Nome do Curso / Conceitos (*)
Letras - Espanhol - Polo Picada Café
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
93668
Código e-MEC
1153383
Unidade
Coordenador
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
Vestibular UAB - 2024/1153323111130
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela portaria 694 de 24/05/2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 291 de 16/05/2014. Publicada na seção 1, página 23 do D.O.U. de 19/05/2014.

Contextualização

O Curso proposto pela Universidade Federal de Pelotas vem ao encontro da necessidade de formação de professores em língua estrangeira para atender à demanda da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e assim criar novas pontes no processo educativo de alunos de 3º grau. O Curso foi idealizado em 2005 e teve seu Projeto Pedagógico aprovado pelo MEC em 2008, com inauguração no segundo semestre do ano seguinte. A iniciativa tem como objetivo a formação de professores habilitados no domínio dos princípios técnico-metodológicos de ensino da língua espanhola como língua estrangeira, nas modalidades presencial e a distância, ampliando suas perspectivas de atuação num mercado de trabalho cada vez mais baseado nas novas tecnologias da informação e da comunicação. Dessa maneira, o curso visa não somente à preparação de professores de espanhol, mas também à inovação no processo de formação docente, ao utilizar uma plataforma de EAD – Educação à Distância, potencializando o espaço e o tempo, permitindo a experiência e a formação em ambientes digitais.

Objetivos

Perfil do Egresso

Apesar de termos uma estrutura que procura dar suporte ao aluno no processo de ensino-aprendizagem, o aluno que estuda a distância precisa desenvolver a prática da pesquisa, uma vez que, seu aprendizado depende também de seu próprio interesse, esforço e desempenho. A organização do tempo do aluno para este processo é fundamental, já que o curso exige dedicação para o desenvolvimento das atividades propostas, mas não define os horários do aluno, excetuando no encontro presencial.

Competências e habilidades

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000378ESPANHOL IIObrigatória575
20000377FUNDAMENTOS DA EAD IObrigatória345
20000379INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS IIObrigatória460
20000381LINGUÍSTICA GERAL IObrigatória345
20000380PRODUÇÃO LEITURA E ESCRITA EM LÍNGUA PORT. IIObrigatória345
17360063PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃOObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000382ESPANHOL IIIObrigatória575
20000386FUNDAMENTOS DE EAD IIObrigatória345
17360064INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DO ENSINO E DA PESQ.Obrigatória345
20000384LATIMObrigatória345
20000383LINGUÍSTICA GERAL IIObrigatória460
20000385TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIASObrigatória345

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000392ESPANHOL VObrigatória575
20000394LIBRAS IObrigatória460
20000393LINGUÍSTICA APLICADA IObrigatória460
20000395LITERATURAS HISPÂNICAS IObrigatória460

6º Semestre

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000403COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ESCRITA DE ELEObrigatória230
20000401ESPANHOL VIIObrigatória575
20000786ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENS. MÉDIOObrigatória10150
20000404LEITURAS HISPÂNICAS IIIObrigatória460
20000402LINGUÍSTICA APLICADA IIIObrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000406ESPANHOL VIIIObrigatória575
20000787ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO TUTORIA EADObrigatória7105
20000407LITERATURAS HISPÂNICAS IVObrigatória460
20000408TCCObrigatória460

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000788ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar18270

Turmas ofertadas em 2024 / 1

Versão do Currículo: 1181 (ATUAL)

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000387 - ESPANHOL IVProfessor responsável pela turma: ANA LUCIA PEDERZOLLI CAVALHEIRO RECUERO
M1200109
20000391 - FUNDAMENTOS DA EAD IIIProfessor responsável pela turma: CINTIA AVILA BLANK
M120095
20000389 - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA LÍNGUA ESPANHOLAProfessor responsável pela turma: ALINE COELHO DA SILVA
M1200105
17360065 - METODOLOGIA DE ENSINO E DA PESQUISA - TCCProfessor responsável pela turma: CINTIA AVILA BLANK
M120096
20000388 - MORFOFONOLOGIA DO ESPANHOLProfessor responsável pela turma: JOAO LUIS ROCHA PAIXAO CORTES
M1200107
20000390 - PANORAMA CULTURAL DA LITERATURA BRASILEIRAProfessor responsável pela turma: MITIZI DE MIRANDA GOMES
M120099

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000403 - COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ESCRITA DE ELEProfessor responsável pela turma: CINTIA AVILA BLANK
M2020093
20000401 - ESPANHOL VIIProfessor responsável pela turma: CINTIA AVILA BLANK
M120095
20000786 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENS. MÉDIOProfessor responsável pela turma: CINTIA AVILA BLANK
P120094
20000404 - LEITURAS HISPÂNICAS IIIProfessor responsável pela turma: ALINE COELHO DA SILVA
M120094
20000402 - LINGUÍSTICA APLICADA IIIProfessor responsável pela turma: JOAO LUIS ROCHA PAIXAO CORTES
M120096

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000793 - COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ESPANHOLA B1Professor responsável pela turma: JAVIER EDUARDO SILVEIRA LUZARDO
M120090
20000794 - COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ESPANHOLA B2Professor responsável pela turma: JAVIER EDUARDO SILVEIRA LUZARDO
M120078
20000795 - COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ESPANHOLA C1Professor responsável pela turma: JAVIER EDUARDO SILVEIRA LUZARDO
M120082
20000410 - LINGUÍSTICA GERAL IIIProfessor responsável pela turma: CINTIA AVILA BLANK
T1200161

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ADRIANA SEIBERT DE OLIVEIRA20222
ANA CAROLINA KAISER20222
CARLA ADRIANE BONATTO20222
FERNANDA PILETTI20222
FLAVIA AZOLIN DA SILVA20222
INDIELI MARCONI20222
MARTA TUANE DE OLIVEIRA VALLADARES20222
FRANCIELE ZIMMER20202
GILLYAN DIAS MACEDO20202
LUCAS DE MENEGHI DA MEDA20202
LUCAS RICARDO FERREIRA GAYOFATO20202
MARCELLE CHAVES20202
MARCELLO GONZALEZ SCHIAVON20202
MARIANA BOEIRA MICHELENA20202
TAINARA LUANA WEIAND20202
TAUANA SUELEN NOLL20202

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ADÃO MOREIRA GONÇALVES20102014
CESAR ANDRÉ PELLENZ20102014
GRAZIELA MICHAELSEN20102014
IVONETE CAXAMBÚ20102014
JUREMA KLEIN20102014
LAÍS PELLENZ SCHNEIDER20102014
PATRICIA WEBER20102014
RODRIGO DE CASTRO WEISS20102014
TATIANE KARNOPP20102014
TINA GABRIELE ENZWEILER20102014

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Localização e contatos

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