Nome do Projeto
Aprendizagem de programação por pares IA-Humano: Explorando o Potencial do ChatGPT para a aprendizagem de Programação
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
25/09/2023 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A aprendizagem de programação desenvolve competências cada vez mais requeridas em diversas disciplinas e campos profissionais. Contudo, a complexidade intrínseca da programação e os desafios associados ao seu ensino e aprendizagem impõem a necessidade de explorar métodos inovadores que possam aprimorar a experiência educativa e facilitar a aquisição de habilidades e competências desta área. Neste contexto, este projeto de pesquisa é motivado pela perspectiva de que a Inteligência Artificial (IA) pode complementar efetivamente os métodos de ensino convencionais, atuando como um recurso adicional para o aprendizado autodirigido. Baseamos nossa proposta na evolução recente de IA Generativa baseada em LLMs, como o ChatGPT, cujo potencial para aprimorar a educação em programação ainda permanece subexplorado. Nosso objetivo central é responder à seguinte questão: "De que forma os estudantes utilizam e se beneficiam do ChatGPT para aprimorar suas habilidades de programação?". Buscamos, assim, avaliar a eficácia do ChatGPT no auxílio aos estudantes de Ciência da Computação, no sentido de prover suporte para a resolução de problemas e orientações sobre conceitos e práticas de programação. Para alcançar este objetivo, adotaremos uma abordagem de pesquisa mista, unindo técnicas qualitativas e quantitativas. Propomos um estudo experimental, em que monitoraremos os estudantes interagindo com o ChatGPT durante as tarefas de programação. As sessões serão gravadas, dados de interação coletados e, posteriormente, os estudantes serão entrevistados para coleta de impressões e feedback. Com este projeto, almejamos enriquecer o campo da educação em programação, oferecendo insights sobre potencial de modelos de linguagem de grande escala como o ChatGPT.
Objetivo Geral
O objetivo primário deste estudo é investigar a eficácia do uso do ChatGPT, um Modelo de Linguagem de Grande Escala, como um par de programação, na promoção da aprendizagem de programação de alunos iniciantes em cursos de ciências da computação. Em particular, o estudo pretende avaliar se a interação com o ChatGPT pode melhorar a compreensão dos alunos sobre os conceitos de programação, aumentar sua capacidade de resolução de problemas de programação, e melhorar sua percepção da atividade de programação. A intenção é fornecer insights valiosos que possam informar práticas pedagógicas inovadoras na educação em programação, bem como contribuir para a literatura de pesquisa existente sobre a aplicação de inteligência artificial na educação.