOptativa460
22000312INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AVANÇADAOptativa460
22000241INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOROptativa460
20000262LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Optativa460
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
22000279MICROCONTROLADORESOptativa460
22000255PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENSOptativa460
22000280PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAISOptativa460
22000302PROJETO DE BANCO DE DADOSOptativa460
22000281PROJETO DE SISTEMAS INTEGRADOS MISTOSOptativa460
22000319PROJETOS EM COMPUTAÇÃO IOptativa460
22000254PROJETOS EM COMPUTAÇÃO IIOptativa460
22000264PROJETOS EM COMPUTAÇÃO IIIOptativa460
22000210PROJETOS EM COMPUTAÇÃO IVOptativa460
22000282ROBÓTICAOptativa460
22000311SEGURANÇA DE COMPUTADORESOptativa460
22000283SISTEMAS DE TEMPO REALOptativa460
22000318SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E UBÍQUOSOptativa460
22000231SISTEMAS EMBARCADOSOptativa460
06560017SOCIOLOGIAOptativa230
22000242TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO IOptativa230
22000227TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO IIOptativa460
22000228TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO IIIOptativa230
22000229TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO IVOptativa460

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ALAN CARLOS JUNIOR ROSSETTOCentro de Desenvolvimento Tecnológico
ALEXANDRE MOLTERInstituto de Física e Matemática
ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDEInstituto de Física e Matemática
ANA MARILZA PERNAS FLEISCHMANNCentro de Desenvolvimento Tecnológico
ANDERSON PRIEBE FERRUGEMCentro de Desenvolvimento Tecnológico
ANDRÉ DESESSARDS JARDIMCentro de Desenvolvimento Tecnológico
ANDREI BOURCHTEINInstituto de Física e Matemática
ANDRE RAUBER DU BOISCentro de Desenvolvimento Tecnológico
BERNARDO BARANCELLI SCHWEDERSKYCentro de Desenvolvimento Tecnológico
BRENDA SALENAVE SANTANACentro de Desenvolvimento Tecnológico
BRUNO ZATTCentro de Desenvolvimento Tecnológico
CAMILA PINTO DA COSTAInstituto de Física e Matemática
CARLOS ALBERTO MIRAGLIAInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
CLAUDIO ZEN PETERSENInstituto de Física e Matemática
CLAUSE FATIMA DE BRUM PIANACentro de Desenvolvimento Tecnológico
DANIELA BUSKEInstituto de Física e Matemática
DIOGO JOÃO CARDOSOCentro de Desenvolvimento Tecnológico
FABRICIO BANDEIRA CABRALInstituto de Física e Matemática
FELIPE DE SOUZA MARQUESCentro de Desenvolvimento Tecnológico
FERNANDA KRÜGER TOMASCHEWSKIInstituto de Física e Matemática
FRANCISCO AMARAL VILLELAInstituto de Física e Matemática
GERSON GERALDO HOMRICH CAVALHEIROCentro de Desenvolvimento Tecnológico
GUILHERME RIBEIRO CORRÊACentro de Desenvolvimento Tecnológico
GUILHERME TOMASCHEWSKI NETTOCentro de Desenvolvimento Tecnológico
JANICE NERYInstituto de Física e Matemática
JOSEANE DA SILVA PORTOInstituto de Física e Matemática
JULIO CARLOS BALZANO DE MATTOSCentro de Desenvolvimento Tecnológico
LARISSA ASTROGILDO DE FREITASCentro de Desenvolvimento Tecnológico
LEOMAR SOARES DA ROSA JUNIORCentro de Desenvolvimento Tecnológico
LESLIE DARIEN PEREZ FERNANDEZInstituto de Física e Matemática
LISANE BRISOLARA DE BRISOLARACentro de Desenvolvimento Tecnológico
LUCIANA FOSSCentro de Desenvolvimento Tecnológico
LUCIANO VOLCAN AGOSTINICentro de Desenvolvimento Tecnológico
MAICON SCHNEIDER CARDOSOCentro de Desenvolvimento Tecnológico
MARCELO PEREIRA MACHADOInstituto de Física e Matemática
MARCELO SCHIAVON PORTOCentro de Desenvolvimento Tecnológico
MARILTON SANCHOTENE DE AGUIARCentro de Desenvolvimento Tecnológico
MARIO LUCIO MOREIRAInstituto de Física e Matemática
MARIO LUIZ LOPES DA SILVAInstituto de Física e Matemática
MAURICIO ZAHNInstituto de Física e Matemática
MÍRIAM BLANK BORNCentro de Desenvolvimento Tecnológico
PATRICIA AUGUSTIN JAQUES MAILLARDCentro de Desenvolvimento Tecnológico
PAULO SERGIO KUHNInstituto de Física e Matemática
PEDRO LOVATO GOMES JARDIMInstituto de Física e Matemática
Rafael Burlamaqui AmaralCentro de Desenvolvimento Tecnológico
RAFAEL IANKOWSKI SOARESCentro de Desenvolvimento Tecnológico
RAFAEL PICCIN TORCHELSENCentro de Desenvolvimento Tecnológico
REGIS SPEROTTO DE QUADROSInstituto de Física e Matemática
REJANE PERGHERInstituto de Física e Matemática
RENATA HAX SANDER REISERCentro de Desenvolvimento Tecnológico
SIMONE ANDRE DA COSTA CAVALHEIROCentro de Desenvolvimento Tecnológico
TATIANA AIRES TAVARESCentro de Desenvolvimento Tecnológico
ULISSES BRISOLARA CORRÊACentro de Desenvolvimento Tecnológico
VILIAM CARDOSO DA SILVEIRAInstituto de Física e Matemática
VIRGINIA MELLO ALVESInstituto de Física e Matemática
WILLIAN EDGARDO ALAYO RODRIGUEZInstituto de Física e Matemática

Turmas ofertadas em 2024 / 1

Versão do Currículo: 1030 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: BRENDA SALENAVE SANTANA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M32222
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: BRENDA SALENAVE SANTANA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M42222
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: MAURICIO ZAHN
Professor Regente: CAMILA PINTO DA COSTA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1936
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: FERNANDA KRÜGER TOMASCHEWSKI
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T34545
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: LESLIE DARIEN PEREZ FERNANDEZ
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T5534
22000225 - INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃOProfessor responsável pela turma: BRUNO ZATT
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T14545
22000224 - LÓGICA PARA COMPUTAÇÃOProfessor responsável pela turma: RENATA HAX SANDER REISER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T24543
22000293 - SISTEMAS DISCRETOSProfessor responsável pela turma: SIMONE ANDRE DA COSTA CAVALHEIRO
Professor Regente: LUCIANA FOSS
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T24543
22000293 - SISTEMAS DISCRETOSProfessor responsável pela turma: LARISSA ASTROGILDO DE FREITAS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T31026

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100005 - ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: VILIAM CARDOSO DA SILVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T21526
11100059 - CÁLCULO 2Professor responsável pela turma: ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDE
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1542
11100059 - CÁLCULO 2Professor responsável pela turma: ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDE
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T2532
11100059 - CÁLCULO 2Professor responsável pela turma: CLAUDIO ZEN PETERSEN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T31031
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: VIRGINIA MELLO ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T6521
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: VIRGINIA MELLO ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T71019
22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESProfessor responsável pela turma: MARILTON SANCHOTENE DE AGUIAR
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M2410
22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESProfessor responsável pela turma: MAICON SCHNEIDER CARDOSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M3918

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000297 - ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS IProfessor responsável pela turma: BRENDA SALENAVE SANTANA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M32022
22000297 - ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS IProfessor responsável pela turma: BRENDA SALENAVE SANTANA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M41320
22000297 - ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS IProfessor responsável pela turma: RAFAEL PICCIN TORCHELSEN
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M5525
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: REJANE PERGHER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T12022
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: REJANE PERGHER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T22023
22000238 - CIRCUITOS DIGITAIS IIProfessor responsável pela turma: JULIO CARLOS BALZANO DE MATTOS
Professor Regente: RAFAEL IANKOWSKI SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M11818
22000238 - CIRCUITOS DIGITAIS IIProfessor Regente: RAFAEL IANKOWSKI SOARES
Professor responsável pela turma: JULIO CARLOS BALZANO DE MATTOS
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M21814
06730016 - EPISTEMOLOGIAProfessor responsável pela turma: CARLOS ALBERTO MIRAGLIA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T11027
06730016 - EPISTEMOLOGIAProfessor responsável pela turma: CARLOS ALBERTO MIRAGLIA
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T23528
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: PAULO SERGIO KUHN
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T62225
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO AMARAL VILLELA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T92322
22000197 - LINGUAGENS FORMAISProfessor responsável pela turma: LUCIANA FOSS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T24039

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000299 - ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS IIProfessor responsável pela turma: GUILHERME TOMASCHEWSKI NETTO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M2719
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: MARIO LUCIO MOREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T11017
22000201 - PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOSProfessor responsável pela turma: Rafael Burlamaqui Amaral
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M31924

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000182 - ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES IIProfessor responsável pela turma: MARCELO SCHIAVON PORTO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1422
22000182 - ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES IIProfessor responsável pela turma: MARCELO SCHIAVON PORTO
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2122
22000182 - ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES IIProfessor responsável pela turma: MARCELO SCHIAVON PORTO
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M32222
22000230 - ELETRÔNICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: ALAN CARLOS JUNIOR ROSSETTO
Professor Regente: RAFAEL IANKOWSKI SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M11616
22000230 - ELETRÔNICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: ALAN CARLOS JUNIOR ROSSETTO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M21616
22000298 - ESTATÍSTICA BÁSICA PARA COMPUTAÇÃOProfessor responsável pela turma: CLAUSE FATIMA DE BRUM PIANA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T13824
22000298 - ESTATÍSTICA BÁSICA PARA COMPUTAÇÃOProfessor responsável pela turma: CLAUSE FATIMA DE BRUM PIANA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T21018
22000199 - METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA COMPUTAÇÃOProfessor responsável pela turma: MÍRIAM BLANK BORN
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T23526
22000237 - PROGRAMAÇÃO DE SISTEMASProfessor responsável pela turma: ANDERSON PRIEBE FERRUGEM
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M12045
22000205 - TEORIA DA COMPUTAÇÃOProfessor responsável pela turma: SIMONE ANDRE DA COSTA CAVALHEIRO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T11949

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000186 - COMPUTAÇÃO E SOCIEDADEProfessor responsável pela turma: LUCIANO VOLCAN AGOSTINI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T21347
22000270 - SISTEMAS OPERACIONAISProfessor responsável pela turma: Rafael Burlamaqui Amaral
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1841

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000240 - CONCEPÇÃO DE CIRCUITOS INTEGRADOSProfessor responsável pela turma: LEOMAR SOARES DA ROSA JUNIOR
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1912
22000271 - ELETRÔNICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: ALAN CARLOS JUNIOR ROSSETTO
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1168
22000271 - ELETRÔNICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: ALAN CARLOS JUNIOR ROSSETTO
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M21616
22000273 - REDES DE COMPUTADORESProfessor responsável pela turma: GUILHERME RIBEIRO CORRÊA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T11636
22000178 - SISTEMAS E SINAISProfessor responsável pela turma: BERNARDO BARANCELLI SCHWEDERSKY
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T13522

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000189 - ENGENHARIA DE SOFTWARE IProfessor responsável pela turma: LISANE BRISOLARA DE BRISOLARA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T11037
22000272 - INTROD PROCESSAMENTO PARALELO E DISTRIBUÍDO Professor responsável pela turma: GERSON GERALDO HOMRICH CAVALHEIRO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1922
22000303 - PROJETO DE COMPILADORESProfessor responsável pela turma: ANDRE RAUBER DU BOIS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M11034

9º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000274 - PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃOProfessor responsável pela turma: BERNARDO BARANCELLI SCHWEDERSKY
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T13011
22000305 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IProfessor responsável pela turma: LARISSA ASTROGILDO DE FREITAS
Horários
ManhãTardeNoite
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M14035

10º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000306 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIProfessor responsável pela turma: LISANE BRISOLARA DE BRISOLARA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M15061

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000300 - ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS IIIProfessor responsável pela turma: ULISSES BRISOLARA CORRÊA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1126
22000188 - CONCEITOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: GERSON GERALDO HOMRICH CAVALHEIRO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1242
22000301 - FUNDAMENTOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIALProfessor responsável pela turma: ANDERSON PRIEBE FERRUGEM
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1540
22000193 - GERÊNCIA DE PROJETOSProfessor Regente: LISANE BRISOLARA DE BRISOLARA
Professor responsável pela turma: TATIANA AIRES TAVARES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T11542
22000260 - INFORMÁTICA INDUSTRIALProfessor responsável pela turma: BERNARDO BARANCELLI SCHWEDERSKY
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M11424
22000255 - PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENSProfessor responsável pela turma: BRUNO ZATT
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1623
22000242 - TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO IProfessor responsável pela turma: FELIPE DE SOUZA MARQUES
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T12044
22000228 - TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO IIIProfessor responsável pela turma: PATRICIA AUGUSTIN JAQUES MAILLARD
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1823

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000350 - TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO IXProfessor responsável pela turma: RAFAEL PICCIN TORCHELSEN
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T1023
22000349 - TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO VIIIProfessor responsável pela turma: ANDERSON PRIEBE FERRUGEM
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1624

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ADRIAN BELLETTINE CRUZ20241
ALBERTO MINUZZO NETO20241
AMALIA THEIL CABREIRA20241
Angelita Antunes Gimenes20241
ANGELO DA SILVA PEREIRA20241
BERNARDO BOSEL MOURA20241
CAMILA ROLIM VERGARA20241
CEZAR DE OLIVEIRA VELEDA20241
DANIELA ALESSANDRA PRILL20241
DECIO LUVIER NETO20241
DENIS SADIMAR DE CARLI20241
DIOGO BARBOSA CARDOSO20241
DIOGO PEREIRA RIBEIRO20241
EDUARDO TIMM BUSS20241
ENZO YURI LORENZATO MARCHESINI20241
ERICK DE SALES20241
ERICK RADMANN20241
ERIC LEAL SANDIN20241
ERON RAMALHO QUEVEDO20241
FELIPE HOFFMANN LARANGEIRA20241
FERNANDA CANEZ JORGE20241
Fernanda Polga Souza20241
GABRIEL DE SOUZA MACIEL20241
GABRIEL GONCALVES DE BRITTO20241
GABRIEL MELLO PORTO20241
GEAN CARLOS RODRIGUES BILEFETE20241
GUILHERME CARVALHO QUITETE20241
IGOR SIBIAN DA FONTOURA SOARES20241
JHULLY GABRIELE SIGNORINI BLANK BARROS20241
JOANA DANTAS DE CASTRO BISNETA20241
JOAO VICTOR ZORZO ZANIBONI20241
JOAO VITOR MACHADO DA COSTA20241
KAUA RODRIGUES PASCOAL20241
LARIANE BILHALVA ALVES20241
LEONARDO MADRUGA WILLE DUARTE20241
Letícia dos Santos da Silva20241
LUCAS FRANCESCHET LEMES20241
LUCAS LORETO PIRES FERREIRA20241
LUIS FELIPE SILVEIRA DE CASTRO20241
MALONE MENDES DE ARAUJO20241
MARIA ISABEL GARCIA DE LIMA20241
MIGUEL FURLAN DE AVILA20241
OTAVIO BENDER VITOLA20241
PATRICK ASSARIAN DA LUZ20241
PAULO ROBERTO DA SILVA MACHADO20241
PAULO VITOR MOREIRA DOS SANTOS LIMA20241
TIERRI DE AQUINO RODEGHIERO20241
Túlio Isaak da Silva Barbosa20241
VINICIUS CAMARGO POUEY20241
YAGO MOREIRA DA SILVA20241
Freddy da Paz Ilha20232
AGATHA CRISTINA SCARTON DOS SANTOS20231
ALISSON GABRIEL IRRIBAREM PEREIRA20231
ALLAN DUARTE EHLERT20231
ANDRE DANIEL RIBEIRO SCHWANTES20231
CAIO GASTAL PETER20231
ERIKA PINHO PEREIRA20231
FELIPE MOURA GOULART20231
FELIPE PEROTE VELOSO20231
FILIPE RUTZ DOS SANTOS20231
GIOVANNI D'AVILA DE AVILA20231
HENRIQUE CAMARGO DOS SANTOS20231
HENRIQUE OSORIO BRAYER20231
IURI SCHWARTZ EICHHOLZ20231
JOAO PEDRO CASSEL VALENTE20231
JOAO PEDRO GUERREIRO LIMA20231
JOAO PEDRO RODRIGUES LINARES20231
JONATHAN CIRILO OLIVEIRA DA MARTHA20231
JURANDIR PACHECO MARQUES20231
KAWE PACHECO DOS PASSOS20231
Letícia Brandão Caldas20231
MARIANA HERMANN TESSMER20231
MATHEUS FONSECA DE SOUZA20231
MATHEUS SCHALLY CARDOSO20231
MATHEUS SOARES GONCALVES20231
OTAVIO SANTOS SILVA CORREA20231
PEDRO PORTO SOUZA20231
RAPHAEL AMBROSIO BEZERRA20231
RENAN MOREIRA RODRIGUES CUNHA20231
SANTIAGO SARAVIA AFFONSO20231
SOPHIA SCHROEDER LIFCZYNSKI ROVIRA20231
STEPHAN LUBKE HEIDMANN20231
THALES DA SILVA RODRIGUES20231
VICENTE KONRADT VEIGA20231
ANDRE LAUXE DUARTE20221
CARLOS EDUARDO FETTER COSTA GUTERRES20221
CASSIANO TEIXEIRA PESSOA20221
ENDERSON AVILA KRUGER20221
GABRIEL KUSTER DE AZEVEDO20221
GABRIEL LAZZARI WEIAND20221
GABRIEL OLIVEIRA PEREIRA20221
GUILHERME GONCALVES PEREIRA20221
ISADORA VENZKE DIAS20221
JOAO PEDRO DA CRUZ MEDEIROS ALVES20221
JOAO VICTOR RUTZ CRESPO20221
JOÃO VITOR KAUER SCHUCK20221
JOAO VITOR RUIZ BARBOZA20221
JONATHA VIEGAS DA SILVA20221
JULIA AVILA DOS SANTOS20221
JUNIOR VINICIOS PREDIGER20221
KEVIN FEREIRA DA SILVA20221
LEONARDO VIEIRA GONCALVES20221
Lucas Bayer de Araujo20221
LUCIANI AQUINO QUEIROZ20221
LUIS FELIPE DE MATTOS DIAS20221
LUIS HENRIQUE DE FREITAS BRUM20221
LUIZA MADEIRA DE OLIVEIRA20221
LUIZ EDUARDO PRESTES KOLOSQUE20221
MARCUS VINICIUS HERNANDES RODRIGUES SCHEBEK20221
MATEUS HENRIQUE SCHROPFER20221
MATHEUS HENRIQUE ZEHETMEYR20221
NICOLAS CIPRIANO SILVA DE OLIVEIRA20221
RAFAEL DA SILVA CAETANO20221
RAFAEL PEREIRA REIS FILHO20221
RODRIGO MATTOS DIAS LOPES20221
STELLA GARCIA FIGUEIREDO20221
THIAGO PICCOLI20221
VICTOR RAFAEL SECUNDINO SANTOS20221
VITOR DE MELLO VILLARREAL CARRENO20221
ANA CAROLINA NORNBERG KONRADT20211
ANA LAURA WERLE PEREYRA20211
BERNARDO FERRAO20211
BRUNO ADLLER MARTINEZ DA SILVA20211
EDMILSON MARQUES BATISTA20211
GABRIEL DE SOUZA SILVEIRA20211
GUILHERME BRAATZ STEIN20211
JEAN BATISTA CARNEIRO20211
JEAN PAUL NUNES REINHOLD20211
JOSUE BORCHARDT PAIVA20211
MANOEL JORDAN CAMPOS SANTOS20211
MATHIAS EZEQUIEL MILBRATH20211
PEDRO HENRIQUE SILVA DA ROSA20211
PEDRO PAULO MOREIRA DE FREITAS20211
RAFAEL MEWS BOEIRA20211
ROBERTA SILVA DOS SANTOS20211
RODRIGO GUIMARAES MOTTA20211
SANTIAGO DEL VALLE ALVAREZ MARTINEZ20211
THIAGO WEIRICH KONRADT20211
VANESSA ALDRIGHI20211
WESLEY RAASCH20211
ALAN SOUZA DOS SANTOS20201
ALEXANDRE JOAO CARDOSO20201
ANDRE RUTZ PORTO20201
DIOGO BENTO DA FONSECA20201
ELIANI LUDWIG20201
ERIK SILVEIRA BRAGA20201
FELIPE SOUZA GUIMARAES20201
FERNANDO PINTO KONZEN20201
GABRIEL MULLER FISCHER20201
HENRIQUE WEBER DE CASTRO20201
IGOR BASILIO VALERAO20201
JOAO CARLOS ASSUMPCAO CARRETT20201
JONATHAS RESNER BRAUN20201
JORGE ALBERTO GIL Y ALANIZ SILVA JUNIOR20201
Kathe Isabelle de Souza Beserra20201
LETIERRE LUIS CALVETE SILVEIRA20201
LUCAS DUTRA CHAVES20201
LUCAS ECHEVERRIA COSTA20201
LUISA TREPTOW RIBEIRO20201
MARCELO AUGUSTO PEGORARO ETCHEVERRIA20201
MAURICIO RANIERE TAVARES LEITZKE20201
MIGUEL DE TUNES STRELOW20201
PEDRO IVO KUHN20201
RAFAEL BELEM TEIXEIRA20201
THAYLLEN FEIJO LAGES20201
VITOR SILVA DA COSTA20201
YAGO STEFFENS LIMA20201
ALINE CONCEICAO DA SILVA20191
ANDRE PEREIRA RODRIGUES20191
ARTHUR MACHADO DE SOUZA20191
ARTHUR VARGAS TELES20191
ELOISA LEAL BARROS20191
GUSTAVO TESSMER LOPER20191
IGOR YUJI ISHIHARA SAKUMA20191
JOAO LUCAS DA COSTA FAGUNDES20191
LEONARDO ANTONIETTI FERREIRA20191
LUAN MARK DA SILVA BORELA20191
LUCAS DIAS DOS SANTOS20191
LUCAS SEIDY RIBEIRO DOS SANTOS IKENOUE20191
MAICON ROBERTO DA LUZ COIMBRA20191
MATHEUS CARDOSO SOARES20191
MATHEUS SILVA MENEZES20191
MAURICIO CARVALHO MUCCI20191
RAFAEL CARVALHO SOMENZARI GINJAS CAMARGO MUNIZ20191
RAFAEL GRIMMLER DA ROCHA20191
WILLIAN DO ESPIRITO SANTO RODRIGUES20191
ANA AMELIA TRAVERSI20181
BERNARDO RIBEIRO BELING20181
DAUAN GHISLENI ZOLINGER20181
GERSON LEITE DE MENEZES20181
GUSTAVO DA SILVA MACHADO20181
HEITOR FELIPE MATOZO DOS SANTOS20181
JEAN CARLO SILVA DOS SANTOS20181
KEVIN CASTRO WEITGENANT20181
LOURENCO DA CRUZ MULLING20181
MARIA EDUARDA NEBEL CARMONA20181
RODRIGO FRAGA GRABOWSKI20181
WELDER CARLOS SIQUEIRA20181
FILIPE RIBEIRO GOULART20171
GIORDANO DE MORAES ROSSA20171
MATHEUS GARCIA ANTONIOLLI20171
RAFAEL DUARTE DOS SANTOS20171
RENAN MARCILI LEMONS20171
RUAN MACIEL ARNONI20171
WELLINGTON GOMES MACHADO20171
VINICIUS BERNE DA COSTA20162
ADRIEL CORREA MATIELO20161
GIORDANO ESTEVAO BORGES LEAL20161
HENRIQUE KLUMB CORRÊA20161
LUHAN BORIN MOURA20161
BIANCA NUNES COELHO20151
FERNANDO NEUGEBAUER REHBEIN DA CUNHA PENEDO20151
GUSTAVO MALLMANN20151
LEANDRO DE TOGNI20151
LINCOLN YUZO TAKASUMI20151
RAISSA NUNES COELHO20151
RODRIGO DA SILVA KONFLANZ20151
CRISTIAN BRIÃO DE LIMA20142
NELSON DUTRA JUNIOR20141
BRUNO CABREIRA GONÇALVES20121

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
GUSTAVO WREGE GONÇALVES20102014
LISANDRO LUIZ DA SILVA20102014
MATHEUS LEITZKE PINTO20112014
RUHAN AVILA DA CONCEIÇÃO20102014
HENRIQUE DO AMARILHO MAICH20102015
RAFAEL DA SILVA DUTRA20112015
RAFAEL SILVEIRA20112015
RAPHAEL TOMÉ SANTANA20112015
EDUARDO VINÍCIUS DOS SANTOS20102016
HUBERTO KAISER FILHO20102016
JONES WILLIAM GÖEBEL20122016
JOSÉ CLAUDIO DE SOUZA JUNIOR20102016
LUCAS BARREIRO AGOSTINI20122016
RODRIGO MEDEIROS DUARTE20112016
TAINÃ RIBEIRO CARVALHO20122016
TAMARA MENEGHETTI DA CRUZ20102016
BRAZ ARAUJO DA SILVA JUNIOR20142017
GUSTAVO HENRIQUE SMANIOTTO20132017
HENRIQUE LEMOS DOS SANTOS20142017
LEANDRO BRESCIANI DAS NEVES20112017
LEONARDO DA ROSA SILVEIRA JOÃO20122017
MATEUS SANTOS DE MELO20132017
MURILO ROSCHILDT PERLEBERG20132017
NAIGON MEDEIROS MARTINS20112017
NÍCOLAS BORGES DA SILVA20122017
PEDRO HENRIQUE GIOVANELLA MARCHI20122017
PLÍNIO FINKENAUER JÚNIOR20112017
ANDREI ALI ODES BUBOLZ20122018
DOUGLAS SILVA CORRÊA20142018
EDUARDO FRANKLIN MODEL20142018
GUSTAVO FERNANDES DOS SANTOS20142018
HELENA DUFAU DE CARVALHO20132018
IAGO COELHO STORCH20142018
PAULO HENRIQUE MARTINS20112018
ÂNDERSON SILVEIRA CARDOSO20122019
ARTHUR PICCOLI20152019
CÂNDIDO SIGNORINI MORAES20152019
CHRISTIAN GEHRKE MÜLLER20132019
FELIPE TADEU TRINHAIN PALERMO20132019
FREDERICO DE OLIVEIRA SEDREZ20132019
GUILHERME BARBOSA MANSKE20122019
GUILHERME WOLLMANN DE OLIVEIRA20142019
GUSTAVO ADOLFO SCHWANTZ OLIVEIRA20142019
HENRIQUE CALDAS KESSLER20142019
ÍTALO NOLASCO RAMOS20152019
JOÃO INÁCIO MOREIRA BEZERRA20152019
JORDANA SANGALLI LUFT20132019
LUCAS PEREIRA CAVALINI20112019
LUCAS REGO DA ROCHA20122019
MARCOS ROBERTO PASQUALETTO BUENO20102019
MATEUS TERRIBELE LEME20162019
MATHEUS SANTOS GELSDORF20142019
WAGNER LOCH20142019
ARTHUR CARDOZO GODINHO20152020
CRISTIAN MARUAN BOSIN20112020
GABRIEL PEGORARO GRUPPELLI20112020
JOÃO PEDRO KOHLS BAST20162020
LUCAS COUTINHO FREITAS20162020
MARCELLO MORALES MUÑOZ20142020
MURILO STEINMETZ BÖHLKE20162020
PATRÍCIA MORENO RIBEIRO20122020
RAFAEL RUTZ DOS SANTOS20172020
VALTER ALBERTO MELGAREJO MARTINS20162020
ANDRÉ ZUCCHETTI DALLA COSTA20172021
BRUNO CASCAES ALVES20172021
GABRIEL SOARES DE SOARES20142021
LAURA QUEVEDO JURGINA20152021
LUIZ CEZAR MOREIRA DE CAMPOS NETO20162021
MAIRON SCHNEIDER CARDOSO20172021
MATEUS BRUGNAROTO20162021
MATHEUS CORREA LINDINO20172021
MATHEUS DA SILVA JAHNKE20172021
RAFAEL ALVES DE AZEVEDO20122021
RÓGER DILLI AFONSO20142021
VINÍCIUS RENATO ROCHA GERALDO20162021
YURI SILVA VAZ20142021
BRUNO TISSOT FERRAZ20182022
CHRISTIAN CARDOSO GRESSLER20172022
DARA DOS SANTOS LIMA20162022
DARLEI MATHEUS SCHMEGEL20182022
FELIPE SARAIVA DOS SANTOS20172022
GÉRON WILHAM DA CRUZ MATTOSO20162022
GUILHERME DA SILVA XAVIER20182022
LETÍCIA PEGORARO GARCEZ20182022
LUCAS ZANUSSO MORAIS20182022
LUÍS HENRIQUE JESKE MARTINS20112022
MARCUS VINÍCIUS MONTEIRO20172022
MARINA SOUZA CRUZEIRO20162022
MONIQUE NOGUEIRA FARIA20142022
VÍTOR EDUARDO SCHUH20192022
WESLEY COSTA SILVEIRA20182022
PEDRO MACHADO DA SILVA20142023
VICTOR KUNDE BERGMANN20182023

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Localização e contatos

Página gerada em 18/04/2024 16:07:51 (consulta levou 0.907974s)