Nome da Atividade
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
CÓDIGO
22000296
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo completo de uma linguagem de programação sequencial: estrutura de um programa, tipos, tipos estruturados e ponteiros, declarações, comandos, subprogramas, entrada e saída, algoritmos com matrizes, uso de arquivos.
Alocação dinâmica e estruturas de dados lineares. Técnicas e ferramentas para desenvolvimento de programas. Estilo de codificação: documentação do código, declaração de dados, construção de instrução.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar o estudo completo de uma linguagem de programação para o paradigma procedural (sequencial), exercitando as questões fundamentais decorrentes, tais como a modularização, os tipos de passagem de parâmetros etc. Consolidar o conhecimento do referido paradigma de programação e de uma linguagem que seja representativa deste paradigma. Consolidar na prática e ampliar os conhecimentos de lógica de programação, adquiridos em disciplina anterior

 

Objetivos Específicos:


Conteúdo Programático

1. Ferramentas para o desenvolvimento de programas: editor, compilador, depurador, ambientes de desenvolvimento;
2. Estilos de Codificação: documentação do código, declaração de dados, construção de instrução;
3. Introdução à Linguagem C: características da linguagem C. A Sintaxe de C:
identificadores, tipos básicos, variáveis: declarações e inicializações, constantes,
operadores, ordem de Precedência, expressões: ordem de avaliação. Estrutura de
um Programa em C. Funções Básicas da Biblioteca C: printf(), scanf(), getchar(),
putchar();
4. Comandos de Controle de Fluxo de um Programa: verdadeiro e falso em C,
comandos de seleção: if, ifs aninhados, a escada if-­else-­if, a expressão condicional
switch; comandos de iteração: o laço for e o laço while; comandos de expressões;
blocos de comandos;
5. Matrizes e Cadeias de Caracteres (strings): matrizes unidimensionais e matrizes
bidimensionais: declaração, limites, inicialização de matrizes; caracteres e strings:
manipulação e principais funções;
6. Ponteiros: conceito de ponteiros e utilidade, operadores para ponteiros,
declaração de variáveis tipo ponteiros, relacionamento entre ponteiros e memória,
expressões com ponteiros, manipulando matrizes com ponteiros;
7. Funções: a forma geral de uma função; regras de escopo de funções;
argumentos de funções (parâmetros formais): chamada por valor, chamada por
referência; o comando return; funções que devolvem valores não-­inteiros; protótipos
de funções; retornando ponteiros; funções tipo void; argc e argv: argumentos para
main(); recursão; questões sobre implementação;
8. Estruturas: estruturas, matrizes de estruturas, passando estruturas para funções,
ponteiros para estruturas, matrizes e estruturas dentro de estruturas, campos de
bits, uniões, enumerações, usando sizeof para assegurar portabilidade, typedef;
9. Manipulação de arquivos: E/S ANSI versus E/S UNIX, E/S em C versus E/S em C++, streams e arquivos, streams, arquivos, fundamentos do sistema de arquivos, as streams padrão, o sistema de arquivo tipo UNIX;
10. Noções de estruturas de dados: introdução, estruturas auto-referenciadas, alocação dinâmica da memória, listas encadeadas;
11. Armazenamento e Manipulação de Matrizes Esparsas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DEITEL, Harvey M. Java: como programar. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. 1110 p. ISBN 9788576050193
  • Stroustrup, B. Princípios e Práticas de Programação com C++. Porto Alegre: Bookman. 1244 p. ISBN: 9788577809585

Bibliografia Complementar:

  • HORSTMANN, Cay. Big Java. Porto Alegre: Bookman, 2004. 1125 p. ISBN 853630345X
  • HANLY, Jeri R. Essential C++ for engineers and scientists. 2. ed. Boston: Addison Wesley, 2002. 534 p. ISBN 0201741253
  • ASCENCIO, Ana Fernanda Gomes. Fundamentos da programação de computadores : algoritmos, Pascal e C/C++. São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2005. 355 p. ISBN 8587918362
  • COLEMAN, Derek et al. Desenvolvimento orientado a objetos: o método fusion. Rio de Janeiro: Campus, 1996. 389 p. ISBN8535200762
  • BOOCH, Grady. Object - oriented analysis and design with applications. 2. ed. Reading: Addison-Wesley, 1994. 589 p.(Addison-Wesley’s Series in Object-Oriented Software Engineering) ISBN 0805353402
  • MEYER, Bertrand. Object-oriented software construction. 2. ed. New Jersey: Prentice Hall, 1997. 1254 p. ISBN 0136291554

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M71 2020 / 1 50 48 Ciência da Computação (Bacharelado)
Engenharia de Computação (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
MARILTON SANCHOTENE DE AGUIAR
Professor responsável pela turma

GIOVANI PARENTE FARIAS
Professor Regente

M72 2020 / 1 50 34 Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado)
Engenharia Eletrônica (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
CHRISTIANO MARTINO OTERO AVILA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PROGRAMAÇÃO I Ciência da Computação (Bacharelado)
PROGRAMAÇÃO I Engenharia de Computação (Bacharelado)
PROGRAMAÇÃO DE MICROCOMPUTADORES Engenharia Industrial Madeireira (Bacharelado)
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Engenharia Civil (Bacharelado)
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES Engenharia de Produção (Bacharelado - Noturno)
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES Engenharia Eletrônica (Bacharelado)
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado)

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