Nome do Curso / Conceitos (*)
Engenharia de Computação
Enade (2019)3CPC (2019)4CC (2012)4
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
3910
Código e-MEC
1102175
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1570 de 06 de outubro de 2010.
Curso Reconhecido pela Portaria nº 60 de 10/02/2014. Publicada no D.O.U. de 11/02/2014.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 111 de 04/02/2021. Publicada na Seção 1, página 136 do D.O.U. de 05/02/2021.
Curso Reconhecido pela Portaria nº 60 de 10/02/2014. Publicada no D.O.U. de 11/02/2014.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 111 de 04/02/2021. Publicada na Seção 1, página 136 do D.O.U. de 05/02/2021.
Contextualização
A área acadêmica de Computação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) possui como marco importante a criação do curso de Bacharelado em Informática em 1992. Este curso nasceu dos anseios da comunidade da Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul em contar com um curso público de formação tecnológica e científica.
O curso, proposto em 1992, apresentava como premissa do seu projeto pedagógico a razão de seu nascimento: oferecer à comunidade da região uma nova opção de formação científica e tecnológica de nível superior, no âmbito do ensino público. Além disto, este mesmo documento destacava a necessidade de atender a uma demanda crescente de mão de obra especializada na área de Informática além de propiciar à UFPel uma inserção efetiva no grupo das Instituições de Ensino Superior que atuam na área tecnológica. O projeto ainda pretendia prover a UFPel de uma base sólida para pesquisas na área de Ciência da Computação, que servisse de apoio ao desenvolvimento tecnológico de outras áreas em que a Universidade já atuava.
No ano de 2001, após sete anos de funcionamento e intensa discussão didático-pedagógica, o curso de Informática evoluiu e deu lugar ao atual curso de Ciência da Computação, cujo currículo é baseado nas recomendações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e nas diretrizes curriculares apresentadas pelo Ministério da Educação. Este novo curso apresentava, em relação ao antigo, um currículo mais amadurecido e mais amplo na formação teórica e matemática, mais coerente com o novo perfil, que enfatizava os aspectos científicos da área.
Dos anos pregressos de história da Computação na UFPel deve ser destacado o esforço empreendido para o estabelecimento do diferencial da área na região, esforço este coroado nos últimos anos com o incentivo dado ao aprimoramento da formação de seus membros e ingresso de diversos docentes com o título de doutor.
A partir de 2006, a Instituição reforçou o investimento na formação de recursos humanos próprios e na contratação de novos docentes. Atualmente, a área de Computação conta com um total de 25 docentes sendo que 21 destes possuem o título de doutorado. O investimento realizado já se traduz em franca expansão nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionada à área de Computação.
As atividades de pesquisa refletem ações de um grupo jovem, sendo, na sua maioria, ações de caráter associativo com grupos pertencentes a instituições com histórico mais antigo e consolidado em pesquisa.
O papel que vem assumindo a pesquisa em Computação na UFPel já é reconhecido pela sociedade da área, como comprova a participação dos seus membros do quadro docente em papéis de destaque em comissões de organização de diversos eventos de porte regional, nacional e internacional.
Também é importante destacar que os membros do corpo docente da área de Computação têm se destacado no cenário nacional e regional da área em termos de representatividade em comissões científicas. Atualmente, professores fazem parte de instâncias representativas como o Conselho da Comissão Especial em Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados (CECCI) da SBC, o Conselho da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), o Comitê Assessor Científico de Matemática, Estatística e Computação da FAPERGS e a secretaria Regional RS da SBC. No seu quadro docente também estão inseridos avaliadores INEP de cursos de graduação.
Tendo em vista a consolidação da área de Computação na UFPel, as necessidades do mercado de tecnologia e propiciado pelo perfil do corpo docente, em 2009 nasceu a proposta de concepção de um novo curso de computação. Foi construída a proposta do Bacharelado em Engenharia de Computação, com início no primeiro semestre de 2010.
O curso, proposto em 1992, apresentava como premissa do seu projeto pedagógico a razão de seu nascimento: oferecer à comunidade da região uma nova opção de formação científica e tecnológica de nível superior, no âmbito do ensino público. Além disto, este mesmo documento destacava a necessidade de atender a uma demanda crescente de mão de obra especializada na área de Informática além de propiciar à UFPel uma inserção efetiva no grupo das Instituições de Ensino Superior que atuam na área tecnológica. O projeto ainda pretendia prover a UFPel de uma base sólida para pesquisas na área de Ciência da Computação, que servisse de apoio ao desenvolvimento tecnológico de outras áreas em que a Universidade já atuava.
No ano de 2001, após sete anos de funcionamento e intensa discussão didático-pedagógica, o curso de Informática evoluiu e deu lugar ao atual curso de Ciência da Computação, cujo currículo é baseado nas recomendações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e nas diretrizes curriculares apresentadas pelo Ministério da Educação. Este novo curso apresentava, em relação ao antigo, um currículo mais amadurecido e mais amplo na formação teórica e matemática, mais coerente com o novo perfil, que enfatizava os aspectos científicos da área.
Dos anos pregressos de história da Computação na UFPel deve ser destacado o esforço empreendido para o estabelecimento do diferencial da área na região, esforço este coroado nos últimos anos com o incentivo dado ao aprimoramento da formação de seus membros e ingresso de diversos docentes com o título de doutor.
A partir de 2006, a Instituição reforçou o investimento na formação de recursos humanos próprios e na contratação de novos docentes. Atualmente, a área de Computação conta com um total de 25 docentes sendo que 21 destes possuem o título de doutorado. O investimento realizado já se traduz em franca expansão nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionada à área de Computação.
As atividades de pesquisa refletem ações de um grupo jovem, sendo, na sua maioria, ações de caráter associativo com grupos pertencentes a instituições com histórico mais antigo e consolidado em pesquisa.
O papel que vem assumindo a pesquisa em Computação na UFPel já é reconhecido pela sociedade da área, como comprova a participação dos seus membros do quadro docente em papéis de destaque em comissões de organização de diversos eventos de porte regional, nacional e internacional.
Também é importante destacar que os membros do corpo docente da área de Computação têm se destacado no cenário nacional e regional da área em termos de representatividade em comissões científicas. Atualmente, professores fazem parte de instâncias representativas como o Conselho da Comissão Especial em Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados (CECCI) da SBC, o Conselho da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), o Comitê Assessor Científico de Matemática, Estatística e Computação da FAPERGS e a secretaria Regional RS da SBC. No seu quadro docente também estão inseridos avaliadores INEP de cursos de graduação.
Tendo em vista a consolidação da área de Computação na UFPel, as necessidades do mercado de tecnologia e propiciado pelo perfil do corpo docente, em 2009 nasceu a proposta de concepção de um novo curso de computação. Foi construída a proposta do Bacharelado em Engenharia de Computação, com início no primeiro semestre de 2010.
Objetivos
O currículo do curso de Engenharia de Computação foi concebido com a certeza de que uma formação plural e completa não deve restringir-se apenas aos aspectos técnicos. A formação do aluno deve ser suficientemente ampla, permitindo que o mesmo, além de se tornar um profissional extremamente qualificado, possa perceber com clareza qual é o seu papel na sociedade que o cerca.
O principal objetivo do curso é formar profissionais capazes de projetar e desenvolver sistemas computacionais (software, computadores e sistemas digitais). Neste sentido, o curso coloca ênfase em áreas que exijam uma forte integração entre software e hardware, tais como automação industrial, arquitetura de computadores, sistemas digitais, síntese de circuitos, sistemas embarcados, robótica, processamento digital de sinais, processamento paralelo e distribuído, e comunicação de dados. Para tanto, enfatiza temas como circuitos elétricos e eletrônicos, eletrônica digital, microcontroladores e sistemas digitais, diferenciando-se, portanto de outros cursos na área de Computação, em particular de cursos de graduação em Ciência da Computação, como o atualmente oferecido pela UFPel.
O curso propicia, ainda, uma formação sólida e substancial em Matemática e Física, capacitando o egresso a aplicar os conhecimentos adquiridos a problemas de áreas diversas do conhecimento. Adicionalmente, o curso fortemente incentiva as atividades de empreendedorismo ligadas à tecnologia e estimula a criatividade e a capacidade de colocar idéias inovadoras em prática, possibilitando que o egresso possa atuar como agente transformador da sociedade em que vive.
Além da formação específica, um conjunto de atividades de formação complementar e livre é oferecido ao aluno, permitindo diferentes focos em áreas de conhecimento específicas a partir da escolha de diferentes atividades na formação complementar e livre. Esta flexibilidade possibilita que o aluno tenha a oportunidade de optar livremente sob qual será a sua especialização. Esta característica do curso tem por intuito preparar profissionais de nível superior capacitados a utilizar e desenvolver tecnologias avançadas das áreas de Computação e Engenharia e interagir com as demais áreas do conhecimento.
Por fim, o currículo do curso de Engenharia de Computação foi construído para formar não apenas profissionais qualificados, mas, sim, seres humanos com uma visão abrangente e profunda a cerca de seu papel e sua contribuição para a sociedade, fortemente comprometidos com a melhoria e com o desenvolvimento de sua região e de seu país.
O principal objetivo do curso é formar profissionais capazes de projetar e desenvolver sistemas computacionais (software, computadores e sistemas digitais). Neste sentido, o curso coloca ênfase em áreas que exijam uma forte integração entre software e hardware, tais como automação industrial, arquitetura de computadores, sistemas digitais, síntese de circuitos, sistemas embarcados, robótica, processamento digital de sinais, processamento paralelo e distribuído, e comunicação de dados. Para tanto, enfatiza temas como circuitos elétricos e eletrônicos, eletrônica digital, microcontroladores e sistemas digitais, diferenciando-se, portanto de outros cursos na área de Computação, em particular de cursos de graduação em Ciência da Computação, como o atualmente oferecido pela UFPel.
O curso propicia, ainda, uma formação sólida e substancial em Matemática e Física, capacitando o egresso a aplicar os conhecimentos adquiridos a problemas de áreas diversas do conhecimento. Adicionalmente, o curso fortemente incentiva as atividades de empreendedorismo ligadas à tecnologia e estimula a criatividade e a capacidade de colocar idéias inovadoras em prática, possibilitando que o egresso possa atuar como agente transformador da sociedade em que vive.
Além da formação específica, um conjunto de atividades de formação complementar e livre é oferecido ao aluno, permitindo diferentes focos em áreas de conhecimento específicas a partir da escolha de diferentes atividades na formação complementar e livre. Esta flexibilidade possibilita que o aluno tenha a oportunidade de optar livremente sob qual será a sua especialização. Esta característica do curso tem por intuito preparar profissionais de nível superior capacitados a utilizar e desenvolver tecnologias avançadas das áreas de Computação e Engenharia e interagir com as demais áreas do conhecimento.
Por fim, o currículo do curso de Engenharia de Computação foi construído para formar não apenas profissionais qualificados, mas, sim, seres humanos com uma visão abrangente e profunda a cerca de seu papel e sua contribuição para a sociedade, fortemente comprometidos com a melhoria e com o desenvolvimento de sua região e de seu país.
Perfil do Egresso
Engenheiros de Computação projetam e desenvolvem software, computadores e sistemas digitais com capacidade de programação para aplicações: na automação, melhorando a qualidade, aumentando a velocidade e a segurança da produção; nos sistemas embarcados; nas comunicações digitais; em TV Digital, multimídia e entretenimento digital. Dominam conhecimentos em software, hardware, comunicações e suas interações, com princípios e métodos científicos. Coordenam e supervisionam equipes, estudam a viabilidade técnico-econômica, inovam, executam e fiscalizam processos, projetos e serviços técnicos e efetuam vistorias, perícias e avaliações emitindo laudos e pareceres técnicos. Em todas as suas atividades, consideram aspectos referentes à ética, segurança, legislação e impactos ambientais.
O profissional formado no curso atua na indústria de software e de computadores; setores de tecnologia da informação, de telecomunicação, de planejamento e desenvolvimento de infraestrutura tecnológica e de desenvolvimento de software e hardware em instituições públicas e privadas; empresas que utilizam sistemas embarcados (dispositivos que integram software e hardware). Além dessas, o profissional pode atuar de forma independente empreendendo o seu próprio negócio ou como consultor.
O profissional formado no curso atua na indústria de software e de computadores; setores de tecnologia da informação, de telecomunicação, de planejamento e desenvolvimento de infraestrutura tecnológica e de desenvolvimento de software e hardware em instituições públicas e privadas; empresas que utilizam sistemas embarcados (dispositivos que integram software e hardware). Além dessas, o profissional pode atuar de forma independente empreendendo o seu próprio negócio ou como consultor.
Competências e habilidades
Espera-se que os Engenheiros de Computação egressos do curso tenham as seguintes competências e habilidades:
- Atuar cientificamente e tecnologicamente nos problemas cuja solução envolve a construção de hardware, software e sistemas de comunicações e suas interações, seguindo teorias, princípios e métodos científicos;
- Possuir uma sólida base teórica, que permita entender os principais conceitos da engenharia de computação e assimilar as novas tecnologias;
- Estudar, planejar, especificar, projetar, desenvolver, adaptar, aprimorar, industrializar, instalar e manter sistemas de computação de propósito geral ou especifico (sistemas embarcados);
- Contribuir com projetos de pesquisa para a construção de novos conhecimentos científicos, sempre avaliando os seus impactos para a sociedade;
- Aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução da área;
- Ser um empreendedor, possibilitando a geração de novas iniciativas propulsoras do desenvolvimento individual e coletivo, na comunidade em que vive;
- Trabalhar individualmente e em equipe, na solução de problemas computacionais de qualquer natureza;
- Considerar a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais, atendendo e antecipando estrategicamente as necessidades da Sociedade.
Organização Curricular
A estrutura curricular do Curso de Engenharia de Computação cujo currículo é baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação - Parecer CNE/CES Nº: 136/2012 (BRASIL, 2012) para os cursos da área de Computação.
O currículo do Curso de Engenharia de Computação compreende um conjunto de três dimensões formativas em sua estrutura:
Desde modo, a estrutura curricular compreende disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, atividades complementares e atividades livres que, cursadas / executadas, conduzem o acadêmico à obtenção do título de Engenheiro de Computação. O título será devido ao acadêmico que:
O currículo do Curso de Engenharia de Computação compreende um conjunto de três dimensões formativas em sua estrutura:
- formação específica: compreende o conjunto de atividades acadêmicas indispensáveis à titulação do egresso e são concebidas através de disciplinas obrigatórias, dentre elas as disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II;
- formação complementar: compreende o conjunto de atividades que possibilite ao estudante adquirir conhecimentos formativos que complementam a sua formação específica. São concebidas através de disciplinas optativas e atividades complementares (atividades de ensino, pesquisa e extensão) na área do curso.
- formação livre: compreende o conjunto de atividades em que o aluno possa adquirir conhecimentos através da sua própria escolha e são concebidas através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, podendo ou não ser na área do curso, ofertadas pela própria Universidade ou outra Instituição de Ensino Superior.
Desde modo, a estrutura curricular compreende disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, atividades complementares e atividades livres que, cursadas / executadas, conduzem o acadêmico à obtenção do título de Engenheiro de Computação. O título será devido ao acadêmico que:
- tenha cursado integralmente todas as disciplinas obrigatórias contabilizando 2663,3 horas;
- tenha cursado um mínimo de 226,6 horas em disciplinas optativas como parte da Formação Complementar;
- tenha cumprido um mínimo de 320 horas em atividades complementares em atividades de ensino, pesquisa ou extensão. Em duas destas opções, o aluno deverá cumprir o mínimo de 120 horas em cada;
- tenha adquirido um mínimo de 217 horas em atividades livres;
- tenha adquirido os créditos acima mencionados em não menos de 10 semestres e não mais de 20 semestres.
Procedimentos e metodologias de ensino
Avaliação do ensino e da aprendizagem
O sistema de avaliação deve abranger duas grandes partes: desempenho do curso e desempenho dos alunos. A avaliação deve trazer, em seus resultados, as conclusões relevantes para o aperfeiçoamento daquilo que foi o objeto da sua indagação.
Será exigido sempre dos professores a sensibilidade em destacar os aspectos positivos de cada situação ou pessoa avaliada, antes de realizar a crítica do que deve ser corrigido. Além disso, o professor deverá distinguir sempre entre a pessoa e a tarefa, ou seja, uma tarefa incorreta ou menos significativa deve ser criticada para ser corrigida, mas a pessoa quem o produziu não deve ser alvo de julgamento. Este ponto é imprescindível no processo avaliativo, pois se quer preservar os valores éticos da avaliação na educação. É somente através desse modo que se obtém os melhores resultados de todo o processo avaliativo, em termos do crescimento pessoal das pessoas envolvidas, de aperfeiçoamento da tarefa e da expansão de seus efeitos benéficos.
Avaliação do processo de ensino e de aprendizagem nos cursos de Engenharia de Computação possui uma característica comum a muitas disciplinas do curso, a necessidade de tempo para amadurecer os conteúdos desenvolvidos. Assim, o principal ponto a ser considerado na metodologia de avaliação é que esta, idealmente, propicie um desenvolvimento e amadurecimento continuado por parte do aluno.
O processo de concepção da avaliação do ensino e de aprendizagem permite por um lado proporcionar ambientes diversos e distintos de aprendizagem, agilizando o processo de troca de experiências pedagógicas. Além disso, no programa de cada disciplina, deve ser especificado os critérios e as formas de avaliação do processo de ensino e aprendizagem.
Tendo em vista que o curso oferece tanto disciplinas práticas quanto teóricas, e que dentre as práticas, também figuram disciplinas de trabalhos de conclusão de curso e disciplinas de desenvolvimento de sistemas computacionais (software ou hardware), o sistema de avaliação tem que ser compatível com a metodologia de desenvolvimento da referida disciplina. Por exemplo, os critérios e as formas de avaliação de uma disciplina de projeto são diferentes dos critérios de uma disciplina de trabalho de conclusão de curso e que são diferentes de uma disciplina teórica. Assim, as metodologias de avaliação devem variar de acordo com as atividades para as quais foram desenvolvidas, contemplando as atividades práticas, as teóricas e as teórico-práticas, considerando os aspectos interdisciplinares.
Como estratégias de ensino-aprendizagem sugere-se o uso de aula expositiva dialogada, estudo de texto, tempestade cerebral (brainstorming), estudo dirigido, listas e fóruns de discussão eletrônicos, solução de problemas práticos, seminário, estudo de caso, workshops, entre outros.
O processo de avaliação do ensino e de aprendizagem obedece às normas e aos procedimentos estabelecidos pelo Conselho Universitário. A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo. A aprendizagem do aluno, nas disciplinas regulares constantes no currículo, será avaliada abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos. A aprovação em cada disciplina é apurada semestralmente e fica condicionada a freqüência do aluno em pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas teóricas e 75% (setenta e cinco por cento) das aulas práticas. O aproveitamento será aferido em cada disciplina mediante a realização de pelo menos 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina. A média das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7 (sete).
Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver, média semestral inferior a 3 (três). O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Considerar-se-á aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame.
Parte da carga horária de cada disciplina poderá ser cumprida, a critério do professor, de forma semipresencial até o limite de 20% da carga horária total. Além disso, também poderão ser ofertadas disciplinas integralmente à distância, a critério do colegiado de curso. O total de atividades semi-presenciais não devem ultrapassar 20 % (vinte por cento) da carga horária total do curso, além de fazer uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) conforme legislação em vigor (MEC, 2004).
Será exigido sempre dos professores a sensibilidade em destacar os aspectos positivos de cada situação ou pessoa avaliada, antes de realizar a crítica do que deve ser corrigido. Além disso, o professor deverá distinguir sempre entre a pessoa e a tarefa, ou seja, uma tarefa incorreta ou menos significativa deve ser criticada para ser corrigida, mas a pessoa quem o produziu não deve ser alvo de julgamento. Este ponto é imprescindível no processo avaliativo, pois se quer preservar os valores éticos da avaliação na educação. É somente através desse modo que se obtém os melhores resultados de todo o processo avaliativo, em termos do crescimento pessoal das pessoas envolvidas, de aperfeiçoamento da tarefa e da expansão de seus efeitos benéficos.
Avaliação do processo de ensino e de aprendizagem nos cursos de Engenharia de Computação possui uma característica comum a muitas disciplinas do curso, a necessidade de tempo para amadurecer os conteúdos desenvolvidos. Assim, o principal ponto a ser considerado na metodologia de avaliação é que esta, idealmente, propicie um desenvolvimento e amadurecimento continuado por parte do aluno.
O processo de concepção da avaliação do ensino e de aprendizagem permite por um lado proporcionar ambientes diversos e distintos de aprendizagem, agilizando o processo de troca de experiências pedagógicas. Além disso, no programa de cada disciplina, deve ser especificado os critérios e as formas de avaliação do processo de ensino e aprendizagem.
Tendo em vista que o curso oferece tanto disciplinas práticas quanto teóricas, e que dentre as práticas, também figuram disciplinas de trabalhos de conclusão de curso e disciplinas de desenvolvimento de sistemas computacionais (software ou hardware), o sistema de avaliação tem que ser compatível com a metodologia de desenvolvimento da referida disciplina. Por exemplo, os critérios e as formas de avaliação de uma disciplina de projeto são diferentes dos critérios de uma disciplina de trabalho de conclusão de curso e que são diferentes de uma disciplina teórica. Assim, as metodologias de avaliação devem variar de acordo com as atividades para as quais foram desenvolvidas, contemplando as atividades práticas, as teóricas e as teórico-práticas, considerando os aspectos interdisciplinares.
Como estratégias de ensino-aprendizagem sugere-se o uso de aula expositiva dialogada, estudo de texto, tempestade cerebral (brainstorming), estudo dirigido, listas e fóruns de discussão eletrônicos, solução de problemas práticos, seminário, estudo de caso, workshops, entre outros.
O processo de avaliação do ensino e de aprendizagem obedece às normas e aos procedimentos estabelecidos pelo Conselho Universitário. A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo. A aprendizagem do aluno, nas disciplinas regulares constantes no currículo, será avaliada abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos. A aprovação em cada disciplina é apurada semestralmente e fica condicionada a freqüência do aluno em pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas teóricas e 75% (setenta e cinco por cento) das aulas práticas. O aproveitamento será aferido em cada disciplina mediante a realização de pelo menos 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina. A média das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7 (sete).
Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver, média semestral inferior a 3 (três). O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Considerar-se-á aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame.
Parte da carga horária de cada disciplina poderá ser cumprida, a critério do professor, de forma semipresencial até o limite de 20% da carga horária total. Além disso, também poderão ser ofertadas disciplinas integralmente à distância, a critério do colegiado de curso. O total de atividades semi-presenciais não devem ultrapassar 20 % (vinte por cento) da carga horária total do curso, além de fazer uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) conforme legislação em vigor (MEC, 2004).
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
O Curso tem forte integração com o Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) desta Universidade. São diversos os pontos de integração. Os professores do Programa são, na sua maioria, também professores de disciplinas no Curso, permitindo que resultados de atividades realizadas na Pós-Graduação sejam levadas de forma direta às disciplinas, tendo como impacto a constante atualização das informações repassadas e compartilhadas no Curso.
Os laboratórios de pesquisa do PPGC são compartilhados com alunos da graduação que optam por se envolverem com atividades de iniciação científica. Isto dá aos alunos do Curso a oportunidade de conviverem com alunos do PPGC e envolverem-se com os trabalhos ali realizados.
O PPGC tem programado Seminários de Pesquisa, onde alunos apresentam trabalhos em andamento ou concluídos. Os alunos do Curso serão incentivados a participarem destes Seminários e, aqueles envolvidos em iniciação científica, terão a oportunidade de também apresentar seus trabalhos.
Adicionalmente, o PPGC tem previsto atividades de docência orientada, onde alunos do Programa envolvem-se em atividades de ensino. Estas atividades serão, em sua maioria, aplicadas em disciplinas do Curso, estreitando e incentivando o contato dos alunos envolvidos.
Os laboratórios de pesquisa do PPGC são compartilhados com alunos da graduação que optam por se envolverem com atividades de iniciação científica. Isto dá aos alunos do Curso a oportunidade de conviverem com alunos do PPGC e envolverem-se com os trabalhos ali realizados.
O PPGC tem programado Seminários de Pesquisa, onde alunos apresentam trabalhos em andamento ou concluídos. Os alunos do Curso serão incentivados a participarem destes Seminários e, aqueles envolvidos em iniciação científica, terão a oportunidade de também apresentar seus trabalhos.
Adicionalmente, o PPGC tem previsto atividades de docência orientada, onde alunos do Programa envolvem-se em atividades de ensino. Estas atividades serão, em sua maioria, aplicadas em disciplinas do Curso, estreitando e incentivando o contato dos alunos envolvidos.
Acompanhamento de Egressos
O acompanhamento do egresso é uma ferramenta utilizada pelo curso de Engenharia de Computação para acompanhar seu egresso durante a vida profissional. Essa ferramenta auxiliará o curso a construir indicadores referentes à demanda do mercado de trabalho, áreas em crescimento e desenvolvimento, qualidade do profissional formado no curso e eficiência e qualidade do curso.
Essas informações poderão auxiliar no aperfeiçoamento do projeto pedagógico, bem como promover o aperfeiçoamento continuado no processo de avaliação do curso, a partir da percepção de necessidades do mercado de trabalho. O acompanhamento do perfil do egresso tem como objetivos:
Essas informações poderão auxiliar no aperfeiçoamento do projeto pedagógico, bem como promover o aperfeiçoamento continuado no processo de avaliação do curso, a partir da percepção de necessidades do mercado de trabalho. O acompanhamento do perfil do egresso tem como objetivos:
- manter o relacionamento e o vínculo do egresso com o curso;
- verificar a inserção dos alunos no mercado de trabalho;
- identificar o perfil do egresso;
- criar ferramentas de avaliação do desempenho do egresso no mercado de trabalho;
- obter informações sobre a demanda do mercado de trabalho;
- montar um banco de informações dos empregadores;
- obter subsídios para a adequação do projeto pedagógico do curso.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000294 | ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
11100058 | CÁLCULO 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
22000225 | INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
22000224 | LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
22000293 | SISTEMAS DISCRETOS | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100005 | ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA | Obrigatória | 6 | 90 |
11100059 | CÁLCULO 211100058 - CÁLCULO 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
22000226 | CIRCUITOS DIGITAIS I22000225 - INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
11090032 | FÍSICA BÁSICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
22000296 | PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000297 | ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES | Obrigatória | 4 | 60 |
11100060 | CÁLCULO 311100005 - ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA11100059 - CÁLCULO 2 | Obrigatória | 6 | 90 |
22000238 | CIRCUITOS DIGITAIS II22000226 - CIRCUITOS DIGITAIS I | Obrigatória | 4 | 60 |
06730016 | EPISTEMOLOGIA | Obrigatória | 2 | 30 |
11090033 | FÍSICA BÁSICA II11090032 - FÍSICA BÁSICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
22000197 | LINGUAGENS FORMAIS22000293 - SISTEMAS DISCRETOS | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000299 | ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II22000297 - ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I | Obrigatória | 4 | 60 |
22000236 | ANÁLISE DE CIRCUITOS I | Obrigatória | 4 | 60 |
22000181 | ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES I22000238 - CIRCUITOS DIGITAIS II | Obrigatória | 4 | 60 |
11100050 | EQUAÇÕES DIFERENCIAIS11100060 - CÁLCULO 3 | Obrigatória | 4 | 60 |
11090034 | FÍSICA BÁSICA III11090033 - FÍSICA BÁSICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
22000201 | PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000182 | ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES II22000181 - ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES I | Obrigatória | 4 | 60 |
22000230 | ELETRÔNICA BÁSICA I22000236 - ANÁLISE DE CIRCUITOS I | Obrigatória | 4 | 60 |
22000298 | ESTATÍSTICA BÁSICA PARA COMPUTAÇÃO11100059 - CÁLCULO 2 | Obrigatória | 4 | 60 |
22000199 | METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA COMPUTAÇÃO06730016 - EPISTEMOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
22000237 | PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS22000181 - ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES I22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES | Obrigatória | 4 | 60 |
22000205 | TEORIA DA COMPUTAÇÃO22000197 - LINGUAGENS FORMAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000267 | ANÁLISE DE CIRCUITOS II22000236 - ANÁLISE DE CIRCUITOS I | Obrigatória | 4 | 60 |
22000268 | CÁLCULO NUMÉRICO COMPUTACIONAL11100059 - CÁLCULO 222000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES | Obrigatória | 4 | 60 |
22000186 | COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE | Obrigatória | 4 | 60 |
22000269 | SISTEMAS DIGITAIS AVANÇADOS22000238 - CIRCUITOS DIGITAIS II | Obrigatória | 4 | 60 |
22000270 | SISTEMAS OPERACIONAIS22000182 - ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES II22000297 - ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000240 | CONCEPÇÃO DE CIRCUITOS INTEGRADOS22000238 - CIRCUITOS DIGITAIS II | Obrigatória | 4 | 60 |
22000271 | ELETRÔNICA BÁSICA II22000230 - ELETRÔNICA BÁSICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
22000273 | REDES DE COMPUTADORES22000270 - SISTEMAS OPERACIONAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
22000178 | SISTEMAS E SINAIS11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS | Obrigatória | 6 | 90 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000189 | ENGENHARIA DE SOFTWARE I22000201 - PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS | Obrigatória | 4 | 60 |
22000272 | INTROD PROCESSAMENTO PARALELO E DISTRIBUÍDO 22000270 - SISTEMAS OPERACIONAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
22000303 | PROJETO DE COMPILADORES22000197 - LINGUAGENS FORMAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
9º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000274 | PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO11090034 - FÍSICA BÁSICA III22000178 - SISTEMAS E SINAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
22000305 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I22000199 - METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA COMPUTAÇÃO | Obrigatória | 8 | 120 |
10º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000275 | SISTEMAS DE CONTROLE22000178 - SISTEMAS E SINAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
22000306 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II22000305 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | Obrigatória | 8 | 120 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000497 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 21 | 357 |
Optativas
Optativas
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000350 | TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO IX | Optativa | 4 | 60 |
22000346 | TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO V | Optativa | 2 | 30 |
22000347 | TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO VI | Optativa | 2 | 30 |
22000348 | TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO VII | Optativa | 4 | 60 |
22000349 | TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO VIII | Optativa | 4 | 60 |
22000351 | TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO X | Optativa | 4 | 60 |
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2023 / 1
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: MAICON SCHNEIDER CARDOSO Horários
| M2 | 1 | 10 | ||||||
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: MARILTON SANCHOTENE DE AGUIAR Horários
| M23 | 25 | 24 | ||||||
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: MARILTON SANCHOTENE DE AGUIAR Horários
| M24 | 25 | 17 | ||||||
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: JANICE NERY Horários
| T2 | 45 | 38 | ||||||
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: CAMILA PINTO DA COSTA Horários
| T4 | 10 | 21 | ||||||
22000225 - INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃOProfessor responsável pela turma: ANA MARILZA PERNAS FLEISCHMANN Horários
| T1 | 50 | 43 | ||||||
22000224 - LÓGICA PARA COMPUTAÇÃOProfessor responsável pela turma: ANDRE RAUBER DU BOIS Horários
| T2 | 50 | 40 | ||||||
22000224 - LÓGICA PARA COMPUTAÇÃOProfessor responsável pela turma: RENATA HAX SANDER REISER Horários
| T3 | 20 | 33 | ||||||
22000293 - SISTEMAS DISCRETOSProfessor responsável pela turma: SIMONE ANDRE DA COSTA CAVALHEIRO Professor Regente: LUCIANA FOSS Horários
| T1 | 50 | 39 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100005 - ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: REJANE PERGHER Horários
| T1 | 5 | 37 | ||||||
11100059 - CÁLCULO 2Professor responsável pela turma: ANDREI BOURCHTEIN Horários
| T2 | 10 | 21 | ||||||
22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESProfessor responsável pela turma: MARILTON SANCHOTENE DE AGUIAR Horários
| M2 | 2 | 22 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000297 - ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS IProfessor responsável pela turma: Rafael Burlamaqui Amaral Horários
| M3 | 20 | 21 | ||||||
22000297 - ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS IProfessor responsável pela turma: Rafael Burlamaqui Amaral Horários
| M4 | 19 | 16 | ||||||
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: ALEXANDRE MOLTER Horários
| T1 | 20 | 12 | ||||||
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: JOSEANE DA SILVA PORTO Horários
| T2 | 20 | 30 | ||||||
22000238 - CIRCUITOS DIGITAIS IIProfessor responsável pela turma: JULIO CARLOS BALZANO DE MATTOS Professor Regente: RAFAEL IANKOWSKI SOARES Horários
| M1 | 22 | 11 | ||||||
22000238 - CIRCUITOS DIGITAIS IIProfessor Regente: RAFAEL IANKOWSKI SOARES Professor responsável pela turma: JULIO CARLOS BALZANO DE MATTOS Horários
| M2 | 22 | 16 | ||||||
06730016 - EPISTEMOLOGIAProfessor responsável pela turma: CARLOS ALBERTO MIRAGLIA Horários
| T2 | 35 | 19 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: MARIO LUIZ LOPES DA SILVA Horários
| T3 | 20 | 9 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: PEDRO LOVATO GOMES JARDIM Horários
| T4 | 12 | 26 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO AMARAL VILLELA Horários
| T6 | 13 | 22 | ||||||
22000197 - LINGUAGENS FORMAISProfessor responsável pela turma: LUCIANA FOSS Horários
| T2 | 40 | 38 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000299 - ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS IIProfessor responsável pela turma: GUILHERME TOMASCHEWSKI NETTO Horários
| M1 | 15 | 29 | ||||||
22000181 - ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES IProfessor responsável pela turma: LUCIANO VOLCAN AGOSTINI Professor Regente: RAFAEL IANKOWSKI SOARES Horários
| M1 | 2 | 20 | ||||||
22000181 - ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES IProfessor Regente: RAFAEL IANKOWSKI SOARES Professor responsável pela turma: LUCIANO VOLCAN AGOSTINI Horários
| M2 | 5 | 18 | ||||||
11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAISProfessor responsável pela turma: DANIELA BUSKE Horários
| T1 | 5 | 10 | ||||||
22000201 - PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOSProfessor responsável pela turma: Rafael Burlamaqui Amaral Horários
| M3 | 18 | 21 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000182 - ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES IIProfessor responsável pela turma: MARCELO SCHIAVON PORTO Horários
| M1 | 8 | 19 | ||||||
22000182 - ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES IIProfessor responsável pela turma: MARCELO SCHIAVON PORTO Horários
| M2 | 8 | 18 | ||||||
22000230 - ELETRÔNICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: ALAN CARLOS JUNIOR ROSSETTO Horários
| M1 | 16 | 14 | ||||||
22000230 - ELETRÔNICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: ALAN CARLOS JUNIOR ROSSETTO Horários
| M2 | 16 | 13 | ||||||
22000298 - ESTATÍSTICA BÁSICA PARA COMPUTAÇÃOProfessor responsável pela turma: CLAUSE FATIMA DE BRUM PIANA Horários
| T1 | 30 | 14 | ||||||
22000298 - ESTATÍSTICA BÁSICA PARA COMPUTAÇÃOProfessor responsável pela turma: CLAUSE FATIMA DE BRUM PIANA Horários
| T2 | 15 | 33 | ||||||
22000199 - METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA COMPUTAÇÃOProfessor responsável pela turma: ANA MARILZA PERNAS FLEISCHMANN Horários
| T1 | 1 | 39 | ||||||
22000199 - METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA COMPUTAÇÃOProfessor responsável pela turma: TATIANA AIRES TAVARES Horários
| T2 | 38 | 30 | ||||||
22000237 - PROGRAMAÇÃO DE SISTEMASProfessor responsável pela turma: ANDERSON PRIEBE FERRUGEM Horários
| M1 | 13 | 34 | ||||||
22000205 - TEORIA DA COMPUTAÇÃOProfessor responsável pela turma: SIMONE ANDRE DA COSTA CAVALHEIRO Horários
| T1 | 15 | 38 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000268 - CÁLCULO NUMÉRICO COMPUTACIONALProfessor responsável pela turma: LARISSA ASTROGILDO DE FREITAS Horários
| T2 | 15 | 8 | ||||||
22000186 - COMPUTAÇÃO E SOCIEDADEProfessor responsável pela turma: LUCIANO VOLCAN AGOSTINI Horários
| T1 | 15 | 38 | ||||||
22000270 - SISTEMAS OPERACIONAISProfessor responsável pela turma: Rafael Burlamaqui Amaral Horários
| T1 | 10 | 22 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000240 - CONCEPÇÃO DE CIRCUITOS INTEGRADOSProfessor responsável pela turma: LEOMAR SOARES DA ROSA JUNIOR Horários
| T1 | 15 | 22 | ||||||
22000271 - ELETRÔNICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: ALAN CARLOS JUNIOR ROSSETTO Horários
| M1 | 16 | 10 | ||||||
22000273 - REDES DE COMPUTADORESProfessor responsável pela turma: GUILHERME RIBEIRO CORRÊA Horários
| T1 | 10 | 25 | ||||||
22000178 - SISTEMAS E SINAISProfessor responsável pela turma: BERNARDO BARANCELLI SCHWEDERSKY Horários
| T1 | 36 | 8 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000189 - ENGENHARIA DE SOFTWARE IProfessor responsável pela turma: LISANE BRISOLARA DE BRISOLARA Horários
| T1 | 11 | 32 | ||||||
22000272 - INTROD PROCESSAMENTO PARALELO E DISTRIBUÍDO Professor responsável pela turma: GERSON GERALDO HOMRICH CAVALHEIRO Horários
| T1 | 14 | 28 | ||||||
22000303 - PROJETO DE COMPILADORESProfessor responsável pela turma: ANDRE RAUBER DU BOIS Horários
| M1 | 10 | 26 |
9º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000274 - PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃOProfessor responsável pela turma: BERNARDO BARANCELLI SCHWEDERSKY Horários
| T1 | 36 | 19 | ||||||
22000305 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IProfessor responsável pela turma: LARISSA ASTROGILDO DE FREITAS Horários
| M1 | 40 | 37 |
10º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000275 - SISTEMAS DE CONTROLEProfessor responsável pela turma: BERNARDO BARANCELLI SCHWEDERSKY Horários
| T1 | 36 | 6 | ||||||
22000306 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIProfessor responsável pela turma: LISANE BRISOLARA DE BRISOLARA Horários
| M1 | 40 | 50 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000300 - ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS IIIProfessor responsável pela turma: ULISSES BRISOLARA CORRÊA Horários
| M1 | 4 | 22 | ||||||
22000308 - ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO COMPUT. AVANÇADOSProfessor responsável pela turma: JULIO CARLOS BALZANO DE MATTOS Professor Regente: RAFAEL IANKOWSKI SOARES Horários
| M1 | 5 | 21 | ||||||
22000188 - CONCEITOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: GERSON GERALDO HOMRICH CAVALHEIRO Horários
| T1 | 5 | 36 | ||||||
22000301 - FUNDAMENTOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIALProfessor responsável pela turma: ANDERSON PRIEBE FERRUGEM Horários
| T1 | 8 | 38 | ||||||
22000312 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AVANÇADAProfessor responsável pela turma: ULISSES BRISOLARA CORRÊA Horários
| T1 | 11 | 20 | ||||||
22000241 - INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADORProfessor responsável pela turma: TATIANA AIRES TAVARES Horários
| T1 | 16 | 39 | ||||||
22000279 - MICROCONTROLADORESProfessor responsável pela turma: ALAN CARLOS JUNIOR ROSSETTO Horários
| M1 | 11 | 19 | ||||||
22000255 - PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENSProfessor responsável pela turma: ANDERSON PRIEBE FERRUGEM Horários
| M1 | 6 | 21 | ||||||
22000229 - TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO IVProfessor responsável pela turma: LUCIANA FOSS Professor Regente: SIMONE ANDRE DA COSTA CAVALHEIRO Horários
| T1 | 11 | 16 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000348 - TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO VIIProfessor responsável pela turma: GERSON GERALDO HOMRICH CAVALHEIRO Horários
| T1 | 6 | 17 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
AGATHA CRISTINA SCARTON DOS SANTOS | 2023 | 1 |
ALISSON GABRIEL IRRIBAREM PEREIRA | 2023 | 1 |
ALLAN DUARTE EHLERT | 2023 | 1 |
ANDRE DANIEL RIBEIRO SCHWANTES | 2023 | 1 |
ARTHUR CHAGAS BRIDI | 2023 | 1 |
CAIO GASTAL PETER | 2023 | 1 |
CLAUDIO DE OLIVEIRA DUARTE | 2023 | 1 |
DOUGLAS BARBOSA AVILA | 2023 | 1 |
ERIKA PINHO PEREIRA | 2023 | 1 |
FELIPE MOURA GOULART | 2023 | 1 |
FELIPE PEROTE VELOSO | 2023 | 1 |
FERNANDO OLIVEIRA DA SILVA | 2023 | 1 |
FILIPE RUTZ DOS SANTOS | 2023 | 1 |
Giovanni Avila | 2023 | 1 |
HENRIQUE CAMARGO DOS SANTOS | 2023 | 1 |
HENRIQUE OSORIO BRAYER | 2023 | 1 |
IURI SCHWARTZ EICHHOLZ | 2023 | 1 |
JOAO LUCAS BARRETO HIPOLITO | 2023 | 1 |
JOAO PEDRO CASSEL VALENTE | 2023 | 1 |
JOAO PEDRO GUERREIRO LIMA | 2023 | 1 |
JOAO PEDRO RODRIGUES LINARES | 2023 | 1 |
JONATHAN CIRILO OLIVEIRA DA MARTHA | 2023 | 1 |
JONATHAN GOULART NICKEL | 2023 | 1 |
JURANDIR PACHECO MARQUES | 2023 | 1 |
KATRIEL SOUZA FELDMANN | 2023 | 1 |
KAWE PACHECO DOS PASSOS | 2023 | 1 |
KEVIN CORREA DE AVILA | 2023 | 1 |
Leonardo de Castro Pereira | 2023 | 1 |
Letícia Brandão Caldas | 2023 | 1 |
MARIA CELESTE ENCISO VIRTO | 2023 | 1 |
MARIANA HERMANN TESSMER | 2023 | 1 |
MATHEUS FONSECA DE SOUZA | 2023 | 1 |
MATHEUS SCHALLY CARDOSO | 2023 | 1 |
MATHEUS SOARES GONCALVES | 2023 | 1 |
OTAVIO SANTOS SILVA CORREA | 2023 | 1 |
PEDRO PORTO SOUZA | 2023 | 1 |
RAISSA HARTWIG DA SILVA | 2023 | 1 |
RAPHAEL AMBROSIO BEZERRA | 2023 | 1 |
RENAN MOREIRA RODRIGUES CUNHA | 2023 | 1 |
SANTIAGO SARAVIA AFFONSO | 2023 | 1 |
SOPHIA SCHROEDER LIFCZYNSKI ROVIRA | 2023 | 1 |
STEPHAN LUBKE HEIDMANN | 2023 | 1 |
THALES DA SILVA RODRIGUES | 2023 | 1 |
VICENTE KONRADT VEIGA | 2023 | 1 |
Wellington Gonçalves Gomes | 2023 | 1 |
ANDRE LAUXE DUARTE | 2022 | 1 |
CARLOS EDUARDO FETTER COSTA GUTERRES | 2022 | 1 |
CASSIANO TEIXEIRA PESSOA | 2022 | 1 |
ENDERSON AVILA KRUGER | 2022 | 1 |
GABRIEL KUSTER DE AZEVEDO | 2022 | 1 |
GABRIEL LAZZARI WEIAND | 2022 | 1 |
GABRIEL OLIVEIRA PEREIRA | 2022 | 1 |
GUILHERME AIRES GULARTE | 2022 | 1 |
GUILHERME GONCALVES PEREIRA | 2022 | 1 |
ISADORA VENZKE DIAS | 2022 | 1 |
JOAO PEDRO DA CRUZ MEDEIROS ALVES | 2022 | 1 |
JOAO VICTOR RUTZ CESPO | 2022 | 1 |
JOÃO VITOR KAUER SCHUCK | 2022 | 1 |
JOAO VITOR RUIZ BARBOZA | 2022 | 1 |
JONATHA VIEGAS DA SILVA | 2022 | 1 |
JULIA AVILA DOS SANTOS | 2022 | 1 |
JUNIOR VINICIOS PREDIGER | 2022 | 1 |
KAUA DORING BIERHALS | 2022 | 1 |
KEVIN FEREIRA DA SILVA | 2022 | 1 |
LEONARDO VIEIRA GONCALVES | 2022 | 1 |
Lucas Bayer de Araujo | 2022 | 1 |
LUCIANI AQUINO QUEIROZ | 2022 | 1 |
LUIS FELIPE DE MATTOS DIAS | 2022 | 1 |
LUIS HENRIQUE DE FREITAS BRUM | 2022 | 1 |
LUIZA MADEIRA DE OLIVEIRA | 2022 | 1 |
LUIZ EDUARDO PRESTES KOLOSQUE | 2022 | 1 |
MARCUS VINICIUS HERNANDES RODRIGUES SCHEBEK | 2022 | 1 |
MATEUS HENRIQUE SCHROPFER | 2022 | 1 |
MATHEUS HENRIQUE ZEHETMEYR | 2022 | 1 |
NICOLAS CIPRIANO SILVA DE OLIVEIRA | 2022 | 1 |
RAFAEL DA SILVA CAETANO | 2022 | 1 |
RAFAEL PEREIRA REIS FILHO | 2022 | 1 |
RODRIGO MATTOS DIAS LOPES | 2022 | 1 |
STELLA GARCIA FIGUEIREDO | 2022 | 1 |
THIAGO PICCOLI | 2022 | 1 |
VICTOR RAFAEL SECUNDINO SANTOS | 2022 | 1 |
VITOR DE MELLO VILLARREAL CARRENO | 2022 | 1 |
ANA CAROLINA NORNBERG KONRADT | 2021 | 1 |
ANA LAURA WERLE PEREYRA | 2021 | 1 |
BERNARDO FERRAO | 2021 | 1 |
BRUNO ADLLER MARTINEZ DA SILVA | 2021 | 1 |
EDMILSON MARQUES BATISTA | 2021 | 1 |
EWERTHON ALMEIDA BRAGA | 2021 | 1 |
GABRIEL DE SOUZA SILVEIRA | 2021 | 1 |
GUILHERME BRAATZ STEIN | 2021 | 1 |
JEAN BATISTA CARNEIRO | 2021 | 1 |
JEAN PAUL NUNES REINHOLD | 2021 | 1 |
JOSUE BORCHARDT PAIVA | 2021 | 1 |
MANOEL JORDAN CAMPOS SANTOS | 2021 | 1 |
MATHIAS EZEQUIEL MILBRATH | 2021 | 1 |
PEDRO HENRIQUE SILVA DA ROSA | 2021 | 1 |
PEDRO PAULO MOREIRA DE FREITAS | 2021 | 1 |
RAFAEL MEWS BOEIRA | 2021 | 1 |
RAMON PELLE | 2021 | 1 |
ROBERTA SILVA DOS SANTOS | 2021 | 1 |
RODRIGO GUIMARAES MOTTA | 2021 | 1 |
SANTIAGO DEL VALLE ALVAREZ MARTINEZ | 2021 | 1 |
THIAGO WEIRICH KONRADT | 2021 | 1 |
VANESSA ALDRIGHI | 2021 | 1 |
WESLEY RAASCH | 2021 | 1 |
ALAN SOUZA DOS SANTOS | 2020 | 1 |
ALEXANDRE JOAO CARDOSO | 2020 | 1 |
André Nunes Nachtigall | 2020 | 1 |
ANDRE RUTZ PORTO | 2020 | 1 |
DIOGO BENTO DA FONSECA | 2020 | 1 |
ELIANI LUDWIG | 2020 | 1 |
ERIK SILVEIRA BRAGA | 2020 | 1 |
FELIPE SOUZA GUIMARAES | 2020 | 1 |
FERNANDO PINTO KONZEN | 2020 | 1 |
GABRIEL MULLER FISCHER | 2020 | 1 |
HENRIQUE WEBER DE CASTRO | 2020 | 1 |
IGOR BASILIO VALERAO | 2020 | 1 |
JOAO CARLOS ASSUMPCAO CARRETT | 2020 | 1 |
JONATHAS RESNER BRAUN | 2020 | 1 |
JORGE ALBERTO GIL Y ALANIZ SILVA JUNIOR | 2020 | 1 |
Kathe Isabelle de Souza Beserra | 2020 | 1 |
LETIERRE LUIS CALVETE SILVEIRA | 2020 | 1 |
LUCAS DUTRA CHAVES | 2020 | 1 |
LUCAS ECHEVERRIA COSTA | 2020 | 1 |
LUISA TREPTOW RIBEIRO | 2020 | 1 |
MARCELO AUGUSTO PEGORARO ETCHEVERRIA | 2020 | 1 |
MAURICIO RANIERE TAVARES LEITZKE | 2020 | 1 |
MIGUEL DE TUNES STRELOW | 2020 | 1 |
PEDRO IVO KUHN | 2020 | 1 |
RAFAEL BELEM TEIXEIRA | 2020 | 1 |
THAYLLEN FEIJO LAGES | 2020 | 1 |
VITOR SILVA DA COSTA | 2020 | 1 |
YAGO STEFFENS LIMA | 2020 | 1 |
ALINE CONCEICAO DA SILVA | 2019 | 1 |
ANDRE PEREIRA RODRIGUES | 2019 | 1 |
ARTHUR MACHADO DE SOUZA | 2019 | 1 |
ARTHUR VARGAS TELES | 2019 | 1 |
ARTHUR WEIRICH | 2019 | 1 |
DOUGLAS SOUZA GOMES | 2019 | 1 |
ELOISA LEAL BARROS | 2019 | 1 |
GUSTAVO TESSMER LOPER | 2019 | 1 |
HECTOR HUDSON DINIZ FERNANDES | 2019 | 1 |
HYHICKLE RYOZO UMETSUBO GONCALVES | 2019 | 1 |
IGOR YUJI ISHIHARA SAKUMA | 2019 | 1 |
JOAO LUCAS DA COSTA FAGUNDES | 2019 | 1 |
LEONARDO ANTONIETTI FERREIRA | 2019 | 1 |
LUAN MARK DA SILVA BORELA | 2019 | 1 |
LUCAS DIAS DOS SANTOS | 2019 | 1 |
LUCAS SEIDY RIBEIRO DOS SANTOS IKENOUE | 2019 | 1 |
MAICON ROBERTO DA LUZ COIMBRA | 2019 | 1 |
MATHEUS CARDOSO SOARES | 2019 | 1 |
MATHEUS SILVA MENEZES | 2019 | 1 |
MAURICIO CARVALHO MUCCI | 2019 | 1 |
RAFAEL CARVALHO SOMENZARI GINJAS CAMARGO MUNIZ | 2019 | 1 |
RAFAEL GRIMMLER DA ROCHA | 2019 | 1 |
VITOR DE MELO MANDOWSKI | 2019 | 1 |
WILLIAN DO ESPIRITO SANTO RODRIGUES | 2019 | 1 |
ALBERTO NEUENFELD HELBIG | 2018 | 1 |
ANA AMELIA TRAVERSI | 2018 | 1 |
BERNARDO RIBEIRO BELING | 2018 | 1 |
DAUAN GHISLENI ZOLINGER | 2018 | 1 |
DENER LUCIANO DIAS | 2018 | 1 |
FELIPE AVILA SILVA | 2018 | 1 |
GERSON LEITE DE MENEZES | 2018 | 1 |
GUILHERME RAMISON | 2018 | 1 |
GUSTAVO DA SILVA MACHADO | 2018 | 1 |
HEITOR FELIPE MATOZO DOS SANTOS | 2018 | 1 |
JEAN CARLO SILVA DOS SANTOS | 2018 | 1 |
KEVIN CASTRO WEITGENANT | 2018 | 1 |
LOURENCO DA CRUZ MULLING | 2018 | 1 |
MARIA EDUARDA NEBEL CARMONA | 2018 | 1 |
RODRIGO FRAGA GRABOWSKI | 2018 | 1 |
VICTOR KUNDE BERGMANN | 2018 | 1 |
WELDER CARLOS SIQUEIRA | 2018 | 1 |
CESAR AUGUSTO VITORIA MARTINS JUNIOR | 2017 | 1 |
FILIPE RIBEIRO GOULART | 2017 | 1 |
GIORDANO DE MORAES ROSSA | 2017 | 1 |
RAFAEL DUARTE DOS SANTOS | 2017 | 1 |
RENAN MARCILI LEMONS | 2017 | 1 |
RUAN MACIEL ARNONI | 2017 | 1 |
WELLINGTON GOMES MACHADO | 2017 | 1 |
VINICIUS BERNE DA COSTA | 2016 | 2 |
ADRIEL CORREA MATIELO | 2016 | 1 |
DANIEL NUNES CHOUDHURY | 2016 | 1 |
GIORDANO ESTEVAO BORGES LEAL | 2016 | 1 |
HENRIQUE KLUMB CORRÊA | 2016 | 1 |
LUHAN BORIN MOURA | 2016 | 1 |
PATRICK SILVA DA ROSA | 2016 | 1 |
RODRIGO MENDES REZENDE | 2016 | 1 |
LEANDRO LUIZ DE SOUZA | 2015 | 2 |
BIANCA NUNES COELHO | 2015 | 1 |
CASSIANO BORGES SOARES COELHO | 2015 | 1 |
FERNANDO NEUGEBAUER REHBEIN DA CUNHA PENEDO | 2015 | 1 |
GUILHERME BILHALVA CARDOSO | 2015 | 1 |
GUSTAVO MALLMANN | 2015 | 1 |
LEANDRO DE TOGNI | 2015 | 1 |
LINCOLN YUZO TAKASUMI | 2015 | 1 |
RAISSA NUNES COELHO | 2015 | 1 |
RODRIGO DA SILVA KONFLANZ | 2015 | 1 |
PEDRO MACHADO DA SILVA | 2014 | 2 |
ARTHUR BARBOSA LOPES | 2014 | 1 |
NELSON DUTRA JUNIOR | 2014 | 1 |
EDUARDO BARROS DA CUNHA | 2013 | 2 |
WILLIAM INSAURRIAGA DA SILVA | 2013 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
GUSTAVO WREGE GONÇALVES | 2010 | 2014 |
LISANDRO LUIZ DA SILVA | 2010 | 2014 |
MATHEUS LEITZKE PINTO | 2011 | 2014 |
RUHAN AVILA DA CONCEIÇÃO | 2010 | 2014 |
HENRIQUE DO AMARILHO MAICH | 2010 | 2015 |
RAFAEL DA SILVA DUTRA | 2011 | 2015 |
RAFAEL SILVEIRA | 2011 | 2015 |
RAPHAEL TOMÉ SANTANA | 2011 | 2015 |
EDUARDO VINÍCIUS DOS SANTOS | 2010 | 2016 |
HUBERTO KAISER FILHO | 2010 | 2016 |
JONES WILLIAM GÖEBEL | 2012 | 2016 |
JOSÉ CLAUDIO DE SOUZA JUNIOR | 2010 | 2016 |
LUCAS BARREIRO AGOSTINI | 2012 | 2016 |
RODRIGO MEDEIROS DUARTE | 2011 | 2016 |
TAINÃ RIBEIRO CARVALHO | 2012 | 2016 |
TAMARA MENEGHETTI DA CRUZ | 2010 | 2016 |
BRAZ ARAUJO DA SILVA JUNIOR | 2014 | 2017 |
GUSTAVO HENRIQUE SMANIOTTO | 2013 | 2017 |
HENRIQUE LEMOS DOS SANTOS | 2014 | 2017 |
LEANDRO BRESCIANI DAS NEVES | 2011 | 2017 |
LEONARDO DA ROSA SILVEIRA JOÃO | 2012 | 2017 |
MATEUS SANTOS DE MELO | 2013 | 2017 |
MURILO ROSCHILDT PERLEBERG | 2013 | 2017 |
NAIGON MEDEIROS MARTINS | 2011 | 2017 |
NÍCOLAS BORGES DA SILVA | 2012 | 2017 |
PEDRO HENRIQUE GIOVANELLA MARCHI | 2012 | 2017 |
PLÍNIO FINKENAUER JÚNIOR | 2011 | 2017 |
ANDREI ALI ODES BUBOLZ | 2012 | 2018 |
DOUGLAS SILVA CORRÊA | 2014 | 2018 |
EDUARDO FRANKLIN MODEL | 2014 | 2018 |
GUSTAVO FERNANDES DOS SANTOS | 2014 | 2018 |
HELENA DUFAU DE CARVALHO | 2013 | 2018 |
IAGO COELHO STORCH | 2014 | 2018 |
PAULO HENRIQUE MARTINS | 2011 | 2018 |
ÂNDERSON SILVEIRA CARDOSO | 2012 | 2019 |
ARTHUR PICCOLI | 2015 | 2019 |
CÂNDIDO SIGNORINI MORAES | 2015 | 2019 |
CHRISTIAN GEHRKE MÜLLER | 2013 | 2019 |
FELIPE TADEU TRINHAIN PALERMO | 2013 | 2019 |
FREDERICO DE OLIVEIRA SEDREZ | 2013 | 2019 |
GUILHERME BARBOSA MANSKE | 2012 | 2019 |
GUILHERME WOLLMANN DE OLIVEIRA | 2014 | 2019 |
GUSTAVO ADOLFO SCHWANTZ OLIVEIRA | 2014 | 2019 |
HENRIQUE CALDAS KESSLER | 2014 | 2019 |
ÍTALO NOLASCO RAMOS | 2015 | 2019 |
JOÃO INÁCIO MOREIRA BEZERRA | 2015 | 2019 |
JORDANA SANGALLI LUFT | 2013 | 2019 |
LUCAS PEREIRA CAVALINI | 2011 | 2019 |
LUCAS REGO DA ROCHA | 2012 | 2019 |
MARCOS ROBERTO PASQUALETTO BUENO | 2010 | 2019 |
MATEUS TERRIBELE LEME | 2016 | 2019 |
MATHEUS SANTOS GELSDORF | 2014 | 2019 |
WAGNER LOCH | 2014 | 2019 |
ARTHUR CARDOZO GODINHO | 2015 | 2020 |
CRISTIAN MARUAN BOSIN | 2011 | 2020 |
GABRIEL PEGORARO GRUPPELLI | 2011 | 2020 |
JOÃO PEDRO KOHLS BAST | 2016 | 2020 |
LUCAS COUTINHO FREITAS | 2016 | 2020 |
MARCELLO MORALES MUÑOZ | 2014 | 2020 |
MURILO STEINMETZ BÖHLKE | 2016 | 2020 |
PATRÍCIA MORENO RIBEIRO | 2012 | 2020 |
RAFAEL RUTZ DOS SANTOS | 2017 | 2020 |
VALTER ALBERTO MELGAREJO MARTINS | 2016 | 2020 |
ANDRÉ ZUCCHETTI DALLA COSTA | 2017 | 2021 |
BRUNO CASCAES ALVES | 2017 | 2021 |
GABRIEL SOARES DE SOARES | 2014 | 2021 |
LAURA QUEVEDO JURGINA | 2015 | 2021 |
LUIZ CEZAR MOREIRA DE CAMPOS NETO | 2016 | 2021 |
MAIRON SCHNEIDER CARDOSO | 2017 | 2021 |
MATEUS BRUGNAROTO | 2016 | 2021 |
MATHEUS CORREA LINDINO | 2017 | 2021 |
MATHEUS DA SILVA JAHNKE | 2017 | 2021 |
RAFAEL ALVES DE AZEVEDO | 2012 | 2021 |
RÓGER DILLI AFONSO | 2014 | 2021 |
VINÍCIUS RENATO ROCHA GERALDO | 2016 | 2021 |
YURI SILVA VAZ | 2014 | 2021 |
BRUNO TISSOT FERRAZ | 2018 | 2022 |
CHRISTIAN CARDOSO GRESSLER | 2017 | 2022 |
DARA DOS SANTOS LIMA | 2016 | 2022 |
DARLEI MATHEUS SCHMEGEL | 2018 | 2022 |
FELIPE SARAIVA DOS SANTOS | 2017 | 2022 |
GÉRON WILHAM DA CRUZ MATTOSO | 2016 | 2022 |
GUILHERME DA SILVA XAVIER | 2018 | 2022 |
LETÍCIA PEGORARO GARCEZ | 2018 | 2022 |
LUCAS ZANUSSO MORAIS | 2018 | 2022 |
LUÍS HENRIQUE JESKE MARTINS | 2011 | 2022 |
MARCUS VINÍCIUS MONTEIRO | 2017 | 2022 |
MARINA SOUZA CRUZEIRO | 2016 | 2022 |
MONIQUE NOGUEIRA FARIA | 2014 | 2022 |
VÍTOR EDUARDO SCHUH | 2019 | 2022 |
WESLEY COSTA SILVEIRA | 2018 | 2022 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Vagas e formas de ingresso:
- A0 - Ampla concorrência;
- L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
- L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
Localização e contatos
- Rua Gomes Carneiro, 1 Campus Porto, Sala 312B
96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
08h às 18h - (53) 3284-3860
- clique para ver o e-mail
- /computacao.ufpel
- @comp_ufpel