Resumo
Após a conclusão do meu doutorado em 2012 atuei durante quatro anos na equipe de pesquisa e desenvolvimento do centro de pesquisas da Samsung Brasil, onde trabalhei em um projeto intitulado "Ecossistema para Educação Digital". Nesse período, teve o privilégio de desenvolver tecnologias inteligentes para apoiar os processos de ensino e aprendizagem em escolas com reduzido acesso à internet (Região de Manaus e Periferia de Campinas). Além disso, participei de atividades de mentoria no programa de startups da Samsung auxiliando startups voltadas à educação e impacto social a desenvolverem seus produtos. Além disso, colaborei com pesquisadores da Coreia e diversas universidades brasileiras por meio de projetos de pesquisa e inovação em tecnologias educacionais. Essa experiência permitiu uma imersão ampla nas dificuldades e desafios relacionados à utilização de tecnologias em escolas públicas, bem como a perceber o valor e a importância de uma solução tecnológica para o bem social.Após esse período, optei por retornar ao ambiente acadêmico como docente permanente na Universidade Federal de Pelotas. Desde 2017 tenho me envolvido em projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. A experiência adquirida na indústria me possibilitou identificar e aprender sobre a importância da colaboração através de parceiros estratégicos, dentre elas, ressalto a minha forte colaboração com Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, Secretaria Estadual de Educação do RS, Pelotas Parque Tecnológico e diversos outros parceiros que compartilham o objetivo de uma educação justa e igualitária, unindo esforços para transformar a forma como estimulamos a construção do conhecimento por parte dos alunos.Durante minha carreira, destaco também minha atuação como coordenador adjunto da Comissão Especial de Informática na Educação (2020-2021), Editor Associado da Revista Brasileira de Informática na Educação (2019-2021), sócio fundador da Startup Elimu, (2018), sócio fundador da Startup OPenSense (da qual liquidei minha participação em 2019), diretor técnico do Pelotas Parque Tecnológico4 e coordenador do Criar Lab, junto ao Pelotas Parque Tecnológico. Tenho bem claro que o meu objetivo profissional de vida é deixar um legado relacionado à produção de tecnologias e processos cientificamente comprovados que sejam disseminados nas redes de ensino básico e superior gerando impacto social.
Formação acadêmica
Doutorado em Computação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013)
Mestrado em Ciência da Computação (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008)
Graduação em Análise de Sistemas (Universidade Católica de Pelotas, 2005)
Áreas de atuação
Ciência da Computação - Tecnologias para apoio à Educação
Ciência da Computação - Computação Criativa
Ciência da Computação - Sistemas de Recomendação
Ciência da Computação - Ontologias
Ciência da Computação - Inteligência Artificial
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
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2024/1 | M2 | GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS Horários
| 0+36 | Geoprocessamento (Tecnológico) | ||||||
2023/2 | M30 | ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Horários
| 36+36 | Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | M31 | ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Horários
| 36+36 | Geoprocessamento (Tecnológico) | ||||||
2023/1 | M1 | GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS Horários
| 36+36 | Geoprocessamento (Tecnológico) | ||||||
2023/1 | M30 | ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Horários
| 36+36 | Ciência da Computação (Bacharelado) Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado) | ||||||
2023/1 | M31 | ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Horários
| 36+36 | Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.