Nome do Curso / Conceitos (*)
Engenharia Industrial Madeireira
Enade (2017)2CPC (2017)3CC (2015)4
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
5200
Código e-MEC
96805
Unidade
Coordenador
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/117215131535
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1074 de 18 de outubro de 2005.
Curso reconhecido pela Portaria nº 36 de 19/04/2012. Publicada no D.O.U. de 20/04/2012.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 921 de 27/12/2018. Publicada na Seção 1, página 264 do D.O.U. de 28/12/2018.

Contextualização

O Curso de Engenharia Industrial Madeireira foi criado tendo em vista a necessidade de formação de profissional especializado no setor industrial madeireiro, ou seja, disponibilizar recursos humanos com potencial para atuar na área de tecnologia da madeira e seus produtos. Essa formação profissional é recente no País, sendo o Curso da UFPel o primeiro do Rio Grande do Sul. A estruturação do Curso baseou-se inicialmente nos modelos existentes em outros estados do Brasil e, em países desenvolvidos com tradição de formação em nível superior de profissionais nesta área.
Cabe ressaltar, que o setor industrial madeireiro possui importante participação no Produto Interno Bruto (PIB) Brasileiro, cerca de 5%, com indicativos de aumento nesta participação.
O Rio Grande do Sul destaca-se por, tradicionalmente, ser um Estado madeireiro, tendo um dos principais pólos moveleiros do país, e indústrias nos mais variados segmentos do setor, como: celulose e papel, painéis de madeira, madeira serrada, madeira tratada, embalagens, resinas, entre outras. A expansão da base florestal gaúcha assegura o avanço e o incremento do setor madeireiro, possibilitando a consolidação de novos pólos e do desenvolvimento regional.
O Brasil apresenta potencialidade para figurar entre os principais produtores mundiais de madeira e seus produtos, com condições edafo-climáticas, disponibilidades de áreas e silvicultura desenvolvida para produzir madeira de forma responsável, considerando aspectos sociais, ambientais e econômicos. Entretanto, no processo de industrialização desta nobre matéria-prima ainda apresenta oportunidades para avanços tecnológicos, sendo necessário tornar o setor mais competitivo, racionalizar o aproveitamento da madeira e finalmente agregar valor ao produto final, produzindo materiais de madeira de qualidade.
Este salto tecnológico no setor madeireiro requer a capacitação e qualificação dos profissionais que atuam na área, profissionais que incorporem sólida formação de engenharia com aprofundado conhecimento da madeira.  Cabe ressaltar que a madeira é um dos principais materiais utilizados pelo homem, desde remotos tempos até os dias de hoje, no entanto, trata-se de um material heterogêneo, complexo, sendo necessário amplo conhecimento para seu adequado uso.
Assim é fundamental que o setor industrial madeireiro brasileiro, desenvolva-se, qualifique-se e torne-se cada vez mais competitivo o que, consequentemente, ampliará seus benefícios para a sociedade, esses avanços dependem em muito da atuação de profissionais devidamente capacitados e preparados para enfrentar esses desafios.     
 

Objetivos

Objetivos Gerais 
O curso de graduação em Engenharia Industrial Madeireira tem como objetivo formar um profissional qualificado apto a aplicar os conhecimentos de engenharia e gerenciar indústrias manufaturadoras de produtos a partir da madeira. Para tal, os profissionais devem possuir o conhecimento da qualidade da madeira como matéria prima, dos processos de transformação mecânica e produção, desenvolvimento de projetos e produtos e conhecimentos na área administrativa.
Além dessas habilidades, objetivando respostas rápidas e inovadoras aos distintos problemas a serem enfrentados, deve-se acrescentar a capacidade gerencial, a capacidade de comunicação, iniciativa e senso crítico, espírito inovador e capacidade de gestão ambiental relacionada ao processo industrial.
 
Objetivos Específicos 
O Curso de Engenharia Industrial Madeireira da Universidade Federal de Pelotas deverá:
 
  • Capacitar o acadêmico a atender as atribuições pertinentes a profissão de Engenheiro Industrial Madeireiro;
 
  • Contribuir para o desenvolvimento e difusão de conhecimento científico e tecnológico na sua área de atuação;
 
  • Contribuir para a construção de uma prática profissional comprometida com os avanços da ciência, com a promoção da qualidade de vida da população e com o exercício da cidadania.
 
 

Perfil do Egresso

O Curso de Engenharia Industrial Madeireira da Universidade Federal de Pelotas visa formar profissionais com uma percepção global e multidisciplinar, e com o seguinte perfil:
Consistente formação em conteúdos básicos (Expressão Gráfica, Física, Informática, Matemática, Química, entre outras) e profissionalizantes das Engenharias (Gerência de Produção, Gestão Ambiental, Mecânica Aplicada, Processos de Fabricação, Qualidade, Transporte e Logística, entre outras);
Consolidado conhecimento técnico-científico da matéria-prima madeira e dos processos de sua transformação, obtidos pelos conteúdos das disciplinas específicas (Anatomia da Madeira, Propriedades Físicas Mecânicas e Químicas da Madeira, Serrarias, Secagem e Preservação da Madeira, Painéis de Madeira, Celulose e Papel, entre outras);
Além dos conhecimentos técnico-científicos o egresso do curso conta com a formação humanística balizada pela ética e comprometida com o pleno exercício da cidadania.

Competências e habilidades

O Curso promove habilidades científicas e tecnológicas voltadas para o trabalho em indústrias de transformação da madeira (celulose e papel, painéis, serrados e beneficiados, tratamento de preservação, móveis, esquadrias, pisos, geração de energia entre outras). O Curso também desenvolve habilidades administrativas, relacionadas ao planejamento e controle da produção, gestão financeira, gestão de logística, gestão de recursos humanos, entre outras.   
 Estas habilidades podem ser empregadas na indústria, em instituições de ensino, em institutos e centros de pesquisa, em órgãos governamentais, em escritórios de consultorias e de projetos para o setor industrial madeireiro.
         O mercado de trabalho se apresenta com amplo espectro de opções dentro dos segmentos industriais madeireiros.
         O profissional egresso do curso poderá atuar em setores industriais madeireiros, tais como:
  • Processamento mecânico primário da madeira: obtenção de madeira serrada e secagem da madeira;
  • Produção de Produtos de Maior Valor Agregado – PMVA, tais como: esquadrias, molduras, pisos, madeira colada lateralmente (Edge Glued Panel - EGP);
  • Painéis de madeira reconstituída: compensados multilaminados e sarrafeados, painéis de partículas – MDP (Medium Density Particleboard), painéis de fibras – MDF (Medium Density Fiberboard), painéis de lascas – OSB (Oriented Strand Board), chapas duras e painéis isolantes;
  • Indústria de celulose e papel;
  • Geração de energia por meio da biomassa florestal (produtos e processos de geração);
  • Produtos estruturais em madeira (elementos estruturais em madeira maciça e reconstituída);
  • Indústria química de tratamento de madeira, etc;
  • Indústria química de adesivos e de acabamentos para madeira;
  • Indústria de controle e automação aplicada ao setor madeireiro.
 
De acordo com o Conselho Feral de Engenharia e Agronomia (CONFEA), artigo 1º da Resolução 218/73, ficam designadas as seguintes atividades:
 
Atividade 01 - Supervisão, coordenação e orientação técnica;
Atividade 02 - Estudo, planejamento, projeto e especificação;
Atividade 03 - Estudo de viabilidade técnico-econômica;
Atividade 04 - Assistência, assessoria e consultoria;
Atividade 05 - Direção de obra e serviço técnico;
Atividade 06 - Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
Atividade 07 - Desempenho de cargo e função técnica;
Atividade 08 - Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação
técnica; extensão;
Atividade 09 - Elaboração de orçamento;
Atividade 10 - Padronização, mensuração e controle de qualidade;
Atividade 11 - Execução de obra e serviço técnico;
Atividade 12 - Fiscalização de obra e serviço técnico;
Atividade 13 - Produção técnica e especializada;
Atividade 14 - Condução de trabalho técnico;
Atividade 15 - Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo
ou manutenção;
Atividade 16 - Execução de instalação, montagem e reparo;
Atividade 17 - Operação e manutenção de equipamento e instalação;
Atividade 18 - Execução de desenho técnico.
 
 
Ressalta-se que as atribuições profissionais relacionadas pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia prevê para o Engenheiro Industrial Madeireiro as atividades 01 a 18 do artigo 1º da Resolução 218/73 do CONFEA referente aos procedimentos tecnológicos adotados no processamento industrial da madeira e seus derivados, produtos industrializados da madeira e seus derivados, estruturas em madeira, gestão, logística, produção, marketing, finanças e controle de poluição das indústrias que utilizam madeira e seus derivados”.
 
 
 
 

Organização Curricular

http://wp.ufpel.edu.br/ceimad/files/2012/07/Fluxograma-Curriculo-2.pdf

Procedimentos e metodologias de ensino

O Curso é composto por disciplinas obrigatórias e optativas ministrada de modo presencial, de forma expositiva, sendo muitas das disciplinas constituídas por aulas teóricas e práticas. As aulas são expositivas podendo ocorrer em salas de aula, laboratórios e outros ambientes adequados ao processo de ensino e aprendizagem. Em algumas disciplinas estão previstas atividades extra sala de aula, como visitas técnicas e outras atividades.
            Conforme a concepção do Curso, que prevê um Projeto Pedagógico articulado e que permita a flexibilização, é possível que as disciplinas ofertadas sejam ministradas, integral ou parcialmente, na modalidade à distância, desde que essa oferta não ultrapasse vinte por cento (20%) da carga horária total do Curso, de acordo com a Portaria do Ministério da Educação Nº 1.134 de 10 de outubro de 2016. A UFPel disponibiliza uma ferramenta para qualificação de iniciativas a educação a distância, trata-se da plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle) que viabiliza e facilita as ações entre docente e discentes.
         Além das disciplinas a formação do aluno se constitui de atividades complementares, estágio curricular obrigatório e formação livre, para o atendimentos dessas ações o Curso promove, de forma, continuada o estimulo aos discentes a participação em projetos de ensino, extensão e pesquisa, participação em eventos da área, interações com outras Instituições de Ensino e Pesquisa e Extensão e a aproximação do mercado profissional.
           
 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

A avaliação do processo ensino-aprendizagem focará o currículo e o próprio projeto pedagógico, através de processos avaliativos dos alunos, dos egressos, dos professores e das disciplinas. Pode ainda ser submetida a alguma forma de avaliação externa, a ser definida pelo Colegiado, através da Comissão de Avaliação do Curso e do NDE.
A avaliação será feita continuamente, por semestre, focando o andamento de disciplinas, a integração entre elas, os professores e suas metodologias de ensino, empregando questionários como instrumento, cujos dados levantados serão interpretados de forma crítica, buscando a constante reconstrução do processo ensino-aprendizagem.
Para isso, a participação e o engajamento dos professores serão fundamentais, visto seu papel na identificação do crescimento intelectual do aluno.
Além disso, a fim de identificar as práticas pedagógicas e a constante atualização da estrutura curricular, o Colegiado manterá constante troca com os professores que atuam no curso. Todas estas ações são possíveis se existir um comprometimento entre Coordenação, Comissão e professores; para tanto, são propostas reuniões periódicas visando criar um espaço frequente de discussão das questões do dia a dia do curso. Todas estas ações, de maneira conjunta, deverão ser instrumentos úteis para o aperfeiçoamento das disciplinas, do crescimento dos alunos e do ajuste da proposta pedagógica do curso.
 
Sistema de avaliação do processo de aprendizagem
 
A avaliação do desempenho do aluno nas disciplinas seguirá os preceitos legais estabelecidos pelo Regimento da UFPel. A avaliação do processo de aprendizagem é realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação do conhecimento, considerando as habilidades e competências esperadas.
O Colegiado sugere aos professores que a avaliação seja construída de forma processual e qualitativa, visando uma avaliação mediadora, contínua e sucessiva, ajudando o aluno a superar as dificuldades no decorrer do processo de aprendizagem, oportunizando diversos momentos para ele expressar suas ideias através de discussões propostas relacionando o conteúdo trabalhado em sala de aula e a realidade profissional.
A operacionalização do processo de avaliação constará no Plano de Ensino das Disciplinas, o qual deverá ser apresentado pelo professor e discutido com os alunos, no início do semestre.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

O Curso de Engenharia Industrial Madeireira estabelece mecanismos de integração com a Pós Graduação, possibilitando a seus docentes e discentes contatos com Programas de Pós Graduação.
Vários dos docentes vinculados ao Curso atuam na Pós Graduação. Assim como, muitos dos laboratórios que atendem o Curso também atendem demandas da Pós Graduação. Muitas vezes, projetos de pesquisa e extensão tem suas equipes de trabalho compostas por docentes que atuam em Programas de Pós Graduação, pós graduando (mestrandos e doutorandos, pós doutores) e  discentes do Curso.
Particularmente para os discentes, a vivencia e integração com a pós graduação, inicialmente, ocorre a partir do estimo a participação em projetos de pesquisa e extensão. Essa participação em projetos e o convívio nos laboratórios, desperta nos discentes as primeiras impressões com o meio científico e o entendimento do funcionamento das relações entre graduação e pós graduação.
Neste contexto, o Curso de Engenharia Industrial Madeireira mantém relações com Programas de Pós Graduação de Física, Química, Engenharia de Materiais da UFPel, com o recém criado Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais do Centro de Engenharias. Assim como, com Programas de Pós Graduação de outras Instituições, como o Programa de Pós Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria e o Programa de Pós em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná.

Acompanhamento de Egressos

O Colegiado de Curso manterá um cadastro de egressos atualizado, possibilitando o contato com os ex-alunos, já que eles representam uma das interfaces entre o Curso, mercado de trabalho e sociedade.
O processo contínuo de acompanhamento dos ex-alunos será facilitado por meio do site da Instituição e/ou do Colegiado de Curso. No link para os egressos, serão solicitadas informações sobre sua atuação profissional, a avaliação do currículo cursado, opinião sobre as disciplinas que estão sendo úteis na sua prática profissional e outras questões que o Colegiado do Curso entender.
Essas informações constituirão um banco de dados dos egressos, o qual será uma fonte de dados para o processo de avaliação do Curso.
 

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000767ÁLGEBRA LINEARObrigatória460
15000768CÁLCULO AObrigatória690
15000835GEOMETRIA DESCRITIVAObrigatória460
15000836INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRAObrigatória230
15000059MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTOObrigatória230
12000474QUÍMICA GERALObrigatória230

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000003ANATOMIA DA MADEIRA15000836 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRAObrigatória460
15000774CÁLCULO B15000768 - CÁLCULO AObrigatória690
15000769DESENHO TÉCNICO15000835 - GEOMETRIA DESCRITIVAObrigatória460
11090032FÍSICA BÁSICA I15000768 - CÁLCULO AObrigatória460
12000476QUÍMICA EXPERIMENTAL12000474 - QUÍMICA GERALObrigatória230
12000475QUÍMICA ORGÂNICA BÁSICA12000474 - QUÍMICA GERALObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000294ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOObrigatória460
15000837COMPUTAÇÃO GRÁFICA15000769 - DESENHO TÉCNICOObrigatória460
15000778EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A15000767 - ÁLGEBRA LINEAR15000774 - CÁLCULO BObrigatória460
11090036FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL I11090032 - FÍSICA BÁSICA IObrigatória230
11090033FÍSICA BÁSICA II11090032 - FÍSICA BÁSICA IObrigatória460
15000748MECÂNICA GERAL I11090032 - FÍSICA BÁSICA I15000767 - ÁLGEBRA LINEAR15000774 - CÁLCULO BObrigatória345
15000838QUÍMICA DA MADEIRA I12000474 - QUÍMICA GERAL12000475 - QUÍMICA ORGÂNICA BÁSICAObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000041BIODEGRADAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA MADEIRA15000003 - ANATOMIA DA MADEIRAObrigatória460
11090034FÍSICA BÁSICA III11090033 - FÍSICA BÁSICA IIObrigatória460
15000839MECÂNICA GERAL II15000748 - MECÂNICA GERAL IObrigatória345
15000396METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PRODUÇÃO DE TEXTO15000836 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRAObrigatória230
22000296PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOObrigatória460
15000840QUÍMICA DA MADEIRA II15000838 - QUÍMICA DA MADEIRA IObrigatória460
06560147SOCIOLOGIA INDUSTRIAL E DO TRABALHO15000836 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRAObrigatória230

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000696ELEMENTOS DE MÁQUINA15000837 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA15000839 - MECÂNICA GERAL IIObrigatória230
15000841ENGENHARIA ECONÔMICA15000836 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRAObrigatória230
15000775ESTATÍSTICA BÁSICA15000768 - CÁLCULO AObrigatória460
15000094ISOSTÁTICA15000748 - MECÂNICA GERAL IObrigatória460
15000790MECÂNICA DOS FLUIDOS15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A15000839 - MECÂNICA GERAL IIObrigatória460
15000004PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MADEIRA15000003 - ANATOMIA DA MADEIRAObrigatória460
15000842SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO15000836 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRAObrigatória230

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000845ELETROTÉCNICA11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIObrigatória345
15000578ENERGIA DA BIOMASSA FLORESTAL15000004 - PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MADEIRAObrigatória460
15000844GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA15000841 - ENGENHARIA ECONÔMICAObrigatória230
15000031PROCESSOS DE CORTE EM MADEIRA15000004 - PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MADEIRAObrigatória460
15000103RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A15000094 - ISOSTÁTICAObrigatória460
15000843TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALOR11090032 - FÍSICA BÁSICA I15000768 - CÁLCULO AObrigatória690

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000846ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO MADEIREIRA15000844 - GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA15000031 - PROCESSOS DE CORTE EM MADEIRAObrigatória460
15000847CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL15000845 - ELETROTÉCNICAObrigatória345
15000032PRODUTOS DE ADESÃO E COLAGEM15000004 - PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MADEIRA15000840 - QUÍMICA DA MADEIRA IIObrigatória460
15000106RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II15000103 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IObrigatória460
15000037SECAGEM DA MADEIRA15000004 - PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MADEIRA15000843 - TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALORObrigatória460
15000402TÉCNICAS E PLANEJAMENTO DE SERRARIAS15000031 - PROCESSOS DE CORTE EM MADEIRAObrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000038ESTRUTURAS DE MADEIRA15000106 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IIObrigatória460
15000042PAINÉIS DE MADEIRA RECONSTITUÍDA15000032 - PRODUTOS DE ADESÃO E COLAGEM15000037 - SECAGEM DA MADEIRAObrigatória690
15000848PRODUÇÃO DE MÓVEIS15000032 - PRODUTOS DE ADESÃO E COLAGEMObrigatória460
15000555QUALIDADE DA MADEIRA15000402 - TÉCNICAS E PLANEJAMENTO DE SERRARIAS15000037 - SECAGEM DA MADEIRAObrigatória460
15000849SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL15000578 - ENERGIA DA BIOMASSA FLORESTALObrigatória460
15000062TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE CELULOSE15000840 - QUÍMICA DA MADEIRA IIObrigatória460

9º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000045LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL15000836 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRAObrigatória345
15000369LOGISTÍCA EMPRESARIAL MADEIREIRA15000846 - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO MADEIREIRAObrigatória460
15000082PRODUÇÃO E PROPRIEDADES DO PAPEL15000062 - TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE CELULOSEObrigatória460
15000043PROJETO DE INDÚSTRIAS MADEIREIRAS15000846 - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO MADEIREIRAObrigatória460
15000556QUALIDADE NA INDÚSTRIA15000004 - PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MADEIRA15000775 - ESTATÍSTICA BÁSICAObrigatória460
15000850TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOObrigatória230

10º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000851ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOMínimo de 150 créditosObrigatória11165

66

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000853ATIVIDADES CURRICULARES EM EXTENSÃOObrigatória26390

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000852ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar90

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000557ACABAMENTOS EM MADEIRA E MÓVEIS15000004 - PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MADEIRAOptativa460
15000802APRENDIZADO DE MÁQUINA22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO15000768 - CÁLCULO A15000775 - ESTATÍSTICA BÁSICAOptativa460
15000783CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOOptativa460
22000064CIÊNCIA DOS MATERIAIS12000474 - QUÍMICA GERALOptativa460
15000920CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADEOptativa345
15000083CONTROLE AMBIENTAL NA IND. DE CELUL. E PAPEL15000840 - QUÍMICA DA MADEIRA IIOptativa460
15000819EMPREENDEDORISMOMínimo de 70 créditosOptativa460
15000047ESTATÍSTICA EXPERIMENTALOptativa345
15000386ESTRUTURAS EM AÇO15000106 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IIOptativa345
10910003ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA IOptativa460
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
15000050MACROSCOPIA DA MADEIRA15000003 - ANATOMIA DA MADEIRAOptativa345
15000854MARKETING DE PRODUTOS FLORESTAISOptativa230
15000791MECÂNICA DOS SÓLIDOS15000748 - MECÂNICA GERAL IOptativa460
15000857PRÁTICAS EM ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRAOptativa8120
15000824PROCESSOS CRIATIVOS E ENGENHARIAOptativa460
15000676QUALIDADE DO PRODUTO NA INDÚSTRIA DE PAINÉIS DE MADEIRAOptativa230
15000053RESÍDUOS NA INDÚSTRIA DE BASE MADEIREIRA15000790 - MECÂNICA DOS FLUIDOSOptativa460
15000856SECAGEM APLICADA À INDÚSTRIA DE BASE FLORESTALOptativa230
15000580USO ENERGÉTICO DA MADEIRAOptativa460
15000746USO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS FLORESTAIS15000059 - MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTOOptativa460

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ADAMO DE SOUSA ARAÚJOCentro de Engenharias
ALEJANDRO MARTINS RODRIGUEZCentro de Engenharias
ANDREA SOUZA CASTROCentro de Engenharias
ANDRÉ DESESSARDS JARDIMCentro de Desenvolvimento Tecnológico
ANDRE FRANCISCO PIVATO BIAJOLICentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
ANGELA PETRUCCI VASCONCELOSCentro de Engenharias
ARLAN DA SILVA FERREIRAInstituto de Física e Matemática
BRUNO MULLER VIEIRACentro de Engenharias
CARLOS EDUARDO ESPINOSACentro de Engenharias
CICERO COELHO DE ESCOBARCentro de Engenharias
CLARISSA CASTRO CALDERIPE MONTELLICentro de Engenharias
DAIANA SAN MARTINS GOULARTCentro de Letras e Comunicação
DANIEL DE CASTRO MACIELCentro de Engenharias
DANIEL TAVARES DA SILVAInstituto de Física e Matemática
DARCI ALBERTO GATTOCentro de Engenharias
DIOGO JOÃO CARDOSOCentro de Desenvolvimento Tecnológico
DOUGLAS LANGIE DA SILVAInstituto de Física e Matemática
EDUARDO COSTA COUTOCentro de Engenharias
EDUARDO DA SILVA SCHNEIDERCentro de Engenharias
EDUARDO WALKERCentro de Engenharias
ERIKA DA SILVA FERREIRACentro de Engenharias
FABRÍCIO MONTE FREITASCentro de Engenharias
FRANCISCO AMARAL VILLELAInstituto de Física e Matemática
FRANCISCO EDUARDO BECKENKAMP VARGASInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
GABRIELA MELLERCentro de Engenharias
GABRIEL VALIM CARDOSOCentro de Engenharias
GUILHERME HOEHR TRINDADECentro de Engenharias
GUILHERME JAHNECKE WEYMARCentro de Engenharias
JAVIER ANTONIO GOMEZ ROMEROInstituto de Física e Matemática
JORGE MANUEL VIEIRA BORGES LOURENCO RODRIGUESCentro de Engenharias
JORGE MORGAN DE AGUIAR NETOInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
JOSÉ RAFAEL BORDINInstituto de Física e Matemática
LARISSA MEDIANEIRA BOLZANCentro de Engenharias
LEONARDO DA SILVA OLIVEIRACentro de Engenharias
LETICIA TONETTOCentro de Engenharias
MARCELO SCHRAMMCentro de Engenharias
MARCO PAULSEN RODRIGUESCentro de Engenharias
MARCOS THEODORO MULLERCentro de Engenharias
MARIVAN DA SILVA PINHOCentro de Engenharias
MAYARA BATAGLIN RAUGUSTCentro de Letras e Comunicação
MERIELEN DE CARVALHO LOPESCentro de Engenharias
MÍRIAM BLANK BORNCentro de Desenvolvimento Tecnológico
PAULO ROMEU GONCALVESCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
PAULO SERGIO KUHNInstituto de Física e Matemática
PEDRO LOVATO GOMES JARDIMInstituto de Física e Matemática
RAFAEL BELTRAMECentro de Engenharias
RAFAEL CAVAGNOLIInstituto de Física e Matemática
REGINALDO DA NOBREGA TAVARESCentro de Engenharias
RICARDO SCHERER POHNDORFCentro de Engenharias
RITA DE CASSIA FRAGA DAMECentro de Engenharias
ROGER TOSCAN SPAGNOLOCentro de Engenharias
RUTH DA SILVA BRUMCentro de Engenharias
VIRGINIA MELLO ALVESInstituto de Física e Matemática
Wagner Barreto da SilveiraCentro de Engenharias
WILLIAN CEZAR NADALETICentro de Engenharias

Turmas ofertadas em 2023 / 2

Versão do Currículo: 1050

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000003 - ANATOMIA DA MADEIRAProfessor responsável pela turma: DARCI ALBERTO GATTO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1155
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: VIRGINIA MELLO ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T91519

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: MÍRIAM BLANK BORN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M536
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: MÍRIAM BLANK BORN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M6516
11090036 - FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL IProfessor responsável pela turma: ARLAN DA SILVA FERREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
P653
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO AMARAL VILLELA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T5527

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000041 - BIODEGRADAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA MADEIRAProfessor responsável pela turma: LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1156
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: DANIEL TAVARES DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
QUI20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T5514
15000396 - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PRODUÇÃO DE TEXTOProfessor responsável pela turma: LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1159
22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESProfessor responsável pela turma: DIOGO JOÃO CARDOSO
Professor Regente: ANDRÉ DESESSARDS JARDIM
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M5821

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000094 - ISOSTÁTICAProfessor responsável pela turma: JORGE MANUEL VIEIRA BORGES LOURENCO RODRIGUES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1825

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000578 - ENERGIA DA BIOMASSA FLORESTALProfessor responsável pela turma: RAFAEL BELTRAME
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1158
15000031 - PROCESSOS DE CORTE EM MADEIRAProfessor responsável pela turma: ERIKA DA SILVA FERREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1157
15000103 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IProfessor responsável pela turma: MARCO PAULSEN RODRIGUES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M1846

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000106 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IIProfessor responsável pela turma: MARCO PAULSEN RODRIGUES
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M2533

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000038 - ESTRUTURAS DE MADEIRAProfessor responsável pela turma: MARCOS THEODORO MULLER
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1156
15000042 - PAINÉIS DE MADEIRA RECONSTITUÍDAProfessor Regente: MERIELEN DE CARVALHO LOPES
Professor responsável pela turma: ERIKA DA SILVA FERREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
M1158
15000555 - QUALIDADE DA MADEIRAProfessor Regente: LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA
Professor Regente: GABRIEL VALIM CARDOSO
Professor responsável pela turma: RAFAEL BELTRAME
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1158
15000062 - TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE CELULOSEProfessor Regente: MERIELEN DE CARVALHO LOPES
Professor responsável pela turma: GABRIEL VALIM CARDOSO
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1154

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000557 - ACABAMENTOS EM MADEIRA E MÓVEISProfessor Regente: MERIELEN DE CARVALHO LOPES
Professor responsável pela turma: MARCOS THEODORO MULLER
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M159
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: DAIANA SAN MARTINS GOULART
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T12513

Versão do Currículo: 1301 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000767 - ÁLGEBRA LINEARProfessor responsável pela turma: MARCELO SCHRAMM
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1517
15000768 - CÁLCULO AProfessor responsável pela turma: GUILHERME JAHNECKE WEYMAR
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
T153
15000835 - GEOMETRIA DESCRITIVAProfessor responsável pela turma: MARIVAN DA SILVA PINHO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M2517

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000003 - ANATOMIA DA MADEIRAProfessor responsável pela turma: DARCI ALBERTO GATTO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1155
15000774 - CÁLCULO BProfessor responsável pela turma: FABRÍCIO MONTE FREITAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T11523
15000769 - DESENHO TÉCNICOProfessor responsável pela turma: CLARISSA CASTRO CALDERIPE MONTELLI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1101
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: VIRGINIA MELLO ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T91519
12000476 - QUÍMICA EXPERIMENTALProfessor responsável pela turma: ANDRE FRANCISCO PIVATO BIAJOLI
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
P1155
12000475 - QUÍMICA ORGÂNICA BÁSICAProfessor responsável pela turma: PAULO ROMEU GONCALVES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T11513

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: MÍRIAM BLANK BORN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M536
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: MÍRIAM BLANK BORN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M6516
15000837 - COMPUTAÇÃO GRÁFICAProfessor responsável pela turma: ROGER TOSCAN SPAGNOLO
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M153
15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS AProfessor responsável pela turma: EDUARDO DA SILVA SCHNEIDER
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T166
11090036 - FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL IProfessor responsável pela turma: ARLAN DA SILVA FERREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
P653
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO AMARAL VILLELA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T5527
15000748 - MECÂNICA GERAL IProfessor responsável pela turma: GUILHERME HOEHR TRINDADE
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
T2101

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000041 - BIODEGRADAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA MADEIRAProfessor responsável pela turma: LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1156
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: DANIEL TAVARES DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
QUI20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T5514
15000839 - MECÂNICA GERAL IIProfessor responsável pela turma: EDUARDO COSTA COUTO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
T1102
15000396 - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PRODUÇÃO DE TEXTOProfessor responsável pela turma: LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1159
22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESProfessor responsável pela turma: DIOGO JOÃO CARDOSO
Professor Regente: ANDRÉ DESESSARDS JARDIM
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M5821
15000840 - QUÍMICA DA MADEIRA IIProfessor responsável pela turma: GABRIEL VALIM CARDOSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1156
06560147 - SOCIOLOGIA INDUSTRIAL E DO TRABALHOProfessor responsável pela turma: FRANCISCO EDUARDO BECKENKAMP VARGAS
Professor Regente: JORGE MORGAN DE AGUIAR NETO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T1105

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000094 - ISOSTÁTICAProfessor responsável pela turma: JORGE MANUEL VIEIRA BORGES LOURENCO RODRIGUES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1825
15000790 - MECÂNICA DOS FLUIDOSProfessor Regente: WILLIAN CEZAR NADALETI
Professor responsável pela turma: CICERO COELHO DE ESCOBAR
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
M151

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000845 - ELETROTÉCNICAProfessor Regente: Wagner Barreto da Silveira
Professor responsável pela turma: ADAMO DE SOUSA ARAÚJO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
M189
15000578 - ENERGIA DA BIOMASSA FLORESTALProfessor responsável pela turma: RAFAEL BELTRAME
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1158
15000844 - GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇAProfessor responsável pela turma: LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
T184
15000031 - PROCESSOS DE CORTE EM MADEIRAProfessor responsável pela turma: ERIKA DA SILVA FERREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1157
15000103 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IProfessor responsável pela turma: MARCO PAULSEN RODRIGUES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M1846
15000843 - TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALORProfessor responsável pela turma: CICERO COELHO DE ESCOBAR
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
M182

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000847 - CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIALProfessor responsável pela turma: ADAMO DE SOUSA ARAÚJO
Horários
ManhãTardeNoite
SAB08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
M9944
15000106 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IIProfessor responsável pela turma: MARCO PAULSEN RODRIGUES
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M2533

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000038 - ESTRUTURAS DE MADEIRAProfessor responsável pela turma: MARCOS THEODORO MULLER
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1156
15000042 - PAINÉIS DE MADEIRA RECONSTITUÍDAProfessor Regente: MERIELEN DE CARVALHO LOPES
Professor responsável pela turma: ERIKA DA SILVA FERREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
M1158
15000848 - PRODUÇÃO DE MÓVEISProfessor responsável pela turma: MERIELEN DE CARVALHO LOPES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
QUA16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
M1157
15000555 - QUALIDADE DA MADEIRAProfessor Regente: LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA
Professor Regente: GABRIEL VALIM CARDOSO
Professor responsável pela turma: RAFAEL BELTRAME
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1158
15000849 - SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTALProfessor responsável pela turma: ANDREA SOUZA CASTRO
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1102
15000062 - TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE CELULOSEProfessor Regente: MERIELEN DE CARVALHO LOPES
Professor responsável pela turma: GABRIEL VALIM CARDOSO
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1154

9º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000850 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOProfessor responsável pela turma: DARCI ALBERTO GATTO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P1157

10º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000851 - ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOProfessor responsável pela turma: LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P1153

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000557 - ACABAMENTOS EM MADEIRA E MÓVEISProfessor Regente: MERIELEN DE CARVALHO LOPES
Professor responsável pela turma: MARCOS THEODORO MULLER
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M159
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: DAIANA SAN MARTINS GOULART
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T12513

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
Gabriel Dalbem Pontes20232
ANDRE ROSA DE SOUSA20231
ANTONIO SELESTRINO MOTTA20231
DANIEL MAURELL MARQUES20231
ENZO CUNHA20231
Pedro Sica Tortelli20231
Vinicius Martins20231
ERICA BRAGA PEREIRA20221
DANIELA SILVEIRA PINHEIRO20211
MATHEUS DE PAULA GOULARTE20211
PEDRO PAULO ASSUMPCAO RIBEIRO20211
AVILA FERREIRA DE SOUSA20201
Felipe Vahl Ribeiro20201
JORGE LUIS DA SILVA VIEIRA20201
KALLINE RODRIGUES MORAES DE LEON20201
MAURICIO ALVES RAMOS20201
SIANE ESLABAO FRAGA20201
VINICIUS SILVEIRA OLIVEIRA20201
WESLEY FURTADO PIRES20201
DANDARA IZABEL BAPTISTA COSTA20191
EVANDRO LEMES20191
JOAO PEDRO FERREIRA DOS SANTOS20191
JOSE CARLOS RECAETA ACUNA20191
LAURICE TRINDADE DE ABREU20191
MATHEUS RECH20191
MILENA DUARTE CHAGAS20191
PAOLA JESSICA SANTOS DAS NEVES20191
VINICIUS CURY BERNI20191
WESLEY MUNHOZ RIBEIRO20191
AMANDA DE FREITAS CORREA20181
HENRIQUE VAHL RIBEIRO20181
LUCAS SIMOES DOS SANTOS20181
MARIANA FIGUEIRA MACHADO20181
MARINA HARTUNGS PRATES DE LIMA20181
NATHALIA FARIAS GOMES20181
GABRIEL ANTUNEZ BRAZ20151
ANDREY JANKE DOS SANTOS20141
FERNANDO DEVANTIER KOBER20141
MARINA FERNANDES NEVES20141
GUILHERME NOVAES DE SALLAS20131
DARLENE CRUZ DE OLIVEIRA20111

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ADRIANA LICIA DE MORAES AGUIRRE20062010
ALINE DE OLIVEIRA MACHADO20062010
ANANDA MORAIS BARBOSA20062010
BRUNO SAMPAIO COELHO20062010
CAROLINE SCHNEIDER LUCIO20062010
CÉSAR AUGUSTO SCHIMULFENING COELHO20062010
EDUARDO SCHNEID20062010
FERNANDO PEREIRA LIMA MARQUES20062010
GUILHERME DA CUNHA TAVARES20062010
GUINTER NEUTZLING SCHNEID20062010
LEANDRO GONÇALVES HAMM20062010
LEONARDO AMARAL PEIXOTO DA SILVEIRA20062010
LEONARDO MENDES NOGUEIRA20062010
LUCAS CÂNDIDO BARBOSA20062010
PATRICIA SOARES BILHALVA DOS SANTOS20062010
PEDRO HENRIQUE GONZALES CADEMARTORI20062010
RAMON KUHN POLLNOW20062010
RODRIGO DAMKE20062010
THIARA MOURA DOS SANTOS20062010
ANDRÉ LUIZ MISSIO20072011
ARIANE ANGELITA PACHECO PICCINI20062011
BRUNO DUFAU MATTOS20072011
ELENICE VIGORITO GOMES20072011
FELIPE BERNDT MOREIRA20072011
IGOR VERNETTI AZAMBUJA20062011
LUIZ CIPRANDI20062011
MATHEUS LEMOS DE PERES20072011
MAURO LUIZ PEREIRA20072011
MICHAEL WEILER20072011
RAFAEL EICHOLZ RUTZ20062011
RENATA HERRMANN MARINI20072011
SILVIA HELENA FUENTES DA SILVA20072011
TAINISE VERGARA LOURENÇON20072011
WILLIAM GAMINO GUTHS20072011
ALEXANDRE PEREIRA20072012
ALEX MICHELS20062012
CAROLINA SICA GONÇALVES20062012
CAROLINE COELHO DA SILVA20082012
GIURI SILVA SALABERRI20072012
JEAN NUNES LANER20072012
MARCELO GONÇALVES PEREIRA20072012
MARCELO KARAM NOGUEIRA20062012
PRISCILA DOS SANTOS ANTUART20082012
RAFAEL DE AVILA DELUCIS20082012
SÁLEM NUNES WEIRICH20072012
BRUNO GUILHERME DE OLIVEIRA20072013
OTÁVIO BERRUTTI ALEIXO20072013
REINALDO HAERTER20082013
DÉBORA DUARTE RIBES20072014
EDUARDO LIMA TORTELLI20082014
HÉLIO RENATO CERON FILHO20072014
JAIRO DAS NEVES MARTINS20072014
MÔNICA LETÍCIA MACKEDANZ RIBEIRO20092014
VÍTOR SILVEIRA DE LEMOS20062014
ALINE KROLOW SOARES20112015
CATIUCE ABREU PINTO20102015
CÉSAR VINÍCIUS CAVALHEIRO SCHWARTZ20102015
FELIPE AMARAL RIBEIRO20082015
FRANCINE TEIXEIRA PEREIRA20102015
GABRIEL LUIZ MACHADO MARQUES20142015
HELIO MARQUES RIBEIRO NETO20082015
LUCIANI DA SILVA MOTA20102015
ROBERTO LESSA PEREIRA20112015
MARINDIA DE ALMEIDA BORBA20102016
ALINE SCHEER KNUTH20082017
GETULIO REIS LOURENÇO NETO20112017
HENRIQUE RÖMER SCHULZ20132017
TALINE RODRIGUES MATTOSO20122017
ANDREY PEREIRA ACOSTA20142018
CARLA BET JACONDINO VOTTO20092018
CAROLINA PINHO VIEIRA20122018
FILIPE SANTOS DA SILVA20092018
GUILHERME EICK GOETTEMS20132018
GUSTAVO SPIERING ZANOL20122018
JUCIARA MOTA DE MELO20142018
KELLY DE FÁTIMA BELMIRO20112018
ANTONILDES TEIXEIRA MENDES NETO20132019
ARTHUR GARCIA LUCAS20152019
CAMILA MOREIRA DO NASCIMENTO ALVES20112019
CAROLINE RODRIGUES SOARES20152019
DIEGO SIQUEIRA DA CRUZ20182019
Gabriel Pacheco Vives Pereira20152019
JÉSSICA MICHEL DA SILVA20142019
KELVIN TECHERA BARBOSA20142019
LUCAS OERTEL DA FONSECA20092019
MAICON FERNANDES BARBOZA20182019
MARCO ANTONIO MUNIZ FERNANDES20152019
MARIO ANTONIO PINTO DA SILVA JUNIOR20152019
PAULO ROVEDDER JÚNIOR20152019
TAILANA PINZ20112019
THAÍS VIEIRA HOLZ20152019
GUILHERME VERGARA NÖRNBERG20122020
VINÍCIUS CENCI TABORDA20132020
ANA CAROLINA RODRIGUES RIBEIRO20162021
LAÍSE VERGARA NÖRNBERG20152021
NICOLLE DE MAGALHÃES MONKS BRANCO20162021
VAGNER RODRIGUES BAÚ20162021
VITÓRIA CORREIA MOTA CANIL20162021
WÂNDRIA DOS SANTOS RIBEIRO20162021
DANIEL FERREIRA DOS SANTOS20172022
MAYARA DE OLIVEIRA ALVES BRANCO20142022
NATHALIA VIEIRA VILLAR DE NUNES20172022
PEDRO HENRIQUE DE MORAES KOLTON20162022
VINÍCIUS NAGATOMO MACEDO20172022

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Localização e contatos

Página gerada em 19/03/2024 03:14:41 (consulta levou 1.073765s)