Nome do Projeto
Estudos da linguagem e da língua sob uma perspectiva da Interação Verbal
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2019 - 31/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Resumo
Muitos estudiosos da linguagem direcionam suas pesquisas para o domínio e uso da língua materna e seus trabalhos mostram que, a partir das décadas de 80 e 90, houve mudança no paradigma de ensino de língua. Nesse contexto, tanto os professores do ensino superior quanto os do ensino básico passaram a trabalhar com o texto na sala de aula não como mero pretexto para ensinar gramática ou literatura, mas como instância de comunicação, pela qual alguém diz algo a outro alguém, com dada intenção. Sob essa abordagem, em que a língua é vista como um processo de interação verbal (BAKHTIN, 1992), o texto enquanto forma e estrutura passa a ser visto como gênero textual, como (mega)instrumento que viabiliza o processo comunicativo (SCHNEUWLY; DOLZ, 2009, 2010), seja ouvindo, falando, lendo ou escrevendo.
Considerando que almejamos formar profissionais dos cursos de Letras que queiram e saibam pensar, é de fundamental importância que sejam criados espaços e condições para que, ainda na academia, os futuros trabalhadores da e com a linguagem construam o hábito de pesquisar, investigar e refletir sobre os resultados obtidos, dando-lhes oportunidades de se tornarem profissionais pesquisadores e autônomos.
Objetivo Geral
Objetivo geral:
Pesquisar e refletir sobre noções e conceitos básicos da linguagem/língua, através de abordagens do texto e do discurso, enquanto conhecimento necessário à interação no meio social, tanto na perspectiva da formão escolar e acadêmica, quanto na atuação profissional.
Objetivos específicos:
* Levar o acadêmico a compreender os princípios básicos que fundamentam teorias do enunciado, do texto e do discurso, bem como a importância do domínio desse saber no processo de compreensão/interpretação e de produção textual;
* Criar oportunidades para que o acadêmico entenda o funcionamento e saiba lidar com os efeitos de sentidos produzidos nos textos/gêneros textuais que circulam nas diferentes instâncias sociais, tanto na perspectiva da leitura quanto da escrita;
* A partir das teorias do texto e do discurso, mais precisamente da Linguística Textual e do Interacionismo Sociodiscursivo, construir uma revisão bibliográfica sobre definição e uso do texto enquanto forma (tipologia textual) e também a partir de sua função social (gênero de texto), na sociedade letrada em que vivemos;
* Oportunizar leituras e reflexões sobre noções e práticas fundamentais à formação docente e suas implicações no ensino de língua.
* Abrir espaço para o diálogo entre a academia e o profissional da linguagem/língua, principalmente o professor em serviço nas escolas do ensino básico, criando parcerias com atividades teóricas e práticas, voltadas à qualificação da formação docente e do ensino de língua.
Pesquisar e refletir sobre noções e conceitos básicos da linguagem/língua, através de abordagens do texto e do discurso, enquanto conhecimento necessário à interação no meio social, tanto na perspectiva da formão escolar e acadêmica, quanto na atuação profissional.
Objetivos específicos:
* Levar o acadêmico a compreender os princípios básicos que fundamentam teorias do enunciado, do texto e do discurso, bem como a importância do domínio desse saber no processo de compreensão/interpretação e de produção textual;
* Criar oportunidades para que o acadêmico entenda o funcionamento e saiba lidar com os efeitos de sentidos produzidos nos textos/gêneros textuais que circulam nas diferentes instâncias sociais, tanto na perspectiva da leitura quanto da escrita;
* A partir das teorias do texto e do discurso, mais precisamente da Linguística Textual e do Interacionismo Sociodiscursivo, construir uma revisão bibliográfica sobre definição e uso do texto enquanto forma (tipologia textual) e também a partir de sua função social (gênero de texto), na sociedade letrada em que vivemos;
* Oportunizar leituras e reflexões sobre noções e práticas fundamentais à formação docente e suas implicações no ensino de língua.
* Abrir espaço para o diálogo entre a academia e o profissional da linguagem/língua, principalmente o professor em serviço nas escolas do ensino básico, criando parcerias com atividades teóricas e práticas, voltadas à qualificação da formação docente e do ensino de língua.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA BALDO | 4 | 06/09/2018 | 31/07/2019 |
ALINE NEUSCHRANK | 2 | 15/06/2020 | 31/07/2021 |
ANA CAROLINA MEDEIROS DE VITA SOARES | 2 | 01/05/2021 | 31/07/2021 |
ANGÉLICA DA CRUZ GONÇALVES CARLOS | 4 | 01/08/2020 | 31/07/2021 |
ANGÉLICA DA CRUZ GONÇALVES CARLOS | 20 | 01/08/2019 | 31/07/2020 |
BIANCA EINHARDT BIERHALS | 4 | 04/08/2018 | 31/03/2019 |
BIOLANGE OLIVEIRA PIEGAS | 4 | 01/07/2017 | 31/03/2018 |
FLÁVIA FERREIRA MENDES SILVA | 2 | 01/08/2019 | 30/04/2021 |
JULIA BUCHORN FAGUNDES | 2 | 01/08/2019 | 09/12/2019 |
JULIANE ALVES RIBEIRO DE MOURA | 2 | 01/08/2019 | 30/04/2021 |
KARINA GIACOMELLI | 2 | 01/08/2019 | 31/07/2021 |
LUISA SANTANNA GOMES | 4 | 01/07/2017 | 31/03/2018 |
MAYARA ESPINDOLA LEMOS | 4 | 01/07/2017 | 31/07/2019 |
RAQUEL PORTELLA DE SOUZA | 4 | 01/05/2018 | 14/09/2018 |
SANDRA MARIA LEAL ALVES | 2 | 15/06/2020 | 31/07/2021 |
SHAIANE MATHIAS DOS PASSOS | 2 | 01/08/2020 | 31/07/2021 |
SHAIANE MATHIAS DOS PASSOS | 20 | 01/08/2019 | 30/11/2019 |
SUSANE DA SILVA COSTA | 4 | 01/07/2017 | 31/03/2018 |
TARLEISON ASSUNÇÃO TARDIZ | 2 | 01/08/2019 | 09/12/2019 |
THAINA DE SOUZA PORTO | 2 | 14/10/2019 | 02/12/2020 |