Nome do Curso / Conceitos (*)
Letras - Espanhol - Polo Restinga Sêca
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
93633
Código e-MEC
1153383
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
Vestibular UAB 2025/115214121430
Vestibular UAB 2025/1 - Chamada Regular (Letras - Espanhol)15214121430
Vestibular UAB 2025/1 - Chamada Regular (Letras - Espanhol)5050
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 694 de 24/05/2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 291 de 16/05/2014. Publicada na seção 1, página 23 do D.O.U. de 19/05/2014.

Contextualização

O Curso proposto pela Universidade Federal de Pelotas vem ao encontro da necessidade de formação de professores em língua estrangeira para atender à demanda da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e assim criar novas pontes no processo educativo de alunos de 3º grau. O Curso foi idealizado em 2005 e teve seu Projeto Pedagógico aprovado pelo MEC em 2008, com inauguração no segundo semestre do ano seguinte. A iniciativa tem como objetivo a formação de professores habilitados no domínio dos princípios técnico-metodológicos de ensino da língua espanhola como língua estrangeira, nas modalidades presencial e a distância, ampliando suas perspectivas de atuação num mercado de trabalho cada vez mais baseado nas novas tecnologias da informação e da comunicação. Dessa maneira, o curso visa não somente à preparação de professores de espanhol, mas também à inovação no processo de formação docente, ao utilizar uma plataforma de EAD – Educação à Distância, potencializando o espaço e o tempo, permitindo a experiência e a formação em ambientes digitais.

Objetivos

Perfil do Egresso

Apesar de termos uma estrutura que procura dar suporte ao aluno no processo de ensino-aprendizagem, o aluno que estuda a distância precisa desenvolver a prática da pesquisa, uma vez que, seu aprendizado depende também de seu próprio interesse, esforço e desempenho. A organização do tempo do aluno para este processo é fundamental, já que o curso exige dedicação para o desenvolvimento das atividades propostas, mas não define os horários do aluno, excetuando no encontro presencial.

Competências e habilidades

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada

Localização e contatos

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