Nome do Projeto
ENSINO DE FÍSICA COM USO DE NOVAS TECNOLOGIAS E ATIVIDADES LÚDICAS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2018 - 01/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Física
Resumo
A principal motivação para a realização deste projeto é a tentativa de estudar e pesquisar sobre novas maneiras de ensinar e aprender física, desde o nível fundamental até o superior.
A apresentação de conceitos de física de formas alternativas pode levar a resultados melhores que o método tradicional de ensino. Entre estas novas maneiras encontram-se o “mobile learning” onde faz-se o uso de dispositivos móveis (celulares, smartphones, tablets etc) como ferramentas facilitadoras para o processo de ensino-aprendizagem. Aliada ao mobile learning pode ser usada uma outra ferramenta de ensino, como a aprendizagem por meio de Role-Playing Games, onde o discente passa a ser protagonista em seu processo de aprendizagem com interação direta com o conteúdo, colegas e professores. Essas habilidades estão em sintonia com o desenvolvimento do Pensamento Computacional (WING, 2006), o qual entende que por meio de diferentes atividades - computacionais digitais ou desplugadas - é possível desenvolver em crianças, jovens e adultos (i) abstração, (ii) design de algoritmo, (iii) decomposição e (iv) reconhecimento de padrão, essenciais para a expansão do raciocínio lógico. Desta forma, entende-se que o uso destas metodologias individualmente e/ou combinadas pode ser uma maneira de facilitar os processos de ensino-aprendizagem para a disciplina de física.
Objetivo Geral
GERAL:
Desenvolver atividades de pesquisa relacionadas ao ensino-aprendizagem de física com uso de novas tecnologias (aplicativos para computadores e smartphones) e por meio de atividades lúdicas (jogos e histórias interativas), fomentando a colaboração entre diferentes unidades acadêmicas da UFPel, por meio de atividades integradas de pesquisa, produção e divulgação científica, em colaboração com instituições públicas de ensino nos níveis fundamental e médio.
ESPECÍFICOS:
Estudar a experimentação de formas não convencionais de ensino e aprendizagem de física para alunos do ensino superior, médio e séries finais do fundamental, mais especificamente o uso de novas tecnologias digitais e atividades lúdicas;
Desenvolver novos métodos e técnicas de ensino de física por meio da modalidade de ensino e aprendizagem mobile learning (mLearning);
Desenvolver novos métodos e técnicas de ensino de física através do uso de jogos de interpretação ou Role-Playing Games (RPG);
Relacionar os novos métodos estudados a práticas de programação e aprendizagem criativa já existentes e em desenvolvimento em clubes de computação e robótica ativos no ensino público municipal em Pelotas e região;
Fomentar a colaboração com outras unidades desta instituição, por meio de atividades integradas de pesquisa, produção e divulgação científica realizadas inicialmente por meio do grupo Comunicação, Cultura e Tecnologias (CoCTec), cujos discentes e docentes são vinculados a diversas áreas do conhecimento e unidades acadêmicas da UFPel;
Fomentar a colaboração com instituições públicas de ensino nos níveis fundamental e médio, tanto municipais quanto estaduais.
Desenvolver atividades de pesquisa relacionadas ao ensino-aprendizagem de física com uso de novas tecnologias (aplicativos para computadores e smartphones) e por meio de atividades lúdicas (jogos e histórias interativas), fomentando a colaboração entre diferentes unidades acadêmicas da UFPel, por meio de atividades integradas de pesquisa, produção e divulgação científica, em colaboração com instituições públicas de ensino nos níveis fundamental e médio.
ESPECÍFICOS:
Estudar a experimentação de formas não convencionais de ensino e aprendizagem de física para alunos do ensino superior, médio e séries finais do fundamental, mais especificamente o uso de novas tecnologias digitais e atividades lúdicas;
Desenvolver novos métodos e técnicas de ensino de física por meio da modalidade de ensino e aprendizagem mobile learning (mLearning);
Desenvolver novos métodos e técnicas de ensino de física através do uso de jogos de interpretação ou Role-Playing Games (RPG);
Relacionar os novos métodos estudados a práticas de programação e aprendizagem criativa já existentes e em desenvolvimento em clubes de computação e robótica ativos no ensino público municipal em Pelotas e região;
Fomentar a colaboração com outras unidades desta instituição, por meio de atividades integradas de pesquisa, produção e divulgação científica realizadas inicialmente por meio do grupo Comunicação, Cultura e Tecnologias (CoCTec), cujos discentes e docentes são vinculados a diversas áreas do conhecimento e unidades acadêmicas da UFPel;
Fomentar a colaboração com instituições públicas de ensino nos níveis fundamental e médio, tanto municipais quanto estaduais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Franklin Donatello Rosa | 2 | 01/08/2018 | 01/08/2023 |
JAMILSON DO NASCIMENTO | 5 | 01/08/2018 | 01/08/2023 |
JÉSSICA RENATA SANTOS SILVA | 5 | 01/08/2018 | 01/08/2023 |
REGINA TRILHO OTERO XAVIER | 5 | 01/08/2018 | 01/08/2023 |
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID | 3 | 01/08/2018 | 01/08/2023 |
THEO MARIANO DA ROCHA PIRES | 5 | 01/08/2018 | 01/08/2023 |
TIAGO THOMPSEN PRIMO | 2 | 14/11/2018 | 01/08/2023 |
ZILDA DIANI DA ROSA LEAL | 2 | 01/10/2018 | 01/08/2023 |