Resumo
Graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG 1988), residências em Medicina Interna e Cirurgia Geral no Grupo Hospitalar Conceição (GHC 1992). Instrutor de BLS, de ACLS, de ACLS for Experienced Providers, de Pediatric Advanced Life Support (PALS) da American Heart Association (AHA) e instrutor de International Trauma Life Support (ITLS) do American College of Emergency Physicians (ACEP) no Centro de Treinamento e Simulações em Emergências Médicas (CTSEM 1999). Mestrado em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS 2003). Atualmente é professor na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel 2004), atuando nas cadeiras de Introdução à Medicina, Semiotécnica, Semiologia Médica, Medicina Interna, Doação e Transplantes e no Laboratório de Ensino por Simulação (LabEnSim 2014). Participa no Curso de Terapia Ocupacional coordenando a cadeira de Primeiros Socorros. Tem experiência na área de Medicina e de Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação para profissionais de saúde, clínica médica, semiologia médica, protocolos clínicos embasados em evidências, emergências médicas, diagnóstico de pacientes com desconforto no peito, diagnóstico de pacientes com dor abdominal aguda, primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar. Coordenador da Liga de Educação Médica (LEM 2016) da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFPel. Autor do curso híbrido para profissionais da área da saúde de Atendimento Padrão da Parada Cardíaca para vítimas adultas com COVID-19.
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003)
Graduação em Medicina (Universidade Federal do Rio Grande, 1988)
Graduação em Medicina (Universidade Federal do Rio Grande, 1988)
Áreas de atuação
Tópicos Específicos de Educação - Educação de Adultos
Medicina - Clínica Médica
Medicina
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
ENSINO DE FÍSICA COM USO DE NOVAS TECNOLOGIAS E ATIVIDADES LÚDICAS | 01/08/2018 | 01/08/2023 | 3 | |
POSIÇÃO DO PACIENTE PARA INTUBAÇÃO ENDOTRAQUEAL NO CENÁRIO COVID-19COORDENADOR DO PROJETO | 21/09/2020 | 30/06/2021 | 2 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Liga de Educação MédicaCOORDENADOR DO PROJETO | 09/10/2019 | 08/10/2020 | 2 | |
Módulo EKG para acadêmicos de medicinaCOORDENADOR DO PROJETO | 23/03/2020 | 25/05/2020 | 3 | |
EMERGÊNCIAS PARA OS RESIDENTES DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADECOORDENADOR DO PROJETO | 09/01/2020 | 23/01/2020 | 3 | |
MÓDULO SEJA BEM VINDO 2019-ACOORDENADOR DO PROJETO | 04/03/2019 | 31/12/2019 | 2 | |
Programa de Monitoria da UFPEL | 01/04/2019 | 01/02/2027 | 6 | |
Laboratório de Ensino por Simulação - LABENSIMCOORDENADOR DO PROJETO | 01/05/2020 | 15/04/2026 | 18 | |
Laboratório de Ensino por Simulação - LABENSIM | 13/04/2020 | 15/04/2026 | ||
LEMT - Liga Acadêmica de Emergência e TraumaCOORDENADOR DO PROJETO | 05/12/2023 | 31/12/2025 | 2 | |
Liga de Educação Médica - LEM COORDENADOR DO PROJETO | 02/09/2024 | 02/10/2025 | 2 | |
MentoringMEDCOORDENADOR DO PROJETO | 10/08/2023 | 31/12/2024 | 4 | |
Ensino de Primeiros SocorrosCOORDENADOR DO PROJETO | 11/07/2022 | 31/12/2022 | 5 | |
EurekaCOORDENADOR DO PROJETO | 11/03/2022 | 30/06/2022 | 2 | |
Ensino de Primeiros Socorros 2022COORDENADOR DO PROJETO | 10/03/2022 | 30/06/2022 | 5 | |
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM APLICADAS AO ENSINO DE SEMIOLOGIA MÉDICACOORDENADOR DO PROJETO | 22/06/2020 | 22/06/2021 | 10 | |
Jornada da Liga de Educação Médica da UFPelCOORDENADOR DO PROJETO | 11/07/2020 | 18/07/2020 | 70 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Capacitação de tutores do Curso de Letras Espanhol EAD: aprofundando saberes | 10/06/2019 | 10/06/2028 | 2 | |
Entendendo Doenças: Explicações Simples para TodosCOORDENADOR DO PROJETO | 20/03/2024 | 20/03/2025 | 2 | |
Curso de Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida: PalmaCOORDENADOR DO PROJETO | 11/10/2019 | 01/12/2020 | 1 | |
Ensino Médico à Distância em tempos de COVID-19COORDENADOR DO PROJETO | 15/06/2020 | 18/09/2020 | 40 | |
ATENDIMENTO PADRÃO DA PARADA CARDÍACA para adultos em tempos de COVID-19COORDENADOR DO PROJETO | 03/08/2020 | 11/09/2020 | 20 | |
Fábrica de Ideias | 05/02/2018 | 29/06/2020 | 5 | |
Suporte Básico de Vida - HEPCOORDENADOR DO PROJETO | 08/01/2020 | 15/01/2020 | 4 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/2 | M1 | SEMIOLOGIA Horários
| 16+70 | Medicina (Bacharelado) | ||||||
2024/2 | M1 | SEMIOLOGIA ESPECIAL Horários
| 7+4 | Medicina (Bacharelado) | ||||||
2024/2 | M2 | SEMIOLOGIA ESPECIAL Horários
| 0+4 | Medicina (Bacharelado) | ||||||
2024/2 | M1 | PRIMEIROS SOCORROS Horários
| 18+18 | Terapia Ocupacional (Bacharelado) | ||||||
2024/1 | M1 | SEMIOLOGIA Horários
| 16+70 | Medicina (Bacharelado) | ||||||
2024/1 | M1 | SEMIOLOGIA ESPECIAL Horários
| 7+4 | Medicina (Bacharelado) | ||||||
2024/1 | M2 | SEMIOLOGIA ESPECIAL Horários
| 0+4 | Medicina (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | M3 | CLÍNICA MÉDICA I Horários
| 0+0 | Medicina (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | M4 | CLÍNICA MÉDICA I Horários
| 0+0 | Medicina (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | M5 | CLÍNICA MÉDICA I Horários
| 0+0 | Medicina (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | M1 | SEMIOLOGIA Horários
| 16+70 | Medicina (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | M1 | SEMIOLOGIA ESPECIAL Horários
| 7+4 | Medicina (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | M2 | SEMIOLOGIA ESPECIAL Horários
| 0+4 | Medicina (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | M1 | PRIMEIROS SOCORROS Horários
| 18+18 | Terapia Ocupacional (Bacharelado) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.