Nome do Projeto
Panorama das Políticas Linguísticas para o ensino do espanhol no Brasil
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/07/2024 - 04/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Considerando que o ensino do espanhol no Brasil vem sendo historicamente marcado por inclusões e exclusões no sistema educativo, esta pesquisa retoma e analisa os momentos e os contextos políticos em que tais ações ocorreram, desde a primeira inserção, com o intuito de sistematizar, entender y explicar os gatilhos responsáveis por esta variação. Tais ações são analisadas majoritariamente em leis e documentos da educação, a partir da ótica das Políticas Linguísticas, dentro de um viés glotopolítico.

Objetivo Geral

Proceder a historicização das Políticas Linguísticas para o ensino do espanhol no Brasil, traçando um panorama desde a sua primeira inserção no sistema educativo brasileiro até o presente momento.

Justificativa

O ensino de línguas estrangeiras no Brasil, no caso específico do espanhol, é extremamente curioso, dada a descontinuidade caracterizadora de sua implementação e a repetição / reiteração / apagamento de argumentos a favor de seu ensino. Observando "este fenômeno" pela ótica das Políticas Linguísticas, "nunca é por acaso" que o ensino do espanhol está sendo (ou não) oferecido nas escolas brasileiras. Neste sentido, problematizar tal questão e levá-la ao âmbito acadêmico e científico dos cursos de formação de professores de espanhol é de extrema relevância , haja vista que estará contribuindo para uma visão politizada e crítica sobre o ensino do espanhol no Brasil.

Metodologia

A pesquisa desenvolver-se-á dentro de um paradigma qualitativo, no qual os dados coletados (leis e documentos educativos sobre o ensino do espanhol no Brasil) serão interpretados como ações sociais de políticas linguísticas, a partir de uma perspectiva glotopolítica.

Serão revisadas as ações de Políticas Linguísticas sobre o ensino do espanhol no Brasil, a partir das primeiras inserções, em leis e documentos educacionais.

Paralelamente, poderá ser articulada a análise de material midiático sobre o ensino do espanhol no Brasil e instrumentos linguísticos relacionados (gramáticas, dicionários, livros didáticos...).

Indicadores, Metas e Resultados

- Produzir artigos acadêmicos sobre a evolução das Políticas Linguísticas para o ensino do espanhol no Brasil: passado, presente e possibilidades para o futuro.
- Apresentação e / ou publicação de material produzido.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LUCIA PEDERZOLLI CAVALHEIRO RECUERO8
BERNARDO PIRES PETRUCCI SOUTO
URUGUAY CORTAZZO GONZALEZ

Página gerada em 18/11/2024 09:40:46 (consulta levou 0.087245s)