Nome do Curso / Conceitos (*)
Terapia Ocupacional
CC (2014)3
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (VESPERTINO+NOTURNO)
Código UFPel
7200
Código e-MEC
1105230
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
SISU 2025/217215131535
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1560 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 45 de 22/01/2015. Publicada na Seção 1, página 8 do D.O.U. de 23/01/2015.

Contextualização

A terapia ocupacional é uma área do conhecimento, voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos. O Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas teve seu início no ano de 2010 senso sua primeira turma composta por 40 alunos. O terapeuta se ocupa da realização de atividades, desde as mais simples, como escovar os dentes ou levar alimentos à boca, às mais complexas, como dirigir um automóvel ou dirigir uma empresa, promovendo, prevenindo, desenvolvendo, tratando, recuperando pessoas ou grupos de pessoas que apresentam qualquer alteração na realização de atividades de autocuidado ou interação social, melhorando o desempenho funcional e reduzindo desvantagens. O curso de Terapia Ocupacional da UFPel busca articular o ensino, a pesquisa e a extensão, visando formação profissional para atuação nas áreas da saúde, social e educação. Neste contexto são desenvolvidos conteúdos e atividades sistematizadas para intervir em diversos cenários, com enfoque na educação interprofissional, habilitando os futuros profissionais para integrarem equipes multiprofissionais.

Objetivos

7.1 – Objetivo Geral
Proporcionar ao diplomado uma formação generalista, crítica e reflexiva, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico e cultural, levando em consideração o contexto regional e nacional, nas áreas de conhecimentos previstas pela Terapia Ocupacional, em seus diversos níveis de atenção.

7.2 – Objetivos específicos
Formação de sujeitos éticos, comprometidos com os problemas sociais, políticos e culturais, com a aprendizagem significativa e emancipadora, articulando conteúdos curriculares com as mais distintas situações da realidade social, favorecendo a reflexão, o protagonismo e processos democráticos;
Promover a extensão aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa
científica e tecnológica gerados pelo curso de Terapia Ocupacional, estabelecendo com a sociedade uma relação de reciprocidade;
Estimular o engajamento em atividades de planejamento e gestão de serviços e de políticas, de assessoria e consultoria de projetos, empresas e organizações;
Estimular o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia pertinente ao campo da Terapia Ocupacional e áreas afins;
Quanto à formação pessoal e profissional destaca-se:
➢ Formar terapeutas ocupacionais que conheçam os princípios éticos que norteiam a profissão nos âmbitos da prática profissional, das atividades de pesquisa e a participação em equipes interprofissionais;
➢ Compreender o processo saúde-doença, nas suas múltiplas determinações contemplando a integração dos aspectos biológicos, sociais, psíquicos, culturais e a percepção do valor dessa integração para a vida de relação e produção;
➢ Desenvolver capacidade de atuar como agente facilitador, transformador e integrador junto às comunidades e agrupamentos sociais através de atitudes permeadas pela noção de complementaridade e inclusão;
➢ Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Terapia Ocupacional e seus diferentes modelos de intervenção;
➢ Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
➢ Conhecer os procedimentos e intervenções terapêutico-ocupacionais utilizados tais como: atendimentos individuais, grupais, familiares, institucionais, coletivos e comunitários;
➢ Vivenciar atividades profissionais nos diferentes equipamentos das redes de saúde, assistência social, educação e cultura;
➢ Identificar, analisar e intervir nas desordens ocupacionais, no cotidiano, nas situações de vulnerabilidade, desfiliação, exclusão e privação cultural do ser humano, e a utilizar como instrumento de intervenção, as diferentes atividades humanas;
➢ Entender e correlacionar as realidades regionais no que diz respeito às prioridades assistenciais visando à formulação de estratégias de intervenção em Terapia Ocupacional;

Perfil do Egresso

No intento de uma nova estrutura de formação, aberta aos distintos campos de intervenção, acredita-se que o acadêmico deva estar preparado para o horizonte maior de responsabilidades que lhe cabem. A figura do aluno egresso, neste processo, constitui um elemento fundamental, através do qual o curso de Terapia Ocupacional pode avaliar suas práticas, vulnerabilidades e potencialidades, além de corresponder às necessidades profissionais por meio da formação continuada. Neste sentido, a Universidade Federal de Pelotas conta com o “Portal do Egresso da Universidade Federal de Pelotas” cujo objetivo é acompanhar os profissionais formados na instituição mediante ao seu cadastro. Através das informações registradas pelos ex-alunos, é possível não só identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho, mas também identificar potenciais melhorias nos cursos.
Quanto ao perfil do egresso do curso de Terapia Ocupacional, espera-se:
➢ Capacidade de intervenção terapêutica ocupacional, compreendendo as exigências, atribuições e saberes específicos dos campos: saúde, educação, social e cultural.
➢ Conhecimento dos diferentes modelos, teorias, abordagens, técnicas e estratégias de intervenção da Terapia Ocupacional;
➢ Atitude ativa e de participação com desenvolvimento de posturas colaborativas;
➢ Atitude investigativa e predisposição para o estudo;
➢ Desenvolvimento de senso crítico-reflexivo e cidadania.

Competências e habilidades

Pretende-se um currículo flexível que possa privilegiar a cultura científica com base em Ciências Sociais e Humanas, Ciências Biológicas e da Saúde, e Ciências da Terapia Ocupacional, de modo a contribuir para a formação democrática, responsável e competente. Desta forma, o perfil acadêmico-profissional do graduado no Curso de
Terapia Ocupacional da UFPel, em relação às competências e habilidades a serem desenvolvidas são:
➢ Ética das relações com pacientes/clientes/usuários, profissionais, bem como na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações na área da Terapia Ocupacional;
➢ Habilidades pessoais e atitudes necessárias para pratica profissional, a saber: consciência das próprias potencialidades e limitações, adaptabilidade e flexibilidade, equilíbrio emocional, empatia, capacidade crítica, autonomia intelectual e exercício da comunicação verbal e não verbal;
➢ Capacidade para atuação em diferentes contextos, considerando a especificidade da Terapia Ocupacional, as condições sociais, os direitos e necessidades dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
➢ Sensibilidade para interlocução com outros campos de conhecimento a fim de compreender criticamente os fenômenos biológicos, sociais, econômicos, culturais e políticos do país fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
➢ Formação para o agir interprofissional, considerando o princípio da integralidade presente nas políticas nacionais de saúde e assistência social, e o imperativo de produzir saberes complexos para os problemas complexos que acometem as sociedades;
➢ Participar da formulação e implementação das políticas sociais, sejam estas setoriais (políticas de saúde, infância e adolescência, educação, trabalho, promoção social, etc.) ou intersetoriais;
➢ Capacidade de diagnosticar, avaliar, elaborar e agir em projetos individuais, situacionais, institucionais e territoriais, de forma coerente com os referenciais teóricos e demandas da realidade;
➢ Habilidade de mediação e coordenação de processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais;
➢ Capacidade para realizar orientações e consultorias na área de Terapia Ocupacional;
➢ Capacidade para consumo e produção de informação científica qualificada. Tal competência envolve a habilidade de formular problemáticas pertinentes ao campo científico da área de Terapia Ocupacional e áreas afins, aplicação de princípios metodológicos, busca em bases de dados e periódicos científicos, leitura crítica de informações, escrita de trabalho científico, parecer técnico, laudo e outras comunicações profissionais;
➢ Compreensão da formação como um exercício contínuo e permanente de atualização dos saberes para a aplicação da Terapia Ocupacional.

Organização Curricular

O Curso possui um desenho curricular direcionado por quatro módulos de formação durante os 4 anos previstos para a integralização da matriz curricular, no formato presencial. Entretanto, seguindo a portaria nº 1.134, de 10 de outubro de 2016, o curso pode ofertar até 20% de sua carga horária total na modalidade à distância, cabendo ao seu colegiado deliberar quando esta modalidade será aplicada, seguindo a resolução nº 27, de 14 de setembro de 2017, do COCEPE UFPEL, que dispõe sobre o ensino à distância na instituição. Em cada um dos módulos, existem áreas temáticas afins, que constituem a proposta curricular. Os três primeiros módulos compõem o núcleo de conhecimentos necessários para formação teórica e prática do acadêmico. Os conteúdos destes módulos são desenvolvidos desde o início do curso, de maneira interdisciplinar e interprofissional, no entanto, a apresentação das disciplinas que compõem estes módulos seguem ordenadas de acordo com as características de cada módulo e não com a grade curricular das disciplinas. A nova proposta do Projeto Pedagógico do curso de Terapia Ocupacional, mantém os quatro módulos com a proposição de disciplinas novas, realocação de disciplinas já existentes entre os módulos, redução e/ou ampliação de disciplinas por módulos e exclusão de disciplinas por módulos.
Os módulos ficam organizados conforme descrição abaixo:
➢ Módulo 1: Bases Biológicas e do Desenvolvimento Humano.
○ Área 1 - Fundamentos Biológicos do Ser Humano.
○ Área 2 - Fundamentos do Desenvolvimento Humano
➢ Módulo 2: Bases das Ciências Sociais e Humanas.
○ Área 1 - Indivíduo, Cultura e Sociedade.
➢ Módulo 3: Bases da Terapia Ocupacional.
○ Área 1 - Contextos e Concepções.
○ Área 2 – Ações nos diferentes contextos
➢ Módulo 4: Prática e Pesquisa em Terapia Ocupacional.
○ Área 1 - Estágios em Terapia Ocupacional.
○ Área 2 - Atividades Complementares, Pesquisa e Extensão

Módulo 1 - Bases Biológicas e do Desenvolvimento Humano
Este Módulo traz conhecimentos biológicos básicos, necessários na formação profissional para atuação na área da saúde, visando um aprofundamento, ou ênfase diferenciada, a partir das necessidades do curso. O Módulo pretende instrumentalizar os alunos apresentando os temas biológicos de forma integrada e crescente em complexidade. Para tal, são seus objetivos na Área 1: propiciar o entendimento do funcionamento e da interação entre os diferentes sistemas do organismo, caracterizando também suas bases celulares e moleculares; habilitar os profissionais em formação a discutir de forma abrangente e multidisciplinar a relevância dos processos biológicos nas diferentes doenças; demonstrar que vários tratamentos para diferentes patologias tem origem no estudo das alterações moleculares, bioquímicas e celulares dos tecidos e órgãos; compreender que o organismo funciona como unidade e que os diferentes sistemas interagem para garantir a saúde e a qualidade de vida, mesmo quando desafiados por agressores externos.
Com relação à Área 2, os objetivos estão direcionados ao conhecimento dos processos do desenvolvimento humano, buscando o entendimento das teorias do desenvolvimento humano, as fases da vida (infância, adolescência, idade adulta e velhice), o estudo da genética e suas implicações na vida do ser humano, e ainda o estudo do movimento nas fases do desenvolvimento motor e do movimento humano.
Abaixo estão relacionadas as disciplinas do Módulo 1, distribuídas em
áreas:
Área 1 - Fundamentos Biológicos do Ser Humano
- Anatomia Geral
- Fisiologia Humana
- Fundamentos da Saúde da Criança e do Adolescente
- Fundamentos da Saúde do Adulto
- Fundamentos da Saúde do Idoso
- Fundamentos da Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial
- Fundamentos da Saúde do Trabalhador
- Farmacologia
Área 2 - Fundamentos do Desenvolvimento Humano
- Desenvolvimento Humano
- Estudo da Genética e Evolução
- Desenvolvimento Motor
- Cinesiologia I e II

Módulo 2: Bases das Ciências Sociais e Humanas
O Módulo 2 Bases das Ciências Sociais e Humanas em sua inserção social projeta desenvolver suas atividades de formação e aprendizagem em uma busca permanente de articulação da prática com a teoria, dialogando com todos os Módulos, na perspectiva de formar o aluno para compreender o surgimento das ciências humanas como área de conhecimento e sua relação com a área da saúde.
Os objetivos da Área 1 deste Módulo visam orientar o acadêmico para utilizar, teórica e metodologicamente, o instrumental das diferentes áreas do conhecimento das ciências humanas na saúde. Pretende oferecer uma abordagem que considere o impacto da noção de cultura sobre a concepção de ser humano, considerando esse, em suas relações. A Área se preocupa em estudar o homem e a humanidade de maneira integral, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões, discutindo e sensibilizando o aluno para refletir o diálogo entre os campos do conhecimento da Ética, Antropologia, Sociologia, Psicologia e Filosofia.
Abaixo estão relacionadas as disciplinas do Módulo 2, distribuídas na área:
Área 1 – Indivíduo, Cultura e Sociedade
- Contextos Sociais e o Homem
- Ética e Bioética
- Estudos sobre subjetividade
- Dinâmicas e Atividades Grupais

Módulo 3 - Bases da Terapia Ocupacional
O Módulo 3, Bases da Terapia Ocupacional, pretende instrumentalizar o aluno para os fundamentos da profissão e as intervenções nos diferentes campos de atuação.
Na Área 1 deste Módulo, há uma visão dos contextos e concepções relacionados com as bases da Terapia Ocupacional. O aluno aprenderá os fundamentos da profissão, seus principais referenciais teóricos, abordagens e métodos. Entender a inserção da profissão no contexto brasileiro, bem como sua aplicação no contexto loco regional. Dessa forma, o aluno terá oportunidade de entender a fundamentação para a atuação nas áreas da saúde, educação, social e
cultura. A área 2 do módulo 3 apresenta disciplinas que estimulam o entendimento das diferentes intervenções terapêuticas ocupacionais nos campos
da saúde, educação, social e cultura. Além do entendimento teórico, o aluno poderá praticar a intervenção de métodos e abordagens da profissão nestes diferentes campos.
Área 1 – Contextos e Concepções:
- Fundamentos da Terapia Ocupacional;
- História da Terapia Ocupacional;
- Saúde Coletiva;
- Epidemiologia e Bioestatística;
- Metodologia da Pesquisa aplicada à Terapia Ocupacional;
- Cinesioterapia;
- Tecnologia Assistiva I;
- Tecnologia Assistiva II;
- Recursos Terapêuticos I;
- Recursos Terapêuticos II;
- Recursos Terapêuticos III;
- Recursos Terapêuticos IV;
Área 2 – Ações nos diferentes contextos:
- Medidas e Avaliação em Terapia Ocupacional;
- Intervenções da Terapia Ocupacional na Infância e Adolescência;
- Intervenções da Terapia Ocupacional na saúde do Adulto;
- Intervenções da Terapia Ocupacional na saúde do Idoso;
- Intervenções da Terapia Ocupacional na Saúde do Trabalhador;
- Intervenções da Terapia Ocupacional em Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial;
- Terapia Ocupacional e a Pessoa com Deficiência;
- Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares;
- Terapia Ocupacional na Atenção Básica;
- Terapia Ocupacional Social;
- Terapia Ocupacional no campo da Educação;

Módulo 4 – Prática e pesquisa em Terapia Ocupacional
No Módulo 4 Prática e pesquisa em Terapia Ocupacional, as disciplinas se caracterizam por possibilitarem aos acadêmicos as oportunidades de vivenciarem práticas em diversos cenários profissionais. Também compreendem uma etapa importante da formação inicial dos acadêmicos. Na Área 1 deste módulo, os alunos vivenciam experiências concretas de ensino-aprendizagem, relacionadas com as disciplinas teóricas cursadas nos módulos anteriores. Também prepara o acadêmico para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas que tenham alterações em suas ocupações, visando uma vida inclusiva e independente, desde as disciplinas de intervenções até os estágios curriculares profissionais supervisionados (ECPS).
Na Área 2 do módulo 4, encontram-se as atividades complementares e atividades de pesquisa e extensão. As participações do aluno em locais relacionados ao seu ambiente de trabalho proporcionam uma experiência profissional concreta das atividades que farão parte da sua vida profissional. São oferecidas neste módulo as atividades complementares (AC), que contribuem para que seja ampliada a formação inicial dos acadêmicos. São incentivadas participações em eventos, em monitorias, em estudos independentes, enfim, em ações que lhes propiciem conhecimentos a mais que os obtidos cursando as disciplinas regulares na graduação.
Área 1 – Estágios em Terapia Ocupacional:
- Estágio Curricular Profissional Supervisionado I
- Estágio Curricular Profissional Supervisionado II
Área 2 – Atividades Complementares, Pesquisa e Extensão
- Pesquisa em Terapia Ocupacional I
- Pesquisa em Terapia Ocupacional II
- Trabalho de Conclusão de Curso
- Atividades Complementares
- Formação Livre

A fim de atender as exigências das resoluções CNE/CP nº 01, de 17/06/2004, CNE/CP nº 01, de 30/05/2012 e CNE/CP nº 02, de 15/06/2012, que diz respeito ao ensino de direitos humanos, educação ambiental e relações étnico raciais, o curso oferece disciplinas, com enfoque interdisciplinar, como Contextos Sociais e o Homem, Ética e Bioética, Terapia Ocupacional Social, Fundamentos da Saúde do Trabalhador, Terapia Ocupacional e Mediação Cultural, ART: Cotidiano, e os estágios supervisionados, que abordam conteúdos e norteiam a discussão desses temas ao longo da formação em Terapia Ocupacional.

Procedimentos e metodologias de ensino

O projeto político pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional está baseado em metodologias ativas que auxiliem o aluno a buscar individualmente a resposta às suas questões, valorizando a experiência  e individualidade de cada estudante. As atividades acadêmicas, sejam de ensino, pesquisa ou extensão, devem estar voltadas as necessidades locais. E o curso de Terapia Ocupacional busca integrar totalmente o aluno e as atividades acadêmicas de forma a introduzir uma visão prática da atuação profissional através do envolvimento dos mesmos em sua formação profissional, atuação nas equipes de saúde, em ações educativas e de assistência social no âmbito institucional e na prática comunitária para entendimento da realidade em que vivem.
As atividades acadêmicas são constituídas de diversos recursos didáticos e diferentes tecnologias. As aulas teóricas são realizadas com auxílio de “data-show” e computador outras mídias como rádio, televisão, cd e dvd  são utilizados conforme interesse e necessidade dos docentes para melhor explicitar o conteúdo das disciplinas, assim como o uso de suportes tradicionais como livros e periódicos científicos. A comunicação entre professores e alunos se dá a todo momento, de forma presencial ou também no ambiente virtual. Reuniões frequentes e encontros são realizados entre discentes e docentes para discutir questões pertinentes às necessidades dos mesmos em relação às atividades acadêmicas em curso. No ambiente virtual os docentes estão em contato constante com os alunos via correio eletrônico e redes sociais. Além disso, o Colegiado do Curso de Terapia Ocupacional possui uma linha telefônica onde os alunos podem informar-se sobre qualquer assunto referente ao curso. O curso ainda conta com um site informativo (em formato wordpress - utilizado pela Universidade), onde os alunos e a comunidade em geral podem obter informações sobre a estrutura e dados do curso, bem como eventos e programações acadêmicas.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

O sistema avaliativo do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da UFPel segue o que reza o Regimento Geral da Universidade Pelotas (1977). A verificação do aproveitamento acadêmico será realizada por disciplina, envolvendo a assiduidade e conhecimentos. O controle de integralização curricular será feito pelo sistema de créditos. A aprovação em cada disciplina, apurada semestralmente é condicionada a frequência do acadêmico em pelo menos 75% das aulas, tanto teóricas como práticas. por meio de registro de presença dos acadêmicos. A aferição do aproveitamento, em cada disciplina será mediante a realização de pelo menos duas verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período letivo, sem prejuízo de outras formas avaliativas conforme o plano de ensino da disciplina. Caso o aluno não compareça em apresentações de trabalho ou provas nas datas estipuladas pelo professor regente da disciplina, somente poderá apresentar um novo trabalho ou realizar nova prova se apresentar atestado médico ou comprovação da falta por força maior até 03 (três) dias úteis após a realização da avaliação, conforme indica o Regimento de Graduação da UFPel. 

A média aritmética das avaliações constituirá a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7 (sete). O acadêmico que obtiver, média semestral inferior a 3 (três) será considerado reprovado nessa disciplina. O acadêmico que obtiver média semestral inferior a 7 (sete), mas igual ou superior a 3 (três) necessita submeter a exame. Para sua aprovação deverá ter uma média igual ou superior a 5 (cinco), resultante da divisão por dois da soma da nota semestral com a do exame. O não comparecimento ao exame importará em nota zero ao aluno.

Acatando a legislação vigente, além da Comissão Própria de Avaliação – CPA da UFPel, desde 2008 existe na TO/UFPEL o Comitê de Auto-Avaliação, composto por um docente, um discente e um servidor técnico-administrativo.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

A UFPel vem graduando profissionais nas Ciências da Saúde, mas também, tem ultrapassado os limites da graduação na formação dos recursos humanos, ao oferecer inúmeras opções de pós-graduação (doutorado, mestrado, mestrado profissionalizante e especialização) nas mais diversas áreas do conhecimento em saúde.
Estas atividades são desenvolvidas por docentes altamente qualificados, tendo como resultado uma produção científica e uma prática profissional integrada e abrangente, que se estende da assistência primária a procedimentos da fronteira do conhecimento aplicado.
Os programas de pós-graduação da UFPel estão entre os mais bem conceituados pela CAPES. Seu corpo docente e responsável por uma conceituada produção cientifica por professor dentre todas as universidades brasileiras, em suas áreas de conhecimento.
O aluno do curso de TO durante a sua graduação, poderá se integrar aos diversos grupos de pesquisa existentes na UFPel, preparando-se para uma futura pós-graduação em sua área de interesse.
No decorrer do curso, o corpo docente da TO tem o desafio de organizar grupos de pesquisas nas mais diversas linhas, para que em um futuro próximo possa criar um curso de pós-graduação, que atenda os interesses dos graduados em TO.

Acompanhamento de Egressos

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada

Localização e contatos

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