Diversas ações do governo nos últimos anos têm sido dirigidas à formação e a qualificação profissional de jovens e trabalhadores. Exemplos são o investimento no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na parceria com o Sistema S, entre diversos outros. Estes investimentos foram considerados prioritários justamente pela detecção da falta de profissionais bem formados e de mão de obra qualificada no Brasil. O mercado de trabalho demanda profissionais adaptados às transformações das últimas décadas. Juntamente com a globalização econômica e as inovações tecnológicas, mudou o perfil do profissional requerido pelos diversos setores da economia. Um trabalhador é cobrado por seu conhecimento, desempenho, colaboração, criatividade, pensamento crítico, responsabilidade e capacidade de solucionar problemas.
Em 2006, Jeannette Wing, uma importante pesquisadora da Universidade de Carnegie Mellon sugeriu que pensar computacionalmente era uma destas habilidades básicas que os estudantes de hoje precisam ter para se preparar para o futuro. Desde então, o Pensamento Computacional (PC) surge como uma metodologia, fundamentada na ciência da Computação, para solução de problemas nas mais diversas áreas. Empresas multinacionais como a Google e Microsoft apoiaram esta ideia e se empenharam na disseminação desta metodologia. Em 2007, a Microsoft juntamente com a Universidade de Carnegie Mellon criaram o Centro de Pensamento Computacional. A Google, por sua vez, se empenha em promover esta metodologia em todo o currículo do Ensino Primário e Secundário nos Estados Unidos.
Diante destas experiências e dos resultados científicos já atingidos neste ramo, este projeto busca o desenvolvimento de propostas metodológicas e de um conjunto de ações para promover o pensamento computacional na Educação Fundamental.
Os elementos do PC incluem conceitos computacionais, princípios, métodos, linguagens, modelos e ferramentas que são frequentemente encontrados nos fundamentos da Ciência da Computação. Conceitos da computação como algoritmos, processos, especificação de tarefas, correção de solução formais, aprendizado de máquina, recursão, escalonamento, e otimização são exemplos de conceitos que encontram uma extensa aplicabilidade, não só na área da computação. A computação, como ciência, não tem o monopólio de tais conceitos. No entanto, a computação oferece a base para uma linguagem e ferramenta unificada com as quais é possível discutir estes conceitos explicitamente (particularmente, destacam-se as disciplinas de algoritmos, programação, lógica, matemática da computação, metodologia científica, entre outras).
Este projeto se norteia pelo princípio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, considerando que a formação profissional de hoje não deve incluir apenas o conhecimento de conteúdos e suas aplicações diretas, mas também as formas de como ele é produzido nas áreas científicas, integradas com atitudes reflexivas e questionadoras que dependem de interações com a realidade. Pode-se dizer que este projeto se norteia por uma importante tríade:
* Questão de pesquisa: com base no estado da arte e avanços no desenvolvimento do pensamento computacional, como desenvolver a proposta de novas metodologias que considerem a realidade do ensino fundamental do País?
* Questão de extensão: como aproximar os alunos e professores da Universidade com a prática do ensino fundamental da área da computação nas escolas públicas? Qual é a melhor maneira de disseminar as metodologias cientificamente comprovadas para o desenvolvimento do pensamento computacional junto às instituições de ensino fundamental?
* Questão de ensino: como complementar a formação dos alunos de graduação e pós-graduação da área de computação em relação a prática e o ensino dos fundamentos da área em escolas municipais de nível fundamental?
O engajamento sistemático em tais questões fomenta a formação técnica e cidadã dos estudantes e oportunizam a produção e difusão de novos conhecimentos e novas metodologias.
Ademais, o desenvolvimento desta proposta junto aos cursos de Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Programa de Pós-Graduação em Computação promove uma qualificação bilateral Escola-Universidade. A comunidade escolar, embora já desenvolva muitas das habilidades do PC em sala de aula se beneficia de conhecer e aplicar esta metodologia numa ferramenta unificada. Os alunos de graduação adquirem uma visão mais prática de conceitos teóricos estudados em sala de aula. Os professores qualificam suas aulas e ampliam suas pesquisas.
As atividades aqui propostas estão vinculadas ao Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação da Universidade Federal de Pelotas, os quais contemplam um currículo dinâmico, flexível e transformador. Tendo em vista o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, os currículos de ambos os Cursos compreendem um conjunto de três dimensões formativas em sua estrutura: formação específica, formação complementar e formação livre ou opcional. A participação de alunos de graduação neste projeto pode ser integralizada em seu currículo tanto na dimensão formativa complementar como na dimensão livre. Esta proposta é a continuação de um projeto em andamento (desde 2013), que conta com uma média semestral de 15 alunos de graduação engajados nas atividades extensionistas, juntamente com os bolsistas que regularmente contribuem com o projeto.
O projeto também está alinhado com os objetivos da unidade na qual os cursos da área estão inseridos, o Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), que tem por objetivo proporcionar formação e qualificação profissional, produzir conhecimento e promover a inovação tecnológica, cooperando para o desenvolvimento local, regional, nacional e internacional nas suas áreas de competência.
Consonância também existe com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel que prevê entre suas ações ampliar a inter-relação escola-comunidade, através da diversificação, criação e ampliação de cursos, projetos de extensão e grupos de pesquisa.
Para a região, o desenvolvimento na área deste projeto é certamente estratégico, pois permitirá que esta nova metodologia seja disseminada na Educação Fundamental, contribuindo diretamente com a formação e qualificação dos estudantes. É importante salientar que este é um dos projetos pioneiros no contexto do Pensamento Computacional para o público alvo (estudantes do Ensino Fundamental). Diante deste caráter inovador, todo resultado será importante e determinante para a continuidade da proposta no âmbito do Ensino Fundamental. Deste modo, com mais uma oportunidade para enriquecer a experiência da equipe envolvida, será possível aplicar sua principal formação a serviço de outras Comunidades e contribuir com a Educação Fundamental do País.