Nome do Curso / Conceitos (*)
Geoprocessamento
CC (2014)3
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Tecnológico
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
5590
Código e-MEC
1102059
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
SISU 2018/1225545111145
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1551 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 215 de 31/10/2012. Publicada no D.O.U. de 31/10/2012.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 847 de 04/08/2017. Publicada no D.O.U. de 07/08/2017.

Contextualização

A criação do Curso de Geoprocessamento em 2010 faz parte do programa REUNI (Reestruturação e expansão universitária), realizado através de um acordo de cooperação técnica financiado entre o Ministério da Educação e Cultura e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o intuito de ampliar o ensino superior nas universidades brasileiras, e particularmente na UFPel, que representa uma Instituição de Ensino Superior (IES) da metade sul do Estado do Rio Grande do Sul.
A implantação do Curso de Geoprocessamento na UFPel preenche a carência de utilização do meio cartográfico georreferenciado para desenvolvimento de empreendimentos urbanos e rurais e, em especial, no auxílio da gestão de recursos naturais (rochas, minerais, fósseis, sedimentos, hidrogeológicos, hídricos, ambientais, uso e ocupação do solo, entre outros). Esse curso vem se constituir em uma possibilidade de estudos, pesquisa e extensão complementar às demais áreas já existentes, como, por exemplo, agronomia, arqueologia, arquitetura, engenharia agrícola, engenharia de petróleo, engenharia civil, engenharia geológica, engenharia hídrica, engenharia sanitária e ambiental, geografia, saúde (epidemiologia), entre outras áreas do conhecimento. Por outro lado, o reduzido número de cursos de Geoprocessamento de nível Tecnológico no país e o crescimento da demanda por profissionais desta área para vários mercados (de construção civil, urbanismo, recursos hídricos e ambientais, mineiro, dentre outros), vêm corroborar a importância da implementação de um curso desse porte no sul do estado.

Objetivos

Objetivo Geral

O Curso de Geoprocessamento visa a formação de um profissional de nível superior comprometido com o uso, a aplicação e o desenvolvimento de tecnologias da geoinformação. Sua formação relaciona competências técnicas e científicas à capacidade de relacionamento humano, habilitando-o a trabalhar na área da geomática e geoprocessamento para atender às necessidades da sociedade e do processo produtivo.

Objetivos Específicos

- Formar profissionais capazes de suprir a demanda por recursos humanos capacitados para atuar em planejamento territorial urbano e rural por meio das modernas tecnologias da geoinformação e auxiliar nos projetos de estruturação e desenvolvimento dos sistemas industriais, urbanísticos, agropecuários e ambientais;

- Oportunizar sólida formação em tecnologia em geoprocessamento e desenvolver a capacidade para buscar a atualização de conteúdos através da educação continuada, da pesquisa bibliográfica e do uso de recursos computacionais e internet;

- Desenvolver atitude investigativa no aluno de forma a abordar tanto problemas tradicionais quanto problemas novos em tecnologia em geoprocessamento partindo de conceitos, princípios e leis fundamentais da cartografia;

- Capacitar os egressos para atuarem em projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento;

- Desenvolver uma ética de atuação profissional que inclua a responsabilidade social e a compreensão crítica da ciência e educação como fenômeno cultural e histórico;

- Enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais;

- Incentivar e capacitar os egressos a apresentar e publicar os resultados científicos nas distintas formas de expressão.

 

Perfil do Egresso

O Tecnólogo em Geoprocessamento utiliza sistemas computacionais voltados à aquisição, armazenamento, processamento, análise e apresentação de informações sobre o meio físico referenciadas espacialmente. Dominando fundamentos de informática, topografia, geodésia, cartografia, sensoriamento remoto e análise espacial, este profissional tem aptidão para supervisionar, coordenar, orientar e executar levantamentos georreferenciados de imóveis urbanos e rurais em consonância com a legislação vigente; aplicar ferramentas de sistemas de sensores remotos; gerenciar o tratamento, a análise e a interpretação de dados; além de vistoriar, realizar perícia e emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

O Tecnólogo em Geoprocessamento pode atuar em várias áreas onde a ferramenta do geoprocessamento seja importante para a análise espacial de dados. Dentre essas áreas, pode-se citar: geociências, agronomia, engenharia, saúde pública, meteorologia, entre outras.

Competências e habilidades

Competências

- Dominar os princípios da geometria analítica, da álgebra, de matrizes e do cálculo, aplicáveis à manipulação de dados georreferenciados.

- Dominar os princípios físicos que interferem na emissão, transmissão e recepção de sinais, para a localização de pontos na superfície terrestre e formação de imagens.

- Operar equipamentos de informática, utilizando aplicativos de uso geral e ferramentas de navegação na internet.

- Dominar as estratégias e normas do desenho técnico para a representação de resultados de levantamentos topográficos e geodésicos.

- Identificar, selecionar e utilizar normas técnicas, metodologias e instrumentos de pesquisa aplicáveis na área de Geoprocessamento e Geomática e na elaboração dos projetos de pesquisa, planos e relatórios.

- Organizar, descrever e analisar dados estatísticos e inferir sobre populações com base em amostragens aplicadas a área de Geoprocessamento e Geomática.

- Utilizar ferramentas computacionais para armazenamento e análise de dados espaciais.

- Selecionar material, extrair e transferir informações geográficas de cartas e mapas, utilizando sistemas de referência, projeções cartográficas e os sistemas de coordenadas.

- Operar equipamentos de medição topográfica e geodésica automatizados, na obtenção e manipulação de dados topográficos e geodésicos.

- Coletar dados georreferenciados e executar cadastros técnicos urbanos e rurais multifinalitários.

- Executar e representar levantamentos topográficos e geodésicos utilizando métodos e equipamentos adequados.

- Identificar os diferentes sistemas de sensores remotos, seus produtos, suas técnicas de tratamento e análise de dados.

- Selecionar material, identificar e interpretar alvos e extrair informações, aplicáveis em sistemas de informações geográficas e cadastros multifinalitários, através de equipamentos e métodos adequados.

- Utilizar ferramentas computacionais de fotogrametria digital para geração de mapas e modelos de elevação do terreno.

- Elaborar e aplicar projetos técnico-científicos em suas áreas de atuação da Geomática e do Geoprocessamento.

- Capturar, armazenar, tratar e planejar a apresentação de dados georreferenciados na elaboração de mapas, utilizando técnicas, aplicativos e equipamentos computacionais.

Habilidades

- Utilizar a Física, a Matemática, a Geologia, a Geografia e a Computação como linguagem para expressão das leis que governam os processos de Geomática;

- Elaborar argumentos lógicos baseados em princípios e leis fundamentais para expressar ideias, conceitos e procedimentos para descrever fenômenos naturais, equipamentos e procedimentos de laboratório, e para apresentar resultados científicos e técnicos na forma de relatório, artigos, seminários e aulas;

- Propor modelos cartográficos e utilizá-los na visualização e na explicação dos fenômenos naturais, reconhecendo seu domínio de validade, interpretar gráficos e representações visuais figurativas ou abstratas, de tal modo que os projetos de produção possam ser adequadamente elaborados;

- Resolver problemas experimentais do seu conhecimento, a análise de resultados e a formulação de conclusões;

- Utilizar recursos de informática, inclusive uma linguagem de programação científica e noções de interligação do computador como mundo físico externo, para a realização de experimentos, projetos e obras;

- Reconhecer as ferramentas de Geoprocessamento como um produto histórico e cultural, reconhecer suas relações com outras áreas de saber e de fazer e com as instâncias sociais, passadas e contemporâneas;

- Realizar pesquisa básica ou aplicada, como complemento das atividades de outras áreas do conhecimento, assim como disseminar o saber científico e técnico, seja através da atuação como aluno em cursos de mestrado e doutorado, da atuação no ensino formal de nível superior, e/ou através da divulgação científica dos resultados de pesquisas aplicadas.

 

Organização Curricular

O Curso de Geoprocessamento da UFPel está estruturado para envolver a Formação Específica, a Formação Livre e/ou Opcional e a Formação Complementar.

A Formação específica é constituída por um conjunto de atividades disciplinares obrigatórias definidas para assegurar a formação técnico-científica dos profissionais egressos do Curso de Geoprocessamento. Tais atividades disciplinares abrangem conteúdos de formação básica, profissionalizante e específica. Essas atividades são ofertadas de modo a construir um conhecimento articulado para o exercício profissional.

A Formação Livre é constituída por um conjunto de atividades disciplinares livres, de atividades disciplinares optativas e por atividades realizadas em oficinas de estudos e/ou por minicursos. Esse conjunto de atividades destina-se ao desenvolvimento adicional de habilidades e/ou competências que garantam a formação completa do discente em suas dimensões pessoais e profissionais. As atividades de formação livre podem ser realizadas desde o primeiro semestre de ingresso no curso, até o sexto semestre do curso. Essas atividades poderão ou não ser realizadas durante o calendário acadêmico.

A Formação Complementar constitui um grupo de ações realizadas em qualquer período ao longo do curso como parte do desenvolvimento de competências e habilidades do discente. Essas atividades complementares devem somar um mínimo de 404 horas e podem ser realizadas em diferentes áreas de atuação e em diferentes modalidades: atividades de ensino, pesquisa e extensão; participação em órgãos colegiados, em comissões instituídas por portaria e em diretório acadêmico, e/ou realização de práticas profissionais.

 

Procedimentos e metodologias de ensino

O Colegiado do Geoprocessamento propõe estimular o desenvolvimento de projetos e/ou grupo de estudos de ensino, de pesquisa e de extensão de natureza multidisciplinar e intergrupal, com o objetivo de formar as competências e habilidades propostas. Essa proposta envolve, simultaneamente, alunos de diferentes semestres e/ou diferentes disciplinas do mesmo semestre.

Ainda nessa linha, o Colegiado do Geoprocessamento incentiva as atividades de monitoria voluntária, oficinas, minicursos e outras atividades, como forma de alcançar mais amplamente os objetivos do curso.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

A formação profissional do Tecnólogo em Geoprocessamento é conduzida por meio de uma série articulada de práticas pedagógicas, como: aulas teóricas expositivas, exercícios dirigidos, aulas práticas em laboratório, aulas práticas em campo, visitas técnicas, palestras de profissionais liberais, de profissionais de empresas e órgãos públicos e de empresas privadas, pesquisa e elaboração de exposições (seminários) ou de relatórios técnicos por parte dos estudantes, entre outros.

As práticas pedagógicas adotadas nesse Curso de Geoprocessamento perpassam as atividades curriculares para a formação integral do profissional Tecnólogo. Essas práticas pedagógicas são aplicadas em grau variável em cada uma das atividades curriculares do Curso.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

O Curso de Geoprocessamento está vinculado à área de Ciências Exatas e da Terra, cujos conteúdos científicos evoluem constantemente. Dessa forma, com intuito de manter os professores atualizados e qualificar o nível de ensino, pesquisa e mesmo extensão, uma etapa subsequente a criação do curso de graduação, será a proposição de um curso de pós-graduação no nível de mestrado. Além disso, ressalta-se a interação com outros cursos e programas de pós-graduação por parte dos professores (e.g. Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de Aveiro).

Acompanhamento de Egressos

Visando a atualização dos dados dos egressos, assim como identificar as potenciais melhorias para o Curso de Geoprocessamento, o colegiado manterá um cadastro atualizado com informações sobre as atividades profissionais dos egressos e as titulações adquiridas desde a formatura.

Os alunos egressos serão contatados via correio eletrônico ou plataforma Lattes do CNPq e estimulados a realizar cadastramento junto ao Portal do Egresso da UFPel (http://wp.ufpel.edu.br/egresso). O objetivo deste espaço é acompanhar os profissionais formados pela UFPel e, através das informações registradas pelos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho. A Comissão de Avaliação do Curso de Geoprocessamento analisará tais registros e emitirá parecer destacando os principais aspectos da avaliação dessa dimensão e sugerindo aspectos ou procedimentos que devam ser melhorados.

Matriz Curricular

1º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1640014CÁLCULO AObrigatória6102
0090095FÍSICAObrigatória468
1640081GEOMETRIA DESCRITIVAObrigatória468
1640142INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTOObrigatória234
1640083METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PRODUÇÃO DE TEXTOObrigatória234
2º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1640080ÁLGEBRA LINEARObrigatória468
1110180ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOObrigatória468
1640135CARTOGRAFIA1640081 - GEOMETRIA DESCRITIVAObrigatória468
1640082DESENHO TÉCNICO1640081 - GEOMETRIA DESCRITIVAObrigatória468
1640079MATEMÁTICA APLICADA1640014 - CÁLCULO AObrigatória468
1640111TOPOGRAFIA I1640081 - GEOMETRIA DESCRITIVAObrigatória468
3º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1640136GEODÉSIA1640111 - TOPOGRAFIA IObrigatória468
1640290GEOMATEMÁTICA I1640080 - ÁLGEBRA LINEAR1640014 - CÁLCULO AObrigatória468
1640291LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO APLICADAS1110180 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOObrigatória468
1640282SENSORIAMENTO REMOTO1640135 - CARTOGRAFIA0090095 - FÍSICA1640080 - ÁLGEBRA LINEARObrigatória468
1640281SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS I1640135 - CARTOGRAFIAObrigatória468
1640112TOPOGRAFIA II1640111 - TOPOGRAFIA I1640082 - DESENHO TÉCNICOObrigatória468
4º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0570202GEOLOGIA APLICADA IObrigatória468
1640293GEOMATEMÁTICA II1640290 - GEOMATEMÁTICA IObrigatória468
1640113INTERPRETAÇÃO DE IMAGEM1640282 - SENSORIAMENTO REMOTOObrigatória234
1640292LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS E GEODÉSICOS0800083 - GEODÉSIA1640112 - TOPOGRAFIA IIObrigatória468
1640294LÓGICA MATEMÁTICA1640290 - GEOMATEMÁTICA I1640079 - MATEMÁTICA APLICADAObrigatória468
1640285SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHOObrigatória234
5º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1640296AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES1640290 - GEOMATEMÁTICA I1640292 - LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS E GEODÉSICOSObrigatória468
1640297CARTOGRAFIA TEMÁTICA1640293 - GEOMATEMÁTICA II1640281 - SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS IObrigatória468
1640084COMPUTAÇÃO GRÁFICA1640082 - DESENHO TÉCNICOObrigatória468
1640295GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS1640281 - SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS IObrigatória468
0570111LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONALMínimo de 300 hrasObrigatória351
1640115PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGEM0800085 - LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO APLICADAS1640113 - INTERPRETAÇÃO DE IMAGEM1640290 - GEOMATEMÁTICA IObrigatória468
6º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1640300CADASTRO TÉCNICO MULFINALITÁRIO1640292 - LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS E GEODÉSICOSObrigatória468
1640298FOTOGRAMETRIA1640296 - AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES1640079 - MATEMÁTICA APLICADAObrigatória468
1640299INTEGRAÇÃO DE DADOS1640294 - LÓGICA MATEMÁTICA1640297 - CARTOGRAFIA TEMÁTICAObrigatória468
1640302MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO0570202 - GEOLOGIA APLICADA IObrigatória468
1640301PROJETO CARTOGRÁFICO1640296 - AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES1640297 - CARTOGRAFIA TEMÁTICAObrigatória468
OPTATIVAS
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0570085AGRICULTURA DE PRECISÃO1640292 - LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS E GEODÉSICOS1640281 - SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS IOptativa351
0190052CARTOGRAFIA MATEMÁTICAD000922 - GEODÉSIA 1Optativa351
1640284CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADEOptativa351
0610038CLIMATOLOGIA E METEOROLOGIA1640014 - CÁLCULO AOptativa468
0570063DRENAGEM1640113 - INTERPRETAÇÃO DE IMAGEM0570057 - HIDROLOGIAOptativa468
D000922GEODÉSIA 11640112 - TOPOGRAFIA IIOptativa468
D000923GEODÉSIA 2D000922 - GEODÉSIA 1Optativa468
0570128GESTÃO AMBIENTALOptativa468
0570057HIDROLOGIA1640112 - TOPOGRAFIA II1640290 - GEOMATEMÁTICA I1640014 - CÁLCULO AOptativa351
1640303LICENCIAMENTO AMBIENTAL0570202 - GEOLOGIA APLICADA IOptativa351
1310277LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa468
0190054MÉTODOS DE POSICIONAMENTO POR SATÉLITESD000922 - GEODÉSIA 1Optativa468
1640305PLANEJAMENTO ESPACIAL1640135 - CARTOGRAFIA1640111 - TOPOGRAFIA IOptativa468
1640307PROJETOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS EM GEOPROCESSAMENTO ITodas Disciplinas até o 3 semestreOptativa6102
1640308PROJETOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS EM GEOPROCESSAMENTO IITodas Disciplinas até o 3 semestreOptativa6102
1640309PROJETOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS EM GEOPROCESSAMENTO IIITodas Disciplinas até o 3 semestreOptativa6102
1640304SENSORIAMENTO REMOTO AVANÇADO1640115 - PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGEMOptativa468
1640306TRIGONOMETRIA APLICADAOptativa468

Turmas ofertadas em 2018 / 1

1º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1640014 - CÁLCULO AProfessor responsável pela turma: Marcelo Schramm
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10) SEG (15:10-16:00) QUA (13:30-14:20) QUA (14:20-15:10) QUA (15:10-16:00)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30XX
14:20XX
15:10XX
16:00
17:10
18:00
M104638
0090095 - FÍSICAProfessor responsável pela turma: PAULO SERGIO KUHN
TER (18:50-19:40) TER (19:40-20:30) QUI (18:50-19:40) QUI (19:40-20:30)
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50XX
19:40XX
20:30
21:20
22:10
T55647
1640081 - GEOMETRIA DESCRITIVAProfessor responsável pela turma: MARIVAN DA SILVA PINHO
QUI (08:00-08:50) QUI (08:50-09:40) QUI (10:00-10:50) QUI (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00X
10:50X
11:40
M2111
1640081 - GEOMETRIA DESCRITIVA
SEG (08:00-08:50) SEG (08:50-09:40) SEG (10:00-10:50) SEG (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00X
10:50X
11:40
M500
1640081 - GEOMETRIA DESCRITIVAProfessor responsável pela turma: AMILCAR OLIVEIRA BARUM
SEX (13:30-14:20) SEX (14:20-15:10) SEX (15:10-16:00) SEX (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M64537
1640142 - INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTOProfessor responsável pela turma: DANIELA ARNOLD TISOT
QUI (16:00-16:50) QUI (17:10-18:00)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00X
17:10X
18:00
M15634
1640083 - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PRODUÇÃO DE TEXTOProfessor responsável pela turma: LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA
QUA (16:00-16:50) QUA (17:10-18:00)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00X
17:10X
18:00
M25538
2º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1640082 - DESENHO TÉCNICOProfessor responsável pela turma: RAFAELA BARROS DE PINHO
QUA (13:30-14:20) QUA (14:20-15:10) QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M31031
3º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1640136 - GEODÉSIAProfessor responsável pela turma: FELIPE MARTINS MARQUES DA SILVA
TER (13:30-14:20) TER (14:20-15:10) TER (15:10-16:00) TER (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M12015
1640290 - GEOMATEMÁTICA IProfessor responsável pela turma: SONIA SOUZA FRANCO BRETANHA
QUA (18:00-18:50) QUA (18:50-19:40) QUA (19:40-20:30) QUA (20:30-21:20)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
17:10
18:00X
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20
22:10
T1129
1640291 - LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO APLICADASProfessor responsável pela turma: DANIEL MUNARI VILCHEZ PALOMINO
SEG (18:00-18:50) SEG (18:50-19:40) SEG (19:40-20:30) SEG (20:30-21:20)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
17:10
18:00X
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20
22:10
M12011
1640282 - SENSORIAMENTO REMOTOProfessor responsável pela turma: DANIELA ARNOLD TISOT
SEG (15:10-16:00) SEG (16:00-16:50) QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10XX
16:00XX
17:10
18:00
M1204
1640281 - SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS IProfessor responsável pela turma: ALEXANDRE FELIPE BRUCH
TER (18:00-18:50) TER (18:50-19:40) TER (19:40-20:30) TER (20:30-21:20)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
17:10
18:00X
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20
22:10
M11510
1640112 - TOPOGRAFIA IIProfessor responsável pela turma: FELIPE MARTINS MARQUES DA SILVA
QUI (13:30-14:20) QUI (14:20-15:10) QUI (15:10-16:00) QUI (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M12010
4º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1640293 - GEOMATEMÁTICA IIProfessor responsável pela turma: SONIA SOUZA FRANCO BRETANHA
SEX (13:30-14:20) SEX (14:20-15:10) SEX (15:10-16:00) SEX (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M1106
5º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1640296 - AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕESProfessor responsável pela turma: FELIPE MARTINS MARQUES DA SILVA
QUA (13:30-14:20) QUA (14:20-15:10) QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10
18:00
T1156
1640297 - CARTOGRAFIA TEMÁTICAProfessor responsável pela turma: ANGELICA CIROLINI
QUA (18:00-18:50) QUA (18:50-19:40) QUA (19:40-20:30) QUA (20:30-21:20)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
17:10
18:00X
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20
22:10
M1158
1640084 - COMPUTAÇÃO GRÁFICAProfessor responsável pela turma: ROGER TOSCAN SPAGNOLO
TER (13:30-14:20) TER (14:20-15:10) TER (15:10-16:00) TER (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M21021
1640295 - GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOSProfessor responsável pela turma: DANIEL MUNARI VILCHEZ PALOMINO
QUI (18:00-18:50) QUI (18:50-19:40) QUI (19:40-20:30) QUI (20:30-21:20)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
17:10
18:00X
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20
22:10
M1154
0570111 - LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONALProfessor Regente: LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA
Professor responsável pela turma: RAFAEL BELTRAME
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10) SEG (15:10-16:00)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00
17:10
18:00
T11517
1640115 - PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGEMProfessor responsável pela turma: DANIELA ARNOLD TISOT
SEX (13:30-14:20) SEX (14:20-15:10) SEX (15:10-16:00) SEX (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M1153
88
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0570085 - AGRICULTURA DE PRECISÃOProfessor responsável pela turma: GIZELE INGRID GADOTTI
TER (13:30-14:20) TER (14:20-15:10) TER (15:10-16:00)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00
17:10
18:00
T157
1310277 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: KARINA AVILA PEREIRA
QUI (13:30-14:20) QUI (14:20-15:10) QUI (15:10-16:00) QUI (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10
18:00
T131024

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ALEXIA SOUSA PEREIRA20181
ANDRESSA WILLE FISS20181
ARTHUR FERRARI FERNANDES20181
BRUNNA MULLING AVILA20181
CAMILA KRUMREICH NORNBERG20181
CARLOS EDUARDO PASSOS CARVALHAL SANTOS20181
DANUSA DA SILVA DE MOURA20181
DIEGO DA ROSA ALVES20181
DOUGLAS LEMKE MAASS20181
ELIAS JOAQUIM VOLZ BARBOSA20181
EWERTON RODRIGUES SILVEIRA20181
FELIPE ACUNHA GAFANHA20181
GABRIEL DE CASTRO BARRETO20181
GLEIDISON MELLOS E SILVA20181
GUILHERME BALDEZ KRUGER20181
GUSTAVO ROZADO VIEIRA20181
HENRIQUE PEREIRA SOUTO20181
HULLIFAS LOPES NOGUEIRA20181
JONATAN JUNIOR BIANCHI MACHADO20181
JORGE LUÍS ANDRADE TAVARES20181
JUNIOR BRUM CEZAR DA ROSA20181
LIANDRA FERNANDES LARRE20181
LUCAS BRAGA DA FONSECA20181
LUCAS GONCALVES ALVES20181
LUCIANA MENDES SILVA20181
LUIS FELIPE DA CONCEICAO20181
LUIS GUSTAVO PIRES NACHTIGALL20181
MAIARA DA ROSA RUTZ20181
MARIANA DA SILVA MUNOZ20181
MARIANE BUZZOLARO20181
MARIA VICTORIA TORMA ALVES20181
MAURICIO RODRIGUES MARTINS20181
PAULA BURIN20181
PAULO GUSTAVO DA CUNHA GARCIA JUNIOR20181
PAULO ROBERTO DO AMARAL VIEIRA20181
PEDRO WOTTER DUTRA20181
RAIANA DA SILVA CUNHA20181
RAISSA MADRUGA TELLES20181
SAMARA MAGALI COSTA RODRIGUES20181
SONIA MILLENI FURTADO MARTINS20181
VINICIUS DORNELLES HERMES20181
Andersson Rodrigues Peter20171
ANGELO ROBERTO HARTWIG20171
BRENDA STEFANIE DA SILVA PADILHA20171
Daniel Baptista de Medeiros20171
DOUGLAS FELIX NUNES20171
EDUARDO BELLEZIA SENA BATISTA20171
JESSICA GOMES DA ROSA20171
JHERSSICA MARTINS OLIVEIRA20171
JUAN MARCO BORBA SCHMECHEL20171
JULIANO AUGE RODEGHIERO20171
JULIO ALEXANDRE PEREIRA DA SILVA20171
Julio Cesar Nogueira de Almeida20171
LETICIA PEREIRA RIBEIRO20171
LUCAS ALMEIDA RIBEIRO20171
Natália Da Silva Ereias20171
NEIDA ALVES20171
TAINA RUDKOWSKI LOPES20171
THIAGO VIEIRA MACHADO20171
VERONICA RODRIGUES ARANALDE20171
Wesley da Silva Ferreira20171
WILLIAN PACHECO DE OLIVEIRA20171
ANA BEATRIZ GAMA LIMA20161
IAGO BARROS MORALES20161
JENNIFER NUNES MELO20161
JOAO ALVARO SOARES FERNANDES20161
MARCELO ABASCAL PASTORINI CALZIA20161
ANGELO KALEU AMARAL VIEIRA20152
CLAUDIONOR BITELLO20151
CLAUDIO PUCCINELLI PICKERSGILL FILHO20152
LICIANE LIMA BRAGA20152
MIRIANE FORTES SAMPAIO20151
NATHALIA KELCY BATISTA DE FARIAS20151
REGINALDO GALSKI BONCZYNSKI20152
TAIANE DUARTE MORAES20151
ALESI BOHNS TAVARES20142
FLAVIA DUTRA GOULARTE20142
JEFERSON LUIZ FIGUEIREDO COUTO20142
LUCAS TEIXEIRA STAFFORD20141
LUIZ FILIPE RODRIGUES MACHADO20141
MARJANA FERREIRA MENDES20141
SABRINA DUARTE BALDEZ20141
VINICIUS GONCALVES CARDOSO20142
ALEX RAMIRES FARIAS20131
ANDERSON DA SILVA DUARTE20131
COMUTUBIO PIRES MACHADO20131
KELLY KLITZKE SCHLATZ20131
LEANDRO PRIEBE DE FARIAS20131
ANDRÉ DA COSTA CALDERIPE20122
RUBENS BARBOSA LEAL20121
LUCIANO MARTINS TAVARES20112
MILTON CRUZ FERNANDES20112
ROSANE VIEIRA DA SILVA20112
STEPHANIE LEITZKE PRIETSCH20112

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
MICHAEL SILVEIRA DE MATTOS20102013
THAIS FERREIRA DA CONCEICAO20102013
ARTUR LACERDA ARNDT20112014
Betty Braga Gallo20112014
LEANDRO VINÍCIUS RODRIGUES20112014
LEONARDO HENRIQUE GOMES DA SILVA20112014
LUCAS MARTINS BRUNO20112014
LUCIANA RODRIGUES FERNANDES20102014
LUCIANA TEDESCO DOS SANTOS20102014
NATALIE GENY SILVA BRAZ20112014
NICOLE MOTTA FERREIRA20112014
RUTE DANIELA CHAVES20102014
ALAN FELIPE PROGÊNIO DO AMARAL SOUSA20132015
Alexssandra Dayanne Soares de Campos20112015
FABRÍCIA CASTRO TAVARES20102015
HELINE ALVES DE OLIVEIRA20122015
LUCAS HENRIQUE DE SOUZA20112015
STEFAN DOMINGUES NACHTIGALL20122015
THATIANY KARLOVIC DE ABREU20132015
ALISON ANDRÉ DOMINGUES TEIXEIRA20132016
CARLOS GUSTAVO FORTES ETCHEPARE20122016
JESSICA DIAS FIGUEIRA20102016
JORGE LUÍS ANDRADE TAVARES20132016
LEOPOLDO DOS SANTOS DA SILVA20132016
SOLANGE OTTE NÖRNBERG20142016
TARSILA BEATRIZ VIEGAS MATTOSO20142016
CLISMAM SOARES PORTO20132017
ELIANE MUNHOZ DE MUNHOZ20122017
FERNANDA ELIDIA SILVA PINTO20142017
JONES ORTIZ DE MORAES20152017
LETIANE BORGES PEREIRA20152017
LYLIAN ROBERTA NIZOLLI GUEX20132017

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

Página dinâmica gerada em 0.593284s.