Nome do Projeto
Capacitação de tutores do Curso de Letras Espanhol EAD: aprofundando saberes
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/06/2019 - 10/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O Curso de Letras Espanhol EAD forma professores de Língua Espanhola em inúmeras cidades do interior do Rio Grande do Sul, contando com uma estrutura de professores pesquisadores e tutores - presenciais e a distância. No que diz respeito especificamente aos tutores que trabalham no curso, estes são, em sua maioria, professores das redes municipal e estadual de ensino, possuindo uma experiência quase que maciça no ensino presencial e em suas metodologias. No ensino a distância, uma série de metodologias e conhecimentos específicos do meio digital são importantes, pois são extremamente específicos e demandam um treinamento constante e pontual sobre as metodologias que permeiam este campo digital. Nesse sentido, este projeto busca fornecer as bases de treinamento e capacitação para a atuação como tutor presencial e a distância, especificamente para o curso de Letras Espanhol EAD, de modo que os professores envolvidos nesta atividade possam desenvolver de forma adequada suas atividades no curso, além de receberem um treinamento metodológico que complementa suas formações profissionais.

Objetivo Geral

Capacitar professores da rede pública de ensino que atuam na função de tutores no curso de Letras Espanhol EAD.

Justificativa

No cenário atual, a grande maioria dos professores da rede pública não estão familiarizados com as metodologias e plataformas virtuais usadas na educação a distância. Por esse motivo, é extremamente importante fornecer o treinamento adequado para que esses professores possam atuar, de forma satisfatória e atualizada, no âmbito da educação a distância, considerando o atendimento de alunos no nível do ensino superior.

Metodologia

O projeto conta com a participação de palestrantes do corpo docente da Universidade Federal de Pelotas. Serão oferecidas palestras e oficinas de treinamento, abrangendo as peculiaridades da modalidade. As atividades serão periódicas e será exigido 75% de presença para que os participantes recebam certificado.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final do curso, espera-se que a capacitação constante forneça as habilidades necessárias para atuação adequada na modalidade EAD, tanto no que diz respeito ao uso da plataforma moodle quanto ao atendimento dos alunos nessa plataforma (feedback, correções, plágio, acesso ao moodle, rotinas de trabalho etc).
Com isso, espera-se que a capacitação ajude a manter a qualidade do curso, do atendimento aos alunos, além de complementar a formação profissional dos professores da rede envolvidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LUCIA PEDERZOLLI CAVALHEIRO RECUERO4
CINTIA AVILA BLANK10
GLAUCIA MACHADO GOMES
MARIA PIA MENDOZA SASSI3

Página gerada em 17/11/2019 20:51:21 (consulta levou 0.079813s)