Nome do Projeto
MentoringMED
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/08/2023 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Este programa, cuidadosamente elaborado, visa enriquecer a experiência acadêmica, promover a saúde mental e física dos alunos e fomentar discussões relevantes sobre a vida universitária. Estrutura do Projeto: Cada grupo, composto por 15 alunos, será guiado por um mentor/professor em reuniões quinzenais. O horário e dia das reuniões serão definidos democraticamente através de votação, garantindo a conveniência e participação ativa dos membros. Para fortalecer a liderança estudantil, um Monitor será eleito, desempenhando papel fundamental no planejamento e execução das atividades de mentoring. Temas Abordados: Os temas propostos abrangem aspectos cruciais da vida acadêmica, rotinas universitárias, saúde psíquica e física, atividades complementares e questões trazidas pelos próprios acadêmicos. A flexibilidade do projeto permite adaptação às necessidades específicas de cada grupo, tornando as discussões mais relevantes e impactantes. Formato das Reuniões: As reuniões, com duração de 1 a 2 horas, serão conduzidas de maneira dinâmica, priorizando a participação ativa dos membros. A discussão de temas se estenderá conforme necessário, assegurando que todos os tópicos sejam abordados de maneira abrangente e que as sessões se encerrem de forma natural. Envolvimento de Profissionais Convidados: Para enriquecer ainda mais as discussões, prevemos a participação de profissionais convidados em debates específicos. Essa colaboração proporcionará uma perspectiva externa valiosa e instigará a reflexão crítica dos alunos sobre as temáticas apresentadas. Benefícios Esperados: Esperamos que esse projeto fortaleça os laços entre os alunos, promova um ambiente de aprendizado colaborativo e contribua positivamente para o bem-estar geral da comunidade acadêmica. Além disso, a iniciativa visa criar um espaço aberto para o compartilhamento de experiências e a busca conjunta por soluções para desafios comuns. Conclusão: Em suma, este projeto representa uma oportunidade única de aprimorar a experiência educacional dos estudantes do Curso de Medicina na UFPel, abordando não apenas as dimensões acadêmicas, mas também as aspectos essenciais para uma formação integral. Estamos confiantes de que essa proposta atende aos valores e objetivos da instituição, promovendo uma comunidade acadêmica mais saudável, engajada e preparada para os desafios futuros. Estamos ansiosos para colaborar no desenvolvimento deste projeto inovador e transformador.

Objetivo Geral

O principal objetivo deste projeto de ensino é criar um ambiente colaborativo e enriquecedor para os estudantes do Curso de Medicina na UFPel, promovendo discussões relevantes sobre a vida acadêmica, saúde mental e física, além de estimular o desenvolvimento de habilidades interpessoais e de liderança entre os participantes.

Ao implementar reuniões quinzenais orientadas por mentores/professores, buscamos proporcionar um espaço onde os alunos possam compartilhar experiências, discutir desafios comuns e receber orientações práticas. A eleição de Monitores para cada grupo visa fortalecer a participação ativa dos estudantes na condução das atividades, incentivando o engajamento e a responsabilidade compartilhada.

Além disso, o projeto visa fomentar debates sobre temáticas que vão além do currículo acadêmico, abrangendo questões relacionadas à rotina universitária, atividades complementares e outros temas pertinentes trazidos pelos próprios acadêmicos. A participação de profissionais convidados enriquecerá ainda mais as discussões, proporcionando uma perspectiva externa e estimulando a reflexão crítica.

Esperamos que, ao final do projeto, os participantes tenham fortalecido seus vínculos interpessoais, desenvolvido habilidades de comunicação, liderança e resolução de problemas, e, principalmente, estejam mais preparados para enfrentar os desafios da vida acadêmica e profissional. O bem-estar geral da comunidade acadêmica e o crescimento pessoal e profissional dos estudantes são metas fundamentais que norteiam este projeto.

Justificativa

A implementação deste projeto de ensino no Curso de Medicina da UFPel é fundamentada na necessidade de criar um ambiente acadêmico mais acolhedor, participativo e voltado para o desenvolvimento integral dos estudantes. A justificativa para esta iniciativa baseia-se em diversos pontos cruciais:

Saúde e Bem-Estar Estudantil:
A vida acadêmica, especialmente em cursos exigentes como Medicina, pode ser desafiadora e impactar a saúde mental e física dos estudantes. Este projeto busca abordar essas questões, proporcionando um espaço seguro para discutir temas relacionados à saúde, promovendo a prevenção e o cuidado.

Desenvolvimento de Habilidades Sociais e de Liderança:
A participação ativa em reuniões quinzenais, a eleição de Monitores e a interação com profissionais convidados oferecem oportunidades concretas para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e de liderança. Essas competências são fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes.

Fomento ao Engajamento Acadêmico:
A criação de grupos com temáticas diversas e a flexibilidade nas discussões incentivam o engajamento dos estudantes em sua formação. O projeto visa ir além das disciplinas tradicionais, abordando questões práticas e relevantes para a vida acadêmica e profissional.

Fortalecimento da Comunidade Acadêmica:
Ao criar espaços regulares de interação entre estudantes e mentores/professores, o projeto visa fortalecer os laços dentro da comunidade acadêmica. Isso contribui para um ambiente mais colaborativo, onde a troca de experiências e o apoio mútuo são elementos centrais.

Adaptação Dinâmica às Necessidades dos Alunos:
A flexibilidade do projeto permite adaptar as discussões e atividades conforme as necessidades e demandas específicas de cada grupo. Isso garante a relevância e a aplicabilidade das informações compartilhadas.

Contribuição para a Formação Integral dos Estudantes:
Ao abranger temas que vão além do escopo puramente acadêmico, como saúde psíquica, atividades complementares e rotinas universitárias, o projeto contribui para uma formação mais integral, preparando os estudantes para os desafios da profissão médica de maneira mais holística.

Em síntese, a implementação deste projeto na UFPel busca criar um ambiente acadêmico mais saudável, participativo e preparado para atender às necessidades específicas dos estudantes de Medicina, alinhando-se aos princípios de cuidado, formação integral e qualidade educacional da instituição.

Metodologia

Estrutura do Projeto:
Cada grupo, composto por 15 alunos, será guiado por um mentor/professor em reuniões quinzenais. O horário e dia das reuniões serão definidos democraticamente através de votação, garantindo a conveniência e participação ativa dos membros. Para fortalecer a liderança estudantil, um Monitor será eleito, desempenhando papel fundamental no planejamento e execução das atividades de mentoring.

Temas Abordados:
Os temas propostos abrangem aspectos cruciais da vida acadêmica, rotinas universitárias, saúde psíquica e física, atividades complementares e questões trazidas pelos próprios acadêmicos. A flexibilidade do projeto permite adaptação às necessidades específicas de cada grupo, tornando as discussões mais relevantes e impactantes.

Formato das Reuniões:
As reuniões, com duração de 1 a 2 horas, serão conduzidas de maneira dinâmica, priorizando a participação ativa dos membros. A discussão de temas se estenderá conforme necessário, assegurando que todos os tópicos sejam abordados de maneira abrangente e que as sessões se encerrem de forma natural.

Indicadores, Metas e Resultados

A qualidade do projeto será mensurada através de indicadores como o engajamento dos participantes nas reuniões, a efetividade das discussões na promoção do bem-estar estudantil, a progressão das habilidades de liderança dos Monitores, e a avaliação do impacto percebido pelos estudantes na sua vida acadêmica e pessoal. Além disso, feedbacks regulares dos participantes e análise da participação de profissionais convidados serão considerados para avaliar a relevância e eficácia do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARTHUR DE FARIAS BETEMPS DA SILVA
Alexandre Giesel Lima
CLAUDIA CALDEIRA GOMES4
Giulia Amaral de Lima
JOLIANE VITOR MIRANDA
JOÃO PEDRO ZARTH FERREIRA
JULIETA MARIA CARRICONDE FRIPP1
KAROLINE COELHO NEDEL
LUAN LUCAS VALINS DA SILVEIRA
LUIS PAULO HENRIQUES RODRIGUES DA SILVA
Larissa Pimentel Braga
MAURICIO BUTTOW REICHOW
NAILIZE FRANCESCHI AVILA
Nayara Soares Campos
PETERSON ANICETO OSORIO
PIETRO EMERIM MORETTO
REMIDIO ALEX PEREIRA GARCIA
RENAN TERRA DE OLIVEIRA
Roberto Borges Junior
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID4
SAMUEL BOSSLER CHAGAS
Thaysa Alves Gallehr
WENDER DOS SANTOS CRUZ

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