Nome do Projeto
Geoprocessamento e suas Tecnologias
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
11/07/2023 - 11/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Empreendedorismo
Resumo
Com o avanço da globalização, causada pela evolução científica e tecnológica, e consequentemente, com o avanço da expansão dos mercados, os ganhos de produtividade e de escala são cada vez mais necessários para que haja competitividade no setor produtivo e na prestação de serviços. O crescente desenvolvimento das tecnologias de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs), iniciado em meados da década de 80, fez com que o uso das geotecnologias se tornasse uma ferramenta importante na tomada de decisões, consolidando assim o geoprocessamento em diversas áreas. Com o geoprocessamento, a coleta e o processamento de dados espaciais são otimizados, disponibilizando análises e informações sobre alvos da superfície terrestre com referências geográficas. Dentre as áreas que são beneficiadas por essas informações, merecem destaque: gestão municipal, gestão ambiental, agronegócios, mineração, construção civil, setor imobiliário, energia elétrica, telecomunicações, turismo, segurança pública e educação. No entanto, embora o geoprocessamento seja indispensável atualmente, percebe-se que sua importância é pouco difundida e, por vezes desconhecida, pela sociedade. Assim, este projeto visa divulgar o geoprocessamento e suas tecnologias, apresentando à comunidade sua importância e as possibilidades de inserção no mercado.

Objetivo Geral

- Difundir o conceito e as tecnologias associadas ao geoprocessamento
- Apresentar as possibilidades de atuação no mercado de trabalho do profissional formado nesta área
- Instigar o espírito empreendedor na área de geoprocessamento
- Divulgar o Curso de Geoprocessamento da UFPel

Justificativa

Embora o geoprocessamento seja uma ferramenta indispensável em diversos segmentos de mercado e áreas de atuação profissional, percebe-se que o conhecimento das suas potencialidades e de suas tecnologias não está bem difundido e compreendido na sociedade.

Metodologia

Serão geradas ações que visem a divulgação das geotecnologias, abordando desde conceitos e tecnologias utilizadas até suas aplicações. Como exemplo, pode-se citar a participação de docentes e discentes do Curso de Geoprocessamento em feiras, realização de ciclo de palestras e oficinas profissionalizantes, bem como a divulgação do Curso de Geoprocessamento nas escolas da região.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:
Os indicadores serão obtidos pela aplicação de formulários com pontuações, onde os integrantes avaliarão os conhecimentos adquiridos.

Metas:
Divulgar a área de geoprocessamento e suas potencialidades nas escolas, empresas e comunidade em geral.

Resultados esperados:
- Reduzir a evasão no Curso de Geoprocessamento bem como atrair novos alunos, por se tratar de um Curso de formação rápida e com muitas possibilidades de inserção profissional.
- Ampliar as possibilidades de inserção, no mercado local e regional, do profissional formado nesta área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE FELIPE BRUCH
ALISON LOPES PEREIRA
DANIEL BAPTISTA DE MEDEIROS
DANIEL MUNARI VILCHEZ PALOMINO
DANIELA ARNOLD TISOT4
FELIPE MARTINS MARQUES DA SILVA
GABRIEL FRAGALI DE CASTRO
IRINEU DIAS CORRÊA JUNIOR
LAUREN SILVA RAU
MARCELO DOS SANTOS MULLET
MARCIANO CARNEIRO
MARCOS DEJAIR OLIVEIRA LEAL
NATALY IANE ANJOS OLIVEIRA
TIAGO THOMPSEN PRIMO

Página gerada em 27/04/2024 20:43:28 (consulta levou 0.141558s)