
Resumo
Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero é Doutora em Letras - Políticas Linguísticas - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde desenvolveu a tese Por que (não) ensinar espanhol no Brasil? As Políticas Linguísticas e a Gramatização no Ensino do Espanhol a partir da Glotopolítica (2017), com estágio realizado na Faculdade de Filosofia e Letras (FILO) da Universidade de Buenos Aires (UBA) como bolsista da CAPES/PDSE (2015-2016), sob orientação da Profa. Dra. Elvira Arnoux. Realizou o Mestrado em Letras na Universidade Católica de Pelotas (2005), na área de Análise do Discurso - como bolsista da CAPES. Após a finalização do Mestrado desenvolveu duas disciplinas de doutorado como aluna especial: Paradigmas de Investigação em Linguística Aplicada, no Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel, com o Prof. Dr. Hilário Bohn e a Profa. Dra. Márcia Zimmer (2008); e Oficinas Virtuais de Aprendizagem, no Programa de Pós-Graduação da UFRGS - Educação e Informática na Educação, com a Profa. Dra. Patrícia Alejandra Bear (2009). É graduada em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2003), onde é professora adjunta na área de Língua Espanhola e Linguística Aplicada, desde 2009. Atua no Curso de Formação de Professores de Espanhol a distância, como bolsista da CAPES/UFPel/UAB, desde 2008, como professora pesquisadora. Atualmente é pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Geopolíticas e ensino de línguas estrangeiras no Brasil (CNPq).
Formação acadêmica
Doutorado em Letras (Universidade Federal de Santa Maria, 2017)
Mestrado em Letras (Universidade Católica de Pelotas, 2005)
Graduação em Hab. em Líng. Espanhola e Literatura. de Ling. Esp (Universidade Federal de Pelotas, 2003)
Áreas de atuação
Lingüística Aplicada - POLÍTICAS LINGUÍSTICAS
Lingüística - Formação de professores de espanhol
Lingüística - Lingüística Aplicada
Lingüística - Educação a Distância - EaD
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
O espanhol em contato nas fronteiras sul-americanasCOORDENADOR DO PROJETO | 01/06/2017 | 01/06/2019 | 10 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Programa de Monitoria da UFPEL | 01/04/2019 | 01/03/2023 | 1 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Cursos de Línguas | 01/09/2016 | 30/08/2022 | 4 | |
Capacitação de tutores do Curso de Letras Espanhol EAD: aprofundando saberes | 10/06/2019 | 10/12/2021 | 4 | |
O ENSINO DE ESPANHOL PARA CRIANÇAS : TEORIA E PRÁTICA | 08/05/2019 | 26/11/2021 | 1 | |
Teste de Competência Leitora em Língua Estrangeira | 02/05/2019 | 02/05/2021 | ||
Espanhol para todos: jovens, adultos e terceira idade da comunidade do Anglo e cercaniasCOORDENADOR DO PROJETO | 01/05/2019 | 01/03/2021 | 4 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação indica a carga horária no período; na Pós-Graduação indica a carga horária semanal.