Nome do Curso / Conceitos (*)
Terapia Ocupacional
CC (2014)3
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
7200
Código e-MEC
1105230
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
PAVE 2018/2411118
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1560 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 45 de 22/01/2015. Publicada no D.O.U. de 23/01/2015.

Contextualização

A terapia ocupacional é uma área do conhecimento, voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos. O Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas teve seu início no ano de 2010 senso sua primeira turma composta por 40 alunos. O terapeuta se ocupa da realização de atividades, desde as mais simples, como escovar os dentes ou levar alimentos à boca, às mais complexas, como dirigir um automóvel ou dirigir uma empresa, promovendo, prevenindo, desenvolvendo, tratando, recuperando pessoas ou grupos de pessoas que apresentam qualquer alteração na realização de atividades de autocuidado ou interação social, melhorando o desempenho funcional e reduzindo desvantagens. O curso de Terapia Ocupacional da UFPel busca articular o ensino, a pesquisa e a extensão, visando formação profissional para atuação nas áreas da saúde, social e educação. Neste contexto são desenvolvidos conteúdos e atividades sistematizadas para intervir em diversos cenários, com enfoque na educação interprofissional, habilitando os futuros profissionais para integrarem equipes multiprofissionais.

Objetivos

3.3.1. Objetivo Geral
Formar um profissional capaz de intervir nas áreas da saúde, educação e social, em seus diversos níveis de atenção e políticas vigentes, de forma crítico-reflexiva, utilizando recursos de formação embasados na visão humanista da prática ocupacional.
 
3.3.2. Objetivos Específicos
  • desenvolver habilidades pessoais e atitudes necessárias para pratica profissional, a saber: consciência das próprias potencialidades e limitações, adaptabilidade e flexibilidade, equilíbrio emocional, empatia, capacidade crítica, autonomia intelectual e exercício da comunicação verbal e não verbal;
  • capacitar o aluno para atender as exigências do mercado de trabalho em relação à diversidade das áreas de atuação e de conhecimentos técnicos específicos;
  • conhecer os princípios éticos que norteiam os terapeutas ocupacionais em relação as suas atividades de pesquisa, a prática profissional e a participação em equipes interprofissionais;
  • desenvolver capacidade de atuar enquanto agente facilitador, transformador e integrador junto às comunidades e agrupamentos sociais através de atitudes permeadas pela noção de complementaridade e inclusão;
  • oferecer ao aluno práticas de pesquisa, como iniciação cientifica e práticas de docência através da monitoria sendo este um mecanismo dinamizador do processo educacional conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Terapia Ocupacional e seus diferentes modelos de intervenção;
  • conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
  • conhecer os procedimentos e intervenções terapêutico-ocupacionais utilizados tais como: atendimentos individuais, grupais, familiares, institucionais, coletivos e comunitários;
  • conhecer, experimentar, analisar, utilizar e avaliar a estrutura e dinâmica das atividades e trabalho humano, tais como: atividades artesanais, artísticas, corporais, lúdicas, lazer, cotidianas, sociais e culturais;
  • conhecer as bases conceituais das terapias do movimento: neuro-evolutivas, neurofisiológicas e biomecânicas, psicocorporais, cinesioterápicas entre outras;
  • conhecer a tecnologia assistiva e acessibilidade, através da indicação, confecção e treinamento de dispositivos, adaptações, órteses, próteses e utilização de programas computacionais;
  • desenvolver atividades profissionais com diferentes grupos populacionais em situação de risco e ou alteração nos aspectos: físico, sensorial, mental, percepto-cognitivo, psíquico e social;
  • vivenciar atividades profissionais nos diferentes equipamentos sociais e de saúde sejam hospitais, unidades básicas de saúde, comunidades, instituições em regime aberto ou fechado, creches, centros de referencia, convivência e de reabilitação, cooperativas, oficinas, instituições abrigadas e empresas, dentre outros;
  • conhecer a estrutura anatômica e cinesiológica do ser humano e o processo patológico geral e dos sistemas;
  • conhecer a estrutura psíquica do ser humano, enfocada pelos diferentes modelos teóricos da personalidade;
  • conhecer o desenvolvimento do ser humano em suas diferentes fases enfocado por várias teorias;
  • conhecer as forças sociais do ambiente, dos movimentos da sociedade e seu impacto sobre os indivíduos;
  • relacionar a problemática especifica da população com a qual trabalhará, com os seus processos sociais, culturais e políticos e perceber que a emancipação e a autonomia da população atendida são os principais objetivos a serem atingidos pelos planos de ação e tratamento;
  • conhecer os fatores sociais, econômicos, culturais e políticos da vida do país, fundamentais a cidadania e a prática profissional; reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e continuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • compreender as relações saúde e sociedade, como também as relações de exclusão e inclusão social, bem como participar da formulação e implementação das políticas sociais, sejam estas setoriais (políticas de saúde, infância e adolescência, educação, trabalho, promoção social, etc.) ou intersetoriais;
  • reconhecer as intensas modificações nas relações societárias, de trabalho e comunicação em âmbito mundial assim como entender os desafios que tais mudanças contemporâneas virão trazer;
  • inserir-se profissionalmente nos diversos níveis de atenção a saúde, atuando em programas de prevenção, proteção e recuperação da saúde, assim como em programas de promoção e inclusão social, educação escolar e profissional/trabalho e reabilitação; explorar recursos pessoais, técnicos e profissionais para a condução de processos terapêuticos numa perspectiva interdisciplinar;
  • identificar, entender, analisar e interpretar as desordens da dimensão ocupacional do ser humano e a utilizar, como instrumento de intervenção, as diferentes atividades humanas, quais sejam as artes, o trabalho, o lazer, a cultura, as atividades artesanais, o auto-cuidado, as atividades cotidianas e sociais, dentre outras;
  • utilizar o raciocínio terapêutico ocupacional para realizar a análise da situação na qual se propõe a intervir, o diagnóstico clínico e/ou institucional, a intervenção propriamente dita, a escolha da abordagem terapêutica apropriada e a avaliação dos resultados alcançados;
  • desempenhar atividades de extensão/assistência, ensino, pesquisa, planejamento e gestão de serviços e de políticas, de assessoria e consultoria de projetos, empresas e organizações; compreender o processo saúde-doenca, nas suas múltiplas determinações contemplando a integração dos aspectos biológicos, sociais, psíquicos, culturais e a percepção do valor dessa integração para a vida de relação e produção;
  • analisar a estrutura conjuntural da sociedade brasileira em relação ao perfil de produção e da ocupação dos diferentes indivíduos que a compõe;
  • conhecer as políticas sociais (de saúde, educação, trabalho, promoção social, infância e adolescência) e a inserção do terapeuta ocupacional nesse processo; entender e correlacionar as realidades regionais no que diz respeito ao perfil de morbidade e as prioridades assistenciais visando a formulação de estratégias de intervenção em Terapia Ocupacional;
  • conhecer a problemática das populações que apresentam dificuldades temporárias ou permanentes de inserção e participação na vida social; conhecer a influência das diferentes dinâmicas culturais nos processos de inclusão, exclusão e estigmatização;

Perfil do Egresso

O Terapeuta Ocupacional É um profissional dotado de formação nas Áreas de Saúde e Sociais. Sua intervenção compreende avaliar o cliente, buscando identificar alterações nas suas funções práxicas, considerando sua faixa etária e/ou desenvolvimento da sua formação pessoal, familiar e social. A base de suas ações compreende abordagens e/ou condutas fundamentadas em critérios avaliativos com eixo referencial pessoal, familiar, coletivo e social, coordenadas de acordo com o processo terapêutico implementado. O Terapeuta Ocupacional compreende a Atividade Humana como um processo criativo, criador, lúdico, expressivo, evolutivo, produtivo e de auto manutenção e o Homem, como um ser práxico interferindo no cotidiano do usuário comprometido em suas funções práxicas objetivando alcançar uma melhor qualidade de vida. As atividades do profissional estendem-se por diversos campos das Ciências de Saúde e Sociais. Avalia seu cliente para a obtenção do projeto terapêutico indicado; que deverá, resolutivamente, favorecer o desenvolvimento e/ou aprimoramento das capacidades psico-ocupacionais remanescentes e a melhoria do seu estado psicológico, social, laborativo e de lazer.

Competências e habilidades

Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Terapia Ocupacional, definidas na Resolução CNE/CES – 6 de 19/02/2002, estas atribuem competência ao Terapeuta Ocupacional para diagnostico terapêutico ocupacional motor, sensorial, percepto-cognitivo, mental, emocional, comportamental, funcional, desempenho ocupacional, cultural, social e econômico do individuo, através de utilização de métodos e técnicas terapêuticas ocupacionais. Desta forma, o perfil acadêmico-profissional do graduado no Curso de Terapia Ocupacional da UFPel, em relação as competências e habilidades, a serem desenvolvidas em todos os quatro eixos de formação, na perspectiva da educação interprofissional, são:
  1. conhecimentos das diversas dimensões: político-social, ético-moral, técnico-profissional e científica, considerando que a intervenção do profissional pressupõe a mediação com seres humanos historicamente situados; conhecimentos específicos para a sua intervenção acadêmico-profissional, compreendendo questões e situações envolvidas no seu trabalho, identificando-as e resolvendo-as;
  2. autonomia para a tomada de decisões, bem como responsabilidade pelas opções feitas e pelos efeitos da sua intervenção acadêmico-profissional, avaliação critica de sua própria atuação e do contexto em que atua;
  3. postura crítica e uma atitude flexível de análise e ajustamento a diferentes contextos e problemas;
  4. domínio de métodos e técnicas voltadas para a ação profissional e interprofissional;
  5. reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para a compreensão do ser humano;
  6. capacidade para atuação em diferentes contextos, considerando, as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
  7. capacidade para interlocução com outros campos de conhecimento;
  8. compreensão critica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos o pais, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
  9. ética das relações com clientes e usuários, com colegas, com o publico e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações na área da Terapia Ocupacional;
  10. capacidade de diagnosticar, elaborar projetos, planejar, agir e avaliar de forma coerente com referenciais teóricos e características da população alvo;
  11. coordenar e facilitar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais;
  12. formação para agir de forma interprofissional sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
  13. formação para atuar de forma preventiva, curativa e/ou reabilitadora, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
  14. capacidade para elaborar relato cientifico parecer técnico, laudo e outras comunicações profissionais;
  15. capacidade para realizar orientações e consultorias na área de Terapia Ocupacional;
  16. capacidade para formular questões de investigação científica na área de Terapia Ocupacional, vinculando-as com decisões metodológicas quanto a escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
  17. compreensão da formação como um exercício contínuo e permanente de atualização dos saberes para a aplicação da Terapia Ocupacional na melhoria da qualidade de vida, e busca pela qualidade do exercício profissional.

Organização Curricular

http://www.ufpel.edu.br/prg/terapiaocupacional/curric.html

Procedimentos e metodologias de ensino

O projeto político pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional está baseado em metodologias ativas que auxiliem o aluno a buscar individualmente a resposta às suas questões, valorizando a experiência  e individualidade de cada estudante. As atividades acadêmicas, sejam de ensino, pesquisa ou extensão, devem estar voltadas as necessidades locais. E o curso de Terapia Ocupacional busca integrar totalmente o aluno e as atividades acadêmicas de forma a introduzir uma visão prática da atuação profissional através do envolvimento dos mesmos em sua formação profissional, atuação nas equipes de saúde, em ações educativas e de assistência social no âmbito institucional e na prática comunitária para entendimento da realidade em que vivem.
As atividades acadêmicas são constituídas de diversos recursos didáticos e diferentes tecnologias. As aulas teóricas são realizadas com auxílio de “data-show” e computador outras mídias como rádio, televisão, cd e dvd  são utilizados conforme interesse e necessidade dos docentes para melhor explicitar o conteúdo das disciplinas, assim como o uso de suportes tradicionais como livros e periódicos científicos. A comunicação entre professores e alunos se dá a todo momento, de forma presencial ou também no ambiente virtual. Reuniões frequentes e encontros são realizados entre discentes e docentes para discutir questões pertinentes às necessidades dos mesmos em relação às atividades acadêmicas em curso. No ambiente virtual os docentes estão em contato constante com os alunos via correio eletrônico e redes sociais. Além disso, o Colegiado do Curso de Terapia Ocupacional possui uma linha telefônica onde os alunos podem informar-se sobre qualquer assunto referente ao curso. O curso ainda conta com um site informativo (em formato wordpress - utilizado pela Universidade), onde os alunos e a comunidade em geral podem obter informações sobre a estrutura e dados do curso, bem como eventos e programações acadêmicas.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

O sistema avaliativo do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da UFPel segue o que reza o Regimento Geral da Universidade Pelotas (1977). A verificação do aproveitamento acadêmico será realizada por disciplina, envolvendo a assiduidade e conhecimentos. O controle de integralização curricular será feito pelo sistema de créditos. A aprovação em cada disciplina, apurada semestralmente é condicionada a frequência do acadêmico em pelo menos 75% das aulas, tanto teóricas como práticas. por meio de registro de presença dos acadêmicos. A aferição do aproveitamento, em cada disciplina será mediante a realização de pelo menos duas verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período letivo, sem prejuízo de outras formas avaliativas conforme o plano de ensino da disciplina. Caso o aluno não compareça em apresentações de trabalho ou provas nas datas estipuladas pelo professor regente da disciplina, somente poderá apresentar um novo trabalho ou realizar nova prova se apresentar atestado médico ou comprovação da falta por força maior até 03 (três) dias úteis após a realização da avaliação, conforme indica o Regimento de Graduação da UFPel. 

A média aritmética das avaliações constituirá a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7 (sete). O acadêmico que obtiver, média semestral inferior a 3 (três) será considerado reprovado nessa disciplina. O acadêmico que obtiver média semestral inferior a 7 (sete), mas igual ou superior a 3 (três) necessita submeter a exame. Para sua aprovação deverá ter uma média igual ou superior a 5 (cinco), resultante da divisão por dois da soma da nota semestral com a do exame. O não comparecimento ao exame importará em nota zero ao aluno.

Acatando a legislação vigente, além da Comissão Própria de Avaliação – CPA da UFPel, desde 2008 existe na TO/UFPEL o Comitê de Auto-Avaliação, composto por um docente, um discente e um servidor técnico-administrativo.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

A UFPel vem graduando profissionais nas Ciências da Saúde, mas também, tem ultrapassado os limites da graduação na formação dos recursos humanos, ao oferecer inúmeras opções de pós-graduação (doutorado, mestrado, mestrado profissionalizante e especialização) nas mais diversas áreas do conhecimento em saúde.
Estas atividades são desenvolvidas por docentes altamente qualificados, tendo como resultado uma produção científica e uma prática profissional integrada e abrangente, que se estende da assistência primária a procedimentos da fronteira do conhecimento aplicado.
Os programas de pós-graduação da UFPel estão entre os mais bem conceituados pela CAPES. Seu corpo docente e responsável por uma conceituada produção cientifica por professor dentre todas as universidades brasileiras, em suas áreas de conhecimento.
O aluno do curso de TO durante a sua graduação, poderá se integrar aos diversos grupos de pesquisa existentes na UFPel, preparando-se para uma futura pós-graduação em sua área de interesse.
No decorrer do curso, o corpo docente da TO tem o desafio de organizar grupos de pesquisas nas mais diversas linhas, para que em um futuro próximo possa criar um curso de pós-graduação, que atenda os interesses dos graduados em TO.

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

1º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0040084ANATOMIA GERALObrigatória468
1030049CONTEXTOS SOCIAIS E O HOMEMObrigatória351
1030004DESENVOLVIMENTO HUMANOObrigatória351
1030002FORMAÇÃO PESSOAL DO TERAPEUTA OCUPACIONALObrigatória351
1030003HISTÓRIA DA TERAPIA OCUPACIONALObrigatória351
1030048METOD. DA PESQUISA EM TERAPIA OCUPACIONALObrigatória351
1030005PRIMEIROS SOCORROSObrigatória351
1030050SAÚDE PÚBLICA E SAÚDE COLETIVAObrigatória351
2º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1030022DESENVOLVIMENTO MOTORObrigatória351
1030015ÈTICA E BIOÉTICAObrigatória351
0020047FISIOLOGIA HUMANAObrigatória468
1030008FUNDAMENTOS DA TERAPIA OCUPACIONAL1030003 - HISTÓRIA DA TERAPIA OCUPACIONALObrigatória351
0050082GENÉTICA E EVOLUÇÃO HUMANAObrigatória351
1030011PSICOLOGIA IObrigatória351
1030064RECURSOS TERAPÊUTICOS I - PROCESSO CRIATIVOObrigatória351
3º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1030010CINESIOLOGIA APLICADA A TERAPIA OCUPACIONALObrigatória468
1030020EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA1030048 - METOD. DA PESQUISA EM TERAPIA OCUPACIONALObrigatória351
1030051FUNDAMENTOS DE GERONTOLOGIA 0040084 - ANATOMIA GERALObrigatória351
1030013FUNDAMENTOS DE PEDIATRIA0040084 - ANATOMIA GERALObrigatória351
1030066PSICOLOGIA II - ABORDAGEM GRUPAL1030011 - PSICOLOGIA IObrigatória351
1030065REC TERAPÊUT II- AT VIDA DIÁRIA VIDA PRÁTICA1030064 - RECURSOS TERAPÊUTICOS I - PROCESSO CRIATIVOObrigatória351
1030067REC TERAPÊUT III - T P JOGOS E BRINCADEIRAS1030064 - RECURSOS TERAPÊUTICOS I - PROCESSO CRIATIVOObrigatória351
1030021TERAPIA OCUP. E A PESSOA COM DEFICIÊNCIAObrigatória351
4º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0020049FARMACOLOGIA0020047 - FISIOLOGIA HUMANAObrigatória351
1030052FUNDAMENTOS DA SAÚDE OCUPACIONAL0040084 - ANATOMIA GERALObrigatória351
1030023FUND. DE PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL0040084 - ANATOMIA GERALObrigatória351
1030026INTERVENÇÃO DA T.O. NA INFÂNCIA ADOLESCÊNCIA1030013 - FUNDAMENTOS DE PEDIATRIAObrigatória351
1030030INTERVENÇÃO T.O VIDA ADULTA E DO IDOSO1030051 - FUNDAMENTOS DE GERONTOLOGIA Obrigatória351
1030040INTERVENÇÕES DA T.O.EM PESSOA C/ DEFICIÊNCIA1030021 - TERAPIA OCUP. E A PESSOA COM DEFICIÊNCIAObrigatória351
1030031RECURSOS TERAPÊUTICOS IV- EXPRESSÃO CORPORAL1030064 - RECURSOS TERAPÊUTICOS I - PROCESSO CRIATIVOObrigatória351
1030027TECNOLOGIA ASSISTIVA I - ÓRTESES E PRÓTESES1030010 - CINESIOLOGIA APLICADA A TERAPIA OCUPACIONALObrigatória351
5º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1030068ESTÁGIO CURRIC. PROFIS. SUPERV I - SCA I1030026 - INTERVENÇÃO DA T.O. NA INFÂNCIA ADOLESCÊNCIAObrigatória16272
1030029INTERVENÇÃO TO NA PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL1030023 - FUND. DE PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTALObrigatória351
1030034INTERVENÇÕES DA TO EM SAÚDE OCUPACIONAL1030052 - FUNDAMENTOS DA SAÚDE OCUPACIONALObrigatória351
1030036TECNOLOGIA ASSISTIVA II1030010 - CINESIOLOGIA APLICADA A TERAPIA OCUPACIONAL1030027 - TECNOLOGIA ASSISTIVA I - ÓRTESES E PRÓTESESObrigatória351
1030038TERAPIA OCUPACIONAL CONTEXTOS HOSPITALARES1030013 - FUNDAMENTOS DE PEDIATRIA1030051 - FUNDAMENTOS DE GERONTOLOGIA Obrigatória351
6º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1030069ESTÁGIO CURRIC. PROFIS. SUPERV II - SAI I1030030 - INTERVENÇÃO T.O VIDA ADULTA E DO IDOSO1030034 - INTERVENÇÕES DA TO EM SAÚDE OCUPACIONALObrigatória16272
1030053INTERV.DE T.O. EM CONTEXTOS HOSPITALARES 1030038 - TERAPIA OCUPACIONAL CONTEXTOS HOSPITALARESObrigatória351
1030033MEDIDAS E AVALIAÇÃO NA TERAPIA OCUPACIONAL1030008 - FUNDAMENTOS DA TERAPIA OCUPACIONALObrigatória351
1030037REC TERAPÊUTICOS V -ATIVID TERAP NA NATUREZA1030064 - RECURSOS TERAPÊUTICOS I - PROCESSO CRIATIVOObrigatória351
1030043RECURSOS TERAPÊUTICOS VI -TERAPIA AQUÁTICA1030064 - RECURSOS TERAPÊUTICOS I - PROCESSO CRIATIVOObrigatória351
7º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1030070ESTÁGIO CURRIC. PROFIS. SUPERV III - SCA II1030026 - INTERVENÇÃO DA T.O. NA INFÂNCIA ADOLESCÊNCIA1030029 - INTERVENÇÃO TO NA PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL1030053 - INTERV.DE T.O. EM CONTEXTOS HOSPITALARES 1030068 - ESTÁGIO CURRIC. PROFIS. SUPERV I - SCA IObrigatória16272
1030044TÓPICOS ESPECIAIS EM TERAPIA OCUPACIONAL 1Obrigatória351
1030072TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I1030020 - EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA1030048 - METOD. DA PESQUISA EM TERAPIA OCUPACIONALObrigatória468
8º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1030071ESTÁGIO CURRIC. PROFIS. SUPERV IV - SAI II1030023 - FUND. DE PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL1030029 - INTERVENÇÃO TO NA PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL1030038 - TERAPIA OCUPACIONAL CONTEXTOS HOSPITALARES1030053 - INTERV.DE T.O. EM CONTEXTOS HOSPITALARES 1030069 - ESTÁGIO CURRIC. PROFIS. SUPERV II - SAI IObrigatória16272
1030047TÓPICOS ESPECIAIS EM TERAPIA OCUPACIONAL 2Obrigatória351
1030073TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II1030072 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IObrigatória468
COMPLEMENTARES
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
AC00002ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar199199
OPTATIVAS
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1030058ADMINISTRAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONALOptativa351
1030076CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADEOptativa351
1030077CINEMA E SAÚDEOptativa351
1030074CINESIOTERAPIAOptativa351
1030055DINÂMICAS E ATIVIDADES GRUPAISOptativa351
1030057INFORMÁTICA ACESSÍVEL Optativa351
1030079INTRODUÇÃO À PSICOSSOMÁTICAOptativa351
1310277LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa468
1030075MASSOTERAPIAOptativa351
1030063PSICOMOTRICIDADEOptativa351
1030024RELAÇÃO TERAPEUTA-PACIENTEOptativa351
1030080TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TERAPIA OCUPACIONALOptativa351
1030056TERAPIA OCUPACIONAL NOS CONTEXTOS SOCIAISOptativa351
1030061TERAPIA OCUPACIONAL SENSO-PERCEPTIVAOptativa351
1030062TERAPIA OCUP. APLIC À DERMATOLOGIAOptativa351
1030059TERAP. OCUP. APLIC. À SAÚDE MATERNO-INFANTILOptativa351
1030054TER. OCUP. NA ATENÇ. BÁS. E PREVEN. EM SAÚDEOptativa351

Turmas ofertadas em 2018 / 1

2º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1030022 - DESENVOLVIMENTO MOTORProfessor responsável pela turma: CYNTHIA GIRUNDI DA SILVA
TER (13:30-14:20) TER (14:20-15:10) TER (15:10-16:00)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00
17:10
18:00
T15040
1030015 - ÈTICA E BIOÉTICAProfessor responsável pela turma: CAMILLA OLEIRO DA COSTA
QUI (18:00-18:50) QUI (18:50-19:40) QUI (19:40-20:30)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
17:10
18:00X
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30
21:20
22:10
T15043
0020047 - FISIOLOGIA HUMANAProfessor Regente: NIEDI HAX FRANZ ZAUK
Professor Regente: MABEL MASCARENHAS WIEGAND
Professor responsável pela turma: SILVIA MARIA LANNES DE CAMPOS DA COSTA
SEG (20:30-21:20) SEG (21:20-22:10) QUI (20:30-21:20) QUI (21:20-22:10)
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50
19:40
20:30XX
21:20XX
22:10
T15047
1030008 - FUNDAMENTOS DA TERAPIA OCUPACIONALProfessor responsável pela turma: ZAYANNA CHRISTINE LOPES LINDOSO
SEG (17:10-18:00) SEG (18:00-18:50) SEG (18:50-19:40)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
17:10X
18:00X
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40
20:30
21:20
22:10
T15034
0050082 - GENÉTICA E EVOLUÇÃO HUMANAProfessor responsável pela turma: GABRIELA PASQUALIM
SEX (13:30-14:20) SEX (14:20-15:10) SEX (15:10-16:00)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00
17:10
18:00
T15046
1030011 - PSICOLOGIA IProfessor responsável pela turma: AIRI MACIAS SACCO
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10) SEG (15:10-16:00)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00
17:10
18:00
T15038
1030064 - RECURSOS TERAPÊUTICOS I - PROCESSO CRIATIVOProfessor Regente: FERNANDA CAPELLA RUGNO
Professor responsável pela turma: ZAYANNA CHRISTINE LOPES LINDOSO
TER (18:00-18:50) TER (18:50-19:40) TER (19:40-20:30)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
17:10
18:00X
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
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20:30
21:20
22:10
T12524
1030064 - RECURSOS TERAPÊUTICOS I - PROCESSO CRIATIVOProfessor Regente: ZAYANNA CHRISTINE LOPES LINDOSO
Professor responsável pela turma: FERNANDA CAPELLA RUGNO
TER (18:00-18:50) TER (18:50-19:40) TER (19:40-20:30)
TARDE
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13:30
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NOITE
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18:50X
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T22514
4º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0020049 - FARMACOLOGIAProfessor Regente: MARYSABEL PINTO TELIS SILVEIRA
Professor Regente: ADRIANA LOURENCO DA SILVA
Professor responsável pela turma: MARIANGELA HEPPE LOPES
QUA (19:40-20:30) QUA (20:30-21:20) QUA (21:20-22:10)
NOITE
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18:50
19:40X
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22:10
M15048
1030052 - FUNDAMENTOS DA SAÚDE OCUPACIONALProfessor responsável pela turma: ELCIO ALTERIS DOS SANTOS
QUI (17:10-18:00) QUI (18:00-18:50) QUI (18:50-19:40)
TARDE
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NOITE
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18:50X
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22:10
T15032
1030023 - FUND. DE PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTALProfessor responsável pela turma: Gabriel Gularte da Silva
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10) SEG (15:10-16:00)
TARDE
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18:00
T15033
1030026 - INTERVENÇÃO DA T.O. NA INFÂNCIA ADOLESCÊNCIAProfessor responsável pela turma: NICOLE RUAS GUARANY
TER (13:30-14:20) TER (14:20-15:10) TER (15:10-16:00)
TARDE
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M15029
1030030 - INTERVENÇÃO T.O VIDA ADULTA E DO IDOSOProfessor responsável pela turma: ZAYANNA CHRISTINE LOPES LINDOSO
Professor Regente: RENATA CRISTINA ROCHA DA SILVA
QUA (17:10-18:00) QUA (18:00-18:50) QUA (18:50-19:40)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
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M15027
1030040 - INTERVENÇÕES DA T.O.EM PESSOA C/ DEFICIÊNCIAProfessor responsável pela turma: RENATA CRISTINA ROCHA DA SILVA
SEX (17:10-18:00) SEX (18:00-18:50) SEX (18:50-19:40)
TARDE
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22:10
M15032
1030031 - RECURSOS TERAPÊUTICOS IV- EXPRESSÃO CORPORALProfessor responsável pela turma: JULIO CAETANO COSTA
SEG (17:10-18:00) SEG (18:00-18:50) SEG (18:50-19:40)
TARDE
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22:10
M15036
1030027 - TECNOLOGIA ASSISTIVA I - ÓRTESES E PRÓTESESProfessor responsável pela turma: ELCIO ALTERIS DOS SANTOS
QUI (13:30-14:20) QUI (14:20-15:10) QUI (15:10-16:00)
TARDE
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M15029
6º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1030069 - ESTÁGIO CURRIC. PROFIS. SUPERV II - SAI IProfessor responsável pela turma: NICOLE RUAS GUARANY
SEG (17:10-18:00) SEG (18:00-18:50) SEG (18:50-19:40)
TARDE
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22:10
M15028
1030053 - INTERV.DE T.O. EM CONTEXTOS HOSPITALARES Professor responsável pela turma: CAMILLA OLEIRO DA COSTA
TER (18:00-18:50) TER (18:50-19:40) TER (19:40-20:30)
TARDE
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22:10
M15026
1030033 - MEDIDAS E AVALIAÇÃO NA TERAPIA OCUPACIONALProfessor responsável pela turma: CYNTHIA GIRUNDI DA SILVA
QUA (18:00-18:50) QUA (18:50-19:40) QUA (19:40-20:30)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
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NOITE
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22:10
M15025
1030037 - REC TERAPÊUTICOS V -ATIVID TERAP NA NATUREZAProfessor Regente: JULIO CAETANO COSTA
Professor responsável pela turma: CESAR AUGUSTO OTERO VAGHETTI
SEG (08:00-08:50) SEG (08:50-09:40) SEG (10:00-10:50)
MANHÃ
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08:00X
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11:40
M15032
1030043 - RECURSOS TERAPÊUTICOS VI -TERAPIA AQUÁTICAProfessor responsável pela turma: STEPHANIE SANTANA PINTO
TER (11:40-12:30) QUI (10:00-10:50) QUI (10:50-11:40)
MANHÃ
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08:00
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M15030
8º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1030071 - ESTÁGIO CURRIC. PROFIS. SUPERV IV - SAI IIProfessor responsável pela turma: NICOLE RUAS GUARANY
TER (18:00-18:50) TER (18:50-19:40) TER (19:40-20:30)
TARDE
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M15040
1030047 - TÓPICOS ESPECIAIS EM TERAPIA OCUPACIONAL 2Professor responsável pela turma: FERNANDA CAPELLA RUGNO
QUI (18:00-18:50) QUI (18:50-19:40) QUI (19:40-20:30)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
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22:10
M15043
1030073 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIProfessor responsável pela turma: NICOLE RUAS GUARANY
SEG (16:00-16:50) SEG (17:10-18:00) SEG (18:00-18:50) SEG (18:50-19:40)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
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M15033
1030073 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIProfessor responsável pela turma: ANDRÉA GONÇALVES BRANDÃO
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10) SEG (15:10-16:00) SEG (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
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18:00
M266
88
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1030056 - TERAPIA OCUPACIONAL NOS CONTEXTOS SOCIAISProfessor responsável pela turma: JULIO CAETANO COSTA
SEG (19:40-20:30) SEG (20:30-21:20) SEG (21:20-22:10)
NOITE
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T14032
1030059 - TERAP. OCUP. APLIC. À SAÚDE MATERNO-INFANTILProfessor responsável pela turma: NICOLE RUAS GUARANY
QUA (10:00-10:50) QUA (10:50-11:40) QUA (11:40-12:30)
MANHÃ
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08:00
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T13028
1030054 - TER. OCUP. NA ATENÇ. BÁS. E PREVEN. EM SAÚDEProfessor responsável pela turma: Gabriel Gularte da Silva
SEG (08:50-09:40) SEG (10:00-10:50) SEG (10:50-11:40)
MANHÃ
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08:00
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T12018

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ANA PAULA DE SOUZA LIMA20181
ALINE GOMES KRUGER20172
ALINE KICHKOFEL ALVES20172
ALINE MOREIRA PACHECO20172
ANDLER KIMURA PINTO20172
BRUNA KRUGER AFONSO20172
BRUNO CESTITO PEREIRA DA SILVA20172
CAMILA SCHANDER DA ROCHA20172
DANIELE SPILMAM RODRIGUES VELLEDA20172
EDILCA COSTA DA COSTA20172
EDUARDA SOCOOWSKI HERNANDES MIRAPAHETA PIRES20172
FABIANE DOS SANTOS SILVEIRA20172
GEISE CRISTIANE KUSSLER DOS SANTOS20172
GISELE DA SILVA NASCENTE LOPES20172
GISIANE DE SOUZA CARVALHO20172
ISABELLA RODRIGUES CLAVIJO DE SOUZA20172
IVANA CARVALHO FABIANI20172
JACIARA CARVALHO LIMA20172
JANAINA BARBOSA DOS SANTOS20172
JESSICA DOS SANTOS DIAS20172
JULIA BARDOU YUNES CARDOSO20172
JULINE FERNANDES DA SILVA20172
KATHARYNE FIGUEIREDO ELESBAO20172
KAUAN MACHADO CAMPOS20172
KENIA ROBE MEDRAN20172
LARYSSA MATOS DANTAS20172
LAURA DA SILVA STOCKER20172
MIRNA DE MARTINO DAS CHAGAS20172
MONIQUE MADAYL FERREIRA20172
NATALIE FONSECA PEREIRA20172
OCTAVIO MOREIRA FIALHO BISNETO20172
PRINCIPE NICOLAI ROLDAN FRANCIA20172
RENATA SILVA E SILVA20172
SANDRA REGINA CALDEIRA BRITO20172
TATIANE DA SILVA CASSAIS20172
THAIS CHAVES DA SILVA20172
VANESSA OLIVEIRA MACEDO20172
VERA ADRIANA BURLAMARQUI DE FARIAS20172
VIVIANE MEDEIROS BARBOSA20172
AMANDA BALADO GONCALVES20162
AMANDA PEREIRA DE MOURA JAMBEIRO20162
ANA PAULA FARIAS FERREIRA20162
ANDRESSA DALLE NOGARE PIRES20162
BEATRIZ DOS SANTOS PAES20162
BRUNA BANDEIRA BARBOSA20162
BRUNA MORAES ISLABAO20162
CINTIA LISCANO20162
DANIELE PEREIRA FERREIRA20162
DARA JANE MOURA DE SOUZA20162
ERIKA STRELOW DE AZEVEDO MACHADO20162
FABIANE DOMINGUES DUARTE20162
GABRIELA ROCHA CARLOS VARES20162
GLAUCIA CABANA MASHIBA20162
HALANA DUARTE DE SA20162
IADINI DA SILVA DORING20162
JAQUELINE FERNANDES DA PORCIUNCULA20162
JESSICA ROSARIO ROSA20162
JOSEANE OLIVEIRA DA COSTA20162
KIMBERLLY PERES VINHAS DE PAULA20162
LEONICE DIAS MACHADO20162
LUIZA CORREA ARAUJO20162
LUIZA DA SILVA NASCENTE20162
MARCELA KNUTH GAYER20162
MARIANA GOMES RIBEIRO20162
MARIA ROSELENE DA ROCHA FONSECA20162
NATANE MADRUGA LEITE DE OLIVEIRA20162
NATHALIA FONTELLA STURBELLE20162
RAFAELA DOS PASSOS MULLER20162
ROBERTA BORGES SOARES20162
SABRINA GRELLERT DO AMARAL20162
TALITA SILVEIRA ESCOUTO20162
TERESA GUILHERMINA COUTINHO DA SILVA20162
VANESSA CARRILHO NOVO20162
WESLEY DA LUZ SIMOES20162
ADEMIR AFONSO PERES20152
ALANA AYRES PINTO STIGGER GRIEP20152
ALINE APARECIDA DE SOUZA OLIVEIRA20152
ALINE PEREIRA FERNANDES20152
AMANDA DA SILVEIRA RIBEIRO20152
ANDERSON CARVALHO DE AMORIM CONSULE20152
ANGELA ELIZABETH HEYNE MINSKY20152
CASSIA SOUZA DE ARAUJO20152
CHAIANE SARAIVA MEIRELLES20152
DANIELLI CABREIRA VIANNA20152
ELIZANDRA COUTO NOGUEZ20152
FABIO DE AZEVEDO ORTIZ20152
GRAZIELE FLORES RODRIGUES20152
JOSIELEM BERTODO20152
JULIANA GRACIELA MACHADO SOUZA BARBOSA20152
LARISSA DA SILVEIRA BORDA20152
LAUREN PEREIRA CASTRO20152
LUIZA SCHWANCK FERNANDES20152
MANUELA BIERHALS ALMEIDA20152
MARCOS EDUARDO DOS SANTOS HACKBART20152
MARIA LAURA BRUM DA CUNHA20152
MARIANA TOURINHO VARGAS20152
MARIA VICTORIA MOTTA DA COSTA20152
MEIRIELLI ROCHA TABORDES20152
MICHELE NERVIS20152
PAOLA QUEVEDO RIVAS20152
RAIANY BARCELOS MENA20152
SAMANTA FICK KNUTH20152
SILVIA WALQUIRIA LEAL CASTRO20152
TACIANA PY DE OLIVEIRA OSIELSKI20152
TAIANE DA SILVA ROSA20152
THAMIRES DINIZ RODRIGUES DOS SANTOS20152
VALERIA MOURA DE OLIVEIRA20152
ALINE LUCARDO BARROS20142
ANA CLAUDIA PEREIRA DE MEDEIROS20142
ANA MARIA OPPELT20141
ANDREA TORRES WENZKE20142
ANDRESSA SCHNEIDER SILVA20142
ANGELITA TESSMER DA ROSA20141
ANNA KARENINA BRAHM20142
BEATRIZ SOARES PEPE20142
CARLA SERPA COSTA20142
CARMEN LUCIA BERNEIRA MOREIRA20141
CASSIANE IACANA DA COSTA20142
CECILIA RECHLINSKI PINTO20141
CINTIA MARINHO PEREIRA20142
DANIELA SILVEIRA SOBRINHO20142
ELISABETE RECUERO WICKBOLDT20142
ERICA DALL AGNOL20142
GLAUCIA SCHOLDZ RODRIGUES20142
JOSIANE LUIZA DA COSTA20142
JULIA BRASIL MARQUES20142
JULIANA ARTIGAS CUNHA KLAROSK LEAO20142
JULIANA MACEDO DE SOUZA20142
JULIANA REIS NEVES20142
JULIA TRAUTMANN BANDEIRA20142
LARA SOUZA BORGES20142
LARISSA LARROSA FERREIRA20142
LARISSA LIMA PEREIRA20142
LAUREN DA ROSA DE OLIVEIRA20142
LETICIA SOARES NUNES DUARTE20142
MARCELLI DIAS JARDIM20142
MÁRCIA DA SILVA LEMES20142
MARIANA STEFANIE SOARES ALVES20142
MARTA TEIXEIRA DA COSTA20142
MICHELE DA SILVA20142
PALOMA DA SILVA SOUZA20142
PAULO WILLIAM FERREIRA DANIELCI20142
RAFAEL VICTORIA SILVA20142
RICHELLE DE FREITAS PINTO20142
SUELEN SILVA DA SILVA20142
TALINE ARAUJO ALVES20142
VANESSA BALDASSARI MADRUGA20141
VANESSA COSTA DE BARROS20142
VITORIA MARTINS E CUNHA20142
VITOR VERGARA DA SILVA20142
BRUNO MONQUELATE VELASQUES20132
DENISELE RAMSON DRAWANZ20132
ERNANDA DE OLIVEIRA GARCIA20132
JOCARLI SILVEIRA SOARES20132
JULIANA DA SILVA LACERDA20132
MARIANE DORNELLES BENDER20132
PRISCILA DA SILVA CAVALCANTE20132
RERINTON PERES DOS SANTOS20132
TATIANE PIRES DA SILVA20132
VALÉRIA FRÖLICH20132
HORTÊNCIA GARCIA FERNANDES20131
SUE ELLEN FARIAS WICKBOLDT20121

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ANA PAULA BELO MACHADO20102014
ANDRESSA GOMES E SILVA FARIAS20102014
BRUNA LUÍSA DE QUADRO BIGLIARDI20102014
CAMILA BRATZ STEIN20102014
CÍNTIA VIVIANE VENTURA DA SILVA20102014
CIRSE LEAL LOPES20102014
DANIELE DORNELLES BENDER20102014
DÉBORA LEE VAZ DIAS20102014
EMERSON DORNELES CALDEIRA20102014
ÍNGRID IOOST ESTANIESKI20102014
JANAÍNA ARMENDARIS CRUZ20102014
JOELMA ADRIANA DE ANDRADE DIAS20102014
LETÍCIA SABOIA DA SILVA20102014
LUANA RIBEIRO HENRIQUE20102014
MARA REGINA MARQUES RODRIGUES20102014
MARIA IZABEL CORRÊA MEDRONHA20102014
MARIANA DUMER BORGES20102014
MICHELE BERGMANN MATTOSO20102014
NARA REGINA PAIVA MARQUES20102014
PAMELA CATIUSCE MEDEIROS20102014
RAHIZA BUENO RODRIGUES20102014
RAQUEL PINHO BEULKE20102014
ADRIANA FARIAS VASCONCELLOS 20112015
ALEX OLIVEIRA ARRIECHE20112015
BRUNA BORBA NEVES20112015
CELOI BORGES SOUZA20112015
GABRIELA DA CRUZ CAMPELO20112015
HELENA DE OLIVEIRA ARRIEIRA20112015
JÉSSICA RODRIGUES DE SOUZA20112015
JÉSSICA SCHERDIEN20112015
JULIANO MARTINS DE MARTINS20112015
KAREN SOUZA DE MELO20112015
KELIN LUANA CASAGRANDA20112015
LARISSA DELGADO MADEIRA20112015
MANUELLA RASCH SARAIVA20112015
NAIARA TERRES DA SILVA20112015
NILZA ELIZIANE DA SILVA BARBOZA20112015
PRINCE CHAIENE MEIRELES DIAS20112015
RITA DE CÁSSIA MOSCARELLI CORRÊA20112015
SUÉLEN STIFFT NÖRNBERG20112015
ALICE DIAS CRUZ20122016
ANA CLAUDIA ARAUJO DE LIMA20122016
CAROLINE BARZ SCHMIDT20122016
CAROLINE BENDER DE QUADROS20122016
CRISTHIANE WITTE NUNES20122016
DÂMARIS BRAUM DO NASCIMENTO PRESA20122016
ELIS MARIA MADRUGA RODRIGUES20122016
ELTON LUÍS RUBIRA LEMOS20122016
FÁBIO PEREIRA FOUCHY20132016
FLÁVIA CORRÊA CARDOZO20122016
GISLAINE DUARTE PEREIRA20122016
INGRID LOPES MEDEIROS20122016
JOSIANE MARTINS REINHARDT20102016
LAURA BRITTO RIBEIRO20122016
RENATA DE SOUZA FARIAS20122016
ROSEANE HATANO DE OLIVEIRA20122016
SIBILA ANDREUCHETE MENDES20122016
TÂMARA FERRO DITTGEN20122016
AGNES RODRIGUES DA CUNHA20132017
ANA CAROLINA DEMARCO ROLDAN20132017
ANA PAULA DUARTE MATOSO20132017
ANDRÉA GONÇALVES BRANDÃO20132017
BIANKA DOS SANTOS GARCIA20122017
BRUNA DA SILVA SELL20132017
CASSANDRA DA SILVA FONSECA20132017
CIRO DE SIQUEIRA COSTA20112017
CRISTIANA RODRIGUES SILVEIRA MACHADO20122017
DANIELA NEUMANN SEIXAS20122017
DEBORAH REDEL BATISTA20142017
DESIRÉE GOULART SOUZA20132017
DESIRÉE NOBRE SALASAR20122017
ELISANDRA BIRGIMANN GOMES20132017
ESTER NÖRNBERG20132017
EVELINE BRUM LORENZATO20132017
FERNANDA BONOW JANSEN20132017
FERNANDO COELHO DIAS20132017
FRANCIELE COSTA BERNÍ20132017
GABRIELA NUNES COSTA20122017
JAINA DA COSTA PEREIRA20122017
JOSIANE WARNKE DE AVILA20132017
JULIA DOS SANTOS GONÇALVES20132017
LAURA MELLO ROTTA20132017
LAURA TEREZINHA LIMONS20132017
LILIAN FLOÔR QUADRADO20132017
LIZE DA SILVA FREITAS20132017
LUANI AMARAL FERREIRA20132017
MARIANA BRITTO MADRUGA DA SILVA20122017
MATEUS MENEZES RIBEIRO20132017
MICHELE DE OLIVEIRA FEIJÓ20122017
NATALIA CARDOSO OCÁCIA20132017
NATHÁLIA BISSOLI TESSMANN20132017
OMAR MENDES CAMACHO20132017
PATRICIA ELENA FERNANDES LARROQUE20132017
PAULO CÉSAR SABOIA DA SILVA20122017
RAÍSA HERBSTRITH DE LARA20132017
RENE PEIXOTO MARTINS NETO20132017
VANDRIELE CASCAES DE ALMEIDA20132017

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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