Nome do Projeto
O ENSINO DE ESPANHOL PARA CRIANÇAS : TEORIA E PRÁTICA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/05/2019 - 26/11/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
O Projeto o ensino do Espanhol para crianças teoria e prática visa instrumentalizar professores da rede pública de ensino a trabalhar com crianças ainda não-alfabetizadas e ensinar a língua espanhola e a sua cultura através de brincadeiras, jogos, músicas, oficinas criativas. Por meio deste projeto busca-se, também, uma melhor integração e compreensão do mundo globalizado no qual vivem os professores e as crianças.
Objetivo Geral
Objetivo geral: Oferecer à comunidade docente da rede pública um curso de formação continuada sobre o ensino de Espanhol para crianças
Objetivos específicos:
Criar condições para que professores da rede pública possam se instrumentalizar e qualificar para trabalhar com crianças que ainda não foram alfabetizadas e ensinar a língua espanhola e a sua cultura através de brincadeiras, jogos, músicas, oficinas criativas.
Objetivos específicos:
Criar condições para que professores da rede pública possam se instrumentalizar e qualificar para trabalhar com crianças que ainda não foram alfabetizadas e ensinar a língua espanhola e a sua cultura através de brincadeiras, jogos, músicas, oficinas criativas.
Justificativa
Proporcionar aos professores de Língua Espanhola da rede pública momentos de formação e qualificação específica no que diz respeito ao ensino, aprendizagem e formação de EL/E para crianças visto que a oferta de aulas de língua espanhola nas séries iniciais de escolarização (educação infantil) tem aumentado significativamente nos últimos anos e os cursos de Letras da UFPel ainda não oferecem disciplinas que abordem esta temática de forma pontual.
Metodologia
Aulas expositivo/dialogadas, seminários, debates, trabalhos em grupo, leituras dirigidas, confecção de materiais didáticos, simulações de aulas de espanhol para crianças.
Indicadores, Metas e Resultados
Proporcionar aos professores de Língua Espanhola da rede pública momentos de formação e qualificação específica no que diz respeito ao ensino, aprendizagem e formação de EL/E
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AINAH RAISSA DA SILVA | |||
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ | 10 | ||
ANA LUCIA PEDERZOLLI CAVALHEIRO RECUERO | 1 | ||
ANAÍS DOS SANTOS | |||
ANDRÉ LUIZ SALDANHA ANDRES | |||
AUGUSTO GONÇALVES SOUZA | |||
BEATRIZ SOUZA GOULART | |||
CAROLINA SALDANHA NUNES | |||
CAROLINE CARDOSO DA SILVA | |||
CRISTIANE DIAS FURTADO | |||
DJULIANA BORGES ZURSCHIMITTEN | |||
EMANUELE CAMARGO VIEIRA | |||
FERNANDA DA SILVA MONTEIRO | |||
GEANE DANIELE RÖPKE ZITZKE | |||
GISELE OLIVEIRA DIAS | |||
HENRIQUE FENZKE KÖNIG | |||
IGOR MOLINARI CEZAR | |||
ISADORA GREGORIO AZAMBUJA | |||
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI | |||
JAIME LUCAS CARAMAO DE MATTOS | |||
JAÍSE JESKE VERGARA BEHLING | |||
JULIA FERNANDES RUAS | |||
JULIANA DAS NEVES SOUSA | |||
LEANDRO GARCIA TAVARES | |||
LISSANDRA FERREIRA TURNES | |||
LUCAS RÖPKE DA SILVA | |||
LUCIMARA DOS SANTOS BRUM | |||
MARIANA ARAUJO GONCALVES | |||
MATHEUS DE AVILA LUIZ BATISTA | |||
MICHELLE PIRES SILVEIRA | |||
MILENE GOMES ROMERO | |||
MIRIAM CRUZ FERRAZ | |||
MIRIAM CRUZ FERRAZ FILHA | |||
MONICA VIRGINIA LONGONI SIQUEIRA CHIAVENATO | |||
Maria de Cássia Specht Pintanel | |||
NATANIELE DA ROSA PEREIRA | |||
NATHALIELE DOS SANTOS VELEDA | |||
NICOLE MAUREL DA CUNHA | |||
Nájila Marroni Nunes | |||
PATRICK COUTINHO LEMOS | |||
PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES | 1 | ||
RITA DE CASSIA GOMES OREQUES | |||
ROBERTA LOUZADA DE FREITAS | |||
ROSELAINE LIMA | |||
Rafael dos Santos Silva | |||
SUELLEM DA CUNHA VERGINIO | |||
VANESSA AVENCURT SIGNORINI | |||
VANICE ANTUNEZ COSTA | |||
VITORIA CALCADO MAIA |