Nome da Atividade
TERAPIA OCUPACIONAL APLICADA À SAÚDE MATERNO INFANTIL
CÓDIGO
07950096
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Esta disciplina visa desenvolver uma visão crítica sobre o papel ocupacional da mulher e suas transformações dentro da maternidade, os problemas relacionados à saúde materno-infantil e a eficácia de intervenções da Terapia Ocupacional na prática clínica, assim como a prática do terapeuta ocupacional como agente de prevenção e promoção na saúde da mulher e gestante.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre a intervenção da Terapia Ocupacional na área de saúde materna perpassando todas as fases da gestação ao puerpério e sobre o desenvolvimento do bebê de seu nascimento aos anos iniciais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Agenda de Compromisso para a saúde Integral da Criança e redução da Mortalidade Infantil/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-Natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico/Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil / Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009.
  • SHELOV, Steven P.; HANNEMANN, Robert E. Cuidando de seu filho: do nascimento aos cinco anos. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 784 p. ISBN 8536307145
  • MONTEIRO, Denise Leite Maia. Gravidez e adolescência. Rio de Janeiro: Revinter, c2009. xix, 490 p. ISBN 9788537202296
  • Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo.
  • Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.

Página gerada em 03/06/2023 22:07:43 (consulta levou 0.105657s)