Nome do Projeto
Estudos da linguagem e da língua sob uma perspectiva da Interação Verbal
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2019 - 31/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Resumo
Muitos estudiosos da linguagem direcionam suas pesquisas para o domínio e uso da língua materna e seus trabalhos mostram que, a partir das décadas de 80 e 90, houve mudança no paradigma de ensino de língua. Nesse contexto, tanto os professores do ensino superior quanto os do ensino básico passaram a trabalhar com o texto na sala de aula não como mero pretexto para ensinar gramática ou literatura, mas como instância de comunicação, pela qual alguém diz algo a outro alguém, com dada intenção. Sob essa abordagem, em que a língua é vista como um processo de interação verbal (BAKHTIN, 1992), o texto enquanto forma e estrutura passa a ser visto como gênero textual, como (mega)instrumento que viabiliza o processo comunicativo (SCHNEUWLY; DOLZ, 2009, 2010), seja ouvindo, falando, lendo ou escrevendo. Considerando que almejamos formar profissionais dos cursos de Letras que queiram e saibam pensar, é de fundamental importância que sejam criados espaços e condições para que, ainda na academia, os futuros trabalhadores da e com a linguagem construam o hábito de pesquisar, investigar e refletir sobre os resultados obtidos, dando-lhes oportunidades de se tornarem profissionais pesquisadores e autônomos.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Pesquisar e refletir sobre noções e conceitos básicos da linguagem/língua, através de abordagens do texto e do discurso, enquanto conhecimento necessário à interação no meio social, tanto na perspectiva da formão escolar e acadêmica, quanto na atuação profissional.

Objetivos específicos:
* Levar o acadêmico a compreender os princípios básicos que fundamentam teorias do enunciado, do texto e do discurso, bem como a importância do domínio desse saber no processo de compreensão/interpretação e de produção textual;
* Criar oportunidades para que o acadêmico entenda o funcionamento e saiba lidar com os efeitos de sentidos produzidos nos textos/gêneros textuais que circulam nas diferentes instâncias sociais, tanto na perspectiva da leitura quanto da escrita;
* A partir das teorias do texto e do discurso, mais precisamente da Linguística Textual e do Interacionismo Sociodiscursivo, construir uma revisão bibliográfica sobre definição e uso do texto enquanto forma (tipologia textual) e também a partir de sua função social (gênero de texto), na sociedade letrada em que vivemos;
* Oportunizar leituras e reflexões sobre noções e práticas fundamentais à formação docente e suas implicações no ensino de língua.
* Abrir espaço para o diálogo entre a academia e o profissional da linguagem/língua, principalmente o professor em serviço nas escolas do ensino básico, criando parcerias com atividades teóricas e práticas, voltadas à qualificação da formação docente e do ensino de língua.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA BALDO406/09/201831/07/2019
ALINE NEUSCHRANK215/06/202031/07/2021
ANA CAROLINA MEDEIROS DE VITA SOARES201/05/202131/07/2021
ANGÉLICA DA CRUZ GONÇALVES CARLOS401/08/202031/07/2021
ANGÉLICA DA CRUZ GONÇALVES CARLOS2001/08/201931/07/2020
BIANCA EINHARDT BIERHALS404/08/201831/03/2019
BIOLANGE OLIVEIRA PIEGAS401/07/201731/03/2018
FLÁVIA FERREIRA MENDES SILVA201/08/201930/04/2021
JULIA BUCHORN FAGUNDES201/08/201909/12/2019
JULIANE ALVES RIBEIRO DE MOURA201/08/201930/04/2021
KARINA GIACOMELLI201/08/201931/07/2021
LUISA SANTANNA GOMES401/07/201731/03/2018
MAYARA ESPINDOLA LEMOS401/07/201731/07/2019
RAQUEL PORTELLA DE SOUZA401/05/201814/09/2018
SANDRA MARIA LEAL ALVES215/06/202031/07/2021
SHAIANE MATHIAS DOS PASSOS201/08/202031/07/2021
SHAIANE MATHIAS DOS PASSOS2001/08/201930/11/2019
SUSANE DA SILVA COSTA401/07/201731/03/2018
TARLEISON ASSUNÇÃO TARDIZ201/08/201909/12/2019
THAINA DE SOUZA PORTO214/10/201902/12/2020

Página gerada em 05/10/2024 15:27:26 (consulta levou 0.060594s)