Nome do Servidor
CRISTIAN CECHINEL
Matrícula SIAPE
2548595
Data de ingresso no serviço público
31/08/2006
Data de ingresso na UFPel
29/01/2013
Data de ingresso no cargo
01/03/2013
Data de saída do Cargo
12/03/2017
Cargo
Professor do Magistério Superior
Classe / Nível
6 / 602
Titulação
Doutorado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva

(VÍNCULO ENCERRADO) - 1548595 - Professor Assistente
Matrícula SIAPE
1548595
Data de ingresso no serviço público
31/08/2006
Data de ingresso na UFPel
31/08/2006
Data de ingresso no cargo
31/08/2006
Data de saída do Cargo
31/07/2008
Cargo
Professor Assistente
Classe / Nível
5 / 001
Titulação
Mestrado
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva

Resumo

Possui doutorado em Ingenieria de la Información y del Conocimiento pela Universidad de Alcalá (Espanha), e mestrado e graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) da UFSC, e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal de Pelotas. Atuou como editor associado da Revista Brasileira de Informática na Educação (triênio 2016-2018) e foi membro da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (2015). Tem experiência nas áreas de mineração de dados educacionais e learning analytics, na construção de ferramentas para o apoio ao ensino, e na busca de métricas para a avaliação da qualidade de recursos educacionais dentro de repositório. Participa ativamente da Comunidade Latinoamericana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO) tendo sido o coordenador do programa da conferência em 2013, 2014 e 2016. Integrou a equipe de projetos e redes de colaboração internacional voltados ao tema de tecnologias educacionais, tais como: Projeto IGUAL (Innovation for Equality in Latin America University - www.igualproject.org) financiado pelo programa ALFA III da União Européia (2011-2013), Red Iberoamericana para la Usabilidad de Repositorios Educativos financiada pelo CYTED (2013-2016), proyecto REMAR (red Mercosur para la accesibilidad y la generación colaborativa de recursos educativos abiertos) financiado pelo PASEM (2014-2015), e Proyecto "Modelos de predicción para la determinación de riesgo académico" financiado pela ANII - Uruguay (Agência Nacional de Investigación e Innovación - Uruguay)(2017-2018). Em 2020-2021 participou do projeto "Desarrollo de un modelo predictivo de riesgos de desvinculación educativa" que desenvolveu modelos preditivos para detecção precoce de estudantes em risco no ensino secundário do Uruguay e financiado pelo BID. Atualmente coordena o GT-LANSE (Learning Analytics como Serviço para Predição de Risco Acadêmico) financiado pela RNP.

Formação acadêmica

Doutorado em Ingeniería de la Información y del Conocimiento (Universidad de Alcalá, 2012)
Mestrado em Ciências da Computação (Universidade Federal de Santa Catarina, 2000)
Graduação em Bacharel Em Ciência da Computação (Universidade Federal de Santa Catarina, 1998)

Áreas de atuação

Ensino-Aprendizagem - Métodos e Técnicas de Ensino
Ciência da Computação - Inteligência Artificial
Ciência da Computação - Learning Analytics
Ciência da Computação - Mineração de Dados Educacionais

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
Rota da Universidade ao Trabalho Apoiada (RUTA)COORDENADOR DO PROJETO02/01/201731/12/201910
Aprendizagem de programação por pares IA-Humano: Explorando o Potencial do ChatGPT para a aprendizagem de Programação25/09/202331/12/20251

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