Nome do Projeto
LEMT - Liga Acadêmica de Emergência e Trauma
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/08/2023 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Liga Acadêmica de Emergência e Trauma da UFPel - intitulada LEMT - é uma sociedade acadêmica, sem fins lucrativos; sem filiação religiosa, política ou partidária; criada em 2018, tendo seu prazo de funcionamento por período indeterminado, de acordo com análise de sua relevância temporal. A Liga tem sua sede na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e é filiada ao Departamento de Clínica Médica e Colegiado de Curso de Medicina desta Universidade.
A Liga Acadêmica de Emergência e Trauma consistirá em um espaço acadêmico com a finalidade de proporcionar contato com temática de urgência, emergência e trauma e seu impacto na saúde, ressaltando a importância do desenvolvimento de conhecimento e ferramentas acerca do assunto. Ao aprofundarmos a discussão sobre o assunto, podemos construir propostas de intervenção passíveis de execução e avaliação do cenário municipal e ainda contribuir em maiores escalas.
Objetivo Geral
Aprofundar a compreensão sobre Urgência, Emergência e Trauma e seus impactos na população, produzindo conhecimento sobre a temática e construindo propostas de intervenção passíveis de execução e avaliação pelos instrumentos disponibilizados no cenário acadêmico e de saúde pública. Fomentar a discussão e aprofundamento sobre áreas os temas relacionados a Medicina de Emergência e Trauma pelos estudantes, proporcionando a oportunidade de, ainda na graduação, adquirirem conhecimento na área.
Justificativa
Os desafios existentes no sistema público de saúde são indiscutíveis, mas podem ser superados e, através de experiências vividas, intervenções podem ser sugeridas e, por vezes, implementadas. A Liga Acadêmica de Emergência e Trauma tem como objetivo produzir conhecimento científico, fomentar a discussão do tema e construir propostas de intervenção que possam melhorar a saúde pública primariamente a nível local através da experiência de alunos em diferentes pontos da formação trazendo diversidade de opiniões como ponto-chave das discussões. Torna-se imprescindível o estudo de indicadores de morbimortalidade locais e de alternativas para melhora dos mesmos com o objetivo de produzir abordagens adequadas. Portanto, é essencial para o grupo a associação de produção acadêmica e a prática médica para que ofertemos não apenas à comunidade acadêmica, mas também aos usuários do
Sistema Único de Saúde.
Sistema Único de Saúde.
Metodologia
Serão realizadas reuniões quinzenais com duração mínima de 01 (uma) hora com membros da liga e orientador e/ou profissional colaborador da Liga, com aulas, seminários e discussão de temas em Urgência, Emergência e Trauma, os quais serão definidos previamente junto aos ligantes. Ademais, será fomentada a produção científica dentro da Liga por meio da produção e publicação de artigos e pesquisas, resumos e revisões de temas tangentes ao espectro abordado na mesma. Ademais, a Liga tem por objetivo a criação e apoio à congressos locais ligados à Urgência, Emergência e Trauma.
Indicadores, Metas e Resultados
- Melhorar o processo de ensino-aprendizagem de temas relacionados a Urgência, Emergência e
Trauma;
- Suplementar o ensino de urgência e emergência, de forma a suprir as lacunas curriculares do
curso de medicina;
- Colaboração dos alunos em diferentes etapas da formação, contribuindo para a confraternização
e crescimento acadêmico;
- Capacitação dos alunos na produção de trabalhos científicos;
- Discutir e sugerir, junto à coordenação do curso, melhorias na Disciplina de Urgência Emergência;
- Melhora na relação acadêmico-paciente e no manejo dos mesmos da forma mais adequada
possível;
- Adequação do ensino e práticas de Urgência, Emergência e Trauma no sistema público de saúde.
Trauma;
- Suplementar o ensino de urgência e emergência, de forma a suprir as lacunas curriculares do
curso de medicina;
- Colaboração dos alunos em diferentes etapas da formação, contribuindo para a confraternização
e crescimento acadêmico;
- Capacitação dos alunos na produção de trabalhos científicos;
- Discutir e sugerir, junto à coordenação do curso, melhorias na Disciplina de Urgência Emergência;
- Melhora na relação acadêmico-paciente e no manejo dos mesmos da forma mais adequada
possível;
- Adequação do ensino e práticas de Urgência, Emergência e Trauma no sistema público de saúde.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CARINA REICHOW BANDEIRA DE CALDAS | |||
BÁRBARA PIVA | |||
CAMILA SANTOS XAVIER | |||
CARLOS KADIS MINEIRO DE SOUZA | |||
CLAUDIA CALDEIRA GOMES | 1 | ||
DIENIFER CAROLINE BUSSIOL STROHER | |||
EDUARDO ZANATTA KAPP | |||
GUSTAVO DUARTE ZILLI | |||
GUSTAVO GOMES ORUGIAN SANTOS | |||
ISMAEL VINÍCIUS BAUER NUNES DE ALMEIDA | |||
JOAO VICTOR WERMELINGER SERAFIM FEITOSA | |||
JOAO VITOR DE SOUZA PINTO | |||
JULIETA MARIA CARRICONDE FRIPP | |||
LARA COELHO SIQUEIRA | |||
LUCAS FRANCO MELCHIADES | |||
LUCIANO DE SIQUEIRA PIMENTEL | |||
LUIZE COSTA SONCINI | |||
Laura Coimbra Borba | |||
MANOELLA BECKER JACCOTTET | |||
MARIA AURORA DROPA CHRESTANI CESAR | 2 | ||
MATHEUS ZAMBRANO HILZENDEGER | |||
Northon Evangelho Santos | |||
PAOLA SANTOS DA SILVA | |||
PEDRO HENRIQUE CAETANO SANTOS DA SILVA | |||
RENATO RUIZ RIZZO | |||
RICARDO AUGUSTO OLIVEIRA MENDES | |||
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID | 2 | ||
VICTOR ESPÍNDOLA VIEIRA DA SILVA | |||
VICTOR MELO ISMERIO | |||
VINICIUS KAISER QUEIROZ | |||
ÉRICK RODRIGUES DE FREITAS |