Nome do Projeto
Espanhol para todos: jovens, adultos e terceira idade da comunidade do Anglo e cercanias
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/05/2019 - 01/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
O projeto “Espanhol para todos: jovens, adultos e terceira idade da comunidade do Anglo e cercanias”, articulado ao Programa Núcleo de Estudos Hispânicos, se propõe como um espaço de integração do profissional do Curso de Letras (Português/Espanhol) em formação com a comunidade na qual a universidade está situada. No âmbito universitário, destina-se não somente às práticas de estágio, como também à curricularizacao da extensão. Os cursos serão propostos de acordo com as normas e os requisitos do Curso de Letras, sob orientação de professores do mesmo, e os interesses dos acadêmicos, em consonância às possíveis demandas advindas da comunidade do Anglo e cercanias (escolas, clubes, sindicatos, associações, etc.). Ao delimitar o público alvo como jovens, adultos e terceira idade, o projeto parte do pressuposto de que tais grupos da comunidade poderão ser significativamente favorecidos, cada um com suas particularidades. Destacamos: o acesso a uma língua regional, aos bens culturais e interculturais relacionados, a construção e a valorização de uma cidadania e identidade sul-americanas, o acesso ao mundo do trabalho, e o aumento da autoestima.

Objetivo Geral

Geral:
-Oferecer o ensino de espanhol como uma língua regional e transcontinental, visando não somente o desenvolvimento de novas formas de expressão e compreensão linguística e cultural, mas primordialmente a construção e a valorização de uma cidadania e de uma identidade sul-americana.

Específicos:
-Ampliar a formação de estudantes jovens e adultos visando facilitar o acesso ao mundo do trabalho e da comunicação, de forma geral.
-Ampliar o horizonte cultural dos jovens, adultos e terceira idade da comunidade do Anglo e cercanias, através do conhecimento e da convivência com outras culturas de diferentes comunidades, povos e países hispanofalantes.
-Oportunizar um espaço para o desenvolvimento de atividades extensionistas junto à comunidade do Anglo e cercanias.

Justificativa

Este projeto vem oportunizar um espaço para o desenvolvimento da curricularização da extensão e das práticas de estágio dos alunos do Curso de Letras (Português-Espanhol), vinculando os profissionais em formação à comunidade na qual o Campus Porto (UFPel) encontra-se inserido. Por outra parte, conforme detalhado nos objetivos do projeto, o oferecimento da aprendizagem do espanhol e do conhecimento de culturas de ordem hispânica amplia o horizonte cultural, facilita o acesso ao mundo do trabalho e das comunicações, colabora e fortalece a cidadania sul-americana, assim como poderá desenvolver e fortalecer a autoestima de setores que podem não ter acesso à aprendizagem de línguas e culturas próximas (no caso, de língua espanhola).

Metodologia

Os diferentes cursos, como atividades extensionistas, serão oferecidos às diversas escolas públicas ou privadas ou outros setores e instituições sociais que existem no bairro Porto e cercanias, de acordo com as propostas dos acadêmicos, seja como prática de estágio, seja como atividade de extensão que busque contemplar a carga horária da curricularização da mesma.
As modalidades dos cursos deverão estar de acordo com um dos seguintes públicos: jovens, adultos ou terceira idade. No caso de aplicação de projeto de extensão em instituição escolar, este deverá estar em consonância com as instâncias pedagógicas e administrativas da instituição de ensino onde funciona e sob coordenação e supervisão de professores do Curso de Letras (Português-Espanhol).
Os cursos propostos estarão vinculados ao Projeto de Extensão aqui apresentado (Espanhol para todos - jovens, adultos e terceira idade da comunidade do Anglo e cercanias), que por sua vez está vinculado ao Programa Núcleo de Estudos Hispânicos, desta mesma universidade.

Indicadores, Metas e Resultados

A coordenação do projeto estima que alunos do Curso de Letras (português-espanhol) venham a desenvolver suas atividades de estágio vinculadas ao presente projeto, e que outras atividades venham a ser propostas pelos acadêmicos, como protagonistas em parceria e sob orientação e supervisão dos professores do referido Curso, objetivando o cumprimento da curricularização da extensão.
Como resultado, espera-se ter uma sequência e frequência no oferecimento dos cursos e, mediante avaliações a serem feitas na universidade (a partir de supervisões e relatórios) e consultas nos espaços de aplicação e desenvolvimento dos projetos, poder ter acesso aos resultados alcançados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE COELHO DA SILVA1
ANA LUCIA PEDERZOLLI CAVALHEIRO RECUERO5
Deiviti Rodrigues Barcelos
JÚLIA KARINA OLIVEIRA DUARTE
STEFANIE NUNES BRISOLARA

Página gerada em 23/04/2024 13:38:34 (consulta levou 0.139359s)