
Resumo
Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Linguística pela mesma Universidade (2006), com período sanduíche na Northern Arizona University sob supervisão do Prof. Dr. William Grabe. Realizou estágio pós-doutoral na UC Berkeley entre 2017-2018 e finalizou, em 2023, um mestrado em Ensino de Português como Língua Estrangeira/Segunda pela Universidade de Coimbra, Portugal. É professora-associada da Universidade Federal de Pelotas desde 2007, atuando nas áreas de ensino de português e inglês, em disciplinas voltadas para a leitura e produção de textos. Seus interesses de pesquisa são: processos de compreensão leitora em L1 e LE, gêneros textuais/discursivos, ensino-aprendizagem de processos lexicais em inglês e português como língua não-materna, compreensão de expressões idiomáticas pelo viés da Teoria da Metáfora Conceitual, ensino de português como língua adicional/língua de acolhimento.
Formação acadêmica
Doutorado em Lingüística e Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2006)
Mestrado em Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (Universidade de Coimbra, 2023)
Mestrado em Lingüística e Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2000)
Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Tradução de Inglês (Universidade Gama Filho, 2010)
Graduação em Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1994)
Áreas de atuação
Letras
Lingüística
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Estudos da linguagem e da língua sob uma perspectiva da Interação Verbal | 06/09/2018 | 31/07/2019 | 4 | |
Aquisição do Léxico Bilíngue: criação e compreensão de neologismos e expressões idiomáticasCOORDENADOR DO PROJETO | 31/01/2023 | 28/02/2027 | 10 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
ExpPC Explorando o Pensamento Computacional para a Qualificação do Ensino Fundamental | 02/01/2017 | 30/12/2028 | 6 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2025/2 | T1 | LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL II - INGLÊS Horários
| 72+0 | Relações Internacionais (Bacharelado - Noturno) | ||||||
2025/1 | T1 | LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL I - INGLÊS Horários
| 72+0 | Letras - Redação e Revisão de Textos (Bacharelado - Noturno) | ||||||
2025/1 | T2 | LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL I - INGLÊS Horários
| 72+0 | Relações Internacionais (Bacharelado - Noturno) | ||||||
2025/1 | T1 | INGLÊS PARA GASTRONOMIA Horários
| 36+0 | Gastronomia (Tecnológico) | ||||||
2024/2 | T1 | INGLÊS PARA GASTRONOMIA Horários
| 36+0 | Gastronomia (Tecnológico) | ||||||
2024/2 | T1 | LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL II - INGLÊS Horários
| 72+0 | Relações Internacionais (Bacharelado - Noturno) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.