Nome do Curso / Conceitos (*)
Engenharia Industrial Madeireira
Enade (2017)2CPC (2017)3CC (2015)4
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
5200
Código e-MEC
96805
Unidade
Coordenador
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 15 | 2 | 1 | 4 | 1 | 3 | 1 | 4 | 31 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 17 | 2 | 1 | 5 | 1 | 3 | 1 | 5 | 35 |
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1074 de 18 de outubro de 2005.
Curso reconhecido pela Portaria nº 36 de 19/04/2012. Publicada no D.O.U. de 20/04/2012.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 921 de 27/12/2018. Publicada na Seção 1, página 264 do D.O.U. de 28/12/2018.
Curso reconhecido pela Portaria nº 36 de 19/04/2012. Publicada no D.O.U. de 20/04/2012.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 921 de 27/12/2018. Publicada na Seção 1, página 264 do D.O.U. de 28/12/2018.
Contextualização
O Curso de Engenharia Industrial Madeireira foi criado tendo em vista a necessidade de formação de profissional especializado no setor industrial madeireiro, ou seja, disponibilizar recursos humanos com potencial para atuar na área de tecnologia da madeira e seus produtos. Essa formação profissional é recente no País, sendo o Curso da UFPel o primeiro do Rio Grande do Sul. A estruturação do Curso baseou-se inicialmente nos modelos existentes em outros estados do Brasil e, em países desenvolvidos com tradição de formação em nível superior de profissionais nesta área.
Cabe ressaltar, que o setor industrial madeireiro possui importante participação no Produto Interno Bruto (PIB) Brasileiro, cerca de 5%, com indicativos de aumento nesta participação.
O Rio Grande do Sul destaca-se por, tradicionalmente, ser um Estado madeireiro, tendo um dos principais pólos moveleiros do país, e indústrias nos mais variados segmentos do setor, como: celulose e papel, painéis de madeira, madeira serrada, madeira tratada, embalagens, resinas, entre outras. A expansão da base florestal gaúcha assegura o avanço e o incremento do setor madeireiro, possibilitando a consolidação de novos pólos e do desenvolvimento regional.
O Brasil apresenta potencialidade para figurar entre os principais produtores mundiais de madeira e seus produtos, com condições edafo-climáticas, disponibilidades de áreas e silvicultura desenvolvida para produzir madeira de forma responsável, considerando aspectos sociais, ambientais e econômicos. Entretanto, no processo de industrialização desta nobre matéria-prima ainda apresenta oportunidades para avanços tecnológicos, sendo necessário tornar o setor mais competitivo, racionalizar o aproveitamento da madeira e finalmente agregar valor ao produto final, produzindo materiais de madeira de qualidade.
Este salto tecnológico no setor madeireiro requer a capacitação e qualificação dos profissionais que atuam na área, profissionais que incorporem sólida formação de engenharia com aprofundado conhecimento da madeira. Cabe ressaltar que a madeira é um dos principais materiais utilizados pelo homem, desde remotos tempos até os dias de hoje, no entanto, trata-se de um material heterogêneo, complexo, sendo necessário amplo conhecimento para seu adequado uso.
Assim é fundamental que o setor industrial madeireiro brasileiro, desenvolva-se, qualifique-se e torne-se cada vez mais competitivo o que, consequentemente, ampliará seus benefícios para a sociedade, esses avanços dependem em muito da atuação de profissionais devidamente capacitados e preparados para enfrentar esses desafios.
Cabe ressaltar, que o setor industrial madeireiro possui importante participação no Produto Interno Bruto (PIB) Brasileiro, cerca de 5%, com indicativos de aumento nesta participação.
O Rio Grande do Sul destaca-se por, tradicionalmente, ser um Estado madeireiro, tendo um dos principais pólos moveleiros do país, e indústrias nos mais variados segmentos do setor, como: celulose e papel, painéis de madeira, madeira serrada, madeira tratada, embalagens, resinas, entre outras. A expansão da base florestal gaúcha assegura o avanço e o incremento do setor madeireiro, possibilitando a consolidação de novos pólos e do desenvolvimento regional.
O Brasil apresenta potencialidade para figurar entre os principais produtores mundiais de madeira e seus produtos, com condições edafo-climáticas, disponibilidades de áreas e silvicultura desenvolvida para produzir madeira de forma responsável, considerando aspectos sociais, ambientais e econômicos. Entretanto, no processo de industrialização desta nobre matéria-prima ainda apresenta oportunidades para avanços tecnológicos, sendo necessário tornar o setor mais competitivo, racionalizar o aproveitamento da madeira e finalmente agregar valor ao produto final, produzindo materiais de madeira de qualidade.
Este salto tecnológico no setor madeireiro requer a capacitação e qualificação dos profissionais que atuam na área, profissionais que incorporem sólida formação de engenharia com aprofundado conhecimento da madeira. Cabe ressaltar que a madeira é um dos principais materiais utilizados pelo homem, desde remotos tempos até os dias de hoje, no entanto, trata-se de um material heterogêneo, complexo, sendo necessário amplo conhecimento para seu adequado uso.
Assim é fundamental que o setor industrial madeireiro brasileiro, desenvolva-se, qualifique-se e torne-se cada vez mais competitivo o que, consequentemente, ampliará seus benefícios para a sociedade, esses avanços dependem em muito da atuação de profissionais devidamente capacitados e preparados para enfrentar esses desafios.
Objetivos
Objetivos Gerais
O curso de graduação em Engenharia Industrial Madeireira tem como objetivo formar um profissional qualificado apto a aplicar os conhecimentos de engenharia e gerenciar indústrias manufaturadoras de produtos a partir da madeira. Para tal, os profissionais devem possuir o conhecimento da qualidade da madeira como matéria prima, dos processos de transformação mecânica e produção, desenvolvimento de projetos e produtos e conhecimentos na área administrativa.
Além dessas habilidades, objetivando respostas rápidas e inovadoras aos distintos problemas a serem enfrentados, deve-se acrescentar a capacidade gerencial, a capacidade de comunicação, iniciativa e senso crítico, espírito inovador e capacidade de gestão ambiental relacionada ao processo industrial.
Objetivos Específicos
O Curso de Engenharia Industrial Madeireira da Universidade Federal de Pelotas deverá:
O curso de graduação em Engenharia Industrial Madeireira tem como objetivo formar um profissional qualificado apto a aplicar os conhecimentos de engenharia e gerenciar indústrias manufaturadoras de produtos a partir da madeira. Para tal, os profissionais devem possuir o conhecimento da qualidade da madeira como matéria prima, dos processos de transformação mecânica e produção, desenvolvimento de projetos e produtos e conhecimentos na área administrativa.
Além dessas habilidades, objetivando respostas rápidas e inovadoras aos distintos problemas a serem enfrentados, deve-se acrescentar a capacidade gerencial, a capacidade de comunicação, iniciativa e senso crítico, espírito inovador e capacidade de gestão ambiental relacionada ao processo industrial.
Objetivos Específicos
O Curso de Engenharia Industrial Madeireira da Universidade Federal de Pelotas deverá:
- Capacitar o acadêmico a atender as atribuições pertinentes a profissão de Engenheiro Industrial Madeireiro;
- Contribuir para o desenvolvimento e difusão de conhecimento científico e tecnológico na sua área de atuação;
- Contribuir para a construção de uma prática profissional comprometida com os avanços da ciência, com a promoção da qualidade de vida da população e com o exercício da cidadania.
Perfil do Egresso
O Curso de Engenharia Industrial Madeireira da Universidade Federal de Pelotas visa formar profissionais com uma percepção global e multidisciplinar, e com o seguinte perfil:
Consistente formação em conteúdos básicos (Expressão Gráfica, Física, Informática, Matemática, Química, entre outras) e profissionalizantes das Engenharias (Gerência de Produção, Gestão Ambiental, Mecânica Aplicada, Processos de Fabricação, Qualidade, Transporte e Logística, entre outras);
Consolidado conhecimento técnico-científico da matéria-prima madeira e dos processos de sua transformação, obtidos pelos conteúdos das disciplinas específicas (Anatomia da Madeira, Propriedades Físicas Mecânicas e Químicas da Madeira, Serrarias, Secagem e Preservação da Madeira, Painéis de Madeira, Celulose e Papel, entre outras);
Além dos conhecimentos técnico-científicos o egresso do curso conta com a formação humanística balizada pela ética e comprometida com o pleno exercício da cidadania.
Consistente formação em conteúdos básicos (Expressão Gráfica, Física, Informática, Matemática, Química, entre outras) e profissionalizantes das Engenharias (Gerência de Produção, Gestão Ambiental, Mecânica Aplicada, Processos de Fabricação, Qualidade, Transporte e Logística, entre outras);
Consolidado conhecimento técnico-científico da matéria-prima madeira e dos processos de sua transformação, obtidos pelos conteúdos das disciplinas específicas (Anatomia da Madeira, Propriedades Físicas Mecânicas e Químicas da Madeira, Serrarias, Secagem e Preservação da Madeira, Painéis de Madeira, Celulose e Papel, entre outras);
Além dos conhecimentos técnico-científicos o egresso do curso conta com a formação humanística balizada pela ética e comprometida com o pleno exercício da cidadania.
Competências e habilidades
O Curso promove habilidades científicas e tecnológicas voltadas para o trabalho em indústrias de transformação da madeira (celulose e papel, painéis, serrados e beneficiados, tratamento de preservação, móveis, esquadrias, pisos, geração de energia entre outras). O Curso também desenvolve habilidades administrativas, relacionadas ao planejamento e controle da produção, gestão financeira, gestão de logística, gestão de recursos humanos, entre outras.
Estas habilidades podem ser empregadas na indústria, em instituições de ensino, em institutos e centros de pesquisa, em órgãos governamentais, em escritórios de consultorias e de projetos para o setor industrial madeireiro.
O mercado de trabalho se apresenta com amplo espectro de opções dentro dos segmentos industriais madeireiros.
O profissional egresso do curso poderá atuar em setores industriais madeireiros, tais como:
De acordo com o Conselho Feral de Engenharia e Agronomia (CONFEA), artigo 1º da Resolução 218/73, ficam designadas as seguintes atividades:
Atividade 01 - Supervisão, coordenação e orientação técnica;
Atividade 02 - Estudo, planejamento, projeto e especificação;
Atividade 03 - Estudo de viabilidade técnico-econômica;
Atividade 04 - Assistência, assessoria e consultoria;
Atividade 05 - Direção de obra e serviço técnico;
Atividade 06 - Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
Atividade 07 - Desempenho de cargo e função técnica;
Atividade 08 - Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação
técnica; extensão;
Atividade 09 - Elaboração de orçamento;
Atividade 10 - Padronização, mensuração e controle de qualidade;
Atividade 11 - Execução de obra e serviço técnico;
Atividade 12 - Fiscalização de obra e serviço técnico;
Atividade 13 - Produção técnica e especializada;
Atividade 14 - Condução de trabalho técnico;
Atividade 15 - Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo
ou manutenção;
Atividade 16 - Execução de instalação, montagem e reparo;
Atividade 17 - Operação e manutenção de equipamento e instalação;
Atividade 18 - Execução de desenho técnico.
Ressalta-se que as atribuições profissionais relacionadas pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia prevê para o Engenheiro Industrial Madeireiro as “atividades 01 a 18 do artigo 1º da Resolução 218/73 do CONFEA referente aos procedimentos tecnológicos adotados no processamento industrial da madeira e seus derivados, produtos industrializados da madeira e seus derivados, estruturas em madeira, gestão, logística, produção, marketing, finanças e controle de poluição das indústrias que utilizam madeira e seus derivados”.
Estas habilidades podem ser empregadas na indústria, em instituições de ensino, em institutos e centros de pesquisa, em órgãos governamentais, em escritórios de consultorias e de projetos para o setor industrial madeireiro.
O mercado de trabalho se apresenta com amplo espectro de opções dentro dos segmentos industriais madeireiros.
O profissional egresso do curso poderá atuar em setores industriais madeireiros, tais como:
- Processamento mecânico primário da madeira: obtenção de madeira serrada e secagem da madeira;
- Produção de Produtos de Maior Valor Agregado – PMVA, tais como: esquadrias, molduras, pisos, madeira colada lateralmente (Edge Glued Panel - EGP);
- Painéis de madeira reconstituída: compensados multilaminados e sarrafeados, painéis de partículas – MDP (Medium Density Particleboard), painéis de fibras – MDF (Medium Density Fiberboard), painéis de lascas – OSB (Oriented Strand Board), chapas duras e painéis isolantes;
- Indústria de celulose e papel;
- Geração de energia por meio da biomassa florestal (produtos e processos de geração);
- Produtos estruturais em madeira (elementos estruturais em madeira maciça e reconstituída);
- Indústria química de tratamento de madeira, etc;
- Indústria química de adesivos e de acabamentos para madeira;
- Indústria de controle e automação aplicada ao setor madeireiro.
De acordo com o Conselho Feral de Engenharia e Agronomia (CONFEA), artigo 1º da Resolução 218/73, ficam designadas as seguintes atividades:
Atividade 01 - Supervisão, coordenação e orientação técnica;
Atividade 02 - Estudo, planejamento, projeto e especificação;
Atividade 03 - Estudo de viabilidade técnico-econômica;
Atividade 04 - Assistência, assessoria e consultoria;
Atividade 05 - Direção de obra e serviço técnico;
Atividade 06 - Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
Atividade 07 - Desempenho de cargo e função técnica;
Atividade 08 - Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação
técnica; extensão;
Atividade 09 - Elaboração de orçamento;
Atividade 10 - Padronização, mensuração e controle de qualidade;
Atividade 11 - Execução de obra e serviço técnico;
Atividade 12 - Fiscalização de obra e serviço técnico;
Atividade 13 - Produção técnica e especializada;
Atividade 14 - Condução de trabalho técnico;
Atividade 15 - Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo
ou manutenção;
Atividade 16 - Execução de instalação, montagem e reparo;
Atividade 17 - Operação e manutenção de equipamento e instalação;
Atividade 18 - Execução de desenho técnico.
Ressalta-se que as atribuições profissionais relacionadas pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia prevê para o Engenheiro Industrial Madeireiro as “atividades 01 a 18 do artigo 1º da Resolução 218/73 do CONFEA referente aos procedimentos tecnológicos adotados no processamento industrial da madeira e seus derivados, produtos industrializados da madeira e seus derivados, estruturas em madeira, gestão, logística, produção, marketing, finanças e controle de poluição das indústrias que utilizam madeira e seus derivados”.
Organização Curricular
http://wp.ufpel.edu.br/ceimad/files/2012/07/Fluxograma-Curriculo-2.pdf
Procedimentos e metodologias de ensino
O Curso é composto por disciplinas obrigatórias e optativas ministrada de modo presencial, de forma expositiva, sendo muitas das disciplinas constituídas por aulas teóricas e práticas. As aulas são expositivas podendo ocorrer em salas de aula, laboratórios e outros ambientes adequados ao processo de ensino e aprendizagem. Em algumas disciplinas estão previstas atividades extra sala de aula, como visitas técnicas e outras atividades.
Conforme a concepção do Curso, que prevê um Projeto Pedagógico articulado e que permita a flexibilização, é possível que as disciplinas ofertadas sejam ministradas, integral ou parcialmente, na modalidade à distância, desde que essa oferta não ultrapasse vinte por cento (20%) da carga horária total do Curso, de acordo com a Portaria do Ministério da Educação Nº 1.134 de 10 de outubro de 2016. A UFPel disponibiliza uma ferramenta para qualificação de iniciativas a educação a distância, trata-se da plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle) que viabiliza e facilita as ações entre docente e discentes.
Além das disciplinas a formação do aluno se constitui de atividades complementares, estágio curricular obrigatório e formação livre, para o atendimentos dessas ações o Curso promove, de forma, continuada o estimulo aos discentes a participação em projetos de ensino, extensão e pesquisa, participação em eventos da área, interações com outras Instituições de Ensino e Pesquisa e Extensão e a aproximação do mercado profissional.
Conforme a concepção do Curso, que prevê um Projeto Pedagógico articulado e que permita a flexibilização, é possível que as disciplinas ofertadas sejam ministradas, integral ou parcialmente, na modalidade à distância, desde que essa oferta não ultrapasse vinte por cento (20%) da carga horária total do Curso, de acordo com a Portaria do Ministério da Educação Nº 1.134 de 10 de outubro de 2016. A UFPel disponibiliza uma ferramenta para qualificação de iniciativas a educação a distância, trata-se da plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle) que viabiliza e facilita as ações entre docente e discentes.
Além das disciplinas a formação do aluno se constitui de atividades complementares, estágio curricular obrigatório e formação livre, para o atendimentos dessas ações o Curso promove, de forma, continuada o estimulo aos discentes a participação em projetos de ensino, extensão e pesquisa, participação em eventos da área, interações com outras Instituições de Ensino e Pesquisa e Extensão e a aproximação do mercado profissional.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
A avaliação do processo ensino-aprendizagem focará o currículo e o próprio projeto pedagógico, através de processos avaliativos dos alunos, dos egressos, dos professores e das disciplinas. Pode ainda ser submetida a alguma forma de avaliação externa, a ser definida pelo Colegiado, através da Comissão de Avaliação do Curso e do NDE.
A avaliação será feita continuamente, por semestre, focando o andamento de disciplinas, a integração entre elas, os professores e suas metodologias de ensino, empregando questionários como instrumento, cujos dados levantados serão interpretados de forma crítica, buscando a constante reconstrução do processo ensino-aprendizagem.
Para isso, a participação e o engajamento dos professores serão fundamentais, visto seu papel na identificação do crescimento intelectual do aluno.
Além disso, a fim de identificar as práticas pedagógicas e a constante atualização da estrutura curricular, o Colegiado manterá constante troca com os professores que atuam no curso. Todas estas ações são possíveis se existir um comprometimento entre Coordenação, Comissão e professores; para tanto, são propostas reuniões periódicas visando criar um espaço frequente de discussão das questões do dia a dia do curso. Todas estas ações, de maneira conjunta, deverão ser instrumentos úteis para o aperfeiçoamento das disciplinas, do crescimento dos alunos e do ajuste da proposta pedagógica do curso.
Sistema de avaliação do processo de aprendizagem
A avaliação do desempenho do aluno nas disciplinas seguirá os preceitos legais estabelecidos pelo Regimento da UFPel. A avaliação do processo de aprendizagem é realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação do conhecimento, considerando as habilidades e competências esperadas.
O Colegiado sugere aos professores que a avaliação seja construída de forma processual e qualitativa, visando uma avaliação mediadora, contínua e sucessiva, ajudando o aluno a superar as dificuldades no decorrer do processo de aprendizagem, oportunizando diversos momentos para ele expressar suas ideias através de discussões propostas relacionando o conteúdo trabalhado em sala de aula e a realidade profissional.
A operacionalização do processo de avaliação constará no Plano de Ensino das Disciplinas, o qual deverá ser apresentado pelo professor e discutido com os alunos, no início do semestre.
A avaliação será feita continuamente, por semestre, focando o andamento de disciplinas, a integração entre elas, os professores e suas metodologias de ensino, empregando questionários como instrumento, cujos dados levantados serão interpretados de forma crítica, buscando a constante reconstrução do processo ensino-aprendizagem.
Para isso, a participação e o engajamento dos professores serão fundamentais, visto seu papel na identificação do crescimento intelectual do aluno.
Além disso, a fim de identificar as práticas pedagógicas e a constante atualização da estrutura curricular, o Colegiado manterá constante troca com os professores que atuam no curso. Todas estas ações são possíveis se existir um comprometimento entre Coordenação, Comissão e professores; para tanto, são propostas reuniões periódicas visando criar um espaço frequente de discussão das questões do dia a dia do curso. Todas estas ações, de maneira conjunta, deverão ser instrumentos úteis para o aperfeiçoamento das disciplinas, do crescimento dos alunos e do ajuste da proposta pedagógica do curso.
Sistema de avaliação do processo de aprendizagem
A avaliação do desempenho do aluno nas disciplinas seguirá os preceitos legais estabelecidos pelo Regimento da UFPel. A avaliação do processo de aprendizagem é realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação do conhecimento, considerando as habilidades e competências esperadas.
O Colegiado sugere aos professores que a avaliação seja construída de forma processual e qualitativa, visando uma avaliação mediadora, contínua e sucessiva, ajudando o aluno a superar as dificuldades no decorrer do processo de aprendizagem, oportunizando diversos momentos para ele expressar suas ideias através de discussões propostas relacionando o conteúdo trabalhado em sala de aula e a realidade profissional.
A operacionalização do processo de avaliação constará no Plano de Ensino das Disciplinas, o qual deverá ser apresentado pelo professor e discutido com os alunos, no início do semestre.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
O Curso de Engenharia Industrial Madeireira estabelece mecanismos de integração com a Pós Graduação, possibilitando a seus docentes e discentes contatos com Programas de Pós Graduação.
Vários dos docentes vinculados ao Curso atuam na Pós Graduação. Assim como, muitos dos laboratórios que atendem o Curso também atendem demandas da Pós Graduação. Muitas vezes, projetos de pesquisa e extensão tem suas equipes de trabalho compostas por docentes que atuam em Programas de Pós Graduação, pós graduando (mestrandos e doutorandos, pós doutores) e discentes do Curso.
Particularmente para os discentes, a vivencia e integração com a pós graduação, inicialmente, ocorre a partir do estimo a participação em projetos de pesquisa e extensão. Essa participação em projetos e o convívio nos laboratórios, desperta nos discentes as primeiras impressões com o meio científico e o entendimento do funcionamento das relações entre graduação e pós graduação.
Neste contexto, o Curso de Engenharia Industrial Madeireira mantém relações com Programas de Pós Graduação de Física, Química, Engenharia de Materiais da UFPel, com o recém criado Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais do Centro de Engenharias. Assim como, com Programas de Pós Graduação de outras Instituições, como o Programa de Pós Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria e o Programa de Pós em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná.
Vários dos docentes vinculados ao Curso atuam na Pós Graduação. Assim como, muitos dos laboratórios que atendem o Curso também atendem demandas da Pós Graduação. Muitas vezes, projetos de pesquisa e extensão tem suas equipes de trabalho compostas por docentes que atuam em Programas de Pós Graduação, pós graduando (mestrandos e doutorandos, pós doutores) e discentes do Curso.
Particularmente para os discentes, a vivencia e integração com a pós graduação, inicialmente, ocorre a partir do estimo a participação em projetos de pesquisa e extensão. Essa participação em projetos e o convívio nos laboratórios, desperta nos discentes as primeiras impressões com o meio científico e o entendimento do funcionamento das relações entre graduação e pós graduação.
Neste contexto, o Curso de Engenharia Industrial Madeireira mantém relações com Programas de Pós Graduação de Física, Química, Engenharia de Materiais da UFPel, com o recém criado Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais do Centro de Engenharias. Assim como, com Programas de Pós Graduação de outras Instituições, como o Programa de Pós Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria e o Programa de Pós em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná.
Acompanhamento de Egressos
O Colegiado de Curso manterá um cadastro de egressos atualizado, possibilitando o contato com os ex-alunos, já que eles representam uma das interfaces entre o Curso, mercado de trabalho e sociedade.
O processo contínuo de acompanhamento dos ex-alunos será facilitado por meio do site da Instituição e/ou do Colegiado de Curso. No link para os egressos, serão solicitadas informações sobre sua atuação profissional, a avaliação do currículo cursado, opinião sobre as disciplinas que estão sendo úteis na sua prática profissional e outras questões que o Colegiado do Curso entender.
Essas informações constituirão um banco de dados dos egressos, o qual será uma fonte de dados para o processo de avaliação do Curso.
O processo contínuo de acompanhamento dos ex-alunos será facilitado por meio do site da Instituição e/ou do Colegiado de Curso. No link para os egressos, serão solicitadas informações sobre sua atuação profissional, a avaliação do currículo cursado, opinião sobre as disciplinas que estão sendo úteis na sua prática profissional e outras questões que o Colegiado do Curso entender.
Essas informações constituirão um banco de dados dos egressos, o qual será uma fonte de dados para o processo de avaliação do Curso.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000767 | ÁLGEBRA LINEAR | Obrigatória | 4 | 60 |
15000768 | CÁLCULO A | Obrigatória | 6 | 90 |
15000835 | GEOMETRIA DESCRITIVA | Obrigatória | 4 | 60 |
15000836 | INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA | Obrigatória | 2 | 30 |
15000059 | MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO | Obrigatória | 2 | 30 |
12000474 | QUÍMICA GERAL | Obrigatória | 2 | 30 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000003 | ANATOMIA DA MADEIRA15000836 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA | Obrigatória | 4 | 60 |
15000774 | CÁLCULO B15000768 - CÁLCULO A | Obrigatória | 6 | 90 |
15000769 | DESENHO TÉCNICO15000835 - GEOMETRIA DESCRITIVA | Obrigatória | 4 | 60 |
11090032 | FÍSICA BÁSICA I15000768 - CÁLCULO A | Obrigatória | 4 | 60 |
12000476 | QUÍMICA EXPERIMENTAL12000474 - QUÍMICA GERAL | Obrigatória | 2 | 30 |
12000475 | QUÍMICA ORGÂNICA BÁSICA12000474 - QUÍMICA GERAL | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
22000294 | ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000837 | COMPUTAÇÃO GRÁFICA15000769 - DESENHO TÉCNICO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000778 | EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A15000767 - ÁLGEBRA LINEAR15000774 - CÁLCULO B | Obrigatória | 4 | 60 |
11090036 | FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL I11090032 - FÍSICA BÁSICA I | Obrigatória | 2 | 30 |
11090033 | FÍSICA BÁSICA II11090032 - FÍSICA BÁSICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
15000748 | MECÂNICA GERAL I11090032 - FÍSICA BÁSICA I15000767 - ÁLGEBRA LINEAR15000774 - CÁLCULO B | Obrigatória | 3 | 45 |
15000838 | QUÍMICA DA MADEIRA I12000474 - QUÍMICA GERAL12000475 - QUÍMICA ORGÂNICA BÁSICA | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000041 | BIODEGRADAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA MADEIRA15000003 - ANATOMIA DA MADEIRA | Obrigatória | 4 | 60 |
11090034 | FÍSICA BÁSICA III11090033 - FÍSICA BÁSICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
15000839 | MECÂNICA GERAL II15000748 - MECÂNICA GERAL I | Obrigatória | 3 | 45 |
15000396 | METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PRODUÇÃO DE TEXTO15000836 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA | Obrigatória | 2 | 30 |
22000296 | PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000840 | QUÍMICA DA MADEIRA II15000838 - QUÍMICA DA MADEIRA I | Obrigatória | 4 | 60 |
06560147 | SOCIOLOGIA INDUSTRIAL E DO TRABALHO15000836 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA | Obrigatória | 2 | 30 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000696 | ELEMENTOS DE MÁQUINA15000837 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA15000839 - MECÂNICA GERAL II | Obrigatória | 2 | 30 |
15000841 | ENGENHARIA ECONÔMICA15000836 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA | Obrigatória | 2 | 30 |
15000775 | ESTATÍSTICA BÁSICA15000768 - CÁLCULO A | Obrigatória | 4 | 60 |
15000094 | ISOSTÁTICA15000748 - MECÂNICA GERAL I | Obrigatória | 4 | 60 |
15000790 | MECÂNICA DOS FLUIDOS15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A15000839 - MECÂNICA GERAL II | Obrigatória | 4 | 60 |
15000004 | PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MADEIRA15000003 - ANATOMIA DA MADEIRA | Obrigatória | 4 | 60 |
15000842 | SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO15000836 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA | Obrigatória | 2 | 30 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000845 | ELETROTÉCNICA11090034 - FÍSICA BÁSICA III | Obrigatória | 3 | 45 |
15000578 | ENERGIA DA BIOMASSA FLORESTAL15000004 - PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MADEIRA | Obrigatória | 4 | 60 |
15000844 | GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA15000841 - ENGENHARIA ECONÔMICA | Obrigatória | 2 | 30 |
15000031 | PROCESSOS DE CORTE EM MADEIRA15000004 - PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MADEIRA | Obrigatória | 4 | 60 |
15000103 | RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A15000094 - ISOSTÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
15000843 | TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALOR11090032 - FÍSICA BÁSICA I15000768 - CÁLCULO A | Obrigatória | 6 | 90 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000846 | ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO MADEIREIRA15000844 - GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA15000031 - PROCESSOS DE CORTE EM MADEIRA | Obrigatória | 4 | 60 |
15000847 | CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL15000845 - ELETROTÉCNICA | Obrigatória | 3 | 45 |
15000032 | PRODUTOS DE ADESÃO E COLAGEM15000004 - PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MADEIRA15000840 - QUÍMICA DA MADEIRA II | Obrigatória | 4 | 60 |
15000106 | RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II15000103 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I | Obrigatória | 4 | 60 |
15000037 | SECAGEM DA MADEIRA15000004 - PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MADEIRA15000843 - TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALOR | Obrigatória | 4 | 60 |
15000402 | TÉCNICAS E PLANEJAMENTO DE SERRARIAS15000031 - PROCESSOS DE CORTE EM MADEIRA | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000038 | ESTRUTURAS DE MADEIRA15000106 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II | Obrigatória | 4 | 60 |
15000042 | PAINÉIS DE MADEIRA RECONSTITUÍDA15000032 - PRODUTOS DE ADESÃO E COLAGEM15000037 - SECAGEM DA MADEIRA | Obrigatória | 6 | 90 |
15000848 | PRODUÇÃO DE MÓVEIS15000032 - PRODUTOS DE ADESÃO E COLAGEM | Obrigatória | 4 | 60 |
15000555 | QUALIDADE DA MADEIRA15000402 - TÉCNICAS E PLANEJAMENTO DE SERRARIAS15000037 - SECAGEM DA MADEIRA | Obrigatória | 4 | 60 |
15000849 | SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL15000578 - ENERGIA DA BIOMASSA FLORESTAL | Obrigatória | 4 | 60 |
15000062 | TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE CELULOSE15000840 - QUÍMICA DA MADEIRA II | Obrigatória | 4 | 60 |
9º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000045 | LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL15000836 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA | Obrigatória | 3 | 45 |
15000369 | LOGISTÍCA EMPRESARIAL MADEIREIRA15000846 - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO MADEIREIRA | Obrigatória | 4 | 60 |
15000082 | PRODUÇÃO E PROPRIEDADES DO PAPEL15000062 - TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE CELULOSE | Obrigatória | 4 | 60 |
15000043 | PROJETO DE INDÚSTRIAS MADEIREIRAS15000846 - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO MADEIREIRA | Obrigatória | 4 | 60 |
15000556 | QUALIDADE NA INDÚSTRIA15000004 - PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MADEIRA15000775 - ESTATÍSTICA BÁSICA | Obrigatória | 4 | 60 |
15000850 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | Obrigatória | 2 | 30 |
10º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000851 | ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOMínimo de 150 créditos | Obrigatória | 11 | 165 |
66
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000853 | ATIVIDADES CURRICULARES EM EXTENSÃO | Obrigatória | 26 | 390 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000852 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 90 |
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1050
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000003 - ANATOMIA DA MADEIRAProfessor responsável pela turma: DARCI ALBERTO GATTO Horários
| M1 | 15 | 3 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: MARCELO PEREIRA MACHADO Horários
| T5 | 10 | 25 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: DIOGO JOÃO CARDOSO Horários
| M5 | 5 | 13 | ||||||
11090036 - FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL IProfessor responsável pela turma: DOUGLAS LANGIE DA SILVA Horários
| P3 | 10 | 9 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: ARLAN DA SILVA FERREIRA Horários
| T1 | 5 | 24 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO AMARAL VILLELA Horários
| T3 | 5 | 30 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000041 - BIODEGRADAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA MADEIRAProfessor responsável pela turma: LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA Professor Regente: MERIELEN DE CARVALHO LOPES Horários
| M1 | 15 | 2 | ||||||
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: DANIEL TAVARES DA SILVA Horários
| T3 | 10 | 22 | ||||||
15000396 - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PRODUÇÃO DE TEXTOProfessor responsável pela turma: LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA Horários
| M1 | 15 | 3 | ||||||
22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESProfessor responsável pela turma: ADRIANA BORDINI Horários
| M1 | 10 | 20 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000094 - ISOSTÁTICAProfessor responsável pela turma: JORGE MANUEL VIEIRA BORGES LOURENCO RODRIGUES Horários
| M1 | 12 | 14 | ||||||
15000094 - ISOSTÁTICAProfessor responsável pela turma: MARIVAN DA SILVA PINHO Horários
| M2 | 6 | 24 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000578 - ENERGIA DA BIOMASSA FLORESTALProfessor responsável pela turma: RAFAEL BELTRAME Horários
| M1 | 15 | 6 | ||||||
15000031 - PROCESSOS DE CORTE EM MADEIRAProfessor responsável pela turma: ERIKA DA SILVA FERREIRA Horários
| M1 | 15 | 4 | ||||||
15000103 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IProfessor responsável pela turma: MARCO PAULSEN RODRIGUES Horários
| M1 | 10 | 24 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000106 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IIProfessor responsável pela turma: MARCO PAULSEN RODRIGUES Horários
| M1 | 10 | 33 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000038 - ESTRUTURAS DE MADEIRAProfessor responsável pela turma: MARCOS THEODORO MULLER Horários
| M1 | 15 | 7 | ||||||
15000042 - PAINÉIS DE MADEIRA RECONSTITUÍDAProfessor responsável pela turma: ERIKA DA SILVA FERREIRA Professor Regente: MERIELEN DE CARVALHO LOPES Horários
| M1 | 15 | 6 | ||||||
15000555 - QUALIDADE DA MADEIRAProfessor responsável pela turma: RAFAEL BELTRAME Professor Regente: GABRIEL VALIM CARDOSO Professor Regente: LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA Horários
| M1 | 15 | 3 | ||||||
15000062 - TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE CELULOSEProfessor responsável pela turma: GABRIEL VALIM CARDOSO Horários
| M1 | 15 | 4 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: MÁRCIO AURÉLIO FRIEDRICH Professor Regente: Karina Ávila Pereira Horários
| T5 | 10 | 16 |
Versão do Currículo: 1301 (ATUAL)
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000767 - ÁLGEBRA LINEARProfessor responsável pela turma: EDUARDO PAIVA SCARPARO Horários
| T1 | 10 | 9 | ||||||
15000768 - CÁLCULO AProfessor responsável pela turma: GUILHERME JAHNECKE WEYMAR Horários
| T5 | 10 | 0 | ||||||
15000835 - GEOMETRIA DESCRITIVAProfessor responsável pela turma: MARIVAN DA SILVA PINHO Horários
| M2 | 1 | 28 | ||||||
12000474 - QUÍMICA GERALProfessor responsável pela turma: FILIPE SOARES RONDAN Horários
| T2 | 15 | 19 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000003 - ANATOMIA DA MADEIRAProfessor responsável pela turma: DARCI ALBERTO GATTO Horários
| M1 | 15 | 3 | ||||||
15000774 - CÁLCULO BProfessor responsável pela turma: CRISTIANE SCHWARTZ VENZKE Horários
| T1 | 10 | 18 | ||||||
15000769 - DESENHO TÉCNICOProfessor responsável pela turma: CLARISSA CASTRO CALDERIPE MONTELLI Horários
| M2 | 5 | 17 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: MARCELO PEREIRA MACHADO Horários
| T5 | 10 | 25 | ||||||
12000476 - QUÍMICA EXPERIMENTALProfessor Regente: ANDRE FRANCISCO PIVATO BIAJOLI Professor responsável pela turma: FILIPE SOARES RONDAN Horários
| P1 | 10 | 2 | ||||||
12000475 - QUÍMICA ORGÂNICA BÁSICA Horários
| T1 | 10 | 0 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: DIOGO JOÃO CARDOSO Horários
| M5 | 5 | 13 | ||||||
15000837 - COMPUTAÇÃO GRÁFICAProfessor responsável pela turma: ROGER TOSCAN SPAGNOLO Horários
| M1 | 10 | 5 | ||||||
15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS AProfessor responsável pela turma: EDUARDO DA SILVA SCHNEIDER Horários
| T1 | 4 | 14 | ||||||
11090036 - FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL IProfessor responsável pela turma: DOUGLAS LANGIE DA SILVA Horários
| P3 | 10 | 9 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: ARLAN DA SILVA FERREIRA Horários
| T1 | 5 | 24 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO AMARAL VILLELA Horários
| T3 | 5 | 30 | ||||||
15000748 - MECÂNICA GERAL I Horários
| T2 | 0 | 0 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000041 - BIODEGRADAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA MADEIRAProfessor responsável pela turma: LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA Professor Regente: MERIELEN DE CARVALHO LOPES Horários
| M1 | 15 | 2 | ||||||
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: DANIEL TAVARES DA SILVA Horários
| T3 | 10 | 22 | ||||||
15000839 - MECÂNICA GERAL IIProfessor responsável pela turma: EDUARDO COSTA COUTO Horários
| T1 | 10 | 4 | ||||||
15000396 - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PRODUÇÃO DE TEXTOProfessor responsável pela turma: LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA Horários
| M1 | 15 | 3 | ||||||
22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESProfessor responsável pela turma: ADRIANA BORDINI Horários
| M1 | 10 | 20 | ||||||
15000840 - QUÍMICA DA MADEIRA IIProfessor responsável pela turma: GABRIEL VALIM CARDOSO Horários
| M1 | 15 | 4 | ||||||
06560147 - SOCIOLOGIA INDUSTRIAL E DO TRABALHOProfessor Regente: ANA PAULA FERREIRA D´ AVILA Professor responsável pela turma: RODRIGO CANTU DE SOUZA Horários
| T1 | 10 | 4 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000775 - ESTATÍSTICA BÁSICAProfessor responsável pela turma: RITA DE CASSIA FRAGA DAME Horários
| T1 | 10 | 5 | ||||||
15000094 - ISOSTÁTICAProfessor responsável pela turma: JORGE MANUEL VIEIRA BORGES LOURENCO RODRIGUES Horários
| M1 | 12 | 14 | ||||||
15000094 - ISOSTÁTICAProfessor responsável pela turma: MARIVAN DA SILVA PINHO Horários
| M2 | 6 | 24 | ||||||
15000790 - MECÂNICA DOS FLUIDOSProfessor responsável pela turma: CICERO COELHO DE ESCOBAR Professor Regente: WILLIAN CEZAR NADALETI Horários
| M1 | 10 | 5 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000845 - ELETROTÉCNICAProfessor responsável pela turma: ADAMO DE SOUSA ARAÚJO Horários
| M1 | 10 | 8 | ||||||
15000578 - ENERGIA DA BIOMASSA FLORESTALProfessor responsável pela turma: RAFAEL BELTRAME Horários
| M1 | 15 | 6 | ||||||
15000844 - GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇAProfessor responsável pela turma: LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN Horários
| T1 | 15 | 4 | ||||||
15000031 - PROCESSOS DE CORTE EM MADEIRAProfessor responsável pela turma: ERIKA DA SILVA FERREIRA Horários
| M1 | 15 | 4 | ||||||
15000103 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IProfessor responsável pela turma: MARCO PAULSEN RODRIGUES Horários
| M1 | 10 | 24 | ||||||
15000843 - TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALORProfessor responsável pela turma: CICERO COELHO DE ESCOBAR Horários
| M1 | 10 | 8 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000106 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IIProfessor responsável pela turma: MARCO PAULSEN RODRIGUES Horários
| M1 | 10 | 33 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000038 - ESTRUTURAS DE MADEIRAProfessor responsável pela turma: MARCOS THEODORO MULLER Horários
| M1 | 15 | 7 | ||||||
15000042 - PAINÉIS DE MADEIRA RECONSTITUÍDAProfessor responsável pela turma: ERIKA DA SILVA FERREIRA Professor Regente: MERIELEN DE CARVALHO LOPES Horários
| M1 | 15 | 6 | ||||||
15000848 - PRODUÇÃO DE MÓVEISProfessor responsável pela turma: MERIELEN DE CARVALHO LOPES Horários
| M1 | 15 | 7 | ||||||
15000555 - QUALIDADE DA MADEIRAProfessor responsável pela turma: RAFAEL BELTRAME Professor Regente: GABRIEL VALIM CARDOSO Professor Regente: LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA Horários
| M1 | 15 | 3 | ||||||
15000849 - SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTALProfessor responsável pela turma: ANDREA SOUZA CASTRO Horários
| M1 | 15 | 4 | ||||||
15000062 - TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE CELULOSEProfessor responsável pela turma: GABRIEL VALIM CARDOSO Horários
| M1 | 15 | 4 |
9º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000850 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOProfessor responsável pela turma: DARCI ALBERTO GATTO Horários
| P1 | 15 | 7 |
10º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000851 - ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOProfessor responsável pela turma: LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA Horários
| P1 | 15 | 3 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: MÁRCIO AURÉLIO FRIEDRICH Professor Regente: Karina Ávila Pereira Horários
| T5 | 10 | 16 | ||||||
15000854 - MARKETING DE PRODUTOS FLORESTAISProfessor responsável pela turma: MERIELEN DE CARVALHO LOPES Horários
| T1 | 12 | 7 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
Fabio Soares da Cruz | 2024 | 2 |
ANA CAROLINA LIMA DE QUADROS | 2024 | 1 |
ENRICO CACCIOLARI CHEHADE | 2024 | 1 |
GUSTAVO GARCIA CARDOSO | 2024 | 1 |
JOAO MIGUEL FARIAS AJALA GONCALVES | 2024 | 1 |
JOAO PATRICK DA SILVA MORALES | 2024 | 1 |
Rodrigo Barros Quintana | 2024 | 1 |
ANDRE ROSA DE SOUSA | 2023 | 1 |
ANTONIO SELESTRINO MOTTA | 2023 | 1 |
DANIEL MAURELL MARQUES | 2023 | 1 |
Pedro Sica Tortelli | 2023 | 1 |
Vinicius Martins | 2023 | 1 |
DANIELA SILVEIRA PINHEIRO | 2021 | 1 |
MATHEUS DE PAULA GOULARTE | 2021 | 1 |
ÁVILA FERREIRA DE SOUSA | 2020 | 1 |
Felipe Vahl Ribeiro | 2020 | 1 |
KALLINE RODRIGUES MORAES DE LEON | 2020 | 1 |
MAURICIO ALVES RAMOS | 2020 | 1 |
SIANE ESLABAO FRAGA | 2020 | 1 |
VINICIUS SILVEIRA OLIVEIRA | 2020 | 1 |
WESLEY FURTADO PIRES | 2020 | 1 |
DANDARA IZABEL BAPTISTA COSTA | 2019 | 1 |
JOAO PEDRO FERREIRA DOS SANTOS | 2019 | 1 |
JOSE CARLOS RECAETA ACUNA | 2019 | 1 |
LAURICE TRINDADE DE ABREU | 2019 | 1 |
MATHEUS RECH | 2019 | 1 |
MILENA DUARTE CHAGAS | 2019 | 1 |
PAOLA JESSICA SANTOS DAS NEVES | 2019 | 1 |
VINICIUS CURY BERNI | 2019 | 1 |
WESLEY MUNHOZ RIBEIRO | 2019 | 1 |
AMANDA DE FREITAS CORREA | 2018 | 1 |
HENRIQUE VAHL RIBEIRO | 2018 | 1 |
LUCAS SIMOES DOS SANTOS | 2018 | 1 |
MARIANA FIGUEIRA MACHADO | 2018 | 1 |
MARINA HARTUNGS PRATES DE LIMA | 2018 | 1 |
GABRIEL ANTUNEZ BRAZ | 2015 | 1 |
FERNANDO DEVANTIER KOBER | 2014 | 1 |
MARINA FERNANDES NEVES | 2014 | 1 |
GUILHERME NOVAES DE SALLAS | 2013 | 1 |
DARLENE CRUZ DE OLIVEIRA | 2011 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
ADRIANA LICIA DE MORAES AGUIRRE | 2006 | 2010 |
ALINE DE OLIVEIRA MACHADO | 2006 | 2010 |
ANANDA MORAIS BARBOSA | 2006 | 2010 |
BRUNO SAMPAIO COELHO | 2006 | 2010 |
CAROLINE SCHNEIDER LUCIO | 2006 | 2010 |
CÉSAR AUGUSTO SCHIMULFENING COELHO | 2006 | 2010 |
EDUARDO SCHNEID | 2006 | 2010 |
FERNANDO PEREIRA LIMA MARQUES | 2006 | 2010 |
GUILHERME DA CUNHA TAVARES | 2006 | 2010 |
GUINTER NEUTZLING SCHNEID | 2006 | 2010 |
LEANDRO GONÇALVES HAMM | 2006 | 2010 |
LEONARDO AMARAL PEIXOTO DA SILVEIRA | 2006 | 2010 |
LEONARDO MENDES NOGUEIRA | 2006 | 2010 |
LUCAS CÂNDIDO BARBOSA | 2006 | 2010 |
PATRICIA SOARES BILHALVA DOS SANTOS | 2006 | 2010 |
PEDRO HENRIQUE GONZALES CADEMARTORI | 2006 | 2010 |
RAMON KUHN POLLNOW | 2006 | 2010 |
RODRIGO DAMKE | 2006 | 2010 |
THIARA MOURA DOS SANTOS | 2006 | 2010 |
ANDRÉ LUIZ MISSIO | 2007 | 2011 |
ARIANE ANGELITA PACHECO PICCINI | 2006 | 2011 |
BRUNO DUFAU MATTOS | 2007 | 2011 |
ELENICE VIGORITO GOMES | 2007 | 2011 |
FELIPE BERNDT MOREIRA | 2007 | 2011 |
IGOR VERNETTI AZAMBUJA | 2006 | 2011 |
LUIZ CIPRANDI | 2006 | 2011 |
MATHEUS LEMOS DE PERES | 2007 | 2011 |
MAURO LUIZ PEREIRA | 2007 | 2011 |
MICHAEL WEILER | 2007 | 2011 |
RAFAEL EICHOLZ RUTZ | 2006 | 2011 |
RENATA HERRMANN MARINI | 2007 | 2011 |
SILVIA HELENA FUENTES DA SILVA | 2007 | 2011 |
TAINISE VERGARA LOURENÇON | 2007 | 2011 |
WILLIAM GAMINO GUTHS | 2007 | 2011 |
ALEXANDRE PEREIRA | 2007 | 2012 |
ALEX MICHELS | 2006 | 2012 |
CAROLINA SICA GONÇALVES | 2006 | 2012 |
CAROLINE COELHO DA SILVA | 2008 | 2012 |
GIURI SILVA SALABERRI | 2007 | 2012 |
JEAN NUNES LANER | 2007 | 2012 |
MARCELO GONÇALVES PEREIRA | 2007 | 2012 |
MARCELO KARAM NOGUEIRA | 2006 | 2012 |
PRISCILA DOS SANTOS ANTUART | 2008 | 2012 |
RAFAEL DE AVILA DELUCIS | 2008 | 2012 |
SÁLEM NUNES WEIRICH | 2007 | 2012 |
BRUNO GUILHERME DE OLIVEIRA | 2007 | 2013 |
OTÁVIO BERRUTTI ALEIXO | 2007 | 2013 |
REINALDO HAERTER | 2008 | 2013 |
DÉBORA DUARTE RIBES | 2007 | 2014 |
EDUARDO LIMA TORTELLI | 2008 | 2014 |
HÉLIO RENATO CERON FILHO | 2007 | 2014 |
JAIRO DAS NEVES MARTINS | 2007 | 2014 |
MÔNICA LETÍCIA MACKEDANZ RIBEIRO | 2009 | 2014 |
VÍTOR SILVEIRA DE LEMOS | 2006 | 2014 |
ALINE KROLOW SOARES | 2011 | 2015 |
CATIUCE ABREU PINTO | 2010 | 2015 |
CÉSAR VINÍCIUS CAVALHEIRO SCHWARTZ | 2010 | 2015 |
FELIPE AMARAL RIBEIRO | 2008 | 2015 |
FRANCINE TEIXEIRA PEREIRA | 2010 | 2015 |
GABRIEL LUIZ MACHADO MARQUES | 2014 | 2015 |
HELIO MARQUES RIBEIRO NETO | 2008 | 2015 |
LUCIANI DA SILVA MOTA | 2010 | 2015 |
ROBERTO LESSA PEREIRA | 2011 | 2015 |
MARINDIA DE ALMEIDA BORBA | 2010 | 2016 |
ALINE SCHEER KNUTH | 2008 | 2017 |
GETULIO REIS LOURENÇO NETO | 2011 | 2017 |
HENRIQUE RÖMER SCHULZ | 2013 | 2017 |
TALINE RODRIGUES MATTOSO | 2012 | 2017 |
ANDREY PEREIRA ACOSTA | 2014 | 2018 |
CARLA BET JACONDINO VOTTO | 2009 | 2018 |
CAROLINA PINHO VIEIRA | 2012 | 2018 |
FILIPE SANTOS DA SILVA | 2009 | 2018 |
GUILHERME EICK GOETTEMS | 2013 | 2018 |
GUSTAVO SPIERING ZANOL | 2012 | 2018 |
JUCIARA MOTA DE MELO | 2014 | 2018 |
KELLY DE FÁTIMA BELMIRO | 2011 | 2018 |
ANTONILDES TEIXEIRA MENDES NETO | 2013 | 2019 |
ARTHUR GARCIA LUCAS | 2015 | 2019 |
CAMILA MOREIRA DO NASCIMENTO ALVES | 2011 | 2019 |
CAROLINE RODRIGUES SOARES | 2015 | 2019 |
DIEGO SIQUEIRA DA CRUZ | 2018 | 2019 |
Gabriel Pacheco Vives Pereira | 2015 | 2019 |
JÉSSICA MICHEL DA SILVA | 2014 | 2019 |
KELVIN TECHERA BARBOSA | 2014 | 2019 |
LUCAS OERTEL DA FONSECA | 2009 | 2019 |
MAICON FERNANDES BARBOZA | 2018 | 2019 |
MARCO ANTONIO MUNIZ FERNANDES | 2015 | 2019 |
MARIO ANTONIO PINTO DA SILVA JUNIOR | 2015 | 2019 |
PAULO ROVEDDER JÚNIOR | 2015 | 2019 |
TAILANA PINZ | 2011 | 2019 |
THAÍS VIEIRA HOLZ | 2015 | 2019 |
GUILHERME VERGARA NÖRNBERG | 2012 | 2020 |
VINÍCIUS CENCI TABORDA | 2013 | 2020 |
ANA CAROLINA RODRIGUES RIBEIRO | 2016 | 2021 |
LAÍSE VERGARA NÖRNBERG | 2015 | 2021 |
NICOLLE DE MAGALHÃES MONKS BRANCO | 2016 | 2021 |
VAGNER RODRIGUES BAÚ | 2016 | 2021 |
VITÓRIA CORREIA MOTA CANIL | 2016 | 2021 |
WÂNDRIA DOS SANTOS RIBEIRO | 2016 | 2021 |
DANIEL FERREIRA DOS SANTOS | 2017 | 2022 |
MAYARA DE OLIVEIRA ALVES BRANCO | 2014 | 2022 |
NATHALIA VIEIRA VILLAR DE NUNES | 2017 | 2022 |
PEDRO HENRIQUE DE MORAES KOLTON | 2016 | 2022 |
VINÍCIUS NAGATOMO MACEDO | 2017 | 2022 |
ANDREY JANKE DOS SANTOS | 2014 | 2024 |
JORGE LUIS DA SILVA VIEIRA | 2020 | 2024 |
NATHALIA FARIAS GOMES | 2018 | 2024 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
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